sábado, 5 de novembro de 2011

Erros cometidos por Adão, que muitos homens cometem e que podem arruinar o casamento e o próprio lar – (Estudos apresentados na Igreja Batista Emanuel – Frutuoso Gomes-RN) - IV Parte


Erros cometidos por Adão, que muitos homens cometem e que podem arruinar o casamento e o próprio lar - IV Parte
Gn. 3:1-6.
Introdução:
A.     Hoje eu quero apresentar a quarta parte de um estudo para casais que estou ministrando na Igreja Batista Emanuel, aqui na cidade de Frutuoso gomes.
B.     No último estudo que postei, vimos os erros cometidos por Eva, na ocasião do primeiro pecado, segundo o relato de Gn. 3:1-6.
C.    Hoje eu quero apresentar os erros cometidos por Adão, no mesmo episódio – O texto base será o mesmo – Gn. 3:1-6.
Trans: Erros cometidos pelo homem – Adão cometeu erros que muitos homens cometem e que podem arruinar o casamento.
1)     Primeiro Erro de Adão: Seguiu a inclinação da esposa, quando esta lhe propôs fazer algo contrário à vontade de Deus - Gênesis 3:6 - Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
1.      Existem momentos quando é muito bom seguir os conselhos da esposa, mas existem pelos menos três ocasiões quando isso nunca deveria acontecer:
a)   Primeira ocasião – Quando a mulher sugere algo que causará algum prejuízo ou dano à família seja financeiro, moral ou espiritual – Prov. 31: 10-12 - Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
b)   Segunda ocasião Quando a mulher é ou age como uma louca – Provérbios 14:1 - A mulher sábia edifica a sua casa, mas a louca, com as próprias mãos, a derriba.
c)   Terceira ocasião – Quando a mulher propõe algo contrário à Palavra de Deus - Provérbios 12:4 - A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos.
2.      Naquela ocasião podemos dizer que Eva cometeu esses três erros e Adão se deixou levar por ela – Esse foi um grande erro da parte dele.
2)     Segundo Erro de Adão: Demonstrou fraqueza em relação a uma atitude errada da mulher - Gênesis 3:6a. - E deu também ao marido, e ele comeu.
1.      Embora o relato não diga, mas é possível imaginar que Eva usou três recursos para influenciar o marido:
a)   A argumentação – Mulheres são craques na arte de argumentar.
b)     A insistência – Algumas mulheres são tão insistentes como àquela da parábola de Jesus, do juiz iniquo - Lucas 18: 1-5 - Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.
c)   E a sua formosura – Eu acredito que Eva era uma bela e formosa mulher - Gênesis 2:23 - E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
·         Provérbios 31:30  - Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.
2.      Algo muito parecido aconteceu com Sansão e Dalila – Juízes 16:15-17 -  Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força. Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar. Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem.
3)     Terceiro Erro de Adão – Desconsiderou uma ordem recebida diretamente de Deus:
1.      Uma pergunta pra gente pensar: No ato do primeiro pecado, Quem foi mais culpado, a mulher ou o homem? Foi o homem, porque ele havia recebido a ordem diretamente de Deus.
2.      Deus lhe havia dito direta e claramente – Gn. 2: 16-17 - E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
3.      Isso é uma coisa muito séria, pois pode-se dizer que Eva foi enganada, mas Adão,  não - 1 Timóteo 2:14 - E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
4)     Quarto Erro de Adão: Fez pouco caso da Palavra de Deus e deliberadamente resolveu desobedecer à ordem de Deus - (O mesmo erro que Eva cometeu):
1.      Notem mais uma vez a ordem que Deus havia dado – Gênesis 2:16-17 - Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
2.      Agora notem a atitude do homem  - Gênesis 3:6 - Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 
3.      Notem a natureza desse erro - Gn. 2: 16-17 - E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
a)     Consciente do seu dolo.
b)     Consciente dos seus resultados.
c)      Próprio de um homem rebelde.
Conclusão:
A.     Adão cometeu erros capitais, erros que afetaram para sempre, as relações conjugais e espirituais (relacionamento com Deus).
B.     Nós devemos ficar alertas e procurar não cometer os mesmos erros.
Pr. Hiramar Paiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS