terça-feira, 8 de novembro de 2011

A busca que satisfaz a alma humana



A busca que satisfaz a alma humana
Isaías 55:6 - Buscai Ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Introdução:

A.   Ao longo da sua existência, o homem empreende muitas buscas: Um lugar para morar, um colégio para estudar, a pessoa certa com quem casar, um bom emprego para ganhar dinheiro.

B.   Buscamos estas coisas com um objetivo: O desejo de uma vida melhor, mais cômoda, em fim, mais feliz.

C.   Não há como negar que estas são buscas importantes, e eu diria, até, necessárias.

D.   Contudo, nenhuma delas satisfaz realmente, a alma humana; nenhuma delas faz o homem feliz.

E.   Todas estas buscas acabam se transformando no que Salomão chamou de vaidade e correr atrás do vento – Eclesiastes 2:17 - Pelo que aborreci a vida, pois me foi penosa à obra que se faz debaixo do sol; sim, tudo é vaidade e correr atrás do vento.

F.    Eu sempre gosto de citar Salomão, pois ele experimentou todos os prazeres que a vida humana pode oferecer.

G.   Experimentou, e pela busca e satisfação dos mesmos, não foi feliz.


Trans: Hoje eu quero falar de uma busca que verdadeiramente nos faz felizes, pois satisfaz a alma e o coração humanos
Trans: Se você quer satisfazer os anseios da sua alma, se quer ser feliz, escute bem o que eu vou dizer:

I. Busque a pessoa certa – Deus - Isaías 55:6a. - Buscai Ao SENHOR:

  1. O Senhor a quem o profeta se refere aqui, é Deus.
  2. Busque ao Senhor porque Ele é Deus, e ninguém pode viver sem Deus:
1)    Ao fazer esta afirmação, talvez você diga que estou exagerando.
2)    Mas esta é a mais pura verdade – Ninguém consegue viver sem Deus.
3)    Isto é verdade porque:
1.    Nós fomos criados por Deus.
2.    Nós fomos criados para viver com Deus.
3.    Nós somos sustentados por Deus.
4.    A nossa vida está com Deus.
4)    Algo que eu considero maravilhoso nas palavras de Jesus Cristo - Ele se apresenta como sendo tudo aquilo, sem o qual, ninguém consegue viver:
1.    Ninguém consegue viver nas trevas – Ele diz: Eu sou a luz do mundo – João 8:12.
2.    Ninguém consegue viver sem se alimentar – Ele diz: Eu sou o pão da vida – João 6:48.
3.    Ninguém consegue viver sem um rumo a seguir – Ele diz: Eu sou o caminho.- João 14:6.
4.    Ninguém consegue viver sem portas – Ele diz: Eu sou a porta - João 10:9.
5.  Ninguém consegue viver sem ouvir verdades – Ele diz: Eu sou a verdade – João 14:6
6.    Ninguém consegue viver sem carinho – Ele diz: Eu sou o bom pastor – João 10:11.
7.    Todo mundo tem medo da morte – Ele diz: Eu sou a vida – João 14:6.
8.    Sabemos que morreremos, mas queremos ressuscitar – Ele diz: Eu sou a ressurreição – João 11:25.
5)    E Jesus é o Deus que se fez homem - Isto significa que ninguém consegue viver sem Deus.
6)    Por isso, a Bíblia diz: Buscai Ao Senhor.
  1. Busque ao Senhor, porque Ele é o único que pode fazê-lo feliz no presente, na vida terrena:
1)    Se você quer ser feliz, busque a pessoa de Deus.
2)    Esqueça o dinheiro, o mundo a religião, o poder, a fama; nada disso satisfaz a alma do homem.
3)    Ouça bem as palavras de Jesus Cristo:
1.    Mateus 11:28-30 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
2.    João 10:10 - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
4)    Se eu dissesse: Quero lhes dá um presente, não sei se vocês aceitarão, pois este presente não tem cor, não tem cheiro e não tem sabor.
5)    Vocês diriam: Que presente sem graça é esse? Eu respondonderia: A água – Nós sabemos como água é algo maravilhoso e precioso, porque já provamos dela e sem conseguimos viver sem ela.
6)    Assim é Jesus Cristo – Para muitos, eles não tem cor, não tem cheiro e nem sabor – É sem graça.
7)    Mas nós sabemos que Ele é tudo para nós.
  1. Busque ao Senhor porque Ele é o único que pode garantir a sua salvação:
1)    Como será o seu futuro? Você sabe?
2)    Como será a sua eternidade? Você sabe?
3)    Onde será a sua eternidade? Você não sabe?
4)    Você pode saber, você precisa saber.
5)    Você precisa saber que a sua eternidade pode ser:
1.    Com Deus, no céu.
2.    Longe de Deus, no inferno.
6)    Você precisa saber que só Deus, na pessoa de Jesus pode salvá-lo.
7)    Escutem bem isto:
1.    1 Timóteo 2:5 - Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
2.    Atos 4:12 - E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
3.    1 João 5:12 - Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.

II. Busque ao Senhor na ocasião certa  – No tempo da graça  – Isaías 55:6b.  - Enquanto se pode achar:

  1. Hoje, nós vivemos o tempo da graça de Deus – Este é o tempo, no qual a salvação está disponível a todos os homens.
  2. Este é o tempo no qual, Deus pode ser achado, pode ser encontrado.
  3. O tempo da graça é aquele no qual:
1)   Deus convida todos – Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
2)    Deus oferece a todos, salvação gratuita – João 10:28 - Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
3)    Hoje Deus garante - Jeremias 29:13 - Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
4)   Hoje Jesus garante - João 6:37 - Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
  1. Todavia, eu quero dizer algo muito sério – O tempo da graça de Deus cessará:
1)    E quando este tempo chegar, Deus não poderá ser encontrado.
2)    Por isso, o profeta Isaías diz - Isaías 55:6a. - Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar.
  1. O tempo da graça cessará, quando Jesus vier buscar a sua Igreja.
  2. Sobre esta verdade, Jesus fez uma solene e importante profecia – Mateus 24:37-44 - Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada à outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

G.   Hoje Jesus está dizendo – João 10:9 – Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, entrará, e sairá, e achará pastagens.

  1. Um dia, tudo isso mudará, e a porta da graça se fechará.

III. Busque ao Senhor no tempo propício  – Enquanto você está vivo - Isaías 55:6c. Invocai-o enquanto está perto.
  1. Hoje, Deus está perto, porque nós estamos vivos.
  2. Todavia, àquele que morrer sem Jesus, irá para o inferno.
  3. E do inferno, Deus não poderá ser encontrado.
  4. Muita coisa tem sido ensinada sobre os tormentos dos inferno, contudo a maior causa do sofrimento do inferno será a completa, total, absoluta e eterna separação da pessoa de Deus – Mt. 7:23 – E então lhe direi abertamente: Nunca vos conheci; apartatai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
  5. Eu creio que do inferno, muitos tentarão buscar ao Senhor, todavia, será tarde demais.
  6. Foi isso o que aconteceu com o homem rico, da parábola que Jesus contou – Lucas 16:22-26 - Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.

G.   A ocasião certa de buscar o Senhor é hoje, quando estamos vivos e Deus está perto - Isaías 55:6 - Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

  1. Ouçam as palavras de Deus:
1)   2 Coríntios 6:2 - (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação).
2)   Hebreus 3:15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.

Conclusão:
A.   A bíblia fala de muitos homens que tiverem a sabedoria e o privilégio de viver uma íntima relação com Deus, um destes homens, foi o rei Davi.
B.   Este grande homem de Deus se expressou assim:
1)    Salmos 42:1 - Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
2)   Salmos 23:1 - O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

C.   De fato, ninguém pode viver sem Deus; alguém poderá sobreviver, mas viver e ser feliz, sem Deus é impossível.

D.   Por isso mesmo

1) Busque a pessoa certa – Deus

       2) Busque ao Senhor na ocasião certa  – no tempo da graça.      

        3) Busque ao senhor no tempo propício - enquanto você está vivo.


Pr. Hiramar Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS