As Consequências Do Pecado de Adão e Eva Sobre Os Relacionamentos Familiraes (Ponto I)
Gn. 3:7.
Introdução:
A. O pecado jamais fica impune e jamais deixa de render os seus frutos terríveis.
B. Com Adão e Eva não foi diferente, logo que o pecado foi consumado, eles começaram a colher os terríveis frutos da sua desobediência.
C. Notem que não houve uma área da vida humana que não foi atingida pelos males da transgressão.
Trans: Analisaremos agora as consequências do pecado, principalmente, nos relacionamentos e a maneira como tais consequências atingiram a família...
I. Perda Da Inocência - V. 7 - Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
A. Lembremo-nos que o Diabo havia dito que se Adão e Eva comecessem do fruto, teriam os seus olhos abertos, e que isso seria muito bom para eles - Gênesis 3:5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
B. De fato, os olhos deles se abriram - V. 7a. - Abriram-se, então, os olhos de ambos.
C. Mas isso não trouxe nenhum benefício para o casal, muito pelo contrário, aquela descoberta gerou um mal estar instantâneo – V. 7b. - E, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
D. O que fato aconteceu aqui?
1) A perda da inocência – Até aquele momento eles viviam nus, mas isso não os incomodava - Gênesis 2:25 - Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
1. Até aquele momento, a mente de Adão e Eva tinha a inocência de uma criança.
2. Criança é inocente, é sem malícia, por isso, não se incomodo em ficar sem roupa.
2) Houve o despertar para o mal, de inocente e sem maldade, a mente humana passou a ser depravada e corrmpida:
1. A partir dali, a humanidade passou a ter consciência do mal, do erro, do pecado.
2. E o pior, passou a considerar o pecado algo agradável e prazeroso.
3. Daquele momento em diante, mudou totalmente o perfil da humanidade, de inocente e sem malícia, o homem se fez um ser depravado:
a) Jeremias 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
b) Romanos 7:18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
c) Romanos 8:8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
3) Tudo isso, a Bíblia Sagrada chama de "velho homem" ou de "carne":
1. Efésios 4:22 - No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.
2. Romanos 8:7 - Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
4) É importante dizer que todos nós temos esse mesmo caráter pervertido e mau - Romanos 5:12 - Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
E. Esse caráter corrupto e depravado tornou os relacionamentos algo muito difícil e complexo – Notem algumas características que nós possuímos e que costumam colocar em crise e conflitos os relacionamentos – Todo ser humano, numa escala maior ou menor é:
1) Orgulhoso – Vaidoso, soberbo, pressunçoso.
2) Hipócrita – Falso, dissimulado, disfarçado, astucioso, fingido.
3) Mentiroso – Que mente, enganador.
4) Falador – Que fala muito, indiscreto, maledicente, maldizente, murmurrador, mexeriqueiro.
5) Rebelde – Que se rebela contra a autoridade constituída; insurgente, revoltoso.
6) Arrogangante – Insolente, atrevido.
7) Obstinado – Teimoso, birrento.
8) Impulsivo – Que age irrefletidamente, obedecendo ao impulso do momento, que facilmente se excita ou enfurece.
9) Invejoso – Que tem inveja – Inveja: Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.
10) Cobiçoso – Cobiça: Desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez, cupidez. Ambição desmedida de riqueza.
F. Agora imaginemos duas pessoas com tal perfil, tendo que conviver debaixo do mesmo teto, tendo que ser uma só pessoa – Como dominar a velha natureza, a carne? Como conseguir isso?
1) É necessário reconhecer que nenhum ser humano tem força em si mesmo, para vencer essa tendência para o mal - Romanos 7:18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
2) É necessário depender de Deus - Romanos 6:17 - Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
3) É necessário ser convertido – 2 Coríntios 5:17 - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
4) É necessário está em constante oração – Marcos 14:38 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
5) É necessário viver no poder da palavra – Salmos 119:11 - Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
6) É necessário andar em Espírito – Gn. 5:16-25 - Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
7) É necessário aprender de Cristo e seguir o seu exemplo, pois ser cristão significa ser seguidor de Cristo:
1. Mateus 11:29 -Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
2. 1 Pedro 2: 21-22 - Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca.
3. Efésios 4: 17 – 24 -Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
G. Houve uma vã tentativa, por parte de Adão e Eva de solucionar a situação - V. 7b. - E, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
1. Percebemos aqui a tentativa do homem de sanar a situação, a partir de um esforço meramente humano.
2. Notem que o casal nem pensou em pedir a ajuda de Deus, mas agiu por contra própria, como se pudessem encontrar uma solução à parte de Deus.
3. Vemos aqui também ilustrada a tentativa humana de conseguir a salvação, por méritos humanos.
H. Deus mostrou a solução - Gênesis 3:21 - Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
1) A morte de um animal para prover roupa para Adão e Eva, aponta para Jesus Cristo, o Filho de Deus perfeito e inocente, que morreu em nosso lugar.
2) Notem a primeira profecia bíblica acerca do Salvador - Gênesis 3:15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Obs: Aguardem, continua...
Pr. Hiramar Paiva.
excelente explanação. Parabéns ao pastor Hiramar e que Deus o continue a abençoa-lo grandemente..
ResponderExcluir