REFLEXÕES


As sete verdades do bambu na vida profissional

Todos nós conhecemos pessoas de grande potencial com a sua carreira profissional atrofiada ao longo da vida. Presenciamos essas mesmas pessoas murmurando e, de maneira solidária, tentamos encontrar algum motivo que explique o fracasso. Tentativa, até então, sem resposta. Qual seria então o motivo do fracasso?
Conta uma pequena história que depois de uma grande tempestade, um jovem que visitara o seu avô, o chamou para a varanda e indagou: "Vovô, me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com chuva, e este bambu tão fraco continua de pé?"
O avô, no alto de sua sabedoria afirmou: "Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento e se partiu".
Aqui chegamos a um ponto fundamental! O bambu nos ensina sete coisas que, se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração e da vitória em todas as áreas de sua vida.
- A primeira verdade: O bambu nos ensina o que nos é mais importante; a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Não devemos nos curvar diante dos problemas e das dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia, mas diante daqueles mais experientes que nos ensina a vencer os intemperes da vida. O egocentrismo tem destruído "grandes" profissionais que se julgam grandes demais para ouvir conselhos e continuar aprendendo.
- A segunda verdade: O bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes no conhecimento e na prática, respeitando seus clientes e se fundamentando na seriedade, na ética e na honestidade.
- A terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo e no trabalho em equipe). Sabe que vai precisar de seu amigo de trabalho e de seus superiores. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes, tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.
Infelizmente vemos os profissionais do "EU". Eu posso, eu faço sozinho e consigo sozinho. Dificilmente trocam idéias e colhem o melhor de cada companheiro, pois não sabem trocar experiências e pior, não aprendem com a experiência dos parceiros. Quando líderes, ouvem para cumprir protocolos, nunca levando em consideração o que seus comandados têm para acrescentar. É uma pena que ainda existam profissionais com esse pensamento.
- A quarta verdade: O bambu nos ensina a não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
Pesquisas revelam que um imenso número de pessoas vivem 75% do tempo no passado, 20% do tempo no futuro e apenas 5% do tempo no presente. Preocupados com seus galhos sofrem por problemas que 80% deles nem chegam a acontecer. Se preocupam com coisas tão pequenas que as oportunidades de crescimento passam que eles não vêem.
- A quinta verdade: O bambu é cheio de "nós" (e não de eu's). Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.
Controle-se emocionalmente, raciocínio e otimismo nos ajudam a vencer as adversidades que com certeza vão sempre existir em nossa vida, isso é inevitável.
- A sexta verdade: O bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para receber informações úteis e que nos faz crescer.
Já perceberam a quantidade de porcaria que recebemos em nossos lares pela televisão? Cenas de sexo na frente de nossos filhos, assassinato, novelas ensinando a roubar, ludibriar, maquinar o mal, enfim; coisas que só nos deixam para baixo e nos preenche de informação que tiram o foco do nosso sucesso profissional.
Por fim, a sétima verdade (lição) do bambu é que ele nos dá é exatamente a ideia de como deve ser nossa vida: Ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas que estão no Alto. Essa é a sua meta.
QUAL É A SUA?
Muito sucesso e tudo de bom.

DE DEUS NÃO SE ZOMBA

Na Bíblia está escrito: "Não
vos enganeis, de Deus não se zomba,
pois tudo o que o homem semear,
isto também ceifará"
.  (Gálatas 6:7)

JOHN LENNON
Ao dar uma entrevista a uma revista americana, disse: "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo.(1966)"

Lennon foi baleado por um dos seus fãs.


TANCREDO NEVES
Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república.

Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.


BRIZOLA
No ano de 1990, na campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente.

A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.


O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC
O construtor do maior navio de passageiros de sua época, no dia de lançá-lo ao mar, respondeu o seguinte, para uma repórter que lhe perguntou a respeito da segurança do navio: "Minha filha, nem Deus afunda este navio".

O Titanic afundou após bater num iceberg, matando centenas de passageiros. Foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo.


MARILYN MONROE
Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do Evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse: "Não preciso do seu Jesus."

Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.


BON SCOTE
Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase: "Don´t stop me, I´m going down all the way, wow the highway to hell" (Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na auto-estrada para o inferno).

No dia 19 de fevereiro de 1980, Bon Scote foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.


Outros
Certa jovem estava saindo com seus amigos para um final de semana na praia. Sua mãe, preocupada com a excessiva empolgação dos jovens, disse-lhe: "Vai com Deus, minha filha". A moça, com ironia, respondeu: "Só se Ele for no porta-malas, mãe, pois no carro não cabe mais nada". E saíram rindo.

Na viagem de ida, envolveram-se num grave acidente. Todos morreram, porém, nada do que estava no porta-malas sofreu qualquer dano. Nem mesmo um só ovo se quebrou na caixa de ovos que eles estavam levando.


Autor desconhecido.

Colaborador: Dafne.


Reflexão Bíblica: O Lenhador e o Machado
Essa é a história de Pedro, um ótimo lenhador que chegou a uma serraria procurando emprego. O capataz deu-lhe um dia para que ele mostrasse as suas habilidades.
Pedro surpreendeu o capataz, pois era capaz de derrubar dez árvores enquanto o normal era abater duas por dia. O melhor lenhador derrubava quatro.
Diante disso, Pedro foi alvo de comentários por parte de todos, pois era o melhor lenhador que se conhecia. Foi um verdadeiro sucesso. Porém, depois de algum tempo, sua produção baixou até que passou a ser o pior de todos os lenhadores. O que estaria acontecendo? O capataz preocupado, procurando saber o que estava havendo, chamou Pedro e disse:
- No dia em que você chegou aqui derrubou dez árvores, sem demonstrar cansaço e assim continuou por algum tempo. Mas ultimamente o vejo abatido e esgotado, sua produção foi caindo e você tem derrubado apenas uma árvore por dia. O que houve?
- Não sei, respondeu Pedro. Estou trabalhando como nunca trabalhei antes: tenho me esforçado três vezes mais, sou o primeiro a ir para a mata e o último a voltar!
O capataz pensou um pouco e perguntou a Pedro:
- Pedro, nesse tempo que está aqui, quantas vezes você amolou o machado?
E Pedro, um pouco atrapalhado, respondeu:
- Nenhuma, não tive tempo.
Quantas vezes voce amolou seu machado desde que foi chamado por Jesus? Nossa produção tem que no mínimo permanecer estável. Nunca diminuir! O que temos produzido com nossa ferramenta dada por Deus?
Nosso machado é nossa fé e nosso amolador é o Espírito Santo. Se voce nãoa tiver contato com Ele, seu machado vai dimiuindo a produção até ficar totalmente cego.
“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1


Meu Pai é o Piloto
No livro "Silent Strength for My Life" (Força Tranqüila para a Minha Vida), Loyde John Ogilvie conta a história de um menino que conheceu numa viagem: Ele observou o menino sozinho na sala de espera do aeroporto aguardando seu vôo. Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos.Quando Ogilvie entrou no avião, viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona. O menino foi cortês quando Ogilvie puxou conversa com ele e, em seguida, começou a passar tempo colorindo um livro. Ele não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estava sendo feitas. Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade, muito forte, o que fez que ele balançasse como uma pena ao vento. A turbulência e as sacudidas assustaram alguns passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade. Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor ficou preocupada com aquilo tudo, e perguntou ao menino:
- Você não tem medo? 
- Não senhora, não tenho medo. - ele respondeu, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir - Meu pai é o piloto.

Existem situações em nossa vida que lembram um avião passando por uma forte tempestade. Por mais que tentemos, não conseguimos nos sentir em terra firme. Temos a sensação de que estamos pendurados no ar sem nada a nos sustentar, a nos segurar, em que nos apoiarmos, e que nos sirva de socorro. No meio da tempestade, podemos nos lembrar de que nosso "PAI É O PILOTO".  Apesar das circunstâncias, nossa vida está nas mãos do Deus que criou o céu e a terra. Ele está no controle, por isso não há o que temer. Se um medo inconsolável tomar hoje conta do seu ser, diga: 
"MEU PAI É O PILOTO, NÃO TEMEREI MAL ALGUM!" Tenha um ótimo dia com a benção do Papai do Céu. Um grande abraço !!!
Isaías 41:10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.  

A Embalagem de Deus

Um jovem estava para se formar.


Já há muitos meses ele vinha admirando um lindo carro esporte.


Sabendo que seu pai podia muito bem arcar com aquela despesa, ele disse ao pai que o carro era tudo o que ele desejava.


Como o dia da formatura estava próximo, o jovem esperava sinais de que seu pai tivesse comprado o carro.


Finalmente, na manhã da formatura, o pai o chamou e disse quão orgulhoso se sentia por ter um filho tão bom e disse a ele o quanto o amava.


Então entregou ao filho uma caixa de presente, lindamente embalada.


Curioso e, de certa forma desapontado, o jovem abriu a caixa e encontrou uma Bíblia de capa de couro com o nome dele gravado em ouro.


Irado, ele levantou a sua voz para o pai e disse: "Com todo o dinheiro que você tem, você me dá uma Bíblia?" E violentamente saiu de casa.


Muitos anos se passaram, e o jovem tornou-se um homem de sucesso nos negócios.


Ele tinha uma linda casa e uma família bonita, mas certo dia percebeu que seu pai já estava idoso e resolveu visitá-lo.


Ele não via o pai desde o dia da formatura.


Antes de terminar os preparativos para a viagem, recebeu um telegrama informando que seu pai havia falecido e deixado todas as suas posses em testamento para o filho.


Ele precisava imediatamente ir à casa do pai e cuidar de tudo.


Quando lá chegou, sentiu um misto de tristeza e arrependimento preencher o seu coração.


Estava remexendo os documentos e papéis do pai quando viu a Bíblia, ainda nova, exatamente como ele havia deixado anos atrás.


Com lágrimas, ele abriu a Bíblia e começou a virar as páginas.


Seu pai havia sublinhado cuidadosamente o versículo de Mateus  7.11: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhes pedirem?"


Enquanto lia, uma chave de carro caiu da Bíblia.


Ela tinha uma etiqueta com o nome da revendedora, a mesma que tinha o carro esporte que ele tanto desejava.


Na etiqueta constava ao data da formatura, e as palavras:
"Totalmente pago."


Quantas vezes nós perdemos as bênçãos de Deus porque elas não vêm "embaladas" como nós esperamos!


Autor desconhecido.


A Graça e a Paz de Cristo Jesus,


Moacir Neto

Artigos Relacionados

   
As Três Peneiras

As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.
Jesus Está Batendo À Porta
“Eis que estou À porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”. Apocalipse 3:20.
         Existe um quadro pintado por um famoso artista que ilustra bem as palavras acima. A pintura mostra Jesus ao lado de uma porta, pacientemente batendo e esperando que ela se abra. Um amigo do pintor perguntou-lhe porque ele não tinha pintado uma maçaneta do lado de fora da porta. O artista respondeu, “Não há maçaneta do lado de fora dessa porta, ela está do lado de dentro. Esta porta só pode ser aberta por dentro”.
         Em todo coração humano existe essa estranha porta. Jesus nunca entrará à força na vida de alguém; nós temos que abrir a porta.
         Caro leitor, o Senhor Jesus agora mesmo está pacientemente à porta do seu coração. Você vai deixar que Ele bata em vão? A maçaneta do seu coração está do lado de dentro.
         Suas lágrimas não apagarão os seus pecados. Suas boas intenções e obras, não o levarão a Deus. Você precisa ser lavado no precioso SANGUE de Jesus Cristo, o qual “purifica de todo pecado”. I João 1:7. “Ele pode salvar os que por Ele (Jesus) lhe dará um novo coração, novas esperanças e desejos, e poder para vencer o pecado.
         Uma coisa, porém, é necessária: que você se decida a entregar sua vida e coração ao Senhor Jesus. “Mas a todos os que O receberam, aos que crêem em Seu nome, deu ele o direto de se tornarem filhos de Deus” João 1:12. Então nós nos encontraremos, dentro em breve, nessa terra do dia que nunca se acaba, onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem haverá mais dor; porque estaremos para sempre com o Senhor Jesus.
         Se você não conhece Jesus, pode conhecê-lo agora mesmo; rico, pobre, mendigo, ladrão, meretriz, bêbado; todo o que se chegar a Ele, de modo algum será lançado fora.

Fonte: Folheto Evangelístico Editora AMEM
Pegadas Na Areia
Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através  do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras  e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.
 Do livro "Pegadas na areia" - Margareth Fishback Powers - Ed.Fundamento

Você é importante para mim
Você corre, trabalha, canta, chora, ama. Você sorri, mas nunca me chama.
Você se entristece mas depois se acalma, mas nuca me agradece.
Você caminha, sobe, desce escadas, e nunca se preocupa comigo.
Você tem tudo e não me dá nada.
Você sente amor, ódio, sente tudo, menos minha presença.
Você tem os sentidos perfeitos, mas nunca os usa por mim.
Você estuda e não me entende, ganha e não me ajuda, canta e não me alegra.
Você é tão inteligente e não sabe nada de mim.
Você reclama dos meus tratos, mas não valoriza o que eu faço por você.
Se você está triste, me culpa por isto, mas se está alegre, não me deixa participar de sua felicidade.
Você faz o que os outros ordenam, mas não faz o que eu lhe peço com humildade.
Se você não subiu na vida, descarrega sobre mim toda sua ira, mas se você é importante pisa nos menos favorecidos.
Você quebra tantos galhos, mas não tira um espinho de minha testa.
Você entende todas as transações do mundo, mas não entende minha mensagem.
Você reclama tanto da vida, mas não sabe que a minha é triste por sua causa.
Você baixa os olhos quando um superior lhe fala, mas não levanta esses mesmos quando lhe falo de meu amor.
Você fala às pessoas e não sabe que conheço toda sua vida.
Você enfrenta muitos obstáculos na vida, é forte, mas que pena, embora não admita, sei que você tem medo de mim.
Você defende seu time, seu ator, mas não me defende no meio de seus amigos.
Você corre com seu carro, mas nunca corre para meus braços.
Você não sente vergonha ao se despir perante alguém, mas sente vergonha ao tirar sua máscara diante de mim.
Você costuma “ às vezes ’’ falar do que fiz, mas nunca me deu oportunidade de falar o que você fez.
Você é um corpo no mundo, e eu sou um mundo em seu corpo.
Eu sou alguém que todos os dias bate à sua porta e pergunta: Tem lugar pra mim na sua casa, na sua vida, no seu coração?
Eu estou presente nessas linhas que você, por curiosidade começou a ler.
Eu sou JESUS CRISTO.
Quero simplesmente que você me aceite como amigo, e me confesse como Salvador e Senhor.


Assembléia na Carpintaria

Contam que na carpintaria,
houve uma vez uma estranha assembléia.

Foi uma reunião de ferramentas
para acertar suas diferenças.

Um martelo exerceu a presidência,
mas os participantes lhe
notificaram que teria que renunciar.

A causa?

Fazia demasiado barulho;
e além do mais, passava todo o tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa,
mas pediu que também fosse expulso o parafuso,
dizendo que ele dava
muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque,
o parafuso concordou, mas por sua vez,
pediu a expulsão da lixa.
Dizia que ela era muito áspera no tratamento
com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou,
com a condição de que se expulsasse o metro
que sempre media os outros segundo a sua medida,
como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro,
juntou o material e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente,
a rústica madeira se converteu num fino móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só,
a assembléia reativou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- "Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos,
mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades,
com nossos pontos valiosos.

Assim, não pensemos em nossos pontos fracos,
e concentremo-nos em nossos pontos fortes."

A assembléia entendeu que o martelo era forte,
o parafuso unia e dava força;
a lixa era especial para limar e afinar
as asperezas, e o metro era preciso e exato.

Sentiram-se, então,
como uma equipe capaz de produzir
móveis de qualidade.
Sentiram alegria pela oportunidade
de trabalharem juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos.
Basta observar e comprovar.
Quando uma pessoa busca defeitos em outra,
a situação torna-se tensa e negativa;
ao contrário, quando se busca com sinceridade
os pontos fortes dos outros,
florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos,
qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades...
isto é para os sábios!