segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um retrato da sociedade moderna

Salmo 14
Introdução:
A.   O salmo 14 foi escrito pelo rei Davi, que viveu por volta do ano mil, antes de Cristo.
B.   Este salmo faz uma descrição da sociedade humana e mostra um retrato da sua situação espiritual, revelando-a:
1)     Mergulhada na iniquidade.
2)     Sendo observada por deus.
3)     Na iminência de receber a paga pelos seus atos.
4)     E com uma grande e urgência necessidade de salvação.
C.  Apesar de ter sido escrito há cerca de três mil anos, este retrato que se refere primeiramente, ao povo de Israel, aplica-se muito bem aos dias de hoje e à sociedade moderna.
D.  Portanto, hoje eu quero apresenta um retrato da sociedade moderna.
E.   Uma curiosidade sobre a importância deste salmo: Ele foi escrito de novo, anos mais tarde e reaparece como o salmo 53, com pequenas modificações.
Trans: Em primeiro lugar, esse retrato mostra...
I. Uma sociedade mergulhada na iniquidade -  V. 1 - Diz o insensato no seu coração: não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.
Trans: Podemos perceber nesse primeiro versículo três evidências desta atitude iníqua:
A.   A primeira evidência: a incredulidade - a nossa sociedade nega a própria existência de Deusv. 1a. - diz o insensato no seu coração: não há Deus.
1)     A palavra insensato significa:
1.      Louco.
2.      Néscio.
3.      Tolo.
2)     Evidentemente, negar a existência de Deus é o maior ato de loucura que alguém pode cometer.
3)     Afinal de contas, a existência de Deus é provada e comprovada de muitas maneiras. Por exemplo:
1.   Pela natureza - obra do poder e da criatividade de Deus – salmo 19: 1-4a. - os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.  Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.
2.   Pela palavra de Deus – que afirma logo no seu primeiro livro, primeiro capítulo e primeiro versículo - gênesis 1:1 - no princípio, criou Deus os céus e a terra.
3.   E principalmente, pelo filho Jesus Cristo – a mais perfeita e completa revelação de Deus - João 1:18 - ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do pai, é quem o revelou.
4)   Apesar de todas essas evidências incontestáveis da existência de Deus, na sua loucura, o homem diz: não há Deus.
5)     E tais homens estão por toda a parte:
1.      Há aqueles que dizem com todas as letras: deus não existe.
2.      Dentre estes, podemos citar:
a)     A maioria dos cientistas.
b)     A maioria dos médicos.
c)      A maioria dos professores universitários.
d)     A maioria dos filósofos.
e)     A maioria dos sociólogos.
f)        E muita gente do povão, da massa.
3.   Há outros que, embora digam que crêem em Deus, negam-no com os seus atos, como Paulo diz- Tito 1:16a. - no tocante a deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras.
B.   A segunda evidência: o prazer em praticar atos pecaminososv. 1b. - corrompem-se e praticam abominação.
1)   É claro que se o homem não crê na existência de Deus, também não seguirá os seus padrões de moralidade.
2)   Consequentemente, viverá  de maneira dissoluta, exatamente como diz o salmista aqui:
1.      Eles praticam todo tipo de males - v. 1b. - corrompem-se e praticam abominação.
a)   Violência.
b)   Roubo.
c)   Homicídios.
d)   Imoralidades.
e)   Mentiras.
f)     Corrupção.
g)   Adultérios.
2.      Há quase dois mil anos, Paulo traçou um quadro sombrio sobre qual seria o comportamento do homem moderno -  2. Tim. 3:1-5 - sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
C.  Terceira evidência: nenhuma vocação para praticar o bem – v. Já não há quem faça o bem.
1)     Ao escrever o livro de romanos, Paulo olhou a sociedade á sua volta e repetiu essas mesmas palavras do salmista -  Rom 3:10-12 - como está escrito: não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
2)     Vejam o que está acontecendo na líbia – o ditador da Líbia Muammar Kadhafi que está no poder desde o ano de 1969, e afirmou que não vai deixar o poder, prefere morrer; mas ele não quer o bem do país, de fato, ele é um tirano.
3)     Todavia, não é necessário viajar até à Líbia para perceber que o homem não tem nenhuma vocação para praticar o bem, basta olhar a cidade da qual fazemos parte.
Trans: em segundo lugar, o retrato da sociedade moderna mostra que...
II. Deus está observando tudo que o homem pratica - vs. 2-4:
A.   Notem que nada passa despercebido à vista de Deusv. 2 - do céu olha o senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a deus.
1)   Do céu Deus está observando tudo o que se passa aqui na terra, tudo o que nós fazemos – v. 2a. - do céu olha o Senhor para os filhos dos homens.
2)   É importante frisar que Deus procura exatamente alguém que entenda a sua vontade e que o busque com sinceridade - v. 2b. - para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.
B.   Ao observar o comportamento do homem, o veredito de Deus é terrível, mas verdadeiro: ninguém é fiel, ninguém é justo, ninguém é bom – v. 3 - todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Ilus: há muito tempo, Jó disse algo que mostra quão natural é para o ser humano, praticar a maldade - Jó 15:16 – quanto menos o homem, que é abominável e corrupto, que bebe a iniqüidade como a água!
C.  Contudo, na sua loucura pecaminosa, os homens não entendem que não ficarão impunes - o salmista deixa a pergunta no arv. 4 - acaso, não entendem todos os obreiros da iniqüidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o Senhor?
Trans: em terceiro lugar, o retrato da sociedade moderna mostra...
III. Um mundo na iminência de receber a paga pelos atos cometidos -  - vs. 5-6 - tomar-se-ão de grande pavor, porque deus está com a linhagem do justo. Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o senhor é o seu refúgio.
A.   Os ímpios devem temer pelo mal que lhes sobrevirá - v. 5a. - tomar-se-ão de grande pavor.
1)     As pessoas costumam dizer: quem faz aqui, paga aqui.
2)     De fato, quem pratica o mal aqui, será duplamente recompensado:
1.   Aqui nesse mundo, receberá o mal que semear – 2 Pedro 2:9 - é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo.
2.   Mas, principalmente, ao fim da existência terrena, terá o inferno como recompensa:
a)     Paulo faz uma advertência solene sobre essa recompensa - Romanos 2:5 - mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus.
b)     E Jesus já adiantou qual será o veredito - Lucas 13:27 - mas ele vos dirá: não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades.
B.   Os justos também receberão a sua recompensa – vs. 5b-6 - porque Deus está com a linhagem do justo. Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o Senhor é o seu refúgio.
1)   Desde já eles já são abençoados pelo Senhor – v. 5b. - porque Deus está com a linhagem do justo.
1.      Notem que esta é uma ação presente de Deus – Ele está com a linhagem dos justos.
2.      O salmista diz - salmos 145:18 - perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que o invocam em verdade.
2)   E no futuro, certamente, eles desfrutarão da herança da vida eterna -  v. 6 - meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o Senhor é o seu refúgio.
1.      O veredito dos justos também já foi anunciado – Mateus 25:34 - então, dirá o rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
2.      Como garantiu Jesus a Simão Pedro – Marcos 10: 29-30 - tornou Jesus: em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
Trans: finalmente, o retrato da sociedade moderna mostra...
Iv. Uma grande e urgente necessidade de salvação -  v. 7 - tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o Senhor restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegrará.
A.   Vemos aqui uma oração do salmista – ele pede:
1)   Que Deus traga salvação – v. 7a. - tomara de Sião viesse já a salvação de Israel!
2)   Que Deus traga restauração – v. 7b. - quando o senhor restaurar a sorte do seu povo.
3)   Que Deus traga paz, sossego, alegria – v. 7c. - então, exultará Jacó, e Israel se alegrará.
B.   Afinal de contas, mesmo uma sociedade corrompida como a nossa, é alvo do amor de Deus - João 3:16 - porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
C.  É necessário dizer que nesse salmo, Davi já indicou a origem da salvação - v. 7a. - tomara de Sião viesse já a salvação de Israel!
1)   Sião pode significar a pátria celestial – mostrando que Deus é o autor da salvação.
2)   Sião pode significar a nação judaica – mostrando que a salvação vem dos judeus, como Jesus é judeu e só ele pode salvar - João 4:22  - vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
Conclusão:
A.     De modo geral, a sociedade moderna continuará a praticar a iniquidade e será condenada por isso.
B.     Mas, ninguém é obrigado a seguir as suas práticas – há para quem quiser a salvação de deus, por Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS