sábado, 19 de fevereiro de 2011

Religiões no Brasil - Estatísticas


11% dos brasileiros têm mais de uma crença
Uma pesquisa realizada em conjunto pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e de Juiz de Fora (UFJF) divulgada nesta sexta-feira revela que cerca de 11% dos brasileiros têm mais de uma crença religiosa.

Segundo o estudo, feito entre novembro de 2005 e abril de 2006, 83% da população consideram a religião algo "muito importante", e apenas 6% são indiferentes a qualquer tipo de credo. A pesquisa ouviu 3.007 pessoas em todo o país.

Para o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciência da Religião da Universidade Metodista, Antonio Carlos de Melo Magalhães, citado em reportagem do portal Estadão, o sincretismo e a multiplicidade de religiões brasileiras são um fenômeno específico do país. Para ele, "foram construídas religiosidades muito próprias", o que justifica em parte a duplicidade observada na pesquisa. Ele acredita que esse percentual seja ainda maior. "Somos promíscuos na religião", disse.

Outro dado relevante levantado pelas universidades diz respeito à participação do brasileiro em cultos ou missas. Segundo o estudo, 55% dos entrevistados afirmaram freqüentar algum tipo de serviço religioso pelo menos uma vez por mês.

A pesquisa confirmou ainda dados revelados em outros levantamentos, de que o catolicismo perdeu fiéis no Brasil para igrejas evangélicas nos últimos anos. Entre os entrevistados, 68% se declararam católicos, percentual que em 1991 era de 83,8% e em 2000, de 73,8%, segundo o IBGE. Os evangélicos eram 9% da população em 1991, passaram para 15,4% em 2000 e na pesquisa da Unifesp/UFJF são 24%, incluindo 2% que se declararam protestantes. Dois por cento dos consultados afirmaram ser espíritas, enquanto 1% disseram seguir a umbanda, o candomblé e outras.

Fontes: VEJA - Religião 05/05/2007










Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS