SALMO 90
INTRODUÇÃO:
A. O SALMO DE NÚMERO NOVENTA É ATRIBUÍDO A MOISÉS, PORTANTO, PODE SER CONSIDERADO O MAIS ANTIGO DE TODA A COLETÃNEA DOS SALMOS.
B. O SEU CONTEÚDO TRAÇA UM INCRÍVEL PARALELO ENTRE A BREVIDADE DA VIDA HUMANA E A ETERNIDADE DE DEUS.
C. ESTE SALMO MOSTRA QUÃO FRÁGIL E PASSAGEIRA É A VIDA DE UMA PESSOA; E QUÃO GRANDE E IMUTÁVEL É O PODER E A FORÇA DE DEUS.
D. AO MESMO TEMPO, REVELA O MOTIVA DA BREVIDADE DA VIDA HUMANA: OS NOSSOS PRÓPRIOS PECADOS.
E. POR ISSO, SOMOS EXORTADOS A BUSCAR A PESSOA DE DEUS E A VIVER COM SABEDORIA.
TRANS: COMEÇEMOS CONSIDERANDO...
I. A ETERNIDADE DE DEUS - VS. 1-2, 4 - Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. 2 Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. 4 Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite.
A. PRIMEIRAMENTE, A ETERNIDADE DE DEUS EM COMPARAÇÃO ÀS GERAÇÕES DOS HOMENS – ELAS PASSAM, MAS DEUS CONTINUA PARA SEMPRE - V. 1 - SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
1) PROVAVELMENTE AO ESCREVER ESTAS PALAVRAS, MOISÉS TINHA EM MENTE A PRÓPRIA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
1. A PARTIR DO PRIMEIRO HOMEM ADÃO - ADÃO, SETE, ENOS, CAINÃ, PASSANDO POR ENOQUE, NÓE, ABRÃAO, ISAQUE E JACÓ.
2. TODOS ESSES HOMENS NASCERAM, VIVERAM, SEVIRAM A ESSE DEUS E MORRERAM.
2) ASSIM, POR EXEMPLO, FOI O ÚLTIMO CAPÍTULO DA VIDA GLORIOSA DO REI DAVI - 1 Reis 2:10 - Davi descansou com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi.
3) OU SEJA, GERAÇÃO VAI E GERAÇÃO VEM E O SENHOR CONTINUA SENDO DEUS, FIRME E IMUTÁVEL.
B. EM SEGUNDO LUGAR, NOTAMOS A ETERNIDADE DE DEUS EM RELAÇÃO AO UNIVERSO - ANTES QUE ELE FOSSE CRIADO, DEUS JÁ EXISTIA - V. 2 - Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
1) HÁ UMA GRANDE DISCUSSÃO SOBRE QUAL A IDADE DO UNIVERSO – AFINAL, QUANTOS ANOS TEM O UNIVERSO?
2) EU NÃO QUERO ENTRAR NESSA DISCUSSÃO, MAS UMA COISA É CERTA, ANTES QUE O UNIVERSO FOSSO CRIADO, DEUS JÁ EXISTIA.
3) E DEPOIS QUE ESSE UNIVERSO FOR DESTRUÍDO, DEUS CONTINUARÁ A EXISTIR E A SER DEUS - V. 2b. – De eternidade a eternidade tu és Deus.
C. EM TERCEIRO LUGAR, A ETERNIDADE DE DEUS EM RELAÇÃO À MARCAÇÃO DE TEMPO DO CALENDÁRIO – DEUS É IMUNE À AÇÃO DO TEMPO – V. 4 - Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
1) VOCÊS SABEM O QUE ESTAVAM FAZENDO EXTAMENTE HÁ UM ANO NO PASSADO? ACHO QUE NINGUÉM SABE.
2) MAS VOCÊS SABEM O QUE ESTAVAM FAZENDO ONTEM?
3) DEUS SABE EXATAMENTE O QUE ACONTECEU HÁ MIL ANOS E ELE SABE EXATAMENTE O QUE IRÁ ACONTECER DAQUI A MIL ANOS.
4) PARA DEUS, PASSADO, PRESENTE E FUTURO SÃO EXATAMENTE A MESMA COISA, POIS ELE É ETERNO - Salmos 93:2 - Desde a antiguidade, está firme o teu trono; tu és desde a eternidade.
TRANS: AGORA, EM CONTRAPARTIDA MOISÉS APRESENTA...
II. A BREVIDADE DA VIDA HUMANA – VS. 3, 5-10:
A. A VIDA HUMANA É MUITO CURTA, EM MÉDIA, DURA SETENTA OU OITENTA ANOS – V. 10 - A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.
1) ALGUÉM PODERIA AFIRMAR QUE ESSES NÚMEROS ESTÃO ULTRAPASSADOS, AFINAL DE CONTAS, A EXPECTATIVA DE VIDA HOJE, É BEM MAIOR DO QUE ISSO.
2) MAS DEIXE-ME CITAR APENAS DOIS EXEMPLOS:
1. COM TODOS OS AVANÇOS, A EXPECTAIVA DE VIDA DO BRASILEIRO, DE ACORDO COM O ÚLTIMO CENSO É DE 73 ANOS, 2 MESES E 1 DIA.
2. EM ALGUNS PAÍSES DA ÁFRICA, A EXPECTATIVA DE VIDA NÃO CHEGA AOS QUARENTA ANOS.
B. COMPARANDO ISSO COM O TEMPO DE DEUS, OS NOSSOS DIAS DE VIDA SÃO APENAS UMA PEQUENA FRAÇÃO DE TEMPO.
C. MOISÉS USA TRÊS FIGURAS PARA ILUSTRAR A BREVIDADE DA VIDA HUMANA:
1) OS NOSSOS DIAS ASSEMELHAM-SE A UM CURTO MOMENTO DE SONO – V. 5a. - Tu os levas como corrente de água; são como um sono.
2) ELES SÃO COMO A ERVA QUE DURA SOMENTE UM DIA – V. 5b.-6 - São como a erva que cresce de madrugada; de madrugada, cresce e floresce; à tarde, corta-se e seca.
3) ELES SÃO TÃO CURTOS, COM BREVE PENSAMENTO – V. 9 - Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.
TRANS: ISSO É DESANIMADOR, VOCÊS NÃO ACHAM? MAS DE QUEM É A CULPA? É DE DEUS OU É DO HOMEM?
III. MOISÉS REVELA QUE A CULPA É DO PRÓPRIO HOMEM – ELE REVELA COMO DEUS CONTEMPLA E CASTIGA OS NOSSOS PECADOS – VS. 3, 7-8:
A. NENHUM DOS NOSSOS PECADOS FOGE A PERCEPÇÃO DE DEUS:
1) ELE VER OS NOSSOS PECADOS QUE SÃO REPETIDAMENTE COMETIDOS – AQUI CHAMADOS DE INIQUIDADE – V. 8a. - Diante de ti puseste as nossas iniqüidades.
ILUS: ADULTÉRIO, IDOLATRIA, ROUBOS, HOMICÍDIOS...
2) ELE VER ATÉ OS NOSSOS PECADOS MAIS ESCONDIDOS – V. 8b. - E, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos.
ILUS: INVEJA, ORGULHO, CIÚMES, IRA...
B. E NENHUM DESSES PECADOS FICAM IMPUNE OU DEIXAM DE SER CASTIGADOS:
1) SOMOS ENTÃO CASTIGADOS PELA IRA DE DEUS – V. 7 - Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor somos angustiados.
2) E SOMOS CASTIGADOS COM A MORTE, OU SEJA VOLTAMOS AO PÓ DE ONDE VIEMOS - V. 3 - Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens.
TRANS: SENDO ESTA A SITUAÇÃO, QUAL DEVE SER A NOSSA ATITUDE?
IV. DEVEMOS BUSCAR O ÚNICO QUE PODE SER A NOSSA SEGURANÇA E REFÚGIO ETERNO E VERDADEIRO: DEUS – VS. 11-17:
A. DEVEMOS PEDIR QUE ELE NOS CONCEDA DISCERNIMENTO PARA USARMOS COM SABEDORIA O TEMPO QUE NOS RESTA – V. 12 - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.
B. DEVEMOS RECONHECER O DIREITO QUE DEUS TEM DE NOS JULGAR - V. 11 - Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?
C. DEVEMOS DEPENDER DE DELE E NÃO DA NOSSA PRÓPRIA FORÇA – VS. 14-17:
1) DEVEMOS ROGAR QUE ELE SATISFAÇA OS NOSSOS DESEJOS COM A SUA BENIGNIDADE – V. 14 - Sacia-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos e nos alegremos todos os nossos dias.
2) DEVEMOS ROGAR QUE OS DIAS FUTUROS SEJAM MELHORES DO QUE OS DIAS PASSADOS – V. 15 - Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.
3) DEVEMOS ROGAR QUE DEUS MANIFESTE AS SUAS OBRAS EM NOSSO MEIO – V. 16 - Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória, sobre seus filhos.
4) DEVEMOS ROGAR QUE DEUS DERRAME A SUA GRAÇA SOBRE NÓS, PARA QUE ENCONTREMOS N’ELE A VIDA DURADOURA E ETERNA – V. 17 - E seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.
ILUS: DAVI ENCONTROU ESSA VIDA - Salmos 23:6 - Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
CONCLUSÃO:
A. ALGUÉM TEM AFIRMADO COM RAZÃO QUE A VIDA HUMANA É TÃO SEM GRAÇA E PASSAGUEIRA, QUE SE FICARMOS PENSANDO NISSO, MORREREMOS ANTES DO TEMPO.
B. EU TENHO UMA IDEIA:
1) VIVER O PRESENTE CONFIANDO E SERVINDO AO SENHOR – Salmos 90:1 - Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
2) E ESTÁ PREPARADO PARA A VIDA FUTURA, A VIDA ETERNA - 1 Coríntios 15:19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
Hiramar Paiva, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS