segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como Vencer Os Gigantes?

1 Samuel 17:48-51
Introdução:
  1. Hoje nós meditaremos no grande combate de Davi contra o gigante Golias e como o jovem pastor de ovelhas, filho de Jessé, conseguiu vencer uma verdadeira máquina de guerra.
  2. É importante dizer que Davi não queria está diante daquele gigante, mas as circunstâncias não lhe deram alternativas.
  3. Davi era então um adolescente pastor de ovelhas diante de um gigante que fora treinado para vencer e para matar.
  4. Nós também temos que enfrentar gigantes: Gigantes fortes, Gigantes poderosos, Gigantes perigosos, Gigantes assustadores.
  5. Durante as nossas vidas, nós passamos por situações e problemas que são verdadeiros gigantes.
1)     Enfermidades.
2)     Crises financeiras.
3)     Crises conjugais.
4)     Crises espirituais.
5)     Vícios.
6)     Pecados.
  1. Percebemos que muitas vezes não é possível evitar os gigantes, pois eles simplesmente se colocam diante de nós.
TRANS: Sendo que nós não podemos evitar os gigantes, precisamos aprender a vencê-los.
OBS: Usarei neste sermão, a bíblia na linguagem de hoje – O texto base é 1. Samuel 17.

I. Em Primeiro Lugar, Enfrente-os:
  1. O exército de Israel e dos filisteus estavam preparados para a batalha, no vale do Carvalho – V. 3 - Os filisteus pararam no monte que ficava de um lado do vale, e os israelitas ficaram no monte do outro lado. 
1)     Os filisteus estavam em monte de um lado.
2)     E os israelitas estavam em outro monte.
3)     No meio havia um vale, este vale seria o local do combate.
  1. Contudo aquela era um batalha diferente:
1)     Em vez de os exércitos se enfrentarem, cada lado deveria escolher um guerreiro que lutaria por todo o exército.
2)     O guerreiro que vencesse, daria a seu povo, o direito de escravizar o outro.
  1. O exército filisteu escolheu o seu representante, o gigante Golias – VS. 4-7 - Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. As pernas estavam protegidas por caneleiras de bronze, e ele carregava nos ombros um dardo, também de bronze. A lança dele era enorme, muito grossa e pesada; a ponta era de ferro e pesava mais ou menos sete quilos. Na frente dele ia um soldado carregando o seu escudo.
  2. Este gigante se pôs em posição de combate e começou a desafiar os israelitas – VS. 8-10 - Golias veio, parou e gritou para os israelitas: -Por que é que vocês estão aí, em posição de combate? Eu sou filisteu, e vocês são escravos de Saul! Escolham um dos seus homens para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos. Eu desafio agora o exército israelita. Mandem alguém para lutar comigo!
  3. Aos israelitas, cabia enfrentar o gigante, mas eles temeram – V.11 - Quando Saul e os seus soldados ouviram isso, ficaram apavorados. 
  4. Havia um gigante a ser enfrentado, ele tinha quase três metros de altura, era Golias:
1)     Nós não queremos estar diante dos gigantes, mas eles vêm, sem nem pedir licença.
2)     E quando eles vêm, nós precisamos enfrentá-los.
  1. Muitas vezes, nós ficamos adiando algo que precisa ser feito:
1)     Um exame médico.
2)     Uma cirurgia.
3)     Outras vezes, nós queremos: Cantar, dirigir, pregar, ensinar, evangelizar, mas não queremos enfrentar o gigante da timidez.
  1. Não enfrentar o gigante, somente prolongará o sofrimento, e ele nunca será vencido.
  2. Os dias passavam e Golias continuava a insultar os israelitas e o medo destes só aumentava - VS: 23-24 - Enquanto Davi estava falando com eles, Golias avançou e desafiou os israelitas, como já havia feito antes. E Davi escutou. Quando os israelitas viram Golias, fugiram apavorados.
  3. Não havia em Israel um só homem, disposto a enfrentar o gigante.
  4. Até que chegou Davi e disse: Eu o enfrentarei -V. 32 - Davi chegou e disse a Saul: -Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele. 
  5. Se você estiver diante de um gigante, enfrente-o.

II. Em Segundo Lugar, Não Olhe Para A Aparência Dos Gigantes:
  1. Quase sempre a aparência dos gigantes é terrível e assustadora – Então não olhe para a sua aparência.
  2. Às vezes, o gigante de aparência feia é algo relacionado à nossa saúde:
1)     Um exame a ser feito.
2)     Um diagnóstico recebido.
3)     Uma cirurgia a ser realizada.
4)     Então você olha para aparência do gigante e diz: ESTOU PERDIDO.
  1. Golias deveria ter uma aparência bastante assustadora:
1)     Vamos reler os - Vs. 4-7 - Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. As pernas estavam protegidas por caneleiras de bronze, e ele carregava nos ombros um dardo, também de bronze. A lança dele era enorme, muito grossa e pesada; a ponta era de ferro e pesava mais ou menos sete quilos. Na frente dele ia um soldado carregando o seu escudo.
2)     O erro do povo de Deus foi olhar para a aparência do gigante – O rei Saul disse V. 33 - Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira! 
Ilus: Quando eu estava doente e tive que marcar uma tomografia, a atendente olhou para a requisição (para a aparência do gigante) e com cara de dó e piedade, perguntou: Quem é este paciente? Como se dissesse; Meu filho, seu caso é perdido!!!
  1. Não olhe para a aparência do gigante, olhe para Jesus.
1)     Sal 91:7 - Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. 
2)     Hebreus 12:2 - Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

III. Em Terceiro Lugar, Enfrente Os Gigantes Com Armas Espirituais:
A.     Quando Davi disse que enfrentaria o gigante, Saul teve uma ideia – Você usará a minha armadura – VS. 38-39a. - Então deu a sua própria armadura para Davi usar. Pôs um capacete de bronze na cabeça dele e lhe deu uma couraça para vestir. Davi prendeu a espada de Saul num cinto sobre a armadura.
1)     Saul raciocinou como um soldado.
2)     Se um menino vai enfrentar um gigante, que está armado até os dentes, que pelos menos vá armado também.
B.      Havia, porém, dois problemas com a ideia do rei Saul:
1)     O primeiro problema - Davi não conseguia nem andar com a armadura do rei -V. 39b. - E tentou andar. Mas não conseguiu porque não estava acostumado a usar essas coisas. Aí disse a Saul: -Não consigo andar com tudo isto, pois não estou acostumado.
2)     O segundo problema – Aquelas armas eram impotentes contra o gigante, por isso, Davi as tirou – V. 39c. - Então Davi tirou tudo.
C.      Nunca se esqueça disso: as nossas armas não funcionam contra os gigantes, por isso, devemos usar armas espirituais - Alguns exemplos de como se usa as armas erradas para vencer os gigantes:
1)     Uma crise financeira – Então se empunha as suas próprias armas e começa a mentir, a roubar e negligenciar o reino de Deus.
2)     Uma grande enfermidade – Então se diz: Mas como eu tenho dinheiro e influência...
3)     Necessidade de um emprego – Então se decide apoiar o candidato A ou B.
4)     A salvação - Começa a praticar boas ações.
5)     Vida desajustada, então diz: Eu vou mudar.
6)     Está sendo traído ou traída - Manda fazer uma macumba.
  1. Quem age assim, nunca vencerá os gigantes.
  2. O apóstolo Paulo nos avisa - Efésios 6:12 - Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 
  3. Esta é a razão pela qual nós temos que lutar com armas espirituais:
1)     A fé.
2)     A oração.
3)     A palavra de Deus.
4)     A autoridade do nome de Jesus.
  1. Deus disse - Salmos 46:10 - Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. 
  2. E Jesus disse - João 14:13 - E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho

IV. Em Quarto Lugar, Olhe Para Os Gigantes De Cima Para Baixo E Não De Baixo Para Cima, Isto É, Lute Pela Fé:
  1. Em quem você apostaria as suas fichas, se estivesse ali?
1)     Um menino, pastor de ovelhas, usando uma pedra e um pedaço de pau.
2)     Contra um gigante, de quase três metros de altura, que foi treinado para vencer e matar, e que está armado até aos dentes.
  1. Era assim que Golias via a batalha – Vs. 42-44 - Golias olhou bem para ele e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência. Aí disse a Davi: -Para que é esse bordão? Você pensa que eu sou algum cachorro? Em seguida rogou a maldição dos seus deuses sobre Davi e o desafiou, dizendo: -Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem.
  2. Se fosse eu diria: Desculpe aí seu gigante, foi mal, é que eu olhei de longe e não percebi que o senhor era tão forte e grande e que a lâmina da sua espada era tão afiada.
  3. Davi não fez isso, pois ele olhava o gigante de cima para baixo e não debaixo para cima – Vs. 45-47 - Davi respondeu: -Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Deus Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. Hoje mesmo o Deus Eterno entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos.
  4.  Eu sei que é muito difícil não se abater diante dos gigantes.
  5. Moisés enviou doze espias para a terra de Canaã, eles voltaram dizendo - Nm 13:33 - Também vimos ali gigantes, e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. 
  6. Sabem qual é o segredo para olhar o gigante de cima para baixo? – Lutem em nome do Senhor, lutem pela fé; como fez Davi - Vs. 45-47 - Davi respondeu: -Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Deus Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. Hoje mesmo o Deus Eterno entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos.

V. Em Quinto Lugar, Não Dê Chance Ao Gigante, Derrube-o E Mate-o:
  1. Com uma pedra Davi acertou o inimigo e o derrubou – V. 49 - Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. 
  2. Mas o gigante ainda estava vivo, então Davi o matou - V. 51 - Pelo que correu Davi, e pôs-se [em pé] sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha; e o matou e lhe cortou com ela a cabeça; vendo, então, os filisteus que o seu campeão {ou homem valoroso} era morto, fugiram. 
  3. O que é isso significa?
1)     Existem gigantes que foram derrubados, mas não foram derrotados.
2)     Eles continuam vivos, por isso, ainda são perigosos.
  1. Que gigantes são esses:
1)     O pecado, a carne, velhos hábitos, vícios e costumes.
2)     As paixões e prazeres do mundo.
3)     Satanás e suas armadilhas.
  1. Claro que ao pé da letra, nós não podemos matar esses inimigos, mas a Bíblia nos ensina que:
1)     Devemos nos manter alertas – Mateus 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 
2)     Não devemos nos gloriar – 1 Coríntios 10:12 - Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 
3)     Devemos estar alimentados pela Palavra e pela oração – Efésios 6:10 - Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 
4)     Devemos resistir ao Diabo - Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós

Conclusão:
A.      Poucas sensações são tão boas, como a da vitória, naquele dia, Davi a sentiu.
B.      Sentiu porque enfrentar o gigante pela fé no Deus que nunca perdeu uma batalha.
C.      Nós não podemos evitar os gigantes – Jesus mesmo disse - João 16:33b.  - No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. 
D.     Contudo, a palavra também diz que nós somos mais do que vencedores - Romanos 8:37-39 - Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Pr. Hiramar Paiva, segunda-feira, 2 de julho de 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS