terça-feira, 31 de julho de 2012

A Revelação de Deus Através da Sua Lei


Salmo 19 - Segunda Parte - Vs. 7-11
Introdução:
A.     O Salmo 19 foi escrito pelo rei Davi e trata de três assuntos:
1)    A revelação de Deus através da criação – Vs. 1-6.
2)    A revelação de Deus através da sua Lei – Vs. 7-11.
3)    Oração suplicando a graça de Deus – Vs. 12-14.
B.     O cabeçalho deste Salmo indica que Davi o escreveu e o entregou ao mestre responsável pela adoração – Notem que o cabeçalho diz assim:
1)    Salmo de Davi.
2)    Para o cantor-mor.
C.     Na semana passada eu apresentei a primeira parte do Salmo 19 – A Revelação de Deus através da criação.
D.     Hoje eu quero apresentar a segunda parte, que trata da  revelação de Deus através da sua Lei – Vs. 7-11.
Trans: Primeiramente, precisamos saber...

I. O Que É A Lei Do Senhor? - V. 7a. - A lei do SENHOR...
Ø  A Lei de Deus ou a Lei do Senhor tem quatro significados diferentes:
A.     É o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia – Os cinco livros que foram escritos por Moisés, chamados de: O Pentateuco e a Torah:
1)     Gêneses.
2)     Êxodo.
3)     Levítico.
4)     Números.
5)     E Deuteronômio.
B.     A Lei do Senhor é o conjunto dos dez mandamentos, que são encontrados em: Êxodo 20:1-17 e em Deuteronômio 5:1-21.
C.     A lei do Senhor é todo o Velho Testamento.
D.     A lei do Senhor é toda a vontade de Deus revelada no Velho e no Novo Testamento, isto é, toda a Bíblia Sagrada.
II. Os Atributos E O Poder da Lei de Deus – Vs. 7-11:
A.     A sua perfeição e o seu poder de restaurador – V. 7 - A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
1)    A Lei do Senhor é perfeita - V. 7a. -  Isto significa que:
1.      A palavra de Deus é:
a)     É inerrante e infalível – Isto é, não contém erros e não falha jamais.
b)    Não se contradiz – Uma regra básica da hermenêutica é: A Bíblia não se contradiz, portanto, qualquer possível contradição nela encontrada, revela um erro na forma de interpretar do homem e não naquilo que na Bíblia está escrito.
c)     É fiel e verdadeira – Duas provas disso:
a.      Todas as suas profecias têm se cumprido e hão de se cumprir.
b.      Os erros e falhas dos grandes homens de Deus não são encobertos – Exemplos: O homicídio de Moisés, o adultério de Davi e a negação de Simão Pedro.
d)    É eterna e imutável:
a.     Salmos 19:9 - O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. 
b.     Mateus 24:35 - Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. 
e)    É completa – Nada deve ser acrescido e nada deve ser tirado - Apoc. 22:18-19 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro.
2.      Se a Lei do Senhor é perfeita, isto também significa que a vontade de Deus expressa em sua Palavra é:
a)    Fiel e verdadeira – V. 7c. – O testemunho do Senhor é fiel.
b)    Firme – A lei dos homens não muda  e nem invalida a Lei de Deus - Sal 119:89 - Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu. 
c)     É moralmente justa e reta – Paulo diz que a vontade de Deus é: Boa, agradável e perfeita - Romanos 12:2.
2)    Agora notem o poder da Lei de Deus - V. 7b. E restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
1.      A Lei de Deus age no íntimo - V. 7b.- E restaura a alma.
a)     A Lei de Deus não é como aquela cirurgia plástica que apenas melhora um pouco a aparência.
b)    Ela age no intimo e restaura completamente todo o ser – Hebreus 4:12-13 - Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
2.     Concede a verdadeira sabedoria – V. 7d. - E dá sabedoria aos símplices.
a)     Quem são os verdadeiros sábios do nosso tempo?
a.      Os filósofos?
b.      Os mestres da ciência?
c.      Os doutores do conhecimento?
b)    Com todos os diplomas pendurados na parede, se não tiverem o conhecimento da lei de Deus, serão eles néscios e ignorantes.
a.     Eclesiastes 12:12 - Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
b.     Provérbios 2:6 - Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. 
B.     A Lei de Deus é reta e tem o poder de alegrar o coração e guiar os nossos passos - V. 8 - Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 
1)    A Lei do Senhor é reta e pura e tem o poder de nos afastar do mal - V. 8 - Os preceitos do SENHOR são retos... O mandamento do Senhor é puro...
·        Nós devemos utilizar a Lei de Deus como o pedreiro usa o prumo no seu trabalho, pois ela será a base do julgamento divino - João 12:48 - Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. 
2)     Vejam o poder da Palavra de Deus – V. 8 - ...E alegram o coração... E ilumina os olhos. 
1.      A lei de Deus alegra o coração – Querem alguns exemplos desse fato? Ouçam bem essas promessas:
a)    Isaías 41:13 - Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.  
b)    1 Coríntios 2:9 - Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 
c)     Romanos 8:38-39 -  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
d)    O que você sente diante de tais palavras? Eu sinto uma tremenda alegria que nem cabe dentro de mim - Salmos 119:92 - Se a tua lei não fora toda a minha alegria, há muito que teria perecido na minha angústia. 
2.      A lei de Deus guia os nossos passos – Sal. 119:105 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. 
C.      A Lei do Senhor é preciosa e satisfaz a alma humana - V. 10 - São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. 
1)    Nem todo o ouro do mundo inteiro tem o valor da Palavra de Deus, isto é verdade, porque nas palavras de Deus está revelado caminho da Salvação – V. 10a. – São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado.
·        João 6:68 - Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.
2)    A Palavra de Deus satisfaz a alma humana – V. 10b. - E são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
1.      Proposta do Diabo para Jesus – Mateus 4:3b. - Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. 
2.     Resposta de Jesus para o Diabo - Mat 4:4b. - Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 
D.    As bênçãos advindas da obediência à Palavra – V. 11 - Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.
1)     É uma fonte segura de admoestação – Apoc. 1:3 - Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. 
2)     Que recompensa é essa?
1.     Vida abençoada, aqui na terra – Sal 106:3 - Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo. 
2.      Vida eterna no céu com Deus - Mateus 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 
Conclusão: Além de conhecer e de crer é necessário praticar a Palavra de Deus - Tiago 1:22 - Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 
Pr. Hiramar Paiva, terça-feira, 31 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS