segunda-feira, 25 de junho de 2012

Deus Deve Ser Louvado

Salmo 150
Introdução:
A.      O livro dos Salmos termina de maneira grandiosa e esplêndida, fazendo uma exortação para que Deus seja louvado.
B.      Todo o salmo é construído sobre esta declaração - V. 1a. - Louvai ao SENHOR!
C.      A partir desta declaração e desta exortação é possível responder a quatro importantes perguntas:
1)     Onde Deus deve ser louvado?
2)     Por que Deus deve ser louvado?
3)     Como Deus deve ser louvado?
4)     Por quem Deus deve ser louvado?

Trans: Meditaremos sobre estas quatro perguntas:

I. Onde Deus deve ser louvado? Deus deve ser louvado em toda parte, no santuário e no firmamento – V. 1 - Louvai ao SENHOR! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
A.     Deus deve ser louvado no santuárioV. 1b. - Louvai a Deus no seu santuário.
1)     O santuário é o templo onde o povo de Deus se reúne.
2)     Aqui nós aprendemos que quando viermos para a casa do Senhor, devemos ter este objetivo definido: Louvar ao Senhor.
3)     Este é um grande privilégio e ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade:
1.      O rei Salomão, o homem que construiu o magnífico tempo de Jerusalém nos ensina que Deus deve ser louvado reverentemente.
2.     Notem o que ele diz - Eclesiastes 5:1 - Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. 
B.     Deus também deve ser louvado no firmamentoV. 1c. - Louvai-o no firmamento do seu poder. 
1)     É importante nós sabermos o que é o firmamento:
1.      Firmamento é o nome para a abóbada celeste; essa imensidão azul que nós vemos quando olhamos para o céu.
2.      O firmamento é essa atmosfera, que durante o dia é bem azul e que nós chamamos de céu. 
2)    O relato da criação menciona o firmamento - Gn. 1:6-8 - E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia. 
C.      Assim, somos ordenados louvar ao Senhor em toda a extensão, em toda a parte – Como dizem outros salmos:
1)     Salmos 108:5 - Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória.
2)     Salmos 117:1 - Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. 

II. Por que Deus deve ser louvado? Por causa do seu poder e da sua grandeza – V. 2 - Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. 
A.      A Bíblia Sagrada faz um paralelo entre o Deus vivo e verdadeiro e os “deuses” criados pelos homens:
1)     Notem como são os “deuses” criados pelos homens – Salmos 115:4-8 - Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não veem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.
a)     A pergunta que se faz é: Por que “deuses” assim deveriam ser louvados?
b)     De fato, eles não devem ser louvados – A Lei de Deus proibe tal coisa - Êxodo 20: 3-5 - Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
2)     Agora, quando a Bíblia Sagrada se refere a Deus, fala do seu poder e da sua grandeza excelsa - V. 2 - Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. 
B.      Temos portanto, aqui duas grandes razões por que devemos louvar a Deus – V. 2:
1)    Devemos louvar a Deus por causa dos seus atos poderosos - V. 2a. – Louvai-o pelos seus atos poderosos.
1.      Há no Salmo 136 uma prova inconteste do poder de Deus e por que Ele deve ser louvado.
2.      Salmo 136: 3-16 - Rendei graças ao Senhor dos senhores, porque a sua misericórdia dura para sempre; ao único que opera grandes maravilhas, porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que com entendimento fez os céus, porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que fez os grandes luminares, porque a sua misericórdia dura para sempre; o sol para presidir o dia, porque a sua misericórdia dura para sempre; a lua e as estrelas para presidirem a noite, porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que feriu o Egito nos seus primogênitos, porque a sua misericórdia dura para sempre; e tirou a Israel do meio deles, porque a sua misericórdia dura para sempre; com mão poderosa e braço estendido, porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que separou em duas partes o mar Vermelho, porque a sua misericórdia dura para sempre; e por entre elas fez passar a Israel, porque a sua misericórdia dura para sempre; mas precipitou no mar Vermelho a Faraó e ao seu exército, porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que conduziu o seu povo pelo deserto, porque a sua misericórdia dura para sempre.
2)    Além disso, devemos louvar a Deus por causa da sua grandeza excelsa – V. 2b. - Louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. 
1.      Devemos louvar a Deus porque a sua grandeza e majestade não têm limites.
2.      Quero citar apenas dois relatos bíblicos que mostram a grandeza e majestade de Deus:
a)     A visão que teve o profeta Isaías, na qual ele viu a majestade da glória de Deus - Isaías 6:1-5 - No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!
b)      As palavras do apóstolo Paulo - 1 Timóteo 6:16 _ O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! 

III. Como Deus deve ser louvado? Deus deve ser louvado de todas as formas e em todos os momentos - Vs. 3-5 - Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumento de cordas e com flautas. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
A.      Notem que são mencionados aqui diversos instrumentos musicais:
1)     A trombeta.
2)     O saltério e a harpa.
3)     A flauta.
4)     Instrumentos de corda.
5)     Címbalos sonoros e altissonantes.
B.      É importante saber que cada um destes instrumentos representava uma situação específica da vida dos judeus:
1)     A trombeta:
1.      Instrumento de sopro, feito de chifre ou de metal.
2.      Era utilizado em momentos de grande alegria e de vitória.
3.      A lição: Devemos louvar ao Senhor em momentos de alegria e de vitórias e conquistas.
2)     O saltério e a harpa:
1.      Instrumentos de corda – de 10 a 12 cordas.
2.      Eram utilizados na música religiosa e em músicas seculares.
3.      A lição: Devemos louvar ao Senhor, não apenas no templo, mas também em situações da nossa vida secular.
3)     A flauta:
1.      Instrumento de sopro utilizado em momentos de alegria e de tristeza; como em funerais.
2.      A lição: Devemos louvar ao Senhor na alegria e na tristeza.
4)     Címbalos sonoros e altissonantes:
1.      Os pratos são um tipo de címbalo.
2.      Eram utilizados em cerimônias religiosas.
3.      A lição: Não basta ser religioso para apresentar um louvor agradável a Deus, é necessário ser um verdadeiro cristão.
C.      Algumas traduções apresentam a palavra dança – V. 4a. - Louvai-o com adufes e danças. 
1)    A dança não é uma prática usual na adoração, pois ao longo dos anos, transformou-se numa forma de diversão com forte apelo sensual.
2)    Antes de mandar decapitar João Batista, o rei Herodes assistiu à filha de Herodias dançar.

IV. Quem deve louvar ao Senhor – V. 6 - Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia! 
A.      O louvor a Deus é algo tão importante que toda a criação é convocada a fazê-lo.
B.     Vejamos o que diz o Salmo 148:1-14 - Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. E os estabeleceu para todo o sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará. Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; feras e gados, répteis e voláteis; reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; rapazes e donzelas, velhos e crianças. Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu. Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!
C.      Apesar dessa convocação geral, o louvor que mais agrada a Deus é aquele vindo do homem.
D.     Afinal de contas, para isso Deus nos criou, para o louvor da sua própria glória – Ef. 1: 11-12 - Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.

Conclusão:
A.      Somente Deus deve ser louvado – V. 1 - Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. 
B.      Nós devemos louvar a Deus, pois Ele é digno de louvor e de adoração.
C.      A razão principal por que fomos criados foi para servi-lo, adorá-lo e louvá-lo.
Pr. Hiramar Paiva, segunda-feira, 25 de junho de 2012.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS