quinta-feira, 28 de julho de 2011

Introdução Ao Livro de Hebreus


Introdução Ao Livro de Hebreus
Hebreus 1:1-2 - Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
Introdução:
A.  A AUTORIA DA CARTA - Quando se pensa na epístola de Hebreus, a primeira pergunta que todos fazem é: Quem escreveu este livro?
1)    Alguns nomes são sugeridos:
1.    Lucas.
2.    Barnabé.
3.    Priscila e Áquila.
4.    Clemente de Roma.
5.    Apolo.
6.    E, principalmente, Paulo.
2)    Algumas razões por que a autoria de Paulo é descartada por muitos estudiosos:
1.    O costume de Paulo de sempre se identificar em todas as cartas - Todas as cartas paulinas começam com a palavra Paulo – Isto é, Paulo sempre tinha o cuidado de se identificar em todas as cartas que ele escrevia.
2.    Embora em algumas versões da Bíblia apareçam as palavras: “Epístola do apóstolo Paulo aos hebreus” – Tais palavras não constam nos melhores manuscritos.
3.    O estilo literário da carta não combina com estilo do apóstolo Paulo de escrever.
3)    De qualquer maneira, não é possível afirmar categoricamente o autor humano dessa carta, portanto, não é possível descartar a ideia de que Paulo a escreveu e nem também confirmá-la.
4)    Sobre o seu autor é possível afirmar:
1.    Conhecia muito bem a história do povo judeu e estava muito familiarizado com o seu sistema de adoração.
2.    Isso nos faz acreditar que o seu autor era judeu.
5)    De qualquer forma, a autoria dessa carta é uma dúvida que nunca será esclarecida, sendo assim, fiquemos com a declaração de Orígenes: “Nunca saberemos ao certo quem é o autor da carta de Hebreus, mas o importante é sabermos que aquele que a escreveu, escreveu por inspiração divina.
B.  OS RECIPIENTES OU DESTINATÁRIOS DA CARTA:
1)    Foi escrita aos hebreus – O que significa a palavra “Hebreus”?
1.    O termo “hebreus” tem dois significados:
a)    Em primeiro lugar – Refere-se a todos os descendentes de Abraão, a todo o povo judeu - 2 Coríntios 11:22 - São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu.
b)    Em segundo lugar – Diferencia os judeus que viviam na Palestina, dos judeus helênicos, os que viviam em outras partes.
2.    Acredita-se que essa carta foi escrita a um grupo especial de judeus cristãos, provavelmente, de Jerusalém ou de Roma.
3.    Há fortes indícios que essa carta foi enviada aos judeus crentes de Jerusalém:
a)  Hebreus 2:3-4 - Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.
b)  Hebreus 10:32-34 - Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos;  ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.
c)  Hebreus 13:7  - Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.
d)  Hebreus 13:24  - Saudai todos os vossos guias, bem como todos os santos. Os da Itália vos saúdam.
2)    Uma explicação importante:
1.    É necessário dizer que na carta não aparece claramente que ela foi escrita aos hebreus.
2.    Contudo, seu conteúdo confirma essa verdade.
3.    Não há aqui qualquer referência ao paganismo, típico dos gentios.
4.    A maneira como os rituais levíticos são tratados aqui, mostra que o seu objetivo era se dirigir ao povo judeu.
5.    É possível perceber que a essa carta foi escrita a pessoas que já eram crentes havia algum tempo:
a)  Hebreus 3:14  - Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
b)  Hebreus 5:12  - Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
c)  Hebreus 6:10  - Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.
C. O OBJETIVO DA CARTA:
1)    Preparar os judeus crentes em Jesus Cristo a deixar por completo a religião, os ritos e as cerimônias do judaísmo.
1.    Parecia difícil aos crentes judeus abandonarem a religião milenar, na qual foram criados e educados.
2.    Havia ali duas questões de difícil solução:
a)    Uma questão histórica e cultural – Os hebreus seguiam o judaísmo, desde os dias de Moisés, quando o povo ainda estava no deserto.
b)  E outra questão, aparentemente, espiritual – Como abandonar uma religião dada por Deus?
2)  A ideia dessa carta é mostrar que a religião dos judeus estava ultrapassada e que o Deus que a instituiu, também a anulou e a substituiu pela fé em Cristo Jesus - Hebreus 8:6 - Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.
D. O TEMA DA CARTA – A superioridade de Cristo.
1)    Esta carta mostra que Cristo é superior:
1.    A revelação de Cristo é superior às demais – 1:1-3.
2.    Jesus é superior aos anjos – 1:4-2:18.
3.    Jesus é superior a Moisés e a Josué – 3:1-4:16.
4.    O sacerdócio de Cristo é superior ao de Arão – 5:1-10:18.
2)    A palavra chave de Hebreus é: Superior – Esta palavra aparece em Hebreus onze vezes, como em:
1.  Hebreus 1:4 - Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.
2.  Hebreus 7:7  - Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
3.  Hebreus 11:16  - Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.
E.  A ESTRUTURA DA CARTA – Dividida em duas partes:
1)    Uma parte doutrinária – 1:1-10:18.
2)    E outra parte prática – 10:19-13:25.
F.  VERSÍCULOS-CHAVE - Hebreus 1:1-2 - Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
G. A DATA DA CARTA: A data sugerida é entre os anos 60 e 70 d. C.
Pr. Hiramar Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS