terça-feira, 12 de julho de 2011

Buscando o Senhor


Buscando o Senhor
Jeremias 29:13  - Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
Introdução:
A.   Hoje nós falaremos sobre a busca pela pessoa de Deus.
B.   Para termos uma pequena ideia da importância desse assunto, basta que meditemos sobre como é triste e miserável uma pessoa que vive afastada de Deus.
C.   Levemos em conta que nós fomos criados para viver em perfeita harmonia e comunhão com Deus.
D.   Todavia, o pecado afastou, não apenas o primeiro casal, mas todos nós dessa harmonia e dessa comunhão.
E.   Agora, Deus que continua nos amando, quer que nós nos aproximemos d’Ele e desfrutemos novamente da sua companhia e das suas bênçãos.
F.    É justamente desse assunto que trata, Jeremias 29:13 – Este versículo pode ser dividido em três partes:
1)    Uma Ordem – V. 13a. - Buscar-me-ei.
2)    Uma Promessa – E me achareis – V. 13b.
3)    E um critério para que o encontremos – V. 13c. - Quando me buscardes de todo o vosso coração.
Trans: Começaremos meditando sobre essa ordem...
I. Uma Ordem – V. 13a. - Buscar-me-ei:
A.  Uma ordem é algo muito importante, pois não nos deixa nenhuma alternativa, a não ser, cumpri-la.
B.  Portanto, quando recebemos uma ordem, devemos investigar alguns pontos importantes:
1)    Quem deu essa ordem?
2)    A pessoa que deu a ordem tem autoridade para tal?
3)    Essa ordem é para o nosso bem ou para o nosso mal?
C. Aqui nós temos exatamente uma ordem: “Buscar-me-ei “– É necessário investigar quem deu essa ordem, quem está falando aqui?
1)    Embora estejamos utilizando o livro de Jeremias, essa ordem não partiu dele.
2)    Jeremias era tão somente um profeta, um mensageiro que falava em nome de outra pessoa.
3)    Bem, mas é necessário dizer que existem profetas verdadeiros e falsos.
D. Portanto, façamos uma cuidadosa investigação:
1)  A quem Jeremias servia? De quem ele era profeta e mensageiro? – Ele era profeta do Senhor Deus - Jeremias 1: 4-5 – Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
2)  Em nome de quem ele falava? – Ele falava em nome do Senhor Deus - Jeremias 1:6-7 - Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
3)    De quem ele recebeu essa mensagem? Ele a recebeu diretamente de Deus:
1.  Jeremias 29:4a. - Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel...
2.  Jeremias 29:8a. - Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel...
3.  Jeremias 29:10a. - Assim diz o SENHOR...
E.  Assim, concluímos que essa ordem é de grande importância:
1)    Ela não partiu de um profeta, sacerdote ou de qualquer líder religioso.
2)    Ela não partiu de religião ou de denominação.
3)    Ela partiu do próprio Deus, o único vivo e verdadeiro Deus.
F.  Agora examinemos a natureza dessa ordem: Buscar-me-ei:
1)  A ordem é para que nós empreendamos uma busca – “Buscar” - A palavra buscar significa:
1.    Procurar.
2.    Tentar encontrar.
3.    Tratar de obter.
2)  A ordem é que nós busquemos o próprio autor da ordem: Deus – “Me”:
1.    Empreender buscas é algo que fazemos por toda a vida - Buscamos:
a)    Alimento.
b)    Objetos.
c)    Dinheiro, riqueza.
d)    Pessoas.
2.    Mas quase nunca buscamos a pessoa de Deus.
3.    Aliás, buscar Deus não faz parte da inclinação natural do homem – A própria Bíblia diz - Romanos 3:11 - Não há quem entenda, não há quem busque a Deus.
4.    Mas Deus quer mudar isso – Ele está ordenando: Buscar-me-ei.
a)    1 Crônicas 16:11 - Buscai o SENHOR e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença.
b)    Sofonias 2:3a. - Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra...
3)  A ordem é para que todos empreendam essa busca – ”Buscar-me-ei”:
1.    Aqui Deus estava falando aqui, especificamente ao seu povo que estava no cativeiro Babilônico – Jeremias 29:1 - São estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para a Babilônia.
2.    Mas essa é uma ordem geral – Todos devem buscar a pessoa de Deus -  para todos os povos, para todas as pessoas - Sofonias 2:3a. - Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra...
II. Uma Promessa – E me achareis – V. 13b.:
A.  Umas das experiências mais frustrantes que existem é procurar e não encontrar:
1)    Procurar um objeto e não encontrar.
2)    Procurar a solução para um problema e não encontrar.
3)    E, principalmente, procurar uma pessoa e não encontrar.
B.  Com Deus, isso nunca irá acontecer – Ele é receptível, Ele quer ser achado por nós:
1)  Lucas 11:9 - Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
2)  João 6:37  - Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
3)  Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
C. Deus se deixará achar, não porque nós tenhamos qualquer merecimento; a razão é porque Ele nos ama:
1)  Jeremias 31:3  - De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
2)  1 João 4:19  - Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
D. A grande bênção é essa: Todo aquele que buscar o Senhor, certamente o encontrará.
Ilus: A parábola do filho pródigo, ilustrando Deus e os pecadores - Lucas 15:17-24 - Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.
III. Um Critério Para Que Encontremos Deus – V. 13c. - Quando me buscardes de todo o vosso coração.
A.  Embora Deus esteja disposto a ser achado pelo homem, Ele exige integridade e sinceridade de coração.
B.  Isso mostra que Deus está olhando, primeiramente para dentro de nós, para o nosso coração.
C. Portanto, não basta buscá-lo, é necessário buscá-lo de todo o coração.
1)  Um exemplo negativo - O fariseu da parábola de Jesus - Lucas 18: 11-12 - O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
2)  Um exemplo positivo – O rei Ezequias  - 2 Crônicas 31:20-21 - Assim fez Ezequias em todo o Judá; fez o que era bom, reto e verdadeiro perante o SENHOR, seu Deus. Em toda a obra que começou no serviço da Casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, de todo o coração o fez e prosperou.
D. Assim, aprendemos que é necessário tomar alguns cuidados, na busca por Deus:
1)    É necessário buscá-lo humildemente, pois Ele é um Deus excelso e tremendo  – O Exemplo de Daniel - Daniel 9:3 -Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza.
2)    È necessário buscá-lo reverentemente, com disposição para lhe obedecer  – Isaías 66:2 - Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.
3)    É necessário buscá-lo urgentemente, antes que seja tarde demais  - Isaías 55:6 - Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
4)    É necessário buscá-lo, antes de qualquer outro bem, material ou físico - Lucas 12:31 - Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
5)    É necessário buscá-lo pela mediação de Jesus Cristo - Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Conclusão:
A.   Deus é poderoso e auto-suficiente, Ele não precisa de nós.
B.  Nós somos frágeis e dependentes d’Ele - Atos 17:28 - Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
C.   Portanto, devemos buscá-lo o mais rápido possível, para termos uma vida abençoada aqui na terra e uma vida eterna com Ele no céu.
D. Somente através de Jesus, nós podemos encontrar a pessoa de Deus - 1 Timóteo 2:5 - Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
Pr. Hiramar Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS