sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lições Na Oração de Elias

Lições Na Oração de Elias

I Reis 18: 42-46


Introdução: O Contexto histórico da oração de Elias:
A.   Em tempo de muita rebeldia:
1)    Frieza espiritual.
2)   Idolatria em alta – o deus da vez era baal – 1. Reis 16:31.   
B.   Em tempo de muita dificuldade:
1)    Havia 3,6 anos que não chovia - Lucas 4:25 -  Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra.
2)    Havia fome, falta de água e miséria entre o povo – 1. Reis 18:2,5
3)    Israel tinha maus governantes:
1.    Israel era governado por um Rei mau, chamado Acabe – 1. Reis 16:30.
2.    Este era governado pela esposa - Jezabel era a grande incentivadora da idolatria em Israel.
3.    Ela era conhecida como a mulher mais malvada da história bíblica. Ela mandou matar todos os profetas do Senhor. 1. Reis 18:13
Trans: Como foi a oração de Elias...

I. Oração Dirigida a Deus – V. 42- Subiu ao monte carmelo.
A.   Os montes representam a majestade, o poder e a eternidade de Deus.
B.   A oração do Salmo 121:1-2 - Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
C.   A oração tem sempre que ser direcionada a DeusMat. 6:9 - Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu [nome].
D.   Cristo ensinou orar no nome d’EleJo. 14:13 - E tudo quanto pedirdes em meu [nome], eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

II. Oração Com Atitude de Humildade – V. - 42b – “E se inclinou por terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos”
A.   Notem que a posição de Elias era de humildade.
1)    Ele não estava ali para exigir e sim para pedir.
2)    Pedir é um ato de humildade – 1. Pe. 5:6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da [potente] mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.
3)    A oração é essencialmente uma questão de atitude – Atitude de sinceridade.
B.   Cristo ensinou a pedir, não a exigir – “Pedi e dar-se-vos-á – Mat. 7:7
C.   Aquela oração revelava o caráter de Elias – Ele era um homem humilde.

III. Oração Com Persistência e Paciência - V. 43 – E disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes. 

A.   Elias orou a primeira vez, e mais seis vezes.

1)    O número sete representa a perfeição, o número completo.
2)    Indica que devemos orar mais do que sete vezes.
Ilus: O juiz iníquo
B.   A bíblia ensina:
1)   Rom. 12:12 - Alegrai-vos na esperança, sede [paciente]s na tribulação, perseverai na oração.
2)   Efésios 6:18 - Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.
3)   Filipenses 4:6 - Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.   
4)   Colossenses 4:2 - Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. 
C.   Cristo disse – Mat. 7:7 - Pedi, batei, buscai – Mat. 7:7

 IV. Oração Feita Com FéV. 44 - À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha. 

A.   Notem bem isso:
1)    Havia três anos e meio que não chovia – Lucas 4:25 - Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra. 
2)   E os sinais de chuva eram fracos  - V. 44a.  - À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem.
3)   Mas vejam o recado que ele mandou ao rei – V. 44b. - Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha. 
B.   Normalmente ninguém colocaria o pote na biqueira.
  1. Elias não estava confiando naquela nuvem, e sim na promessa de Deus – 1 Rs 18:1 - Muito tempo depois, veio a palavra do SENHOR a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra. 

 V. Oração de ResultadosV. 45 -  Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel. 

A.   A oração com estas características: A Deus, humildade, persistência e fé; será sempre uma oração de resultados.
B.   É assim que Deus promete - Tiago 5:17-18 - Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.

C.   Esta é a grande promessa de Deus Mat. 7:7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.

Pr. Hiramar Paiva, sexta-feira, 18 de novembro de 2011.



Um comentário:

  1. Irmão,
    Gostei. Notei ontém na EBD que o fim do texto de Mat.7 (vs. 11) diz "vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas" enquanto o mesmo relato por Lucas diz "o Pai celestial dará o Espírito Santo". A lição é que a melhor "boa coisa" seria, da perspectiva então, era pedir o Espírito Santo! Há uma lição ai.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS