quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

 

Mensagem de Ano Novo

Salmo 46:1-3 – 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.

 

Hoje é o dia 31 de dezembro de 2020, isso significa que nós estamos encerrando mais um ciclo. Acredito que é tempo de olhar em duas direções – Para o passado, em uma atitude de reflexão e para o futuro, em uma atitude de projeção.

Devemos olhar para o passado, em uma atitude de reflexão: O ano de 2020 foi difícil, estranho, surpreendente. Neste ano aconteceram fatos inimagináveis – Podemos dizer que este foi o ano, no qual, a terra parou: Fomos atingidos por uma pandemia, com características e intensidade jamais vistas – Até o momento, quando digitava este texto eram 31.276.593 de casos confirmados da COVID-19 no mundo e um total e 977.170 mortes.

O medo deste vírus mortal deixou a humanidade imobilizada: Praticamente, tudo parou: Fábricas, indústrias, instituições de ensino, hotéis, pousadas, casas de comércio, cinemas, teatros, lojas, arenas esportivas e até os templos religiosos.

As economias mundiais, mesmo, as mais robustas, foram destroçadas: Pessoas perderam empregos, empresas faliram, grandes empreendimentos viraram pó.

Hospitais de campanha foram montados pelo mundo a fora, e mesmo assim, faltaram leitos, para tantos infectados. Em alguns lugares, corpos se acumularam nas ruas. Corpos foram sepultados em valas comuns. Milhões de pessoas choraram e continuam chorando, a perda de seus entes queridos.

A COVID-19 tornou mais claros, fatos, que nós já sabíamos, mas que insistíamos em ignorar: A fragilidade da vida humana, as limitações da Ciência, a incapacidade dos governantes mundiais de gerir os problemas humanos, as profecias bíblicas que anunciam que os últimos dias serão difíceis e a nossa inexorável dependência de Deus.

Perplexos, perguntamo-nos: Quando e como, tudo isso passará? Isso terá um fim? Hoje é o dia 31 de dezembro e ainda não temos as respostas para essas perguntas. Fomos obrigados a adotar uma nova peça ao nosso vestuário: A máscara.

Temíamos uma terceira guerra mundial – A nuclear – A última, mas fomos e ainda estamos sendo surpreendidos e afligidos por um inimigo microscópico, quase invisível, e, ao mesmo tempo, gigante.

A pandemia do coronavírus gerou (e continua gerando) angústias, sofrimentos, discriminação, dor, mortes – O caos!

Mas não foi só a pandemia que nos afligiu! Parece que este foi um ano talhado para nos fazer sofrer e chorar.

É possível fazer uma análise bíblica destes fatos? Tanto é possível, como é necessário. Jesus Cristo disse que não cai um pardal sem a permissão de Deus – Claro que Deus não estava dormindo quando este vírus se espalhou pelo mundo e outros eventos se sucederam – Como diz o salmista “Deus não dormita”. De fato, Deus está no controle de tudo! Ele é YHAVE, o Senhor da história.

Também é necessário olhar para o futuro, em uma atitude de projeção. Dentro em breve receberemos um novo ano – Como será esse tempo? Gosto de pensar nas palavras do Salmo 46:1-3 – 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.

Não parece até que o salmista também estava passando por uma grande pandemia? – Vejam de novo os - Vs. 2-3 - Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Porém, no V. 1, ele já anunciara, tanto a realidade das tribulações, quanto o amparo divino - 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações.

Como será o ano novo? Com base nas Escrituras Sagradas, podemos afirmar, tanto a realidade das tribulações, como também da presença de Deus - Ele certamente será o Refúgio, a Fortaleza e o Socorro, para àqueles que O temem e O buscam.

A questão é: Para que queremos estar vivos no ano vindouro? Incomoda essa pergunta? Deixe-me citar as perguntas inquietantes de Jesus – Mc. 8:36-37 – 36 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 Que daria um homem em troca de sua alma?

Você entendeu o cerne da questão? Devemos viver na dependência de Deus, pois somente Ele é suficientemente competente, poderoso e amoroso para cuidar de nós.

Devemos servir Cristo, obedecendo-O e crendo n’Ele, como o nosso Senhor e Salvador. Somente assim, poderemos viver bem, resistir às vicissitudes e estarmos prontos para enfrentar as pandemias da vida e herdarmos o Reino dos céus.

Boas ideias para o novo ano? Cultivemos o hábito da leitura e da prática da Palavra de Deus, façamos o bem a todos, honremos ao Senhor, imitemos o Filho de Deus, dependamos de Deus e vivamos na iminência do Arrebatamento da Igreja! Quem sabe, no próximo ano, teremos um acontecimento muitíssimas vezes mais relevante do a pandemia do coronavírus: A consumação da nossa salvação. Tenham todos um ano abençoado.

Pr. Hiramar e Ritinha Paiva, em 31 de dezembro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS