quinta-feira, 19 de março de 2020

Evidências de que uma igreja está buscando o verdadeiro crescimento e de que realmente está crescendo



1. Ts. 1:5-10
Introdução:
A.   No último sermão, eu apresentei sete sinais de que muitas igrejas estão buscando inchar e não crescer.
B.   Como vimos em sermões anteriores, buscar o crescimento, tanto espiritual, como numérico, é algo nobre e necessário.
C.   Entretanto, há igrejas que estão buscando o crescimento a qualquer preço, neste caso, milhares de pessoas estão sendo atraídas, mas isso, não é crescimento, é na verdade um inchaço.
D.   A questão é: É possível sabermos que uma igreja está de fato crescendo e não inchando?
E.   Para nos ajudar a responder esta importante questão, hoje eu quero apresentar algumas evidências da busca e do verdadeiro crescimento da igreja.
F.    Eu tomarei por base, o texto de 1. Ts. 1:5-10 e o ministério de Paulo na cidade de Tessalônica.

Trans: Notemos as evidências que caracterizam uma igreja que está buscando o verdadeiro crescimento...

I. Primeira Evidência - O verdadeiro Evangelho foi pregado e não heresias humanas – V. 5a. - Porque o nosso evangelho...
A.  Evangelho – Do grego EVANGELION.
1)   Significa – Boas novas.
2)   E qual é a boa nova do Evangelho?
1.    Paulo responde assim - 1 Timóteo 1:15a. - Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.
2.    É importante ressaltar que Paulo tinha ciência do seu chamado – Ele foi chamado para ser servo de Cristo e para pregar o Evangelho de Deus – Rm. 1:1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
2)   Um dos segredos de Paulo era que ele cria eficiência do verdadeiro Evangelho – Ele sabia que não necessitava e nem podia distorcer o Evangelho – Ouçam o que ele escreveu:
1.   Rom. 1:15-16 - 15 Por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. 16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
2.   1. Tes. 2:3-6 – 3 Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; 4  pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. 5 A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. 6 Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros.
3)   Esta ciência está faltando em muitos pregadores modernos.
B.  No caso de Paulo, a sua pregação foi centrada no Senhor e não no homem – Pregação cristocêntrica - V. 8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor...
1)   Infelizmente, hoje, muitas vezes, quando se prega, o que soa é a palavra do homem.
2)   São homens falando doutrinas de homens.
3)   Com o intuito de agradar a homens.
4)   Isso não é a pregação do Evangelho.
5)   Notem como se percebe os verdadeiros pregadores e a verdadeira pregação do Evangelho:
1.   Os que pregam são verdadeiramente mensageiros de Deus – Como João Batista - João 1:23 - Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
2.   Eles anunciam somente o Evangelho – Paulo escreveu assim aos gálatas – Gl. 1:15-16 - 15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue.
3.   A verdadeira pregação do Evangelho tem um personagem principal e insubstituível – Jesus Cristo – 1. Cor. 1: 23 - Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.
4.   Portanto, ouvir o verdadeiro Evangelho, significa ouvir acerca de Jesus, como O Salvador do mundo.
C.   Assim, a igreja de Tessalônica nasceu, e cresceu e se fortaleceu – Pela pregação do verdadeiro Evangelho.

II. Segunda Evidência - A pregação não teve o suporte dos artificialismos ou dos modismos – Mas do poder do Espírito Santo – V. 5b. - Não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós.
A.   Notem bem – O Evangelho foi pregado, no poder do Espírito Santo.
1)   Quando isso acontece, o efeito na vida das pessoas é certo.
2)   O próprio Deus, diz assim Is. 55: 9-11 – 9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 10  Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, 11  assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
B.  Jesus prometeu que enviaria o Espírito Santo – E o Espírito faria a obra de convencimento – Jo. 16: 7-11 – 7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10  da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
C.  Aliás, essa foi a promessa de Jesus – Os seus discípulos testemunhariam d’Ele, sob o poder do Espírito Santo – At. 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
D.  Assim Deus falou a Zorobabel - Zc. 4:6b. - Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
E.   É necessário compreender que somente Deus, pela ação do Seu Espírito pode levar a Palavra ao coração do pecador e fazê-lo entender o Seu plano maravilhoso de Salvação, conceder a verdadeira fé e a própria Salvação.
1)   Isto é, Deus é quem capacita tanto o que anuncia o Evangelho como  o que ouve o Evangelho.
2)   Por isso, Jesus disse a Nicodemos que ele precisaria nascer da água – que é a Palavra de Deus – e do Espírito – Que é o Espírito Santo – Jo. 3:5.

III. Terceira Evidência - A pregação foi feita, sob um forte e sincero amor pelos ouvintes, considerando a situação espiritual deles – V. 5c. - E por amor de vós.
A.   O sentimento existente ali, não era simplesmente para aumentar o tamanho da igreja.
1)   O alvo não era tão somente atrair pessoas e com isso, fazer a igreja “crescer”.
2)   Havia verdadeiro amor pelos pecadores – E quando há amor pelos pecadores, a situação espiritual deles, é levada em conta.
B.   Foi este o modelo que Jesus nos deixou – Ele olhou para os pecadores com sincera compaixão e considerou a situação espiritual deles – Mc. 6:34 - Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.
C.   É notável perceber o grande amor de Jesus aos pecadores, a ponto de chorar por eles, como Ele fez diante da cidade de Jerusalém – Lc. 19:41-44 - Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou 42 e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. 43  Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; 44  e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.
D.   Paulo seguiu este mesmo modelo:
1)   Ele considerou a situação espiritual do seu povo – Rm. 10:1-2 - 1 Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. 2 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.
2)   Ele chegou a dizer que poderia ser separado de Cristo, por amor do seu povo, os judeus – Rm. 9:3 - Porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.
3)   Notem o caráter da pregação de Paulo em Tessalônica – Atos 17:1-3 -1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. 2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, 3 Expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.

IV. Nesse caso, houve verdadeiras e legítimas conversões e verdadeiro crescimento da Igreja – Notem os sinais de verdadeiras conversões e do verdadeiro crescimento da Igreja:
A.  Os ouvintes se tornaram imitadores de Paulo e de JesusV. 6 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
B.  Apesar das tribulações e sofrimentos, o Evangelho pregado foi recebido com grande alegria – V. 6b. - Recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
1)   O resultado?
1.    Vidas foram transformadas – Houve verdadeiras conversões - V. 6a. - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor.
a)    Não é isso que significa ser cristão?
a.    Tornar-se um imitador dos fiéis seguidores de Jesus – 6a. - E vós fostes feitos nossos imitadores...
b.    Alguém pode até achar que ao afirmar assim, Paulo agiu com soberba – Mas notem o que ele diz:
                                                                                   i.      1. Tes. 2:10 - Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.
                                                                                ii.      1 Coríntios 11:1 - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
c.     Agindo assim, Paulo tinha autoridade para dizer – Imitem o meu modo agir – Como ele disse, em:
                                                                                   i.      1 Coríntios 4:16 - Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
                                                                                ii.      1 Coríntios 11:1 - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
                                                                              iii.      Filipenses 3:17 - Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.
C.  Também é dito por Paulo que eles passaram a imitar o exemplo dos crentes da Judeia – 1. Ts. 2:14 - Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus,
D.  Acima de tudo, porém, eles se tornaram imitadores do próprio Jesus – Notem as evidências do verdadeiro crescimento – V. 6b. - Do Senhor...
1)   É importante lembrar, que o mais fiel dos cristãos, pode nos decepcionar.
2)   Por isso, somente Jesus é o nosso modelo perfeito.
1.   Pensando assim, foi que Pedro disse – 1. Pe. 2: 21-22 – 21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22 O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca.
2.   Assim, nós somos desafiados a olharmos para Cristo e imitarmos a pessoa de Deus - Efésios 5:1 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.
3.   Paulo nos exorta assimFp. 2:3-8 - Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. 5  Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
a)   Ser cristão é isso – Imitar o exemplo de Jesus e dos verdadeiros seguidores de Jesus:
b)   Esta atitude, tanto evidencia o crescimento da igreja, como faz a igreja crescer.
E.  O testemunho deles se tornou conhecido por muitos outros cristãos – Vs. 8-9 - 8 Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma; 9 Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro.
1)   Num tempo quando as notícias não corriam, como acontece hoje, o testemunho daqueles irmãos se tornou conhecido por muitos outros cristãos.
2)   Paulo diz que o testemunho deles se espalhou até à Macedônia e à Acaia, e, mais além – V. 8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.
1.   Macedônia e Acaia eram as duas províncias que compunham a Grécia.
2.   Isto significa que os irmãos de Tessalônica se tornaram um exemplo para um país inteiro e até para fora dele.
3.   Paulo diz – Nem há necessidade que nós falemos de vocês para eles – Eles vêm falar de vocês para nós – V. 9 - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro.
a)   Notem que esta igreja era composta, principalmente, de pessoas oriundas do paganismo e não do judaísmo - Aquele povo era idólatra - V. 9a. - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus.
b)   Mas, foi convertido e passou a servir ao Deus vivo e verdadeiro – V. 9b. - Para servir o Deus vivo e verdadeiro.
c)   Notem que a conversão daquelas pessoas é descrita de duas formas:
a.   Negativamente – Abandonaram os ídolos.
b.   E positivamente – Passaram a servir ao Deus vivo e verdadeiro.
4.    Paulo destaca alguns pontos do dia a dia desta igreja:
a)   Fé produtiva1. Tes. 1:3a. - Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé.
b)   Amor abnegado1. Tes. 1:3b. - Da abnegação do vosso amor.
Ø Eles sabiam que precisavam amar – 1. Tes. 4:9 - No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros.
Ø E de fato, amavam – 1. Tes. 4:10a. - E, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia.
c)   Firmeza na esperança de Cristo1. Tes. 1:3c. - E da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
F.   Agindo assim, estes cristãos se tornaram modelos para outros crentes – V. 7 - De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia.
1)   Não é apenas que os irmãos se tornaram um exemplo para os cristãos que estavam assentados ao seu lado.
2)   Eles se tornaram exemplos para os crentes da Macedônia e Acaia – Isto é, para os crentes de um país inteiro – A Grécia.
a)    É este o projeto de Deus para nós – Que nós imitemos Jesus, para que nos tornemos modelos para os outros.
b)   É nesse sentido que o cristão é chamado sal da terra e luz do mundo – Mt. 5:13-16 - 13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14  Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
c)   Sobre se tornar um modelo para os outros cristãos, Paulo diz algo muito sério à igreja de Filipos: Vivam o Evangelho – Fp. 1:27 - Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;
G.  Aquele povo passou a ter uma visão escatológica do futuro – Passou a viver na iminência do Arrebatamento da Igreja – V. 10 - E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos.
1)   Não houve a promessa de uma vida perfeita aqui na terra.
1.   Paulo fala que aqueles irmãos estavam sofrendo – V. 6 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
2.   A esperança deles estava em Cristo – 1. Tes. 1:3 - Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
2)   Houve a promessa que eles podiam esperar o arrebatamento da Igreja – 1. Tes. 4:13-18 - 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
3)   Por que é importante e necessário que a igreja tenha uma visão escatológica?
1.   Para que ela não se apegue às coisas deste mundo - O verdadeiro Evangelho nos manda olhar para além das fronteiras do aqui e do agora Como Paulo escreveu – Cl. 3:1-4 – 1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
2.   Para que ela invista em valores que realmente valem à pena – Mt. 6:19-21 - 19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20  mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
3.   Para que ela não se acomode, mas viva em constante estado de vigilância – Imagine, como seria a vida da igreja, se ela entendesse que a qualquer momento poderá ser arrebatada! Imagine se a igreja vivesse realmente a iminência do Arrebatamento – Ela não se acomodaria – Ela vigiaria:
a)    Mateus 24:42 - Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
b)    Mateus 25:13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
c)    Marcos 13:33 - Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo.
4.   Para que ela compreenda que o seu destino é ser apresentada ao seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo:
a)    É para isto que a Igreja está sendo preparada – Para ser apresentada a Jesus Cristo – Ef. 5: 25-27 - 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
b)    Numa perspectiva escatológica, Pedro nos desafia a um viver em santidade – 2. Pe. 3:11 - Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade.
5.   Para que não fiquemos desanimados frente às batalhas e às tribulações do dia a dia:
a)    Uma igreja pode ficar desanimada por causa das batalhas e tribulações que enfrenta – A esta mesma igreja, Paulo escreveu – 1. Tes. 4:13-18 – 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 4 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
b)    A certeza de que seremos arrebatados deve nos encher de ânimo e de esperança, pois sabemos que a glória que nos está reservada é maior do que os sofrimentos que enfrentamos aqui na terra - Romanos 8:18 - Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
c)    Eu acredito que este é um dos segredos do sucesso ministerial do apóstolo Paulo – Uma visão escatológica do futuro - 1 Coríntios 2:9  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
d)    É interessante notar que os crentes de Tessalônica estavam passando por tribulações, mas não perderam a alegria – 1. Tes. 1:6 - Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo.
2.   Para que ela compreenda a necessidade e a urgência de evangelizar o mundo:
a)    A partir de uma visão escatológica, compreendemos que o destino de uma pessoa será a Salvação ou a condenação.
b)    Eu estou falando do mundo – Mas também, refiro a pessoas que nós amamos, como:
a.   Nossos amigos.
b.   Nossos vizinhos.
c.   Nossos conhecidos.
d.   Nossos parentes menos chegados: Tios, primos...
e.   Nossos parentes mais chegados: Pais, irmãos, filhos...
c)    Notem o que Paulo escreveu aos Tessalonicenses – 2. Tes. 1:6-10 – 6 Se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam 7  e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, 8  em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, 10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho).
d)    Isto deveria nos incomodar e deveria nos impulsionar a evangelizar.
3.   Para que ela não se confunda com o mundo:
a)    Jesus Cristo revelou qual será a atitude do mundo, na sua vinda.
b)    Jesus fez a seguinte advertência – Mt. 24:38-39 - 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
c)    É importante notar, como Paulo considerava o assunto da escatologia, algo relevante – Notem isso:
a.   O tema da Primeira carta aos Tessalonicenses é – A Vinda de Cristo.
b.   E o tema da Segunda carta aos Tessalonicenses é – O Dia do Senhor.
d)    Um exemplo desta preocupação quanto à visão escatológica da igreja, é a sua exortação para que os irmãos não se deixassem enganar por falsos ensinamentos – 2. Tes. 2:1-5 - 1 Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos 2  a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. 3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, 4  o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. 5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?
e)    A crítica de Jesus aos religiosos da sua época – Eles não tinham a capacidade de entender os sinais do tempo Mt. 16:1-3 - 1 Aproximando-se os fariseus e os saduceus, tentando-o, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal vindo do céu. 2 Ele, porém, lhes respondeu: Chegada à tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; 3 e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?
a.   Eles não tinham uma visão escatológica.
b.    Será que nós estamos padecendo do mesmo mal?
4.   A igreja que quer crescer, precisa esta visão escatológica.
A.  Visão escatológica - Isto sim, significa verdadeiro crescimento da igreja.

Conclusão:
A.   A primeira aos Tessalonicenses foi escrita por Paulo, por volta do ano 51 d. C.
B.   Paulo havia pregado o Evangelho, por um curto período de tempo – Talvez por apenas três sábados.
C.  Agora, ele recebeu notícias da igreja – Ótimas notícias da igreja, dadas por Timóteo, o que muito o alegrou – 1. Tes. 3:5-6 - 5 Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor. 6  Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, e, ainda, de que sempre guardais grata lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como, aliás, também nós a vós outros, 7  sim, irmãos, por isso, fomos consolados acerca de vós, pela vossa fé, apesar de todas as nossas privações e tribulação.
D.  Paulo ficou tão impressionado com a fé daquele povo, que reconheceu que eles de fato, eram cristãos V. 1:4 - Reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição.
E.   Então, um dos objetivos por que ele escreveu esta carta, foi para expressar a sua gratidão pelo crescimento e fortalecimento daquela igreja.
F.    Apesar de todos os elogios e da sua gratidão a Deus, Paulo apresentou um desafio àqueles irmãos: Continuem crescendo:
1)   1. Tes. 4:10 - E, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais.
2)   1. Tes. 4:1 - Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais.
3)   1. Tes. 3:12-13 – 12 E o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco, 13  a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
G.  É isso o que nós queremos também – Ver as nossas igrejas verdadeiramente, crescendo e nos alegrando no Senhor.
H.   Mas, para isso, nós precisamos seguir o modelo que encontramos na Palavra de Deus.
Pr. Hiramar Paiva, 19/03/20.




Um comentário:

  1. Caesars Casino Resort Will Help Bring Hope to Indian
    Caesars Entertainment in Las 김제 출장샵 Vegas announced Thursday it will offer 동해 출장안마 a temporary temporary 경산 출장샵 casino to bring the hope 춘천 출장안마 of a new 경상남도 출장안마 visitor

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS