sábado, 13 de abril de 2013

Ensina o Profeta Ezequiel Que O Crente Perde a Salvação?


Ezequiel 18:20-24.
Introdução:
A.      O texto que temos diante de nós hoje, parece para muitos, um dos mais difíceis de se explicar de toda a Bíblia Sagrada.
B.      Principalmente os Vs. 20a. e 24:
1)   V. 20a. - A alma que pecar, essa morrerá.
2)  V. 24 - Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá.
C.      Há muitas pessoas que baseados nestes dois versículos embarcam na ideia de que é possível ao crente perder a salvação.
D.     Será que o profeta Ezequiel estava dizendo que é possível a um só crente perder a salvação?
E.      Eu preguei aqui na Igreja Batista Emanuel alguns sermões baseados neste texto.
F.       Quero apresentar o primeiro destes sermões – Neste primeiro sermão  “embarquei” na ideia de que é possível ao crente perder a salvação – Vamos examinar essa possibilidade e analisar quais as  implicações dessa possibilidade.
I. Embarcando na Primeira Viagem de Que é Possível ao Crente Perder a Salvação:
·         V. 20a.- A alma que pecar, essa morrerá.
·         V. 24 - Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá.
Trans: Vamos imaginar que ao crente seja possível perder a salvação – O que isso significa quais as implicações desta possibilidade?
A.     A Bíblia estaria totalmente cheia de contradições, portanto, não mereceria nenhuma confiança e deveria ser jogada no lixo:
1)    Imaginemos assim: “O crente perde a salvação”Ez. 18:24 - Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá.
2)   O crente não perde a salvaçãoJoão 10:28-29 – Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.  Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. 
3)    Notemos a convicção de Paulo - Romanos 8:1 - Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
B.      Jesus seria um mentiroso, pois a única salvação que Ele prometeu é eterna e definitiva:
1)    João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2)      João 3:36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
3)      João 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
4)      João 6:47 - Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
5)  João 10: 27-29 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
C.      Outros homens que foram usados pro Deus para escrever a Bíblia também seriam mentirosos:
1)      O autor do livro de HebreusHebreus 7:25 - Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
2)    O apóstolo João1 João 5: 11-12 - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
3)      O apóstolo Pedro1 Pedro 1:3-4 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
4)     O apóstolo Paulo – Romanos 8:1-2 - Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
D.     Deus seria um Pai muito cruel e incompetente, pois permitiria que a maior desgraça de todas atingisse os seus filhos: A condenação eterna:
1)     O crente é filho de DeusJoão 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.
2)      Mas se Deus lançasse um filho no inferno que Pai seria Ele? Mas vejam que de fato, nós somos abençoados Ef. 1:3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.
E.      O Espírito Santo seria um grande enganador, pois é Ele que diz ao nosso espírito que nós somos filhos e herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo:
1)   Segundo a Bíblia, um dos ministérios do Espírito Santo é nos convencer da segurança da nossa SalvaçãoRom. 8: 16-17 - O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
2)   E Jesus se à terceira pessoa da trindade como “o Espírito da verdade” – Portanto, Ele não mente jamaisJoão 16:13 - Quando vier, porém o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
F.       A doutrina da redenção seria uma grande farsa:
1)  A doutrina da redenção ensina que nós fomos comprados por Jesus e que o pagamento foi o seu próprio sangue:
1.      Atos 20:28 - Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
2.  Ef. 1:7 - No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.
3.    Apoc. 5:9 - E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.
2)  O que aconteceria se o crente perdesse a salvação? Jesus “devolveria a mercadoria” com defeito e pediria o pagamento de volta?1 Cor. 7:23a. - Por preço fostes comprados.
G.     Deus seria um fracassado, pois planejou salvar os pecadores, mas como os crentes ainda pecam depois de salvos, ninguém seria salvo:
1)  João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2) João 3:17 - Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
H.     Não valeria a pena evangelizar, pois que mensagem anunciaríamos? Aceite Jesus como Senhor e Salvador, mas, isso não garante nada, pois a qualquer momento você poderá se perder de novo?
1)   O que promete a Palavra de Deus aos que creem em Jesus como Senhor e Salvador?
1. João 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
2.  João 10:10 - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância
2) Mas se o crente perde a salvação, essa promessa é mentirosa e não se deve anunciá-la a ninguém.
I.        Não valeria a pena ser crente – Pois ser crente é maravilhoso, mas Paulo diz que se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes dos homens:
1)  1 Cor. 15: 19 - Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
2)  Romanos 8:15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai
Conclusão:
A.      De fato, a Bíblia Sagrada fala de uma só salvação, e esta é eterna.
B.      Mas se é verdade que um crente ao pecar perde a salvação, estamos todos perdidos, pois todos nós pecamos.
C.      É necessário crer que a salvação não é baseada na bondade do homem, mas na bondade de Deus.
D.     E se o crente cair em pecado será castigado, mas não será condenado.
E.      Ouçam bem isso:
1)      1 Pedro 1:3-4 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
2)      Números 23:19 - Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
Pr. Hiramar Paiva, quinta-feira, 11 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS