A Primeira Visão
Apoc. 1:9-3:22.
Introdução:
A. Encontramos nestes versículos o relato da primeira visão que João
teve.
B. Esta visão é dividida em duas partes:
1)
A primeira parte – A visão de
Cristo glorificado – 1:9-20.
2)
A segunda parte – As sete
cartas às sete igrejas da Ásia Menor – 2:1-3:22.
3)
C. Tratarei nesta parte do
estudo, a primeira parte - A visão de Cristo glorificado – 1:9-20.
I. João descreve o
momento da revelação e as condições nas quais ele se encontrava – Apoc.
1:9 - Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na
perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra
de Deus e do testemunho de Jesus.
A. Quando recebeu estas visões, João era um prisioneiro na ilha de
Patmos.
B. Ele havia sido preso por causa do Palavra e do testemunho de Jesus.
C. Há um pensamento de que João recebeu as visões na ilha de Patmos,
mas que escreveu o livro posteriormente, quando já estava em liberdade.
D. É importante notar que João se refere aos seus leitores com palavras
que indicam familiaridades – V. 9a. -
Eu, João, irmão vosso e companheiro
na tribulação.
II. João faz referência
ao Dia do Senhor – V. 10 - Achei-me em
espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de
trombeta.
A. Há uma dúvida sobre o que isso significa – Há duas possibilidades:
1)
João teria sido transportado
em espírito para o dia do Senhor escatológico.
2)
João teria recebido essa visão
num dia de domingo, o dia do Senhor.
B. É mais provável que a referência aqui seja ao dia de domingo – A
expressão dia do Senhor, referindo-se ao domingo era muito usada naqueles dias.
1)
Há narrativas
no Novo Testamento que mostram que os primeiros cristãos costumavam se reunir
no dia de domingo, o dia da ressurreição – Atos 20:7a. - No primeiro dia da
semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão.
2)
Paulo também
indica este fato - 1 Coríntios 16:2 - No primeiro dia da
semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e
vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.
C. O significado da expressão - V.
10a. - Achei-me em espírito...
1)
Significa que João entrou numa
experiência de transe.
2)
Notem que aqui não é aquela
experiência que se refere ao Espírito Santo, que muitos afirmam ter.
D. João diz que ouviu uma voz
-V. 10 - Achei-me em espírito, no dia
do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta.
1)
Ele ouviu a voz por trás dele.
2)
Ele ouviu uma grande voz.
3)
Ele ouviu uma voz como de
trombeta.
E. Esta voz lhe ordenava que escrevesse o que ele iria ver e enviasse
às sete Igrejas –V. 11 - Dizendo: O que vês escreve em livro
e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e
Laodicéia.
III. A Primeira visão
do livro – O Cristo exaltado – V. 12-Voltei-me para
ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro.
A. Quando ouve a voz, João procura ver quem falava com ele - V. 12a.- Voltei-me para ver quem falava comigo...
B. Então tem início a primeira visão – V. 12b. - E, voltado,
vi sete candeeiros de ouro.
C. A primeira coisa que João viu: Sete candeeiros de ouro - V. 12b. - E, voltado, vi sete candeeiros de ouro.
1)
No
tabernáculo, no Santo dos santos havia um único candelabro com sete lâmpadas
- Êxodo 25:31 - Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido
se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas
maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça.
2)
Na visão de
João, os sete candelabros representavam as sete igrejas, que são a luz do
mundo.
3)
É importante
lembrar que o número sete representa totalidade – Assim, a sete igreja do
Apocalipse representam a totalidade das igrejas verdadeiramente cristãs.
4)
Assim como
candelabros serviam para iluminar, os crentes que formam a Igreja, são a luz do
mundo – Mateus 5:14-16 - Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade
edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do
alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim
brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas
obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
IV. A Visão do Filho do
Homem – V. 13-20:
A.
Na sua primeira
visão, João ver Jesus, o Filho do homem – V.13a.- E, no meio dos
candeeiros, um semelhante a filho de homem.
1)
Com frequência Jesus se
apresentou como Filho do homem – Como em:
1.
Mateus 12:8 - Porque o
Filho do Homem é senhor do sábado.
2.
Marcos 8:38 - Porque
qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das
minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na
glória de seu Pai com os santos anjos.
3.
Lucas 9:22 - Dizendo: É necessário que o Filho do Homem
sofra muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes
e pelos escribas; seja morto e, no terceiro dia, ressuscite.
2)
Ao se apresentar assim,
Jesus estava descrevendo o seu divino caráter messiânico e se identificando com
o personagem que aparece numa visão de Daniel, a quem é dado domínio sobre
todas as nações da terra - Daniel 7:13-14 - Eu estava olhando nas
minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do
Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado
domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as
línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu
reino jamais será destruído.
3)
Ao mesmo tempo, o termo Filho
do homem revela a sua humanidade e a sua missão: Morrer numa cruz para ser o
Salvador do mundo – Marcos 10:45 - Pois o próprio Filho do Homem
não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por
muitos.
B.
João descreve a maneira
como Jesus estava vestido - V. 13b.- Com vestes talares e cingido, à
altura do peito, com uma cinta de ouro.
1)
Ele estava com vestes longas
que alcançavam os calcanhares e cingido à altura do peito com uma cinta de
ouro:
2)
Notemos com a BLTH traduz este
versículo - Apocalipse 1:13 - No meio deles estava alguém que parecia com um ser
humano, vestindo uma roupa que chegava até os pés e com uma faixa de ouro em
volta do peito.
1.
Esta era a vestimenta própria do
sumo sacerdote:
a)
Êxodo 28:4 - As vestes,
pois, que farão são estas: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz,
uma túnica bordada, mitra e cinto. Farão vestes sagradas para Arão, teu irmão,
e para seus filhos, para me oficiarem como sacerdotes.
b)
Êxodo 39:29- E o cinto de
linho fino retorcido, e de estofo azul, e de púrpura, e de carmesim, obra de
bordador, segundo o SENHOR ordenara a Moisés.
2.
Mas este tipo de roupa também
podia ser usado por outras pessoas de posição elevada, como profetas.
C.
Agora João descreve aspectos
da aparência de Jesus e mostra como Ele é agora, em seu presente estado de
glória - V. 14-16 - A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como
neve; os olhos, como chama de fogo;os pés, semelhantes ao bronze polido, como
que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.Tinha na mão
direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O
seu rosto brilhava como o sol na sua força.
1)
A cabeça e cabelos eram brancos como João nunca tinha visto – V. 14a. - A sua cabeça
e cabelos eram brancos como alva lã, como neve.
1.
A ideia aqui não é que Jesus
seja velho, fraco ou frágil.
2.
A descrição feita aqui
identifica Jesus como o próprio Deus, a quem Daniel chama o “Ancião de Dias” - Daniel
7:9 - Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se
assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura
lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.
3.
Cabelos brancos também podem
significar: Santidade, eternidade, maturidade e sabedoria.
2)
Os olhos de Jesus eram como chama de fogo – V.
14b. - Os olhos, como chama de fogo.
1.
Significa que o olhar de Jesus
é penetrante e que Ele é onisciente, que Ele ver além da aparência e que
conhece todos os segredos do coração humano.
2.
Isso é testificado, por
exemplo, em - Hebreus 4:13 - E não há criatura que não seja manifesta na sua
presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos
olhos daquele a quem temos de prestar contas.
3)
Os seus pés reluzentes como bronze polido – V. 15a. - Os pés, semelhantes ao
bronze polido, como que refinado numa fornalha.
1.
Os pés
semelhantes ao bronze polido nos fazem lembrar um dos utensílios presentes no
tabernáculo: A bacia de bronze - Êxodo 30:18 - Farás também uma bacia de
bronze com o seu suporte de bronze, para lavar. Pô-la-ás entre a tenda da
congregação e o altar e deitarás água nela.
2.
É provável
que ao se aproximar da bacia de bronze, o sumo sacerdote visse a impureza dos
seus próprios pés e a necessidade de lavá-los.
3.
Assim, quando
pensamos nos pés de Jesus como bronze reluzente, lembram-nos dos nossos
próprios pecados.
4.
Pés como de
bronze também pode ser uma referência à capacidade de Jesus de pisar todos os
seus adversários.
4)
A voz de Jesus era poderosa como a de muitas águas – V.
15b. - A voz, como voz de muitas águas.
1.
Jesus é Deus e há três
versículos na bíblia que comparam a voz de Deus como a estrondo de muitas
águas:
a)
Ezequiel 1:24- Andando
eles, ouvi o tatalar das suas asas, como o rugido de muitas águas, como a voz
do Onipotente; ouvi o estrondo tumultuoso, como o tropel de um exército.
Parando eles, abaixavam as asas.
b)
Ezequiel 43:2- E eis que,
do caminho do oriente, vinha a glória do Deus de Israel; a sua voz era como o
ruído de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.
c)
Apocalipse 1:15- Os pés,
semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz
de muitas águas.
2.
É possível que João empregou
essa figura ao ouvir as águas do mar Egeu batendo nas pedras da ilha onde ele
estava.
3.
Isto significa que quando
Jesus vier para julgar, será bem diferente daquela descrição feita em - Mateus
11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e
humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
5)
João prossegue a sua descrição do Cristo glorificado – V. 16
- Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de
dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
1.
Na sua mão
Ele tem sete estrelas – V. 16a. - Tinha na mão direita sete
estrelas.
a)
As estrelas representam, de
modo particular, os sete pastores das sete igrejas - Apocalipse 1:20 - Quanto ao
mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros
de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros
são as sete igrejas.
b)
De modo geral, as sete
estrelas representam todos os pastores das igrejas que compõem o corpo de
Cristo aqui na terra.
2.
Esta simbologia indica que a
Igreja pertence a Jesus e Ele cuida, tanto das igrejas, como dos pastores:
a.
João 10:28 - Eu lhes dou
a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
b.
Romanos 8:34 - Quem os
condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está
à direita de Deus e também intercede por nós.
6)
João descreve a boca de Jesus – V. 16b. - E da boca saía-lhe uma
afiada espada de dois gumes.
1.
É sempre necessário lembrar
que João está utilizando uma linguagem simbólica.
2.
A espada que sai da boca de
Jesus são as palavras da Bíblia Sagrada - Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é
viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra
até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para
discernir os pensamentos e propósitos do coração.
3.
A própria Palavra de Deus será
usada para julgar os povos -João 12:48 - Quem me rejeita e não recebe as
minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa
o julgará no último dia.
4.
De fato, ninguém terá qualquer
palavra para argumentar contra a espada afiada de dois gumes.
7)
O seu rosto era semelhante ao sol em seu maior fulgor – V.
16c. - O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
1.
Isto mostra glória do Cristo
exaltado.
2.
Enquanto estava aqui na terra
Jesus, embora sendo Deus, tinha aparência de homem e de servo - Filipenses
2:7 - Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em
semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana.
3.
Apenas no momento da transfiguração,
Jesus teve um aspecto parecido com o que João viu aqui - Mateus 17:2 - E foi transfigurado
diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se
brancas como a luz.
4.
Agora João ver o seu aspecto
totalmente diferente, glorificado.
D.
A reação de João à visão - A
visão foi tão forte e impressionante que João caiu como morto - V. 17a. - Quando o vi, caí a seus pés como morto.
1)
Outras pessoas tiveram reação
igual ou parecida diante da glória de Deus:
1.
Isaías - Isaías
6:5 - Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios
impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o
Rei, o SENHOR dos Exércitos!
2.
Ezequiel - Ezequiel
1:28 - Como o aspecto do arco que aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o
resplendor em redor. Esta era a aparência da glória do SENHOR; vendo isto, caí
com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava.
3.
Daniel - Daniel 10:9 - Contudo, ouvi a voz
das suas palavras; e, ouvindo-a, caí sem sentidos, rosto em terra.
2)
A majestade da glória de Deus
é algo grande demais para qualquer homem.
E.
Jesus consola e se
apresenta a João - V.17b.-18 - Porém ele pôs sobre mim a mão
direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último aquele que vive;
estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as
chaves da morte e do inferno.
1)
Jesus diz a João para não
temer – V. 17b. – Não temas.
2)
Jesus se apresenta a João –
V. 17c-18:
1.
Ele é divino e eterno –V.
17c. - Eu sou o primeiro e o último.
a)
Ao se apresentar assim, Jesus
se identifica com o próprio Deus.
b)
Como vemos em:
a.
Isaías 44:6 - Assim diz o
SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro
e eu sou o último, e além de mim não há Deus.
b.
Isaías 48:12- Dá-me
ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro
e também o último.
2.
Ele é aquele que venceu a
morte – V. 18 - E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos
séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
a)
Apesar de ter
morrido, Jesus não apenas ressuscitou, mas permanecerá vivo para sempre - V.
18a. - E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos
dos séculos.
b)
Ele tem as chaves da morte e
do inferno – V. 18b. - E tenho as chaves da morte e do inferno.
a.
Chaves aqui
significa autoridade, como Jesus usou em - Mateus 16:19 - Dar-te-ei as chaves do reino
dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares
na terra terá sido desligado nos céus.
b.
Jesus tem as
chaves da morte ou autoridade sobre a morte:
i.
Isso é
verdade porque Ele mesmo enfrentou a morte e venceu.
ii.
A morte não
deve assustar o crente, pois o nosso Salvador já a venceu –1 Cor. 15:55-57 - Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está,
ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é
a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus
Cristo.
c.
Jesus tem as
chaves ou autoridade sobre o inferno:
i.
A palavra inferno
que aparece aqui é uma referência ao Seol ou Hades, que é o lugar onde estão os
que morreram sem Cristo.
ii.
Na hora
determinada todos os que se encontram no Hades sairão para a prestação final de
contas – O julgamento final – Apoc. 20:13-15 - Deu o mar os mortos que
nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram
julgados, um por um, segundo as suas obras.Então, a morte e o inferno foram
lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E,
se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para
dentro do lago de fogo.
F.
Jesus dá uma ordem a João –
V. 19 - Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de
acontecer depois destas.
1) João deve escrever o que está vendo – V. 19a. - Escreve, pois, as
coisas que viste:
·
Isto é, a visão do Cristo
glorificado.
2) João deve escrever o que está acontecendo – 19b.
- E as que são.
·
Isto é, a situação como se
encontravam as sete igrejas da Ásia.
3) João deveria escrever o que ainda iria acontecer –V.
19c. - E as que hão de acontecer depois destas.
·
Isto é, a consumação do
propósito redentor de Deus, a vinda do reino de Deus e a sua vitória final
sobre as forças do mal.
G.
Uma explicação sobre o
mistério das sete estrelas e os sete candeeiros – V. 20 - Quanto ao mistério das
sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as
sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete
igrejas.
1)
As sete estrelas
representam os sete pastores das sete igrejas da Ásia – V. 20a. - Quanto ao mistério das
sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as
sete estrelas são os anjos das sete igrejas.
1.
Assim como a palavra anjo
significa mensageiro, o pastor é um mensageiro de Deus aqui na terra.
2.
Isto mostra que Jesus
comissiona, zela e cuida dos pastores.
2)
Os sete
candeeiros representam as sete igrejas -V. 20b. - E os sete candeeiros
são as sete igrejas.
1.
Isto significa que Jesus
está presente, no meio da sua Igreja, sustentando-o e cuidando dela.
2.
Veja -Apocalipse
1:13 - E, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes
talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
Pr. Hiramar Paiva, segunda-feira,
25 de março de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS