Apoc. 1:1-3.
Introdução:
A.
A partir de agora nós começaremos
a estudar o livro de Apocalipse de forma expositiva.
B.
Faremos esta exposição
versículo por versículo.
C.
Lembrando-nos das
palavras de Jesus, de que é grave erro não conhecer as Escrituras Sagradas – Mateus
22:29.
D.
E que a melhor maneira
de conhecer as Escrituras Sagradas é estudando-a de forma expositiva, isto é,
versículo por versículo.
I. O título do livro – 1:1a. – Revelação:
A.
Notemos que a palavra
Apocalipse não aparece no livro, mas este nome foi dado desde que o livro
começou a circular entre os cristãos.
B.
A palavra grega
“APOCALUPSIS” tem vários significados, o mais simples é “descobrir algo que
está encoberto”.
C.
No Novo Testamento o
sentido é de revelação especial de verdades divinas desconhecidas aos homens e impossível
de serem descobertas por eles.
D.
Exemplos de usos no
Novo Testamento:
1) Romanos 16:25- Ora, àquele que é poderoso para vos
confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a
revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos.
2) Gálatas 1:12- Porque eu não o recebi, nem o aprendi de
homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.
II. A Origem da Revelação - 1:1b. – De Jesus Cristo:
A.
A origem da revelação
é divina.
B.
João recebeu essa
revelação da pessoa de Jesus Cristo.
C.
É interessante
ressaltar o cuidado de João em demonstrar que aquilo que será registrado nas
páginas deste livro veio a partir de uma inspiração divina.
D. Este era um cuidado constante demonstrado pelas pessoas
que foram usadas por Deus para escrever as páginas da Bíblia Sagrada –
Demonstrar que a sua origem é divina.
E. Paulo, por exemplo, afirma que de Jesus também ele
recebeu a revelação do Evangelho que pregava - Gálatas 1:12 - Porque eu não o recebi, nem o aprendi de
homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.
III. O destino e propósito da revelação – 1:1c. - Que Deus lhe deu
para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele.
A.
O destino da revelação
– “Aos seus servos”:
1) Os servos de Deus, os verdadeiros seguidores de Jesus
Cristo.
2) À Igreja.
B.
O objetivo do livro de
Apocalipse é revelar as coisas que Deus deu a Cristo, que por sua vez revelou a
João.
C.
Entendemos assim estas
palavras:
1) Deus-Pai é a fonte de toda a revelação.
2) Deus-Filho é o agente através do qual esta revelação é
comunicada aos homens.
D.
Isto
no faz lembrar as palavras de Jesus ditas em - Marcos 13:32- Mas a respeito
daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o
Pai.
E.
Encontramos também
aqui, um eco das palavras do profeta Daniel – Compare:
1) Apocalipse 1:1d. – “As coisas que em breve devem
acontecer”
2) Daniel 2:28- Mas há um Deus no céu, o qual revela os
mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos
dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são
estas.
F. Uma informação importante sobre o Apocalipse – Não há
nenhuma citação a qualquer outro livro da Bíblia, apesar disso, todo o seu
conteúdo está em perfeita sintonia com todo o ensinamento das Escrituras
Sagradas.
G.
Há
uma frase aqui que nos chama a atenção
- Apocalipse 1:1d. – “As coisas que
em breve devem acontecer”
1) Os críticos dirão que João cometeu um grande erro aqui,
pois quase dois mil anos já se passaram e as profecias aqui presentes ainda não
se cumpriram.
2)
Tal crítica não deve
nos abalar, pois essa atitude ímpia está devidamente predita na Palavra de Deus
–
2 Pedro 3:2-3 - Tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão
escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e
dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram,
todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
H. Quando João utilizou a expressão “As coisas que em breve devem acontecer”, simplesmente tencionava manter
viva a ideia da iminência do arrebatamento da Igreja, algo que foi tão
enfatizado por Jesus:
1)
A Igreja dos primeiros
dias na vivia a iminência da volta de Jesus – 1Ts 5:4 - Mas vós, irmãos, não
estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa.
3)
A verdade da iminência
do arrebatamento da Igreja foi ensinado pelo próprio Jesus - Marcos
13:35 - Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde,
se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.
IV. O Meio Pelo Qual Estas Verdades Foram Reveladas A João – 1:1d. -
E que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João:
A.
A revelação foi dada a
João através do anjo do Senhor.
B.
A palavra anjo
significa mensageiro.
C.
Os anjos têm um papel
importante neste livro, contudo, apenas a partir do capítulo 17 é que o anjo
aparece como transmissor das visões.
V. João enfatiza que a revelação aqui presente não é especulação
humana, mas é a própria Palavra de Deus -1:2 - O qual atestou a palavra de Deus
e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu:
A.
João
menciona aqui a Palavra de Deus - 1:2a.
- O qual atestou a palavra de Deus.
B.
O termo “Palavra de
Deus” tem alguns significados interessantes na Bíblia Sagrada:
1) Quase sempre é a palavra falada e não escrita.
2) Em algumas passagens do Apocalipse se refere ao
Evangelho - Apocalipse 1:9 - Eu, João, irmão vosso e companheiro na
tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos,
por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
C.
Nesse caso, engloba o
que a revelação dada a João contém.
D. João também menciona aqui o testemunho de Jesus - 1:2b. – E o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.
1) Pode significa o testemunho dado por Jesus Cristo a
alguém, neste caso dado a João.
2) Ou o testemunho acerca de Jesus que é dado por alguém
-
João 1:14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de
verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
E.
Na
Bíblia Sagrada a Palavra de Deus não é meramente um meio de comunicar a
verdade, mas uma entidade ativa e dinâmica
- Salmos 33:9 - Pois ele falou, e
tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.
VI. Um Bem-aventurança relacionada à Palavra de Deus – 1:3 - Bem-aventurados
aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as
coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
A.
Há no Apocalipse sete
bem-aventuranças.
B.
Aqui a bem-aventurança
é pronunciada sobre as Igrejas onde este livro fosse lido em voz alta:
1) Havia um costumo judaico de ler as palavras da Lei de
Deus nas reuniões coletivas - Neemias 8:2 - Esdras, o sacerdote, trouxe
a Lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que
eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês.
2) A Igreja dos primeiros tempos adotou este costume
judaico - Atos 13:15 - Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da
sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação
para o povo, dizei-a.
3) Paulo exortava que as suas cartas fossem lidas em voz
alta nas igrejas - 1Ts 5:27 - Conjuro-vos, pelo Senhor, que
esta epístola seja lida a todos os irmãos.
C.
Há
uma bem-aventurança geral pronunciada por Jesus para todos os que ouvem e praticam
a Palavra de Deus - Lucas 11:28 - Ele, porém, respondeu: Antes,
bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
D. Aqui é dito que bem-aventurados
são os que:
1) Leem.
2) Ouvem.
3) E praticam.
Pr. Hiramar Paiva, quinta-feira,
28 de fevereiro de 2013.
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