I. A autoria do livro: - Apocalipse
1:1-4a.:
A. O autor do livro se
identifica como João:
1) Apocalipse
1:1 - Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos
as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do
seu anjo, notificou ao seu servo João.
2) Apocalipse
1:4a. - João, às sete igrejas que se encontram na Ásia...
3)
Apocalipse 1:9a. - Eu,
João, irmão vosso e companheiro na tribulação...
B. O autor se encontrava exilado
na ilha de Patmos, para onde havia sido levado prisioneiro, por causa da sua
fé:
1)
Isso é indicado em
- Apocalipse 1:9 -
Eu,
João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em
Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do
testemunho de Jesus.
2)
Patmos é uma pequena ilha do mar
Egeu que fica a cerca de 53 km afastada da costa.
3)
Hoje essa ilha pertence à Grécia.
C. O autor se apresenta
usando três títulos:
1) Servo
de Deus – Apocalipse 1:1 - Revelação de Jesus
Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve
devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao
seu servo João.
2) Como
irmão vosso e companheiro nas tribulações - Apocalipse 1:9a.- Eu,
João, irmão vosso e companheiro na tribulação...
3) E
como profeta – Apocalipse 22:9 - Mas ele me disse: -Não faça isso! Pois eu
sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e todos
os que obedecem às palavras deste livro. Adore a Deus!
D.
A
dúvida que poderia ser levantada é sobre a identidade de João – Que João seria
esse?
1) A
posição mais aceita é que João é o filho de Zebedeu, o irmão de Tiago,
discípulo de Jesus; o mesmo João que escreveu o quarto Evangelho e as três
epístolas de João - Mateus 4:21 - Passando adiante, viu
outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no
barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os.
2) Pela
lógica, podemos imaginar que se fosse outra pessoa que não, o João discípulo,
ele teria acrescentado havia informação ao seu nome.
3) Essa
opinião é aceita por cristãos famosos dos primeiros tempos da Igreja, como:
1. Justino
Mártir – Grande teólogo e grande escritor - 140 d. C.
2. Irineu
– Outro grande teólogo e grande escritor - 200 d. C.
4) É
interessante observar que esses homens citaram passagens do livro de
Apocalipse, palavra por palavra.
II. A Data do Livro:
A. A data sugerida é a
ultima década do primeiro século, por volta do ano 96 d. C.
B. Nessa época Domiciano
era o imperador de Roma.
III. Métodos de
Interpretação:
A. O apocalipse é o livro
do Novo Testamento mais difícil de ser interpretado, pois utiliza muitos
símbolos.
B. A dificuldade é: Como
entender esses símbolos, por vezes tão estranhos?
C. Surgiram então quatro
métodos principais para se interpretar o livro de Apocalipse:
1) O
Método Preterista:
1. Considera
que o livro descreve acontecimentos passados.
2. Vê
todas as visões como se referindo a acontecimentos ocorridos durante o império
romano, durante o primeiro século d. C.
3. Segundo
esse ponto de vista, o livro descreve experiências vividas pelos primeiros
cristãos da Ásia Menor, que em breve seriam libertos de suas perseguições.
4. Jesus
voltaria logo, destruiria o império romano e estabeleceria o seu reino aqui na
terra.
5. Claro
que isso não aconteceu, pois estes fatos não se cumpriram.
2) O
Método Histórico:
1. Esse
método encara o livro de Apocalipse como uma profecia simbólica de toda a
história de Igreja até a volta de Cristo e o fim dos tempos.
2. Os
muitos símbolos se referem a diversos acontecimentos da história do mundo
ocidental e da igreja.
3. Assim,
por exemplo, a besta seria o papado e o falso profeta a Igreja Católica Romana.
4. Esse
ponto de vista não faz sentido porque não há como fazer uma associação segura
entre os símbolos do livro e os principais acontecimentos históricos mundiais.
3) O
Método Idealista ou poético:
1. Por
esse método o Apocalipse apresenta apenas uma descrição simbólica do conflito
cósmico espiritual entre o Reino de Deus e os poderes satânicos do mal.
2. O
problema desse método é que João afirma profetizar acerca dos últimos dias -
Apocalipse 15:1 - Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os
sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus.
4) E
o Método Futurista:
1. Este
método interpreta o Apocalipse na sua maioria, como um conjunto de profecia de
acontecimentos futuros, a partir de símbolos, mostrando o assim, o fim dos
tempos.
2. Não
há como negar que a partir do capítulo 4, o livro de Apocalipse trata de
acontecimentos voltados para o fim dos tempos.
3. Este
método parece ser o que melhor se aplica ao Apocalipse.
IV. A Estrutura do
Livro:
A. A estrutura do livro é
a seguinte:
1) Introdução
– Cap. 1.
2) Quatro
séries de “setes”:
1. As
sete cartas às igrejas da Ásia – Caps. 2-3.
2. Os
setes selos – Caps. 5:1-8:1.
3. As
sete trombetas – Caps. 8:2-11:19.
4. Os
sete flagelos Caps. 15:1-16:21.
3) O
julgamento da Babilônia, a civilização apóstata, o triunfo e a consumação final
do Reino de Deus, e a descrição da Jerusalém celestial – Caps. 17-21:5.
4) Admoestações
e promessas finais – Cap. 22:6-21.
B. Se Deus permitir,
estudaremos cada uma dessas divisões, versículo por versículo.
V. O Nome do Livro:
Apocalipse:
A. Significa revelação.
B. No seu sentido
original, significa descobrir algo que está encoberto.
VI. O Tema do Livro: A
vitória de Cristo e de sua Igreja sobre Satanás e os seus seguidores – Apocalipse
17:14 - Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o
Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e
fiéis que se acham com ele.
VII. O Versículo Chave
do Livro
- Apocalipse
1:19 - Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de
acontecer depois destas.
VIII. O Propósito do
Livro:
A. Revelar a pessoa de
Jesus Cristo como o Redentor do mundo e o vitorioso sobre as forças do mal.
B. E apresentar, de forma
simbólica, o programa mediante o qual, Ele cumprirá a sua obra.
Pr.
Hiramar Paiva, quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013.
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