quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Estudos no livro de Apocalipse - Introdução ao Livro



I. A autoria do livro: - Apocalipse 1:1-4a.: 
A.    O autor do livro se identifica como João:
1)      Apocalipse 1:1 - Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João.
2)      Apocalipse 1:4a. - João, às sete igrejas que se encontram na Ásia...
3)      Apocalipse 1:9a. - Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação... 
B.     O autor se encontrava exilado na ilha de Patmos, para onde havia sido levado prisioneiro, por causa da sua fé:
1)      Isso é indicado em - Apocalipse 1:9 - Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 
2)      Patmos é uma pequena ilha do mar Egeu que fica a cerca de 53 km afastada da costa.
3)      Hoje essa ilha pertence à Grécia.
C.    O autor se apresenta usando três títulos:
1)      Servo de Deus – Apocalipse 1:1 - Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João. 
2)      Como irmão vosso e companheiro nas tribulações - Apocalipse 1:9a.- Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação...
3)      E como profeta – Apocalipse 22:9  - Mas ele me disse: -Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e todos os que obedecem às palavras deste livro. Adore a Deus! 
D.    A dúvida que poderia ser levantada é sobre a identidade de João – Que João seria esse?
1)      A posição mais aceita é que João é o filho de Zebedeu, o irmão de Tiago, discípulo de Jesus; o mesmo João que escreveu o quarto Evangelho e as três epístolas de João - Mateus 4:21 - Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. 
2)      Pela lógica, podemos imaginar que se fosse outra pessoa que não, o João discípulo, ele teria acrescentado havia informação ao seu nome.
3)      Essa opinião é aceita por cristãos famosos dos primeiros tempos da Igreja, como:
1.      Justino Mártir – Grande teólogo e grande escritor - 140 d. C.
2.      Irineu – Outro grande teólogo e grande escritor - 200 d. C.
4)      É interessante observar que esses homens citaram passagens do livro de Apocalipse, palavra por palavra.
II. A Data do Livro:
A.    A data sugerida é a ultima década do primeiro século, por volta do ano 96 d. C.
B.     Nessa época Domiciano era o imperador de Roma.
III. Métodos de Interpretação:
A.    O apocalipse é o livro do Novo Testamento mais difícil de ser interpretado, pois utiliza muitos símbolos.
B.     A dificuldade é: Como entender esses símbolos, por vezes tão estranhos?
C.    Surgiram então quatro métodos principais para se interpretar o livro de Apocalipse:
1)      O Método Preterista:
1.      Considera que o livro descreve acontecimentos passados.
2.      Vê todas as visões como se referindo a acontecimentos ocorridos durante o império romano, durante o primeiro século d. C.
3.      Segundo esse ponto de vista, o livro descreve experiências vividas pelos primeiros cristãos da Ásia Menor, que em breve seriam libertos de suas perseguições.
4.      Jesus voltaria logo, destruiria o império romano e estabeleceria o seu reino aqui na terra.
5.      Claro que isso não aconteceu, pois estes fatos não se cumpriram.
2)      O Método Histórico:
1.      Esse método encara o livro de Apocalipse como uma profecia simbólica de toda a história de Igreja até a volta de Cristo e o fim dos tempos.
2.      Os muitos símbolos se referem a diversos acontecimentos da história do mundo ocidental e da igreja.
3.      Assim, por exemplo, a besta seria o papado e o falso profeta a Igreja Católica Romana.
4.      Esse ponto de vista não faz sentido porque não há como fazer uma associação segura entre os símbolos do livro e os principais acontecimentos históricos mundiais.
3)      O Método Idealista ou poético:
1.      Por esse método o Apocalipse apresenta apenas uma descrição simbólica do conflito cósmico espiritual entre o Reino de Deus e os poderes satânicos do mal.
2.      O problema desse método é que João afirma profetizar acerca dos últimos dias - Apocalipse 15:1 - Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus. 
4)      E o Método Futurista:
1.      Este método interpreta o Apocalipse na sua maioria, como um conjunto de profecia de acontecimentos futuros, a partir de símbolos, mostrando o assim, o fim dos tempos.
2.      Não há como negar que a partir do capítulo 4, o livro de Apocalipse trata de acontecimentos voltados para o fim dos tempos.
3.      Este método parece ser o que melhor se aplica ao Apocalipse.
IV. A Estrutura do Livro:
A.    A estrutura do livro é a seguinte:
1)      Introdução – Cap. 1.
2)      Quatro séries de “setes”:
1.      As sete cartas às igrejas da Ásia – Caps. 2-3.
2.      Os setes selos – Caps. 5:1-8:1.
3.      As sete trombetas – Caps. 8:2-11:19.
4.      Os sete flagelos Caps. 15:1-16:21.
3)      O julgamento da Babilônia, a civilização apóstata, o triunfo e a consumação final do Reino de Deus, e a descrição da Jerusalém celestial – Caps. 17-21:5.
4)      Admoestações e promessas finais – Cap. 22:6-21.
B.     Se Deus permitir, estudaremos cada uma dessas divisões, versículo por versículo.
V. O Nome do Livro: Apocalipse:
A.    Significa revelação.
B.     No seu sentido original, significa descobrir algo que está encoberto.
VI. O Tema do Livro: A vitória de Cristo e de sua Igreja sobre Satanás e os seus seguidoresApocalipse 17:14 - Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele. 
VII. O Versículo Chave do Livro - Apocalipse 1:19 - Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. 
VIII. O Propósito do Livro:
A.    Revelar a pessoa de Jesus Cristo como o Redentor do mundo e o vitorioso sobre as forças do mal.
B.     E apresentar, de forma simbólica, o programa mediante o qual, Ele cumprirá a sua obra.
Pr. Hiramar Paiva, quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013.

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