sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma Análise do pecado de Ananias e Safira

Uma Análise do pecado de Ananias e Safira
Atos 5:1-13
Introdução:
A.      A história do pecado de Ananias e Safira é chocante:
1)      A maneira como esse casal se deixou levar pelo pecado, mesmo estando numa igreja tão sadia e liderada pelos apóstolos.
2)      A maneira como Deus os castigou: Deus matou Ananias e Safira.
3)      A reação das pessoas de dentro e fora da igreja: Todos foram tomados de temor.
B.      Cabe também ressaltar a imparcialidade da Bíblia Sagrada:
1)      A bíblia sagrada relata as virtudes daquela primeira igreja.
2)      Mas não omite suas falhas.
C.      Este fato tão chocante está cuidadosamente registrado como parte da história da primeira igreja, certamente para a nossa instrução e edificação.
Trans: Hoje nós estudaremos o relato desse fato tão triste e procuremos descobrir o que podemos aprender...

I. Um Sinal de Alerta Na Igreja de Jerusalém - Atos 5:1a. – Entretanto...
A.      Temos aqui uma conjunção coordenativa: Entretanto:
1)      O que ela indica? Indica ideias adversas e contrárias.
2)      Qual é a sua função? Ligar um fato a outro fato anterior.
B.      Que fato anterior é encontrado aqui? Atos 4:32-37:
1)      Um fato coletiva – A generosidade e a saúde espiritual da Igreja – 4:32-35.
2)      Um fato individual – A generosidade e a saúde espiritual de Barnabé – 4:36-37.
C.      Percebemos que de modo geral a Igreja de Jerusalém estava muito bem:
1)      Contudo há em 5:1 – Um termo que indica que algum problema estava acontecendo.
2)      Notem isso - Atos 5:1a. – Entretanto...
II. Que Problema Estava Acontecendo Na Igreja de Jerusalém? – Vs. 1-10:
A.     O fato se refere a um casal da Igreja – Ananias e Safira – V. 1a. - Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira.
1)      Ananias – Significa o Senhor é gracioso.
2)      Safira – Significa bela.
B.      O que este casal fez de errado? - Vs. 1-2 - Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.
1)      Este casal possuía uma propriedade, vendeu-a e trouxe parte do dinheiro aos apóstolos.
2)      Até aí, aparentemente, tudo estava certo, mas havia uma mentira no meio – A ideia que o casal quis passar é que todo o dinheiro da venda da propriedade havia sido entregue aos apóstolos – V. 8 - Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. 
C.       É importantes sabermos quais pecados estavam envolvidos nesse episódio:
1)      HipocrisiaAnanias e Safira desejavam parecer bons e generosos e com isso, conseguir prestígio diante dos apóstolos e da Igreja: A ideia era parecer tão bons e generosos como Barnabé.
2)      Amor ao dinheiro – Por que não fizeram como Barnabé? Porque amavam o dinheiro – Queriam prestígio e queriam dinheiro:
1.      1 Timóteo 6:10 - Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
2.      Hebreus 13:5 - Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.  
3)      Busca pelos elogios dos homens em detrimento das bênçãos de Deus – O que acontece com quem faz uma boa ação e toca a trombeta? Quero o elogio dos homens, mas perde a recompensa de Deus – Mateus 6:1-4 - Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
4)       Mentira – O casal vendeu a propriedade por um valor e disse que tinha sido por outro valor:
1.      Vejamos:
a)      Vs. 2 - Mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. 
b)      V. 8 - Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.
2.      Ananias e Safira mentiram em três níveis:
a)      Mentiram à Igreja – Certamente a igreja ficou sabendo da grande “generosidade” do casal.
b)      Mentiram à liderança da Igreja: Aos apóstolos:
a.      Atos 5:2 - Mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.  
b.      Atos 5:8 - Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. 
c)      E mentiram a Deus – Provavelmente, fizeram um voto a Deus: Quem sabe, prometeram, que se fossem abençoados, seriam generosos.
a.      Vs. 3-4 - Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
b.        Atos 5:9a. - Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor?  
5)      Deram espaço em suas vidas para Satanás agir:
1.   Notem que Pedro aponta o erro capital de Ananias e Safira: Deixaram-se influenciar por SatanásV. 3 - Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? 
2.   Ananias e Safira tinham pelo menos dois pontos fracos:
1.      Amor ao dinheiro – Eram materialistas.
2.      Amor à bajulação – Gostavam de fazer média com as pessoas e com isso, recebem elogios.
3.   E Satanás explorou esses pontos fracos do casal.
4.   Deus nos manda resistir ao Diabo - Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 
6)      Aliaram-se para praticar o malVs. 1-2, 9a. - 1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, 2  mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. 9  Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.
1.      O lar de crentes deve ser um lugar abençoado.
2.      Quando um se propõe a errar, o outro deve ser opor com veemência – Infelizmente não foi isso o que aconteceu com Ananias e Safira – Em comum acordo, eles decidiram praticar o mal - Ec. 4:9-12 - Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.
III. As Consequências do Pecado de Ananias e Safira: 
A.      Sobre eles mesmos: A Morte, Deus os matou.
1)      Ananias morreuAtos 5:5 - Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. 
2)      Cerca de três horas depois, Safira também morreu – Vs. 7-10 - Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.  Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.
B.      Sobre a Igreja e sobre os demais que tomaram ciência desse fato: Temor:
1)      Atos 5:5 - Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. 
2)      Atos 5:11 - E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos. 
C.      E sobre nós: Qual será a nossa reação? O que aprenderemos com o pecado de Ananias e Safira? O homem tolo aprende apanhando. O homem sábio aprende, vendo outros apanhando.
Conclusão:
A.      O episódio de Ananias e Safira acaba com o mito da igreja perfeita – Não existem igrejas perfeitas – Até mesmo a igreja primitiva, que era uma igreja modelo, não estava imune ao pecado.
B.      Claro que isso não deve nos levar a pensar que o pecado é algo normal – A maneira como Deus castigou esse casal demonstra qual séria é a questão do pecado.
C.      A igreja não deve jamais banalizar o Evangelho, com o pretexto de atrair pessoas – O que houve ali? Muitos até se afastaram da igreja: Com certeza os que não queriam viver de maneira reta diante de Deus - Atos 5:13  - Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. 
Pr. Hiramar Paiva, sexta-feira, 2 de março de 2012.


9 comentários:

  1. Pastor Hiramar,
    Mais um estudo admirável e esclarecedor. Ensina-nos e abre nossos olhos e mente para coisas que já sabemos, porém precisamos ruminar sempre. Entre tantas coisas, gostei muito da frase: O homem tolo aprende apanhando. O homem sábio aprende, vendo outros apanhando. Rogefran

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão:
    Permita-me colocar minha colher de pau no seu guisado, em duas ressalvas:
    1- Você escreveu: "É importante sabermos quais pecados estavam envolvidos nesse episódio. Eu colocaria: "como foi manifestado o pecado de Ananias e Safira", pois nos dias atuais os crentes estão propensos a agir como os católicos, ou seja, classificando o pecado por categorias e valores; uma atitude que tem colaborado muito em um entendimento errôneo da real missão de Jesus.
    2- Sempre que falarmos da "igreja primitiva" a de Jerusalém, não podemos esquecer que essa "igreja" era uma "igreja judaico cristã", ou seja, difere em alguns aspectos da nossa que é "gentílica cristã". Os judeus que estavam em Jerusalém naqueles dias e reconheceram a Jesus Cristo como o Messias através da pregação de Pedro foram encarregados de anunciar o Evangelho a outros povos. Esta, inclusive foi a causa pela qual foram duramente perseguidos - a permanência em Jerusalém - culminando com a morte de Estevão. Assim como muitos de nós hoje.
    Digo isso porque estamos vivendo para e por nossas "denominações" esquecendo que o Reino é apenas um para todos. Por causa de conforto e egoísmo não temos entregue devidamente aos que estão escravos da filosofia do mundo o Sal para temperar seus alimentos, e também a Luz para iluminar seus caminhos.
    Abraços de um Irmão chato e pecador.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. é verdade o pecado tem feito muita gente morrer antes do tempo,principalmente crente esculhambado que agente vive alertando e eles não estão nem um pouco preocupado.infelizmente ainda existe muitos Ananias e muitas Safiras dentro das nossas igrejas.

    ResponderExcluir
  4. Ananias e safira ,nos trouxe a lição de servimos a Deus ,e aos próximo com sinceridade , a Deus com rentidão ,fazer o bem adorar a Deus ,sem esperar nada em troca ,servi sem interesses

    ResponderExcluir
  5. Ananias e safira ,nos trouxe a lição de servimos a Deus ,e aos próximo com sinceridade , a Deus com rentidão ,fazer o bem adorar a Deus ,sem esperar nada em troca ,servi sem interesses

    ResponderExcluir
  6. Ananias nos faz refletir pq tem muitos ananias hj vivendo só pra si.sabemos que não te igreja perfeita mas muitos hj vivem so pensando no dinheiro e esquecendo de Deus. Esse é um exemplo bem claro. Se Deus hj fosse fazer da mesma forma os primeiros eram os apostolos. E pastores.

    ResponderExcluir
  7. Ananias nos faz refletir pq tem muitos ananias hj vivendo só pra si.sabemos que não te igreja perfeita mas muitos hj vivem so pensando no dinheiro e esquecendo de Deus. Esse é um exemplo bem claro. Se Deus hj fosse fazer da mesma forma os primeiros eram os apostolos. E pastores.

    ResponderExcluir
  8. A paz do senhor aos amados; mas como seria os pastores e Apóstolos que seria mortos sendo que Deus usou foi um apóstolo para punir Ananás e Safira ? Esta é uma boa desculpa para quem não gosta de dissimar dizer que os pastores que estão errados;se Existe pastores que rouba menbros são muito mais!!!

    ResponderExcluir
  9. Como seria pastores e Apóstolos que seria mortos sendo que Deus usou foi um dos Apóstolos para polir Ananias e Safira esta seria uma boa desculpa para os que não gosta de dizimar me perdoa meus irmãos mas existe pastores e apóstolos ladrões membros existe muito mais não podemos generalizar as coisas porque existe pessoas corretas e incorretas no palco mas também na plateia

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS