sexta-feira, 9 de março de 2012

Vinte Perguntas Importantes Sobre Missões

1)    O que é missão?

1.      Segundo o dicionário da língua portuguesa Aurélio: Encargo, poder dado a alguém para fazer alguma coisa: cumprir uma missão. / Função temporária e determinada de que o Governo encarrega um agente especial: missão científica. / Série de pregações para instrução dos fiéis ou para a conversão de grupos: dirigir uma missão. / Estabelecimento de missionários.

2.      No contexto bíblico: É o esforço empreendido no sentido de fazer conhecido por todos os homens, o Evangelho e a pessoa de Jesus - João 10:16 -  Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. 
2)    Qual a motivação para fazer missões?
1.     O Amor a Cristo e aos homens.
2.      João 15:8-10 - Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.
3)    De onde vem a capacitação para se fazer missões?
1.      Do alto, de Deus.
2.       Atos 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 
4)    Qual o lema de missões?
1.      Conhecê-lo e fazê-lo conhecido. (Jesus).
2.      Atos 2:36  - Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 
5)    Qual deve ser a visão de missões?
1.      Da pessoa que está mais próxima de nós e que ainda não nasceu de novo, até aos confins da terra.
2.      Vejamos:
a)     Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 
b)     Atos 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 
6)    Qual o suporte financeiro para missões?
1.      Dízimos e ofertas.
2.       Fil. 4:15-18 - E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros;  porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.
7)    Qual o alvo de missões?
1.      Levar o Evangelho a toda criatura.
2.      Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 
8)    Quanto tempo nos resta para fazer missões?
1.      Pouco, o tempo que temos é escasso.
2.      João 9:4 - É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
9)    Quem deve fazer missões?
1.     Todos os verdadeiros crentes em Jesus Cristo.
2.     Atos 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 
10)                      Como podemos fazer missões?
1.      Orando, indo, enviando, contribuindo, evangelizando, etc.
2.      Lucas 10:2 - E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. 
11)                      Quem foi o primeiro missionário?
1.      Deus que buscou os primeiros pecadores: Adão e Eva.
2.      Gn. 3:8-9 - Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
12)                      Onde encontramos Jesus fazendo missões?
1.      Um exemplo é o seu encontro com a mulher samaritana.
2.      João 4:1-30.
13)                      Qual é o texto conhecido como a grande comissão?
1.      No Evangelho de Mateus 28:18-20 – Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
2.      E no Evangelho de Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 
14)                      Quem foi chamado para ser missionário aos gentios?
1.      O apóstolo Paulo.
2.      Efésios 3:8 - A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo.
15)                      Como Paulo via o ministério de missões?
1.      Como uma obrigação.
2.      1 Coríntios 9:16 - Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! 
16)                      O que Paulo estava disposto a dá em nome de missões?
1.      A sua própria alma.
2.      Romanos 9:3 - Porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne. 
17)                      O que desqualifica alguém para missões? E por quê?
1.     Olhar para trás, pois ao fazermos isto, tiramos os olhos de Cristo.
2.      Lucas 9:62 - Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. 
18)O que Cristo exigiu de Pedro para torná-lo um missionário?
1.      Que verdadeiramente o amasse.
2.      João 21:15 - Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 
19)                      Que palavras Jesus usou para chamar os seus primeiros discípulos e o que isso exigia deles?
1.      Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens. Uma troca de valores e segui-lo.
2.      Lucas 5:1-11.
20)                      Você já é um missionário? Já está fazendo missões?
 Pr. Hiramar Paiva, sexta-feira, 9 de março de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS