sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Verdades e reflexões sobre a morte



Verdades e reflexões sobre a morte: você também fica chocado com a morte? Você já se perguntou por que as pessoas morrem? Você gostaria de saber quem é a solução para a morte?
Pr. Hiramar Paiva.
A todo instante, seja de forma pessoal, pela mídia escrita, falada ou televisionada, somos informados acerca da morte de alguém. As razões são diversas: Causas naturais, acidentes áreas, acidentes automobilísticos, acidentes de trabalho, catástrofes naturais, como: Enchentes, terremotos, maremotos. Em todos esses casos, percebemos que a morte não é elitista, pois morrem ricos e pobres, famosos e anônimos, reis e plebeus. De igual modo, a morte não respeita a idade de ninguém, tanto crianças, como jovens e anciãos têm as suas vidas ceifadas. Quanto a nós, falamos na maior naturalidade (uma naturalidade, apenas aparente) que um dia também chegará a nossa vez, afinal de contas “não nascemos pra semente”. Bem, é isso que dizemos todos os dias e é isso que ouvimos as pessoas dizerem todos os dias. Contudo, a questão não é tão simples assim, de fato, a morte é uma experiência extremamente chocante e terrivelmente aterradora.
Por mais que procuremos transmitir tranquilidade ao falarmos desta “etapa” da vida, a morte é sim a experiência que mais assusta e que mais “mexe” com o ser humano. Tanto isso é verdade, que a maioria foge desse assunto, como o Diabo foge da cruz. Sinceramente, eu acho que fugir do assunto não é a saída mais sensata. É necessário trazer esse tema à discussão, pois um dia também chegará a nossa vez de enfrentar o último inimigo.
Existem muitas questões sobre a morte que devem ser discutidas e refletidas. Em primeiro lugar, é necessário ponderar sobre onde encontraremos as informações seguras sobre esse tópico tão relevante. Eu quero propor a Bíblia Sagrada, a Santa e infalível Palavra de Deus. Sugiro a Bíblia Sagrada, pois, o tema em pauta transcende os limites da sabedoria humana. Recorramos, pois, ao livro que também transcende os limites da sabedoria humana, a Bíblia Sagrada, o livro cujo autor é o próprio Deus. É necessário entender, do ponto de vista bíblico, o que significa a palavra morte e qual o sentido do termo morrer. A palavra morte significa, simplesmente, separação. A Palavra de Deus fala de três tipos de mortes: A morte espiritual: estado, no qual, o homem se encontra separado de Deus; a morte física: Ocorre quando o espírito se separa do corpo; e a morte eterna: Situação na qual o indivíduo é lançado no inferno e viverá para sempre, separado da pessoa e da presença de Deus.
Claro também que quando se fala de um assunto de tão grande importância, não se pode deixar de questionar o motivo pelo qual nós morremos ou o que causa a morte. Eu imagino que nesse ponto da reflexão, muitos se apressarão e facilmente enumerarão dezenas de razões: Violência urbana (e agora também rural), enfermidades, guerras, acidentes de várias formas e em vários ambientes, catástrofes naturais, velhice, etc, etc, etc. Eu preciso dizer que essas são apenas as causas secundárias da morte. A causa primária da morte, em todas as suas formas, é o pecado. Isso mesmo, a causa da morte é o pecado. Nós morremos, porque pecamos. Todos nós estamos debaixo da maldição da morte, porque todos nós somos pecadores. A Bíblia Sagrada afirma isso de forma categórica: Porque o salário do pecado é a morte. (Romanos 6:23a.). Para entender melhor essa relação de causa e efeito existente entre o pecado e a morte, é necessário olhar para o primeiro casal de seres humanos: Adão é Eva. Quando Deus criou o primeiro homem fez uma determinação muito séria e solene: Ele poderia comer de toda a árvore do jardim, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal. (notem, como Deus foi generoso, de toda a vasta criação da flora, Ele privou o homem apenas de uma das árvores do jardim). Com essa proibição, Deus também anunciou o castigo, caso houvesse desobediência: O castigo seria exatamente a morte: E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:16-17). Não somente Adão, mas também Eva, comeram do fruto que Deus proibira: Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.  (Gênesis 3:6). A partir daquele momento, o homem passou a viver debaixo da maldição da morte. Pelo pecado cometido, ele se separou de Deus, pois o pecado constitui uma “parede” que separa a criatura do Criador. Isso foi muito bem ilustrado, pelo fato de ter sido o homem e a mulher expulsos do Éden e da presença de Deus: Gênesis 3:23 - O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.  Essa é a morte espiritual. Igualmente, por causa do pecado, veio a morte física: Gênesis 3:19b. - Porque tu és pó e ao pó tornarás. Pelo mesmo motivo, veio a morte eterna: O homem que morre em seu estado natural, sem confessar os seus pecados a Deus e sem confessar a pessoa de Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, é lançado no inferno: João 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.  Para que não haja qualquer dúvida, o apóstolo Paulo afirma: Romanos 5:12 - Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. É necessário dizer que Deus não é o culpado pela morte de ninguém. Quando morre alguém, podemos ter certeza que isso tem relação direta com o pecado, pode ser o pecado universal, por exemplo, a morte por “causas naturais” ou pode ser causado por um pecado pessoal, por exemplo, alguém que se embriaga e ultrapassa os limites de velocidade (isso é um pecado pessoal) e morre em um acidente automobilístico. Observando a questão por esse prisma, fica mais fácil compreender por que a morte é algo tão difícil de aceitar: O homem foi criado sem pecado, portanto, para viver eternamente. Pode-se dizer assim: no DNA de todos nós está escrito a palavra vida, e não morte. Ao mesmo tempo, olhando toda a maldade do coração humano, a morte deveria ser encarada como algo natural para quem, deliberamente, ousou desabedecer uma ordem divina. Ninguém se choca, ao olhar para o alto de uma mangueira e encontrar uma manga, visto que o fruto natural da mangueira é a manga; semelhantemente, o fruto natural do pecado é a morte.
Uma última questão não pode ser ignorada: Há solução para a morte? Há sim, Jesus Cristo o Filho de Deus é a solução para a morte. Jesus é a solução para morte, porque Ele age na origem do problema que é o pecado. Ele morreu e derramou o seu sangue remidor e purificador; como diz João: 1 João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.  Jesus é a solução para a morte, pois Ele a enfrentou e a venceu. Isso mesmo, Jesus morreu, mas a morte não o deteve, pois no terceiro dia Ele ressurgiu, como testificam as Escrituras Sagradas: 1 Coríntios 15:3-4 -  Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Jesus é a solução para a morte, pois Ele declarou que é a ressurreição e a vida: João 11:25  Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. Finalmente, podemos afirmar que Jesus é a solução para morte espiritual, pois Ele nos aproxima de Deus; Ele é a solução para a morte física, porque Ele ressuscitará todos os que morreram; Ele é a solução para a morte eterna, porque Ele concede a vida eterna, infinita e abundante com Deus - João 10:28 - Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 
Pr. Hiramar Paiva, sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012.

Um comentário:

  1. Somente em Deus encontramos solução para tudo, inclusive a morte. Afinal, ele foi o único que venceu a morte e nem a morte pode nos separar dele. Nada nos separa´do amor de Deus, inclusive a morte não fará isto: Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Romanos 8:38

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS