sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Prega a Palavra


Prega a Palavra
2 Tim. 4:1-5
OBS:  Sermão pregado no templo da Igreja Batista Filadélfia em Umarizal, RN, na noite do dia 26 de janeiro de 2012, por ocasião das festividades alusivas ao quarto aniversário da Rádio comunitária Fraternidade FM, 104,9.
Introdução:
A.    Um dos aspectos mais positivos que temos em nosso país é a liberdade de culto.
B.    No nosso país, qualquer cidadão, independentemente de sua posição religiosa, pode se reunir com seus pares, defender e propagar as suas convicções.
C.    Neste contexto de liberdade religiosa, as rádios comunitárias têm sido um poderosíssimo instrumento de propagação da fé.
D.    Para nós evangélicos as rádios comunitárias têm sido:
1)    Uma porta aberta para a propagação do verdadeiro e genuíno cristianismo.
2)    Ao mesmo tempo, essa porta aberta vem acompanhada de uma grande responsabilidade:
1.    Para os que anunciam o Evangelho.
2.    E para os que ouvem o Evangelho.
E.    Creio eu que este é um momento propício para fazermos uma reflexão:
1)    Os pregadores: De que maneira temos utilizado essa porta que nos foi aberta?
2)    Os que ouvem o Evangelho: Qual tem sido a reação diante desta oportunidade de ouvir o Evangelho?
Trans:  A minha intenção nesta noite é que nós foquemos a nossa atenção neste texto da Palavra de Deus, escritas por Paulo ao jovem pastor e pregador Timóteo.

Trans: Em primeiro lugar Paulo aponta a responsabilidade principal dos que têm a incumbência de anunciar o Evangelho...
I. A Nossa Responsabilidade É Pregar – “Prega” – V. 2a.
A.    Qual o significado do termo Pregar? O que é uma pregação?
1)    No contexto do Novo Testamento pregação:
1.    É a proclamação pública do cristianismo ao mundo não cristão.
2.    A verdadeira pregação não é um mero discurso de caráter religioso.
3.    Pregar não significa divulgar uma denominação religiosa, mas anunciar o verdadeiro cristianismo.
2)    No Novo Testamento são empregados certos termos específicos para se referir a atividade de pregar:
1.    KERYSSO – Proclamar como um arauto.
a)    O que é um arauto?
a.    No mundo antigo, referia-se a um homem de reconhecido caráter e idoneidade.
b.    O arauto era empregado pelo Estado para fazer todos os tipos de proclamações que fosse do interesse do povo.
b)    Portanto, pregar é anunciar como um arauto.
2.    EUANGELIZOMAI:
a)    Significa levar as boas novas.
b)    Este vocábulo é derivado da palavra ANGELLO.
c)    Que por sua vez origina a palavra ANJO, que quer dizer MENSAGEIRO.
B.    Assim, podemos afirmar que o verdadeiro pregador é um mensageiro chamado e enviado por Deus.
Ilus: Em segundo lugar, Paulo aponta qual deve ser o objeto da nossa pregação...
II. O Objeto da Pregação Ou O Que Deve Ser Pregado - “Prega a Palavra” – V. 2a.:
A.    O objeto de ocupação do arauto da fé é pregar a Palavra.
B.    Isto é, a função do verdadeiro mensageiro que está a serviço de Jesus é anunciar a Palavra.
C.    Contudo é necessário sabermos que Palavra é essa – Qual o significado aqui do vocábulo palavra?
1)    Existem no Novo Testamento dois termos que se referem à Palavra:
1.    RHEMA:
a)    Utilizado por Jesus, por exemplo, na parábola do semeador, quando Ele declarou - Lucas 8:11 - Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. 
b)    Algumas vezes, Jesus empregou a expressão “MINHAS PALAVRAS” - Mateus 24:35 - Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. 
c)    No entendimento da Igreja primitiva a Palavra se referia à mensagem revelada por Deus aos apóstolos – A Palavra Inspirada
d)    Esta Palavra recebeu do Apóstolo Paulo certas designações especiais:
a.    Palavra da Vida – Filipenses 2:16 a.- Preservando a palavra da vida.  
b.    Palavra da Verdade – Efésios 1:13 - Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade.
c.    Palavra da Salvação – Atos 13:26 - Irmãos, descendência de Abraão e vós outros os que temeis a Deus, a nós nos foi enviada a palavra desta salvação. 
d.    Palavra da Reconciliação – 2 Coríntios 5:19 - A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 
e.    E Palavra da Cruz - 1 Coríntios 1:18 - Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 
2.    LOGOS:
a)    Refere-se à mensagem do Evangelho Cristão.
b)    O termo LOGOS é empregado em textos, como:
a.    Marcos 2:2 - Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. 
b.    Gálatas 6:6 - Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 
c)    É muito importante dizer que esse termo grego LOGOS é utilizado no Novo Testamento como um título para se referir à de pessoa Jesus Cristo:
a.    João 1:1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
b.    João 1:14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
d)    Qual a importância disso – É que nos mostra que pregar significa, fundamentalmente, anunciar a pessoa de Jesus.
Trans: Agora, é necessário sabermos...
III. De Que Maneira A Palavra Deve Ser Anunciada – V. 2c. Insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
A.    Com insistência – V. 2c. Insta:
1)    Ilustrada no chamado de Deus ao profeta Ezequias:
2)    Ouçam bem isso:
1.    Ezequiel 2:7 - Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.
2.    Ezequiel 3:11  - Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e, quer ouçam quer deixem de ouvir, fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus.
B.    Com ousadia – V. 2d. - Quer seja oportuno, quer não:
1)    Ilustrada no chamado de Deus ao profeta Jeremias:
2)    Ouçam bem isso – Jeremias 1: 8-10 - Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
C.    Com sinceridade – V. 2e. - Corrige, repreende, exorta.
1)    Muito vezes o pregador cai no erro de não corrigir, repreender e exortar os seus ouvintes.
2)    Ele se torna um pregador insincero – Ele não ministra ao povo, o que o povo necessita ouvir, mas o que o povo quer ouvir.
3)    Mas notem qual era a atitude de Paulo - Gálatas 1:10 - Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. 
D.    Com amor – V. 2f. Com toda longanimidade.
1)    Longanimidade é PACIÊNCIA.
2)    É a capacidade de não mudar o foco ou a determinação, apesar das dificuldades.
3)    Por tudo isso, o amor é imprescindível - 1 Coríntios 8:1a. - O saber ensoberbece, mas o amor edifica. 
E.    Com conteúdo – V. 2g. – E doutrina.
1)    Doutrina significa:
1.    Ensinamentos.
2.    Conjunto de princípios.
3.    É a pregação com essência e conteúdo.
2)    Tudo isso hoje está cada vez mais raro - 1 Pedro 2:2 - Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.
IV. Uma Palavra de Advertência Aos Que Pregam E Aos Que Ouvem A Palavra – Surgiria Uma Atitude de Verdadeira Rejeição À Palavra De Deus – V. 3-4 - Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
A.    Notem a atitude de verdadeiro repúdio à sã doutrina – V. 3a. - Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina.
B.    Surgiriam pregadores com o desejo satisfazer os interesses de cada indivíduo – V. 3b. - Pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças
C.    Muitos iriam demonstrar verdadeira ojeriza à Palavra – V. 3c. Como que sentindo coceira nos ouvidos.
D.    Haveria a aceitação da mentira humana em detrimento da verdade divina – V. 4 - E se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
V. Uma Admoestação Final Aos Pregadores - V. 5 - Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
A.    Uma atitude diferente daquela praticada pela maioria – V. 5a. - Tu, porém.
B.    Sobriedade Cristã – V. 5b. - Sê sóbrio em todas as coisas.
C.    Disposição e abnegação – V. 5c. - Suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista.
D.    Fidelidade em cumprir o ministério – 5d. - Cumpre cabalmente o teu ministério.
Conclusão:
A.    Esta exortação deve ser levada a sério por todos nós, por uma razão muito forte.
B.    Todos nós daremos contas a Deus: Tanto os que pregam, como os que ouvem, quer estejamos vivos ou mortos - 2 Timóteo 4:1 - Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
Pr. Hiramar Paiva, terça-feira, 26 de janeiro de 2012.

2 comentários:

  1. Muito bom. Infelizmente a maioria dos pregadores tem buscado os novos instrumentos de divulgação com o único interesse de promover suas próprias "igrejas'. A sã doutrina e o Reino de Deus não fazem parte do conteúdo da maioria das pregações e ensinos.
    De todo coração, amei essa pregação. Como seria bom se os os grandes líderes religiosos tivessem o prazer de pregar dessa forma.
    Abraços.
    Fabio,cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu irmão Fábio, muito obrigado por seus comentários sempre inteligentes e racionais. Continue acessando o meu blog e deixando seus comentários.
      Hiramar Paiva - cristaodebereia.blogspot.com

      Excluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS