Salmo 139
Introdução:
A. Hoje temos diante de nós um dos mais belos e magníficos poemas da coletânea dos salmos.
B. O salmo 139 nos mostra que se tivermos qualquer impressão menos grandiosa sobre Deus, tal impressão deve ser logo abandonada.
C. Aqui encontramos uma estupenda declaração acerca de três notáveis atributos de Deus:
1) A sua Onisciência – Vs. 1-6.
2) A Sua Onipresença – Vs. 7-12.
3) E o Seu Poder Criador – Vs. 13-18.
D. Ao escrever este salmo e meditar na grandeza de Deus, o seu autor, o rei Davi foi tomado por um sentimento de profunda admiração, quase de êxtase.
E. Esse estado do salmista é expresso, sobretudo, no 6, onde ele, de um modo muito peculiar resume todo o pensamente deste salmo – V. 6 - Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.
F. Ao mesmo tempo, Davi foi levado a tomar três atitudes que nós também deveríamos copiar:
1) Exaltar o nome do Senhor.
2) Considerar como seus inimigos, aqueles que são inimigos de Deus.
3) Pedir que Ele examinasse o seu coração e que corrijisse todo mal nele existente.
Trans: Em primeiro lugar, Davi apresenta...
I. Deus, O Onisciente – Vs. 1-6:
A. A onisciência é um atributo da pessoa de Deus, que lhe dar a capacidade de conhecer todas as coisas e cada ser humano.
1) Esta capacidade de Deus é descrita aqui de maneira vívida e concreta, e não é apenas o seu poder de compreender todas as coisas, mas de ter conhecimento de tudo aquilo que ocorre em toda a parte.
2) Tão incrível é essa capacidade que somente Deus a possui.
B. Notem como a onisciência de Deus é notável:
1) ELE CONHECE A NOSSA ÍNDOLE E O NOSSO CARÁTER – V. 1 - SENHOR, tu me sondas e me conheces.
1. Você teria coragem de dizer que conhece a pessoa que está sentada ao seu lado? Sua índole? Seu caráter? Você sabe que tipo de pessoa é ela?
2. Complicado não é? Complicado, pois nós não temos a capacidade ver o caráter e a índole; nós vemos a aparência.
3. Deus nos conhece, Ele sabe que tipo de pessoa somos nós, porque Ele ver o caráter e a índole de todos nós.
2) ELE CONHECE TODAS AS NOSSAS AÇÕES, DAS MAIS SIMPLES ÀS MAIS COMPLEXAS, ELE SABE TUDO AQUILO QUE FAZEMOS, DURANTE TODO O TEMPO DAS NOSSAS VIDAS - V. 2a.-3 – Sabes quando me assento e quando me levanto. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
3) ELE CONHECE TODAS AS NOSSAS PALAVRAS, ANTES MESMO QUE NÓS AS PRONUNCIEMOS – V. 4 - Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.
4) ELE CONHECE ATÉ OS MEUS PENSAMENTOS – V. 2b. - De longe penetras os meus pensamentos.
5) EM FIM, DEUS CONHECE TUDO A NOSSO RESPEITO – V. 5 - Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.
C. È muito importante ter em mente, que é a Este Deus a quem todos nós hemos de prestar contas - Hebreus 4:13 - E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
II. Deus, O Onipresente – Vs. 7-12:
A. A onipresença de Deus significa que Ele está presente em todo lugar.
B. Para enfatizar esse atributo divino, Davi faz uma pergunta que muito provavelmente, todos nós já fizemos – V. 7 - Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
C. Algumas tentativas de fugir da presença de Deus são sugeridas aqui:
1) QUE TAL SUBIR AO MAIS ALTO DOS CÉUS? V. 8a. - Se subo aos céus, lá estás.
2) QUE TAL DESCER ÀS PROFUNDEZAS DO SEOL? - V. 8b. - Se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também.
3) QUE TAL SE ESCONDER NA IMENSIDÃO DO ORIENTE OU DO OCIDENTE? - Vs. 9-10 - Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
4) QUE TAL BUSCAR A DENSIDADE DAS TREVAS E TENTAR SE ESCONDER NA ESCURIDÃO? Vs. 11-12 - Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.
D. A conclusão é: Fugir da presença de Deus é simplesmente impossível.
1) O profeta Jonas aprendeu isso da pior maneira possível – O Senhor o mandou ir para a cidade de Nínive, mas ele pensou que poderia fugir da sua presença - Jonas 1:3 - Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
2) Mas o Senhor mandou uma tempestade que castigou o navio onde ele estava - Jonas 1:4 - Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.
3) Jonas quis fugir para as profundezas do oceano, mas o Senhor mandou um peixe que o engoliu - Jonas 1:17 - Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.
4) Como viu que não tinha como fugir, Jonas orou a Deus e passou a lhe obedecer - Jonas 2:1 - Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus.
III. Deus, O Criador de Todas As Coisas – Vs. 13-18:
A. O pensamento aqui é:
1) Deus não apenas vê o invisível e penetra no inacessível, como também é operante ali.
2) Ele é, na verdade, o autor de cada detalhe do nosso ser
B. Notemos como o salmista apresenta essas verdades :
1) FOI ELE QUEM NOS FORMOU DESDE O VENTRE MATERNO, DE UMA MANEIRA ASSOMBROSAMENTE MARAVILHOSA – V. 13-14 - Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.
2) ELE ESTAVA PRESENTE, AGINDO E OPERANDO QUANDO CADA OSSO NOSSO ERA FORMADO – V. 15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
3) ELE NOS VIU E CONHECEU O NOSSO FUTURO, QUANDO NÓS ÉRAMOS AINDA O OVO OU ZIGOTO – V. 16 - Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
IV. Diante de tais manifestações do poder de Deus, o salmista assume três atitudes que nós deveriamos copiar – Vs. 17-23:
A. Primeira atitude - Exaltar o nome do Senhor – Vs. 17-18 - Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.
B. Segunda atitude – Considerar como seus inimigos, aqueles que são inimigos de Deus – Vs. 19-22 - Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia. Não aborreço eu, SENHOR, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato.
C. Terceira atitude – Pedir a Deus que examine o seu coração e corrija todo mal que nele existir – Vs. 23-24 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Conclusão:
A. Este salmo derruba alguns mitos criados pelo homem:
1) Derruba o ateísmo – Deus existe.
2) Derruba o pensamento da criação espontânea – Tudo foi criado por Deus.
3) Derruba a teoria da evolução – Nós somos criados à imagem e semelhança de Deus.
4) Derruba a ideologia de que podemos viver da maneira que quisermos – Deus a tudo ver e a Ele prestaremos contas.
B. Por tudo isso, nós precisamos de um Redentor, de alguém que nos aproxime de Deus e nos capacite a adorá-lo como Ele merece; precisamos de Jesus Cristo.
Pr. Hiramar Paiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS