sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Em Jesus Você Pode Descansar – “Ele Garante: Pedi e dar-se-vos-á, Buscai e Achareis, Batei e Abrir-se-vos-á”


Em Jesus Você Pode Descansar – “Ele Garante: Pedi e dar-se-vos-á, Buscai e Achareis, Batei e Abrir-se-vos-á”
Um dos grandes privilégios que Deus nos permite é, através de Jesus Cristo, podermos chegar ao seu trono glorioso, com as nossas orações. Certamente, o acesso à presença de Deus e a garantia de que Ele nos ouve, quer e poder nos socorrer,  constitui-se numa das grandes maravilhas do amor de Deus por nós. E como é bom saber que ao orarmos em nome de Jesus, somos ouvidos por Deus, que se compraz em atender as nossas petições. De fato, o Filho de Deus não apenas nos exorta a orarmos, mas juntamente com essa exortação nos dá grandes e maravilhosas promessas. As suas palavras são: Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. (Lucas 11:9-10)
Milhões de pessoas em todo o mundo e em todos os tempos têm provado a veracidade destas palavras. Do profeta Elias, que orou para que não chovesse em Israel, e durante três anos e meio não caiu uma só gota de água, e depois orou para que chovesse, e as águas caíram de maneira abundante. De Daniel, que foi salvo de uma cova cheia de leões famintos. Do rei Ezequias, que com fé orou e Deus lhe concedeu mais quinze anos de vida. De Josué, que pelo poder da oração, deteve o sol por quase um dia. De Davi, que com uma arma simples e rudimentar, derrotou o grande gigante filisteu, Golias. De Ana, esposa de Elcana, que orou com fé e recebeu do Senhor não apenas um filho, mas vários. Do rei Salomão, que pediu a Deus simplesmente sabedoria e recebeu além de sabedoria, grandes riquezas. Esses são exemplos de pessoas iguais a nós, sujeitas às mesmas fraquezas que nós, enfrentando grandes e terríveis dificuldades, porém que confiaram em Deus e no seu grande poder e que foram grandemente abençoadas, vencendo inimigos terríveis inimigos, ultrapassando barreiras, de outra sorte, intransponíveis. Deus pode fazer o mesmo conosco. O segredo está em aceitarmos o desafio que O Filho de Deus nos propõe: Pedi, buscai e batei. E de acreditarmos nas suas promessas: E dar-se-vos-á, e achareis, e abrir-se-vos-á. Pedindo sempre em nome de Jesus. Se assim agirmos, não haverá doença incurável, pecado grande demais que não possa ser perdoado, barreira que não possa ser transposta, problema que não tenha solução.
Na verdade, o prazer de Deus em atender às nossas orações é tão grande que diversas vezes Ele nos ordena a orarmos. Através do apóstolo Tiago, Ele nos diz: Nada tendes porque não pedis. (Tiago 4:2) Já Paulo nos exorta: Sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes. (Rm. 12:12) E outra vez Paulo nos diz: Orai sem cessar. (1. Tes. 5:17). E Tiago, mais uma vez nos ensina: Muito pode pela sua eficácia a oração do justo. (Tg.5:16)
O que temos aprendido é que nada é impossível ao que crer. Porém de todas as bênçãos, a maior de todas elas, é a salvação das nossas almas. Apesar de poder fazer todas as coisas, Jesus Cristo veio principalmente para salvar a humanidade do pecado e da condenação eterna; portanto, a mais importante das orações é aquela na qual, o homem confessa os seus pecados a Deus e clama por salvação. O Filho de Deus promete receber todos, perdoar todos os pecados e conceder salvação a todos. As suas palavras fiéis e verdadeiras são: Vinde a mim vós que estás cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu julgo é suave e o meu fardo é leve. (Mt. 11:28-30).
Em Jesus você pode descansar.  
Pr. Hiramar Paiva.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Prática da Idolatria e os Seus Terríveis Resultados


A Prática da Idolatria e os Seus Terríveis Resultados
Is. 44:9-20
Introdução:
A.   O assunto da mensagem de hoje é “A Prática da Idolatria e os seus Terríveis Resultados”.
B.   Segundo o dicionário da língua portuguesa Aurélio:
1)     IDOLATRIA - É a adoração, ou culto a ídolos.
2)     ÍDOLO - É uma figura ou escultura ou imagem que representa um objeto de adoração.
3)     IDÓLATRA - É alguém que presta culto e adora imagens.
C.   A idolatria é um costume muito antigo, quase tão antigo quanto o próprio homem, sendo praticado em todos os recantos do mundo.
D.   Aqui no Brasil, existem centros de idolatria por toda à parte.. de norte a sul do pais.
E.   Percebe-se, portanto, que a idolatria no Brasil é algo praticado por milhões de pessoas, sendo considerado algo natural e normal.
Trans: A minha intenção com este sermão, não é fazer uma critica a ninguém. Eu quero simplesmente que nós investiguemos o que a Bíblia diz sobre a idolatria...
Trans: Segundo A Bíblia Sagrada, o que é idolatria?

I. É Um Ato de Loucura – Is. 44:14-20:
  1. Para ilustrar essa verdade, o profeta Isaías descreve o ato de um homem que vai à floresta traz um pedaço de madeira e, usa uma parte cozinhar o seu pão e de outra parte, faz um ídolo para adorarIsaias 44:14-20 - 14 Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer. 15 Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela. 16 Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo. 17 Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus. 18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. 19 E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore? 20 Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
  2. Que palavra pode ser usada para descrever tal ação? Loucura!!!
Ilus: Imagine se você fosse à minha casa e me encontrasse conversando com a mesa! – Você diria que estou louco.
  1. Pense bem:
1)     O homem vai à mata, derruba uma árvore, traz para a sua casa um pedaço de madeira.
2)     Corta parte desta madeira e usa para se aquecer do frio.
3)     Outra parte usa como lenha, para cozinhar o seu alimento.
4)     Com a outra parte desta mesma madeira, faz uma imagem, ajoelha-se diante dela e vai adorar.
  1. È um ato de louco:
1)   Pensando bem, ajoelhar-se diante de um pedaço de madeira.
2)   E pensar que aquele pedaço de madeira poderá fazer qualquer milagre. É uma grande loucura!
  1. Ouçam o que Deus diz – Is. 44:19 - E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore?
Trans: Em segundo lugar a idolatria é...

II. É Um Ato Inútil, É Pura Perda de Tempo - Isaías 44:9 - Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos.
A.   Raciocinem comigo:
1)     Ficar ajoelhado diante de um pedaço de gesso ou madeira, pedindo que:
1.      Ele opere uma cura.
2.      Ele mande chuva.
3.      Ele faça milagre.
2)     Aquela escultura não tem poder para fazer nada. Embora tenha a forma de uma pessoa, é apenas um pedaço de madeira ou de gesso.
Ilus: A de senhora de Umarizal que teve o seu quarto e sua “santinha” ser devorados por um incêndio.
  1. Isso mostra bem com a prática de idolatria é um ato inútil - Sal. 115:1-8 - Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. 2 Por que perguntariam as nações: Onde está o seu Deus? 3 Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. 4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. 5 Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; 6 têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; 7 têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.
  2. Convenhamos, prostrar-se diante de uma imagem de escultura é um ato totalmente inútil. É perda de tempo!
  3. A Bíblia diz que eles não servem para nada  – Is. 44:9-10 - Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?

Trans: Além disso, a idolatria...
III. É Um Ato de Rebeldia Contra Deus:
A.   Normalmente, quem tem alguma imagem de escultura em casa costuma dizer:
1)     Eu não adoro.
2)     Fico ajoelhado, rezo diante dela, mas não a adoro.
B.   Eu quero ler para vocês os dois primeiro mandamento da lei de DeusEx. 20:3-5: 1) V. 3 - Não terás outros deuses diante de mim.
3)   V. 4 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
4)   V. 5 - Não te encurvarás diante delas, nem as servirás.
C.  Esse não é uma doutrina dos evangélicos – É Deus quem está falando, é a Lei de de Deus.
D.  Quem faz uma imagem, quem tem uma imagem em casa, quem se ajoelha diante dela, quem adora; está transgredindo os dois primeiros mandamentos da Lei.
E.   Saibam você, que também o N. T. Deus aponta a idolatria como um ato de rebeldia - 1 João 5:21 - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 
F.   Por ser um ato de rebeldia, idolatria provoca a ira de Deus - Deuteronômio 4:25  - Quando, pois, gerardes filhos e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa, e fizerdes mal aos olhos do SENHOR, teu Deus, para o provocar à ira.
Trans: Em quarto lugar, a idolatria é...

IV. É Um Ato de Infidelidade Espiritual:
A.   Quem é aquele que nos faz todo o bem?
1)     Que nos dar a vida?
2)     Que nos dar o pão de cada dia?
3)     Que nos manda a chuva?
4)     O único que pode curar?
5)     O único que pode abençoar?
6)     O único que pode Salvar?
B.   Deus e somente Ele é quem faz isso:
1)   É Ele quem manda a chuva - Salmos 135:7 - Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios.
2)   É Ele quem sustenta - Salmos 104:14 - Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão.
3)   É Ele que nos dar a vida - Atos 17:28-29 - Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.
4)   É Ele quem salva - Jonas 2:9b. - O que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!
C.  É justo e leal diante de Deus servir e honrar qualquer outro que não seja Ele?
1)     Quem pratica a idolatria assemelha-se a um homem que recebe todo bem da sua esposa, mas vai dar o seu amor a uma outra mulher.
2)   Cometer a idolatria é praticar o adultério espiritual, mas Deus não aceita dividir a sua glória com ninguém - Isaías 48:11 - Por amor de mim, por amor de mim, [o] farei, porque como seria profanado o [meu nome?] E a minha glória não a darei a outrem.
Trans: Também, a idolatria é...
V. Um Ato Motivado Por Satanás:
A.   O apóstolo Paulo diz com todas as letras, que o culto aos ídolos é um culto aos demônios – 1 Cor. 10: 19-21 - Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
B.   Não é surpresa para ninguém que o Diabo quer  tomar o lugar de Deus:
1)     Foi assim, quando ele ainda era Lúcifer – Isaías 14:14 - Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
2)   Foi assim, quando enganou a mulher no ÉdenGênesis 3:5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
3)   Foi assim, quando tentou o próprio Filho de DeusMateus 4: 8-9 - Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
C.  E ainda hoje, ele continua usando a idolatria como um meio de desviar a adoração a Deus – Por isso Paulo diz – 1 Cor. 10:19-20 - Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?  Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

Trans: Finalmente a idolatria é...
VI. É Um Ato Que Condena O Homem Ao Inferno:
A.   A Bíblia afirma de modo muito claro que Deus odeia a idolatria – Ef. 5:5-7 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles.
B.   Por isso, os idólatras serão condenados ao inferno - 1. Cor. 6:9 - Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas.
·         Apoc. 21:8 -  Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
C.  Por isso, Deus manda queimar as imagens de escultura - Deut. 7:25-26 - As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada.

Conclusão:
A.   Diante de um sermão como esse, podemos imaginar dois tipos de reações:
1)     Raiva e ira contra o pregador.
2)     Consciência de que a idolatria é um pecado terrível e abandono a sua prática - Deut. 27:15 - Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
B.   Aos que desejam escapar desse ato tão nefasto, cabe a atitude do arrependimento, da humildade e da busca ao verdadeiro Salvador, Jesus Cristo - Atos 4:12 - E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Pr. Hiramar Paiva

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Maravilhoso Demais Para Mim


Maravilhoso Demais Para Mim
Salmo 139
Introdução:
A.     Hoje temos diante de nós um dos mais belos e magníficos poemas da coletânea dos salmos.
B.     O salmo 139 nos mostra que se tivermos qualquer impressão menos grandiosa sobre Deus, tal impressão deve ser logo abandonada.
C.    Aqui encontramos uma estupenda declaração acerca de três notáveis atributos de Deus:
1)     A sua Onisciência – Vs. 1-6.
2)     A Sua Onipresença – Vs. 7-12.
3)     E o Seu Poder Criador – Vs. 13-18.
D.    Ao escrever este salmo e meditar na grandeza de Deus, o seu autor, o rei Davi foi tomado por um sentimento de profunda admiração, quase de êxtase.
E.   Esse estado do salmista é expresso, sobretudo, no 6, onde ele, de um modo muito peculiar resume todo o pensamente deste salmo – V. 6 - Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.
F.     Ao mesmo tempo, Davi foi levado a tomar três atitudes que nós também deveríamos copiar:
1)     Exaltar o nome do Senhor.
2)     Considerar como seus inimigos, aqueles que são inimigos de Deus.
3)     Pedir que Ele examinasse o seu coração e que corrijisse todo mal nele existente.
Trans: Em primeiro lugar, Davi apresenta...
I. Deus, O Onisciente – Vs. 1-6:
A.   A onisciência é um atributo da pessoa de Deus, que lhe dar a capacidade de conhecer todas as coisas e cada ser humano.
1)     Esta capacidade de Deus é descrita aqui de maneira vívida e concreta, e não é apenas o seu poder de compreender todas as coisas, mas de ter conhecimento de tudo aquilo que ocorre em toda a parte.
2)     Tão incrível é essa capacidade que somente Deus a possui.
B.   Notem como a onisciência de Deus é notável:
1)   ELE CONHECE A NOSSA ÍNDOLE E O NOSSO CARÁTERV. 1 - SENHOR, tu me sondas e me conheces.
1.      Você teria coragem de dizer que conhece a pessoa que está sentada ao seu lado? Sua índole? Seu caráter? Você sabe que tipo de pessoa é ela?
2.      Complicado não é? Complicado, pois nós não temos a capacidade ver o caráter e a índole; nós vemos a aparência.
3.      Deus nos conhece, Ele sabe que tipo de pessoa somos nós, porque Ele ver o caráter e a índole de todos nós.
2)   ELE CONHECE TODAS AS NOSSAS AÇÕES, DAS MAIS SIMPLES ÀS MAIS COMPLEXAS, ELE SABE TUDO AQUILO QUE FAZEMOS, DURANTE TODO O TEMPO DAS NOSSAS VIDAS - V. 2a.-3 – Sabes quando me assento e quando me levanto.  Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
3)   ELE CONHECE TODAS AS NOSSAS PALAVRAS, ANTES MESMO QUE NÓS AS PRONUNCIEMOSV. 4 - Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.
4)   ELE CONHECE ATÉ OS MEUS PENSAMENTOS V. 2b. - De longe penetras os meus pensamentos.
5)   EM FIM, DEUS CONHECE TUDO A NOSSO RESPEITO – V. 5 - Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.
C.  È muito importante ter em mente, que é a Este Deus a quem todos nós hemos de prestar contas -  Hebreus 4:13  - E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
II. Deus, O Onipresente – Vs. 7-12:
A.   A onipresença de Deus significa que Ele está presente em todo lugar.
B.   Para enfatizar esse atributo divino, Davi faz uma pergunta que muito provavelmente, todos nós já fizemos – V. 7 - Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
C.  Algumas tentativas de fugir da presença de Deus são sugeridas aqui:
1)   QUE TAL SUBIR  AO MAIS ALTO DOS CÉUS? V. 8a. - Se subo aos céus, lá estás.
2)   QUE TAL DESCER ÀS PROFUNDEZAS DO SEOL? - V. 8b. - Se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também.
3)   QUE TAL SE ESCONDER NA IMENSIDÃO DO ORIENTE OU DO OCIDENTE? - Vs. 9-10 - Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
4)   QUE TAL BUSCAR A DENSIDADE DAS TREVAS E TENTAR SE ESCONDER NA ESCURIDÃO? Vs. 11-12 - Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.
D.  A conclusão é: Fugir da presença de Deus é simplesmente impossível.
1)   O profeta Jonas aprendeu isso da pior maneira possível – O Senhor o mandou ir para a cidade de Nínive, mas ele pensou que poderia fugir da sua presença - Jonas 1:3  - Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
2)   Mas o Senhor mandou uma tempestade que castigou o navio onde ele estava - Jonas 1:4 - Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.
3)   Jonas quis fugir para as profundezas do oceano, mas o Senhor mandou um peixe que o engoliu - Jonas 1:17  - Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.
4)   Como viu que não tinha como fugir, Jonas orou a Deus e passou a lhe obedecer  - Jonas 2:1 - Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus.
III. Deus, O Criador de Todas As Coisas – Vs. 13-18:
A.   O pensamento aqui é:
1)     Deus não apenas vê o invisível e penetra no inacessível, como também é operante ali.
2)     Ele é, na verdade, o autor de cada detalhe do nosso ser
B.   Notemos como o salmista apresenta essas verdades :
1)   FOI ELE QUEM NOS FORMOU DESDE O VENTRE MATERNO, DE UMA MANEIRA ASSOMBROSAMENTE MARAVILHOSAV. 13-14 - Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.
2)   ELE ESTAVA PRESENTE, AGINDO E OPERANDO QUANDO CADA OSSO NOSSO ERA FORMADOV. 15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
3)   ELE NOS VIU E CONHECEU O NOSSO FUTURO, QUANDO NÓS ÉRAMOS AINDA O OVO OU ZIGOTO V. 16 - Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
IV. Diante de tais manifestações do poder de Deus, o salmista assume três atitudes que nós deveriamos copiar – Vs. 17-23:
A.   Primeira atitude - Exaltar o nome do SenhorVs. 17-18 - Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.
B.   Segunda atitude – Considerar como seus inimigos, aqueles que são inimigos de Deus – Vs. 19-22 - Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia.  Não aborreço eu, SENHOR, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato.
C.  Terceira atitude – Pedir a Deus que examine o seu coração e corrija todo mal que nele existir – Vs. 23-24 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Conclusão:
A.   Este salmo derruba alguns mitos criados pelo homem:
1)     Derruba o ateísmo – Deus existe.
2)     Derruba o pensamento da criação espontânea – Tudo foi criado por Deus.
3)     Derruba a teoria da evolução – Nós somos criados à imagem e semelhança de Deus.
4)     Derruba a ideologia de que podemos viver da maneira que quisermos – Deus a tudo ver e a Ele prestaremos contas.
B.   Por tudo isso, nós precisamos de um Redentor, de alguém que nos aproxime de Deus e nos capacite a adorá-lo como Ele merece; precisamos de Jesus Cristo.
Pr. Hiramar Paiva.