segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Nosso Deus Supridor - Três Verdades Sobre Deus E As Nossas Necessidades


O Nosso Deus Supridor - Três Verdades Sobre Deus E As Nossas Necessidades


Mateus 6:25-34


Obs: Sermão pregado no dia 10 de setembro de 2011, no culto de aniversário do Pr. Raimundo Evangelista de Paiva.  Ele completou 60 anos de idade.


Introdução:


A. Quando o pastor Raimundo Evangelista ligou para mim, convidando-me para pregar nessa ocasião, senti-me bastante privilegiado e feliz.


B. Então comecei a pensar sobre que palavras traria para esta ocasião.


C. Afinal de contas, o que pregar na ocasião de aniversário de um homem que é:


1) Crente em Jesus Cristo.


2) Tem esposa, filhos e genro crentes.


3) Que é ministro do Evangelho.


4) E que agora está se tornado um senhor sexagenário?


D. Confesso que pensei em pregar no belíssimo Salmo 90, o Salmo de Moisés, mas aí, lembrei-me que lá pelo V. 10a., está escrito - Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado. (Bem, o pastor Raimundo está completando 60 anos. Vocês entenderam, não é?)


E. Então comecei a pensar como o nosso Deus tem sido bom com Raimundo Evangelista, com a sua família, com todos os seus filhos e com todos nós.


F. Também pensei que na nossa fragilidade e pequenez, continuaremos, tanto ele, como nós, dependendo e carecendo desesperadamente de sua graça.


G. Assim, veio à minha mente as palavras de Jesus aqui em Mateus 6:25-34 e como maravilhosamente, O Mestre apresenta o caráter supridor e provedor de Deus, em vista das nossas muitas necessidades.


Trans: Há aqui muitas lições valiosas sobre a generosidade de Deus e as necessidades humanas, hoje eu quero destacar três dessas lições...


I. Primeira Lição – Deus Conhece Todas As Nossas Necessidades – Vs. 31-32 - Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.


A. Por incrível que possa parecer, muitas vezes, esquecemo-nos desse fato – Que Deus conhece todas as nossas necessidades.


B. Sei lá, parece que de vez em quando dá um branco na nossa mente e ignoramos a onisciência e a onipresença de Deus.


C. E mesmo quando pregamos sobre isso, deixamos de associá-las às nossas próprias necessidades do dia a dia.


D. Esquecer que nenhuma das nossas necessidades surpreende o nosso Deus, causa uma inquietação, mas isso é coisa de gentil, de descrente, como disse Jesus - Vs. 31-32 - Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.


E. Amados, Deus conhece as nossas necessidades, simplesmente porque Ele conhece tudo sobre nós – Como disse Davi - Salmo 139:1-3 - SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.


F. Isso significa que Deus conhece as nossas necessidades:


1) Físicas.


2) Emocionais.


3) Materiais.


4) E espirituais.


G. É maravilhoso perceber como essa capacidade divina, de conhecer todas as nossas necessidades se manifesta, dia a dia, em nossas vidas:


1) Nas coisas “grandes” – Hoje está completando 10 anos dos atentados às torres gêmeas – Lembrei-me que à época eu estava doente e como Deus me curou.


2) Nas coisas “médias” – A maneira como Deus supriu os recursos para a ampliação do nosso templo, mas Deus sabia...


3) Nas coisas “mínimas” – A dobradiça do portão da casa quebrou e o portão não abria, apareceram dois sujeitos de Martins, para consertar o portão do nosso vizinho.


H. Isso nos surpreende? Mas não deveria – Vejamos o que Jesus diz emMateus 6:8b. - Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.


I. Na verdade, quando nós oramos e falamos das nossas necessidades, não estamos contando a Deus nenhuma novidade.


J. O Salmista Davi diz - Salmos 103:14 - Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.


K. Nunca nos esqueçamos disso:


1) Deus conheceu as nossas necessidades passadas.


2) Deus conhece as nossas necessidades do presente.


3) E Deus continuará sabendo e conhecendo as nossas necessidades futuras.


II. Segunda Verdade – Deus Pode Suprir Todas As Nossas Necessidades – Mateus 7: 7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.


A. Deus nos manda socorrer os outros nas suas necessidades – A questão é que muitas vezes as necessidades estão além dos nossos recursos:


1) Morreu uma tia nossa há uns quatros meses – Nós tentamos ajudá-la – Fizemos o que estava ao nosso alcance, mas o que estava ao nosso alcance, não foi suficiente.


2) Morreu um filho de 28 anos de casal muito amado da nossa igreja – Algo terrível – Eu e Ritinha estivemos presentes e vimos a dor daquele casal – Mas o que nós podíamos fazer?


B. Contudo, quando Deus assume o controle da situação, tudo muda – Porque Ele pode suprir todas as nossas necessidades.


C. Sintam a força das palavras de palavras de Jesus - Mateus 7: 7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.


D. Ninguém além de Deus pode empenhar a sua palavra dessa maneira, porque ninguém além d’Ele tem o poder de suprir todas as nossas necessidades.


E. É importante ressaltar que alguns dos nomes de Deus, manifestam essa competência singular:


1) Jeová Jireh – O Senhor Proverá – Usado por Abraão em - Gênesis 22:8 - Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.


2) El Shaddai – O Deus Todo-poderoso que nutre – Usado, por exemplo, na bênção de Isaque para Jacó em - Gênesis 28:3 - Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos.


F. Três testemunhos de como Deus pode suprir todas as nossas necessidades:


1) A ampliação do templo – Nós não tínhamos condição, mas Deus supriu.


2) Meu problema de saúde – Eu necessitava de uma cirurgia, mas Deus fez um milagre.


3) A situação do irmão que perdeu um filho - Ele estava de alma partida, mas diante do corpo do seu filho afirmou: O Senhor é bom, não está faltando nada!


G. Deus pode suprir todas as nossas necessidades:


1) Mateus 7: 7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.


2) Filipenses 4:19 - E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.


3) 2 Coríntios 9:8 - Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.


H. Não foi por acaso que Davi exclamou - Salmos 63:1 - Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.


III. Terceira Verdade - Deus Quer Suprir Todas As Nossas Necessidades – Vs. 26-31:


A. Para entender essa verdade, Jesus nos chama a dois momentos de observação e de reflexão:


1) Observemos as aves do céu, como Deus as sustentaV. 26a. - Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros.


2) Observemos os lírios do campo Vs. 28b. - Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.


B. A conclusão é animadora e consoladora:


1) È Deus quem sustenta alimenta as aves do céu e que veste a erva dos campos:


1. SOBRE AS AVES – V. 26b. - Contudo, vosso Pai celeste as sustenta.


2. SOBRE OS LÍRIOS DO CAMPO – V. 29 - Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.


2) Deus tem maior prazer em suprir as nossas necessidades, do que das aves, pois nós somos muito mais importantes do que elas – V. 26b. - Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?


3) Deus tem maior prazer em suprir às nossas necessidade, do que em vestir os lírios do campo - Mateus 6:30 - Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?


4) Nós podemos ter plena certeza que Deus realmente quer suprir todas as nossas necessidades V. 31 - Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?


C. A razão pela qual Deus quer suprir as nossas necessidades é porque Ele é bom.


D. Jesus usa aqui a figura dos pais humanos para ilustrar a bondade do Pai divino -Mateus 7: 9-11 - Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?


E. A maior prova dessa verdade é que, por amor a nós, Deus não poupou nem a seu próprio Filho – É evidente que Ele se compraz em suprir todas as nossas necessidades - Rom 8:32 - Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?


Conclusão:


A. São três verdades maravilhosas:


1) Deus conhece todas as nossas necessidades.


2) Deus pode suprir todas as nossas necessidades.


3) Deus quer suprir todas as nossas necessidades.


B. Podemos ter certeza que aquilo que for para o nosso bem, principalmente, espiritual, Deus nos daráRomanos 8:28 - Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.


C. Contudo, Deus propõe um pacto conoscoMateus 6:33 - Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


D. Deus nos manda provar a sua bondade; uma boa forma de fazer isso é decidindo confiar n’Ele - Salmos 34:8 - Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.


Pr. Hiramar Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS