segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Convite Da Salvação

 O Convite Da Salvação
Isaías 55:1-9
Introdução:
A.   O livro de Isaías é conhecido com “O Evangelho do Velho Testamento”, isto acontece por causa de suas profecias sobre a pessoa de Jesus e também porque são encontrados aqui constantes apelos para que o homem busque em Deus, a salvação da sua alma.
B.   Um exemplo desses apelos são as palavras encontradas aqui no capítulo cinquenta e cinco
C.   Aqui nós lemos um veemente convite de Deus para que os homens ouçam a voz de Deus, busquem e desfrutem dos benefícios da salvação divina.
Trans: Hoje nós analisaremos uma parte desse capítulo – Começaremos observando...
I. Uma Ordem De Deus Para Que Nós Ouçamos a Sua Voz  - V. 3a. - Inclinai os ouvidos.
A.  Estas palavras são muito importantes e significativas:
1)    Elas não formam uma mera sugestão, mas uma ordem divina – Deus está determinando que nós ouçamos a sua voz.
2)    Essas palavras mostram que o Senhor é um Deus pessoal, que fala e que se comunica com a humanidade.
B.  Certamente, quando Deus se propõe a falar, céus e terra devem parar para  ouvi-lo como muita atenção:
1)    Afinal de contas, Deus jamais falaria alguma coisa se não fosse muito importante.
2)    E Ele jamais chamaria a nossa atenção, se não fosse algo que nos interessasse muito.
C.   É importante observar que essa não é a única vez, aqui em Isaías, que Deus chama a nossa atenção para algo que Ele tem a dizer:
1)  Logo no primeiro capítulo desse livro, Ele ordenou - Isaías 1:2a. - Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala:
2)  E aqui em Isaías 55, Ele diz:
1.    No V. 2b. - Ouvi-me atentamente.
2.    E No V. 3a. - Inclinai os ouvidos.
D. Um dos instrumentos mais importantes da vida moderna é a comunicação:
1)    Por telefone, pela internet, por carta, por e-mail – O homem está sempre buscando comunicação com os seus semelhantes.
2)    Mas aqui, é Deus está querendo se comunicar com o homem.
E.  Deus se comunica hoje, principalmente, pela sua palavra, a Bíblia Sagrada.
Trans: Em obediência à ordem do Senhor, ouçamos o que Ele tem a falar...
II. O Senhor Quer Falar Sobre A Situação Espiritual Dos Que Estão Afastados D’Ele -  V. 1-2 - Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.
A.  Notem como é desesperadora a situação de quem está afastado de Deus:
1)  Como alguém que perece de sede - V. 1a. - Ah! Todos vós, os que tendes sede.
2)  Como alguém que vive em extrema pobreza - V. 1b. - E vós, os que não tendes dinheiro.
3)  Como alguém que está faminto - V. 1c. - Vinde, comprai e comei...
4)  E como alguém que realiza um trabalho que não lhe traz nenhum benefício - V. 2a. - Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?
B.  Portanto, primeiramente, Deus quer que nós saibamos que não vale à pena viver longe d’Ele - Marcos 8:36  - Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
III. O Senhor Quer Fazer Um Convite Muito Especial – V. 3a. - Inclinai os ouvidos e vinde a mim.
A.  Notem a excelência desse convite:
1)  É um convite divino – É Deus quem está chamando - V. 3a. - Inclinai os ouvidos...
2)  É um convite acolhedor – Para irmos a Ele – V. 3b. - V. 3b. – E vinde a mim.
3)  É um convite inclusivo – Não há aqui qualquer restrição – Deus chama:
1.    Os sedentos.
2.    Os pobres
3.    Os famintos.
4.    Os que dizem que não têm sentido para viver.
B.  Este mesmo convite é feito por Jesus Cristo - Mateus 11:28  - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
IV. Deus Fala Dos Benefícios Que O Seu Convite Propicia – VS. 1-3:
A.  Satisfação pessoal:
1)  Quanto à sede, Ele prometa saciar  – V. 1a. - Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas.
1.    Jesus é a água que sacia a sede humana:
a)    João 4:10  - Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
b)    João 7:38  - Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
2.    Para a mulher Samaritana, Ele afirmou – João 4:13-14 - Quem beber desta água tornará a ter sede;  aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
2)  Quanto à fome, Ele promete satisfazê-la – V. 2b. - E vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
1.    De igual modo, Jesus é o pão que sacia a fome espiritual do homem.
2.    Ele diz:
a)    João 6:35  - Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
b)    João 6:58  - Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.
B.  Deus promete vida plena e eterna – V. 3  - Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.
1)  De todas as promessas que Deus fez a Davi, a maior delas foi a do Salvador e a da salvação.
2)  Como Paulo afirma em - Atos 13:34 - E, que Deus o ressuscitou dentre os mortos para que jamais voltasse à corrupção, desta maneira o disse: E cumprirei a vosso favor as santas e fiéis promessas feitas a Davi.
C. E tudo isso, Deus promete gratuitamente, sem dinheiro e sem preço - V. 1 -  Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
V. Deus Aponta As Condições Para Que O Homem Desfrute Do Seu Convite:
A.  É necessário ouvir e atender a voz do Senhor:
1)    No V. 2b. - Ouvi-me atentamente.
2)    E No V. 3a. - Inclinai os ouvidos.
B.  É necessária uma completa mudança de vida:
1)  Deus fala de abandonar os caminhos maus e da necessidade da conversão – V. 7 - Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
2)  Essa mudança é necessária porque os nossos pensamentos e os nossos caminhos são maus e perversos – V. 8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, Isaías 55:9  porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
C. É necessário buscar o Senhor – V. 3a.  - Inclinai os ouvidos e vinde a mim.
D. É necessário urgência em atender o convite - V. 6 - Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Conclusão:
A.   Se não atendermos o convite do Senhor, Ele continuará sendo Deus, pois é auto-suficiente, mas nós, certamente, continuaremos vivendo em estado de miséria e perdição.
B.   Porém, se aceitarmos o seu convite, seremos aceitos, transformados, abençoados e salvos.
Pr. Hiramar Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS