segunda-feira, 18 de abril de 2011

CONHEÇA OS NOMES DE DEUS



CONHEÇA OS NOMES DE DEUS

Os vários nomes e títulos dados a Deus na Bíblia revelam muito em relação a Seu caráter e governo. Na Bíblia, os nomes de pessoa, lugares e coisas são de grande significado; os nomes foram escolhidos por motivo de seu significado. Nós damos nome a nossos filhos hoje sem nem pensar no significado e muitas vezes o nome não é apropriado ao caráter a quem foi dado. Muitos homens já receberam o nome de Jesus, mas a um só este nome foi apropriado; a Jesus de Nazaré. Às vezes encontramos um ignorante com o nome de Rui ou um gago com nome dum grande orador. Mas os nomes de Deus na Bíblia são muito bem apropriados e pode-se aprender muito pelo estudo de Seus nomes.


I. Nomes Primários de Deus no Antigo Testamento:
1) Javé (Yahweh):
A. Significado - O Auto-Existente (de Ex 3.14, “Eu Sou o Que Sou”).
B. Características
- É o nome do relacionamento entre o verdadeiro Deus e Seu povo, e, quando usado, enfatiza a santidade de Deus, o Seu ódio pelo pecado e amor aos pecadores.
2) Elohim:
A. Significado - O Forte.
B. Características
- É uma palavra usada para o verdadeiro Deus e deuses pagãos. É um substantivo plural, o chamado plural majestático. O plural permite a revelação subseqüente da Trindade no N.T., mas não ensina a Trindade propriamente dita.

3) Adonai:
A. Significado - Senhor, Mestre.
B. Características
- Usado para homens de Deus, e indica o relacionamento senhor-servo.

B) Nomes Compostos do Antigo Testamento.
1) com El:

A. El Elyon - traduzido por Altíssimo (Is 14.13,14).
B. El Roi - O Forte que Vê (Gn 16.13).
C. El Shaddai - Deus Todo-Poderoso (Gn 17.1-20).
D. El Olam - O Eterno Deus (Is 40.28).

2) Nomes Compostos com o Jeová:
O nome Jeová é muitas vezes usado de modo composto com outros nomes para apresentar o verdadeiro Deus em algum aspecto de Seu caráter, satisfazendo certas necessidades de Seu povo. Existem quatorze destes títulos de Jeová no Velho Testamento:
A. JEOVÁ-HOSENU, "Jeová nosso criador". Salmo 95:6.
B.JEOVÁ-JIRÉ, "Jeová proverá". Gênesis 22:14.
C. JEOVÁ-RAFÁ, "Jeová que te cura". Êxodo 15:26.
D. JEOVÁ-NISSI, "Jeová, minha bandeira". Êxodo 17:15.
E. JEOVÁ-M?KADDÉS, "Jeová que te santifica". Levítico 20:8.
F. JEOVÁ-ELOENU, "Jeová nosso Deus". Salmo 99:5 e 8.
G. JEOVÁ-ELOEKA, "Jeová teu Deus". Êxodo 20:2,5,7.
H. JEOVÁ-ELOAI, "Jeová meu Deus". Zacarias 14:5.
I. JEOVÁ-SHALOM, "Jeová envia paz". Juízes 6:24.
J. JEOVÁ-TSEBAOTE, "Jeová das hostes". 1 Samuel 1:3.
K. JEOVÁ-ROÍ, "Jeová é meu pastor". Salmo 23:1.
L. JEOVÁ-HELEIÓN, "Jeová o altíssimo". Salmo 7:17; 47:2.
M. JEOVÁ-TSIDKENU, "Jeová nossa justiça". Jeremias 23:6.
N. JEOVÁ-SHAMÁ, "Jeová está lá". Ezequiel 48:35.
 
II. Os nomes de Deus no Novo Testamento:
1. TEOS. No Novo Testamento grego este é geralmente o nome de Deus, e corresponde a Eloim no Velho Testamento hebraico. É usado para todas as três pessoas da Trindade, mas especialmente para Deus, o Pai.
2. PATER. Este nome corresponde ao Jeová do V. T., e denota a relação que temos com Deus através de Cristo. É usado para Deus duzentas e sessenta e cinco vezes e é sempre traduzido como Pai.
3. DÉSPOTES. (Déspota no português). Este título denota Deus em Sua soberania absoluta, e é semelhante a Adonai do V. T. Encontramos este nome apenas cinco vezes no N. T., Lucas 2:29; Atos 4:24; 2 Pedro 2:1; Judas 4; Apocalipse 6:10.
4. KÚRIOS. Este nome é encontrado centenas de vezes e traduzido como; Senhor (referendo a Jesus), senhor (referendo ao homem), Mestre (referendo a Jesus), mestre (referendo ao homem) e dono. Em citações do hebraico usa-se muitas vezes em lugar de Jeová. É um título do Senhor Jesus como mestre e dono.
5. CHRISTUS. Esta palavra significa o Ungido e é traduzida Cristo. Deriva-se da palavra "chrio" que significa ungir. É o nome oficial do Messias ou Salvador que era por muito tempo esperado. O N. T. utiliza este nome exclusivamente referindo-se a Jesus de Nazaré.
Destes nomes todos do Ser Supremo, aprendemos que Ele é o Ser eterno, imutável, auto-existente, auto-suficiente, todo-suficiente e é o supremo objeto de temor, confiança, adoração e obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS