terça-feira, 10 de julho de 2012

Como Devem Viver Os Verdadeiros Cristãos?

1 Pedro 2:1-12.
Introdução:
A.      O que é o cristianismo?
1)     É a religião fundada por Jesus Cristo.
2)     É a religião baseada de modo geral, nos ensinamentos da Bíblia Sagrada e de modo particular, nos preceitos que Jesus ensinou no Novo Testamento.
3)     É a religião baseada na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, no seu exemplo e nos seus ensinamentos.
B.      O Que é um cristão?
1)     É um seguidor de Cristo.
2)     É uma pessoa de Cristo.
3)     É uma pessoa que segue o exemplo e os ensinamentos de Jesus Cristo.
C.      É necessário dizer que:
1)     Receber o batismo não faz de ninguém um cristão.
2)     Ser religioso ou frequentador de igreja não faz de ninguém um cristão.
3)     Para ser cristão é necessário nascer de novo, nascer de Deus pela fé em Jesus Cristo – João 3:3-7 - A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
Trans: Hoje eu quero propor uma pergunta de suma importância: Como devem viver os verdadeiros cristãos?

I. Em Primeiro Lugar - Os Verdadeiros Cristãos devem abandonar os pecados e viver em santidade – V. 1 - Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências.
A.      Santidade significa separação do mal e do pecado para servir a Deus.
4)     Santo, portanto não é alguém, que em vida, supostamente realizou milagres - O único Santo que pode realizar milagres é Deus.
5)     Santo não é alguém que foi “canonizado” pelo papa – É importante lembrar que quando João Paulo II morreu, ele que era um dos papas mais populares e queridos do catolicismo romano, missas foram realizados em sufrágio de sua alma.
6)     Santo é alguém que foi transformado e separado do pecado pela inefável graça de Deus.
B.     Os verdadeiros cristãos devem viver assim: Separados do mal – Notem como o apóstolo Pedro demonstra o modo de viver dos cristãos – 1 Pe. 1:14-16 - Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;  pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
C.       O abandono dos pecados é umas das principais marcas do verdadeiro cristão – 1 João 3: 6, 8-9 - Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. 8  Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 9  Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
D.     Isso significa que como cristãos, nós temos a obrigação de dá um bom testemunho e de ter um comportamento irrepreensívelVs. 11-12 - Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. 
II. Em Segundo Lugar – Os Verdadeiros Cristãos Devem Crescer Alimentados Pela Palavra de Deus – V. 2 - Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.
A.     Os verdadeiros cristãos devem ter apetite pela Palavra de Deus – V. 2a. - Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas.
B.     Os verdadeiros cristãos devem ser critériosos quanto à Palavra – V. 2b. - O genuíno leite espiritual.
1)    Jesus destacou a importância de se conhecer as “Escituras” - Mateus 22:29  - Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. 
2)    E ordenou que as “Escrituras” fossem examinadas - João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. 
3)    Jesus ainda afirmou que a verdadeira “Palavra” é a que sai da boca de Deus - Mateus 4:4  - Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 
4)    Infelizmente, assim como muita gente compra algo que tem cor de leite, cheiro de leite, jeito de leite, mas não é leite, é leite com água; muitos estão seguindo algo que parece com o Evangelho, temo cor de Evangelho, tem jeito de Evangelho, mas não é o Evangelho; são doutrinas de homens disfarçadas de Evangelho.
C.      Os verdadeiros Cristãos crescem pelo conhecimento da Palavra – V. 2c. - Para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.
1)     A Palavra de Deus contém o poder, as verdades e os “nutrientes” que    alimentam a nossa fé - Mateus 4:4  - Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 
2)     O apóstolo Paulo disse que a Palavra é a fonte da nossa fé - Romanos 10:17  - E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. 
III. Em Terceiro Lugar – Os Verdadeiros Cristãos Devem Viver Na Dependência de Jesus – Vs. 3-4 - Se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.
A.     Para o mundo, Jesus é alguém a ser desprezado, mas para nós, Ele é a própria vida, a Rocha da nossa salvaçãoVs.  6-7 - Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.  Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.
B.      Por isso, nós devemos buscar intimidade com Ele:
1)     Pela Palavra.
2)     Pela oração.
3)     E pela comunhão dos irmãos.
C.      Para mostrar a importância dessa intimidade, Jesus narrou a parábola da videira verdadeira, em João 15 e no versículo 5, afirmou que sem Ele nós não podemos fazer nada: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 
D.     As palavras cristianismo e cristão têm origem na palavra Cristo, isso nos ensina que se não viver na dependência de Jesus, não haverá cristão e não haverá cristianismo.
E.      Não por acaso, o apóstolo Paulo declarou – 1 Cor. 3:10-11 - Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
  IV. Em Quarto Lugar – Os Verdadeiros Cristãos Devem Saber Que São O Povo Especial de Deus E Que Têm Uma Mensagem Especial Para Anunciar - Vs. 9-10 - Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
A.      Como especiais são os cristãos – Somos:
1)     A raça eleita.
2)     O sacerdócio real.
3)     A nação santa.
4)     O povo de propriedade exclusiva de Deus.
B.      E olhem que Pedro diz que antes, nem povo nós éramos – V. 10 - Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 
C.      Mas notem que tudo isso tem um propósito bem definido por Deus: Devemos anunciar o Evangelho e a pessoa de Jesus – V. 9b. -  A fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
  Conclusão:
1)     Ser cristão é muito mais do que ser um mero religioso ou frequentador de ovelhas.
2)     Ser cristão é ser seguidor do exemplo e dos ensinamentos de Jesus.
3)     Os primeiros crentes foram chamados de “cristãos” por causa do seu viver que os identificava como verdadeiros seguidores de Cristo.
Pr. Hiramar Paiva, quinta-feira, 10 de julho de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS