sábado, 2 de abril de 2011

Em Jesus você pode descansar, Ele é radical

Pode soar muito estranho afirmar assim, que Jesus Cristo é radical, mas é isso mesmo que você leu, Jesus é radical. Nós achamos essa declaração absurda, porque somos adeptos, mesmo que de forma inconsciente, do relativismo. E o que é o relativismo? É a aquela forma de pensar e de agir, segundo a qual, tudo depende das circunstâncias que envolvem uma determinada situação. Por exemplo, quanto à capacidade de perdoar, costumamos dizer: Depende, se a ofensa não for muito grande e se àquele que me ofendeu, vier até mim, e se humilhar e me pedir perdão, talvez, eu o perdoe. Se formos indagados, quanto à mentira, se devemos ou não mentir, responderemos: Depende, se for para ganhar alguma coisa ou para não perder outra, podemos mentir. Se perguntarmos a uma mulher, quanto à possibilidade de realizar um aborto, provavelmente, ela responderá: Depende, se a lei brasileira permitir, eu o farei. Isto é, para nós tudo é relativo.
Jesus Cristo não é assim, Ele é radical. Isso não significa que Ele seja intransigente, teimoso ou rebelde. Muito pelo contrário, o Filho de Deus é manso e humilde de coração e o seu amor é algo imensurável. O radicalismo de Jesus Cristo consiste no fato que Ele sempre está pronto para agir da mesma forma, com justiça, pureza, amor e retidão. Ele nunca deixa de falar toda a verdade; Ele nunca faz acepção de pessoas; Ele nunca despreza os pobres; Ele nunca bajula os ricos; Ele nunca encobre os nossos erros, mas também, nunca deixa de perdoar os que sincera e honestamente se arrependem; Ele nunca se nega a fazer a vontade do Pai; Ele nunca deixa de acudir os necessitados; Ele nunca se dobra frente aos poderosos deste mundo; Ele nunca peca; Ele nunca cede aos caprichos e às tentações de Satanás.
O radicalismo de Jesus Cristo pode ser percebido, tanto nas suas palavras, como nos seus atos. Quando Ele falou sobre o adultério, deixou muito claro – Mateus 527-28 - Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Sobre o perigo de ser condenado ao inferno, objetivamente e claramente, determinou - Mateus 5:29 - Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.  Quanto às nossas palavras, Ele ensinou - Mateus 5:37 - Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.  Quanto tratou da religiosidade, apenas aparente, usou uma sinceridade, capaz de fazer qualquer pessoa tremer e temer – Mateus 7: 21-23 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Já, quando tratou do assunto da salvação das nossas almas, tocou no âmago da questão: A necessidade do novo nascimento e da fé n’Ele – Para Nicodemos, Ele disse sem rodeios - João 3:3 - Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.  E um pouco mais adiante - João 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.      
Agindo assim, no seu mais puro e santo radicalismo, Jesus salvou a samaritana de Sicar, a mulher que fora flagrada no ato de adultério, o ladrão Zaqueu; evidentemente, exigindo de todos eles, verdadeiro arrependimento e fé. Agindo assim, com o seu santo e puro radicalismo, Ele deu a sua vida para nos livrar da condenação do inferno, embora soubesse que em nós, não havia qualquer forma de bondade ou merecimento. Agindo assim, no seu mais puro e santo radicalismo, Ele convida - Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  Agindo assim, no sei mais puro e santo radicalismo, Ele promete aos que verdadeiramente crêem n’Ele - João 10:28 - Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.  Agindo assim, no seu mais puro e santo radicalismo, Ele julgará os descrentes, quantos ao crentes, Ele convidará com autoridade e amor - Mateus 25:34 - Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.  Em Jesus você pode descansar!
Pr. Hiramar Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS