segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A difícil Arte de Decidir


Introdução:
Tomar decisões acertadas é muito mais difícil do que possa parecer. Isso acontece porque, embora Deus sempre queira o nosso bem, o nosso bem depende das decisões que nós tomamos. Podemos dizer assim: cada decisão tomada é uma semente, que mais cedo ou mais tarde, dará os seus frutos, bons ou maus. Deus afirma a incapacidade humana de pensar como Ele pensa, e, consequentemente de tomar, por si só, sábias decisões - Is. 55:8-9 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
A importância das decisões – Por que elas são tão importantes? As nossas decisões determinam os rumo das nossas vidas:
Ø Como seremos?
Ø O que faremos?
Ø Onde estaremos?
Ø Com quem estaremos?
Ø Como gastaremos o nosso tempo?
Ø Que tipo de relação teremos?
·        Com a família: Filhos, cônjuge, pais, irmãos, etc.
·        Com a igreja: Irmãos, ministérios, projetos, etc.
·        Com a nossa vida espiritual: Deus e sua palavra.
Ø Quem seremos: Que tipo de pai/mãe, filho, profissional, crente, servo...
Por tudo isso é necessário pensar...
I. O que fazer antes de tomar decisões?
·        Tenhamos em mente que decidir certo é uma questão de prudência, de sabedoria - Salmos 90:12 - Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
·        Portanto...
1. Decida ser uma pessoa de princípios bíblicos e viver como um justo:
·         Pv. 4:26 - Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.
·         Fp. 4:8 - Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
2. Consulte a pessoa de Deus – Prov. 16:3 - Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.
·         Por meio da oração.
·         Por meio da Palavra.
·         Por meio do Espírito Santo.
·         Por meio de pessoas de reconhecida sabedoria.
·         Por meio das circunstâncias – É um bom negócio vender roupa de lã aqui na cidade de Frutuoso Gomes?
Ø Davi intentou fazer algo nobre – Construir o templo de Jerusalém. Contudo, não consultou o Senhor. Já o profeta Natã, deu o aval a Davi para que executasse a construção, mas também não consultou o Senhor. Ambos ouviram a reposta de Deus: Não!
2 Sm. 7:1-8, 12-13 - 1 Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o SENHOR dado descanso de todos os seus inimigos em redor, 2 disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Deus se acha numa tenda. 3 Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo quanto está no teu coração, porque o SENHOR é contigo. 4 Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do SENHOR a Natã, dizendo: 5 Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação? 6 Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo. 7 Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? 8 Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel. 12 Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.
3. Pense na relação custo/benefício - Pv. 4:16a. - O sábio é cauteloso e desvia-se do mal.
·         A minha vida espiritual? O que ganharei? O que perderei?
·         A minha vida familiar? O que ganharei? O que perderei?
·         De que maneira isso abençoará a minha igreja?
·         Quanto às pessoas que amo? O que elas ganharão? O que elas perderão?
·         O que isso trará para o meu próximo? O bem ou o mal?
·         Quais valores estou priorizando? Espirituais ou materiais? Que tipo progresso isso trará para mim?
Exemplo: O povo de Deus pediu um rei, isto foi uma péssima decisão:
1 Sm. 8:4-8, 18-19 - Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, 5 e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações. 6 Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR. 7 Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele. 8 Segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti. 18 Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia. 19 Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós.
4. Planeje – O quê? Como? E por quê?
·         Determinar objetivos – O que espero alcançar?
·         Forma de alcançá-los – O que precisarei fazer?
·         Recursos necessários para concretizá-los – Pensar nas condições:
§  Físicas.
§  Emocionais.
§  Cronológicas.
§  Financeiras.
·         Por que farei isso? Para que preciso disso? O que almejo para minha vida – Por que tomarei essa decisão?
O preceito do planejamento é bíblico:
Jesus ensinou - Lucas 14:28-32 - 28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.
5. Evite tomar decisões precipitadas, por impulso - Momentos impróprios para se tomar decisões:
·         De ira.
·         De tristeza.
·         De decepção.
·         De amargura,
·         De mágoa.
·         De grande alegria.
·         De grande euforia.
Ø Pv. 13:16 - Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.
II. O que fazer depois que tomar a decisão?
·         Pv.  4:26 - Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.
·         Sl. 139:24 - Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
·         1 Co. 11:28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.
1. Pense todos os dias na decisão tomada – “Fazer um ajuste na rota do avião pode ser necessário”:
·         É isso o que realmente eu quero para a minha vida?
·         A minha vida mudou para melhor ou para pior?
·         O que são maiores: os benefícios ou os malefícios?
·         Como anda a minha relação como Deus? E com a minha família e com a minha igreja?
·         Como está a minha vida espiritual?
2. Pense na possibilidade de fazer alguns ajustes à decisão – “A decisão não foi má em si mesmo, mas...”
·         Está tirando muito do meu tempo: Sem tempo para Deus, família, igreja, etc.
·         Ando muito estressado.
·         Está afetando a minha saúde.
·         Está afetando a vida espiritual.
·         Não estou contente, como pensei que ficaria.
III. Tomei a decisão errada, e agora? O que devo fazer?
·         Existem decisões que não permitem outra oportunidade – Exp: O casamento somete pode ser desfeito em caso de infidelidade de uma das partes..
·         Outras, apesar dos prejuízos, permitem o retorno.
·         Nesses casos, o que fazer? Como agir?
1. Seja humilde e admita que a decisão foi insensata:
·         Pv. 12:15 - O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.
·         Pv. 26:12 - Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele.
·         Pv. 16:18 - A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.
2. Ouça os bons conselhos – De verdadeiros cristãos, sábios e que são bem sucedidos:
·   Pv. 19:20 - Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.
· Pv. 11:14 - Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.
·     Pv. 6:23 - Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida.
3. Retome o mais depressa possível, ao rumo certo:
·   Salmos 32:9 - Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.
· Provérbios 1:32 - Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.
4. Procure aprender com os erros do passado - 2 Crônicas 30:8 - Não endureçais, agora, a vossa cerviz, como vossos pais; confiai-vos ao SENHOR, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao SENHOR, vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.

Conclusão: Atententemos bem para isso:
·         1.2 Co. 6:14 -Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
·         2.Pv. 4:27 - Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
·         3.Mt. 6:33 - Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Pr. Hiramar Paiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS