terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Disciplina dos Filhos - Por Que os pais devem disciplinar os filhos?


1)     Porque por natureza, a criança é sem sabedoria - Provérbios 22:15 - A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela. 
2)     Porque a Bíblia manda ensinar e algumas vezes a criança só entende a linguagem da disciplina - Provérbios 22:6 - Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. 
3)     Porque a disciplina aplicada com equilíbrio representa a diferença entre o filho que alegra ou entristece os pais - Provérbios 29:15 - A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. 
4)     Porque a disciplina é prova de amor - Provérbios 13:24 - O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina. 
·         Hebreus 12:6-7 - 6  porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
5)     Porque a falta de disciplina poderá matar seu filho - Provérbios 5:23 - Ele morrerá pela falta de disciplina, e, pela sua muita loucura, perdido, cambaleia. 
6)     Porque Deus ordena aos pais que disciplinem os filhos:
·         Provérbios 23:13a. - Não retires da criança a disciplina. 
·    1 Timóteo 3:4  - E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 
7)     Porque a disciplina é algo positivo e bom e não negativo e ruim:
1.  Não mataProvérbios 23:13 - Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. 
2.  Dá sabedoriaProvérbios 29:15 - A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. 
3.  Guia os filhos no caminho da vidaProvérbios 6:23 - Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida.
4.  Propicia a educação espiritual - Efésios 6:4 - E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. 
8)     Porque os filhos são de fato de Deus e Ele é quem tem a autoridade de ordenar como devem eles ser criados - Salmos 127:3 - Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão
9)     Porque Deus que conhece intimamente o ser humano sabe que a disciplina é indispensável à formação do caráter:
·         Isaías 37:28  - Mas eu conheço o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, e o teu furor contra mim. 
·         Marcos 7:21-23 - Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,  22  a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23  Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.
10)Porque a ordem de Deus é para disciplinar e não maltratar os filhos - Efésios 6:4 - E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. 
Pr. Hiramar de Paiva, terça-feira, 15 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS