sábado, 6 de outubro de 2012

A Importância de Exercer o Domínio Próprio No Processo da Comunicação Matrimonial


Gálatas 5:23  - Mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 
Introdução:
A.    O autocontrole também chamado de domínio próprio e temperança é um dos aspectos mais importância para o sucesso dos relacionamentos.
B.     Quando uma pessoa perde o domínio próprio é capaz de fazer e dizer coisas terríveis:
1)      Ofender.
2)      Ferir.
3)      Arremessar coisas e palavras noutra pessoa.
4)      E até matar.
C.     Isso acontece porque o nosso coração é mau, o que faz com que os nossos instintos também sejam maus – Jeremias 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 
D.    É exatamente pela língua que nós expressamos o que o nosso coração enganoso e corrupto produz; é aí onde está o problema.
E.     Ouçam o que diz a Palavra de Deus:
1)      Provérbios 12:18 - Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina. 
2)      Provérbios 16:27 - O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente. 
3)      Tiago 3:2 - Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. 
4)      Tiago 3:5-10 - Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;  a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.
I. É necessário entender que a língua simplesmente expressa o que pensamos e sentimos, ou seja, o que está no nosso coração:
A.     Notem o que disse Jesus – Lucas 6:45b. - Porque a boca fala do que está cheio o coração. 
B.     E qual é o caráter do nosso coração?
1)      Jeremias 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 
2)      Mateus 15: 17-20a. - Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso? Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem.
C.     Assim, concluímos que cada vez que abrimos a boca para falar, estamos correndo um sério risco de ferir e machucar alguém.
II. É necessário, portanto, que aja uma profunda mudança no coração:
A.     Deus pode realizar essa mudançaEzequiel 11:19 - Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne.
B.     Somente Deus pode realizar essa mudança - Ezequiel 36:26 - Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 
III. Contudo, mesmo com essa profunda mudança, nós precisamos de domínio próprio, pois a velha natureza insiste em prevalecer:
A.     Vejam o ensinamento de Paulo sobre issoGálatas 5:17 - Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
B.     Agora leiam o testemunho do grande apóstolo PauloRomanos 7:14-24 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 
C.     Você já deve ter ouvido falar de crentes que fazem e dizem coisas absurdas.
D.    Por que isso acontece?
1)      Uns crentes são piores do que outros? Claro que não!!!
2)      A questão é: Uns tem domínio próprio e outros não.
IV. Qual o segredo do domínio próprio?
A.    Andar no Espírito Santo:
1)      Gal. 5:16-21 - Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
2)      Gal. 5:22-24 - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
B.     A Bíblia Sagrada faz um paralelo entre está cheio do Espírito Santo e “está cheio de álcool” ou está embriagadoEf. 5:18-21 -  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
1)      Como é o agir e as palavras de uma pessoa cheia de álcool? - Ef. 5:18a. - E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução.
2)      Como é o agir de uma pessoa cheia do Espírito Santo?  Ef. 5:18b-21 - Mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
C.     É necessário andar no Espírito, pois Ele age na origem do problema que é o coraçãoLucas 6:45b. - Porque a boca fala do que está cheio o coração. 
V. Por que é necessário que tenhamos domínio próprio no ato de falar?
A.    Porque mesmo que falemos a verdade, precisamos fazê-lo com amor.
B.     Para que o nosso silêncio não seja mais cruel do que as nossas palavras.
C.     Para que, mesmo que em nosso ser existam maus sentimentos, não sejamos dominados por eles.
D.    Para que as nossas palavras sirvam como meio de comunicação, interação e bênção e não como flechas destrutivas e mortíferas.
Pr. Hiramar Paiva, sexta-feira, sábado, 6 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS