sábado, 1 de setembro de 2012

A Presença Salvadora de Deus

Sofonias 3:17  - O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

Obs: Sermão apresentado no dia 25 de agosto na cidade de Umarizal, no “II Desperta Umarizal” e no dia 26, na Igreja Batista Emanuel – Frutuoso Gomes/RN.

Introdução:
A.    Quem foi Sofonias?
1)      Foi um homem judeu, profeta do Senhor.
2)      E como profeta, recebeu sua mensagem diretamente de Deus.
B.     Quando viveu Sofonias?
1)      No tempo do rei Josias.
Por volta do ano 640 a. C.
C.    Qual o contexto histórico das profecias de Sofonias?
1)      Contexto político – Josias era o rei de Judá.
2)      Contexto religioso – Muito parecido com a situação de hoje:
1.      Religiosidade apenas aparente.
2.      Prática da idolatria.
3.      Rebeldia contra Deus e contra a sua Palavra.
4.      Iminência do juízo de Deus.
D.    O que dizer do livro de Sofonias?
1)      Tem uma aplicação particular para o povo judeu.
2)      Pelo fato de ser a Palavra de Deus, tem uma aplicação geral.
3)      O que aqui está escrito interessa a todos nós.
E.     Qual o pensamento do livro de Sofonias?
1)      O livro começa de maneira melancólica, falando do juízo e do castigo de Deus.
2)      Mas termina de maneira triunfante, falando da salvação de Deus.
Trans: Eu quero que nós foquemos a nossa atenção num versículo do livro de Sofonias - Sofonias 3:17 - O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 

I. A Presença de Deus – V. 17a. - O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti.
A.    A presença de Deus é real:
1)      Hoje vocês sairão daqui dizendo que havia muita gente neste evento, mas tem alguém aqui que vocês não veem e talvez não dão a mínima para Ele - Esse ser é Deus.
2)      A sua presença é real – Deus está aqui – Deus está no meio de nós.
3)      Muitos dizem que não creem em Deus porque não o veem:
1.      Olhe para o céu - A Bíblia Sagrada diz - Salmos 19:1 - Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 
2.      Olhe para a pessoa que está ao seu lado – A Bíblia Sagrada diz - Gênesis 1:27 - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 
3.      Olhe para a Bíblia que está em suas mãos – A Bíblia Sagrada afirma – Sal. 14:1a. - Diz o louco no seu coração: Não há Deus.
B.     A presença de Deus é reveladora:
1)      Ele conhece tudo sobre nós - 139:1 - SENHOR, tu me sondas e me conheces. 
2)      Nós não podemos fugir da sua presença Sal. 139: 7-12 - Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?  Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas. Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão.
C.    A presença de Deus é ativa:
1)      Há muitos que pensam que Deus é assim: Um velhinho simpático, sentado no seu trono, dando uns cochilos.
2)      Muitos pensam que Ele não interfere na história da humanidade.
3)      No tempo do profeta Sofonias também era assim – O povo dizia -  Sofonias 1:12b. – O Senhor não faz nem bem e nem mal.
4)      Contudo a presença de Deus é ativa:
1.      Um dos nomes de Deus: YHAWEH – Eu sou o Senhor da história.
2.      E o próprio Deus declara - Deuteronômio 32:39 - Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão. 
5)      Deus atua de maneira ativa e poderosa nesse mundo – Davi diz - Salmos 46:9 - Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.   
II. O Poder de Deus – V. 17b. - Poderoso para salvar-te.
A.    O poder de Deus é algo que não tem limites:
1)      Um dos nomes de Deus é EL SHADDAI – Que quer dizer DEUS TODO PODEROSO.
2)      Vou pedir que mais uma vez vocês olhem para o céu – Estão vendo as estrelas?
1.      Sabem quantas são as estrelas?
2.      Apenas na nossa galáxia, a via láctea existem cerca de 400 bilhões de estrelas.
3.      Deus criou todas elas, pôs nomes em todas e chama todas elas pelo nome - Is 40:26 - Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. 
B.     Contudo aqui, o profeta Sofonias faz referência ao um poder maior ainda – O poder de salvar -  V. 17b. - Poderoso para salvar-te.
C.    Aqui é necessário perguntar – Que salvação é essa?
1)      A salvação dos próprios pecados:
1.      Todos são pecadores – Jeremias 5:1-2 - Dai voltas às ruas de Jerusalém; vede agora, procurai saber, buscai pelas suas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela. Embora digam: Tão certo como vive o SENHOR, certamente, juram falso.
2.      O pecado desgraça a vida do homem – João 8:34 - Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 
3.      O pecado mata o corpo e lança a alma no inferno – Romanos 6:23a.- Porque o salário do pecado é a morte.
2)      A salvação do poder de Satanás - O ofício de Satanás é matar, roubar e destruir – João 10:10a. - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir.  
3)      A salvação da condenação do inferno – O inferno é um lugar bem real, mas Deus tem o poder de nos livrar desse lugar tão terrível -  Apocalipse 20:14b.  - Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 
D.    Há muitas que imaginam a salvação por outros meios, mas ouçam isso:
1)      Outras pessoas podem salvar?Atos 4:12 - E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. 
2)      As podem esmolas salvar? – Ef. 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
3)      A religião pode salvar? - João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 
E.     Somente Deus pode salvar – Deus salva através de Jesus Cristo:
1)      João 3:18 - Quem nele crê não é condenado; o que não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 
2)      1 João 5: 11-12 - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
III. A Intenção de Deus – V. 17c. - Ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 
A.    Vemos aqui a intenção de Deus em relação ao homem:
1)      Fazer-nos o bem, o que Lhe dará grande alegria - V. 17c. - Ele se deleitará em ti com alegria.
1.      Ezequiel 18:23 - Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?
2.      Jeremias 29:11 - Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 
2)      Renovar-nos através do seu amor – V. 17d. - Renovar-te-á no seu amor.
1.      Existe algo mais restaurador e renovador do que o amor?
2.      É maravilhoso ter a certeza que somos amados.
3.      Agora imaginem ser amado por Deus! - Jeremias 31:3 - De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.   
3)      Exultar com um cântico festivoV. 17e. - Regozijar-se-á em ti com júbilo.
1.      O maior prazer que Deus é ver o homem que Ele criou, obedecendo-o, servindo-o e adorando-o.
2.      A este, Deus promete receber, perdoar, salvar e abençoar.
3.      Há no céu uma grande festa quando um pecador se arrepende - Lucas 15:10 - Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.   
B.     A intenção de Deus é nos fazer felizes, hoje e no futuro -  João 10:10b. - Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 
Pr. Hiramar Paiva, 1 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS