segunda-feira, 7 de maio de 2012

Anelo Pela Presença de Deus

Anelo Pela Presença de Deus
Salmo 63
Introdução:
A.          O salmo 63 foi escrito por Davi quando este estava no deserto.
B.           Davi esteve duas vezes no deserto:
1)          Na primeira ocasião – Ele ainda não era rei e estava fugindo do rei Saul – 1 Samuel 23:15  - Vendo, pois, Davi que Saul saíra a tirar-lhe a vida, deteve-se no deserto de Zife, em Horesa. 
2)          Na segunda ocasião – Ele já era rei e estava fugindo do filho Absalão - 2 Samuel 15:23  - Toda a terra chorava em alta voz; e todo o povo e também o rei passaram o ribeiro de Cedrom, seguindo o caminho do deserto.
C.     Como aqui Davi se identifica como rei, podemos concluir que este Salmo foi escrito quando ele fugia do filho Absalão  – V. 11a. - Mas o rei se regozijará em Deus.
D.    A intenção de Absalão era:
1)     Matar o próprio pai.
2)    E roubar-lhe o trono.
E.     Agora, notem bem a situação na qual Davi se encontrava:
1)    Enfrentando uma crise familiar – O próprio filho se fez seu inimigo e queria matá-lo.
2)    Enfrentando uma crise política – O filho queria matá-lo para roubar-lhe o trono.
3)    Enfrentando as condições terríveis de um deserto – Para não ser morto pelo filho, Davi precisou fugir para um deserto – Deserto na Bíblia representa: Sofrimento, provação, tribulação, crise.
F.     Podemos imaginar que em momentos tão adversas, Davi pôr-se-ia a se lamentar e a reclamar de Deus por se encontrar em situação tão difícil.
G.    Em vez disso, Davi cantou um hino de louvor, no qual expressou o seu anelo pela presença de Deus.
I. Anseio de Davi Pela Presença de Deus - Vs. 1-4:
A.    Há muitas maneiras de se referir a Deus:
1)    O ateu diz: Não há Deus.
2)    O pagão diz: Há muitos deuses.
3)    O verdadeiro crente diz: V. 1a. - Ó Deus, tu és o meu Deus forte. 
B.     Podemos perceber aqui como Davi ansiava pela presença de Deus:
1)  De maneira sincera – V. 1a. - Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente.
2)  De maneira integral - Todo o ser de Davi anelava pela presença de Deus:
a)     A alma anelava – V. 1b. – A minha alma tem sede de ti.
b)    O corpo anelava  – V. 1c. - Meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. 
C.     O servo de Deus estava num deserto, certamente com sedo, o seu corpo ansiava e necessitava de água, mas aqui ele expressa uma sede maior ainda: A sede de Deus.
1)    A sede de Deus é universal, todos a sentem, até os descrentes.
2)  Notem a intensidade do anseio de Davi pela presença de Deus:
1.     Salmos 42:1 - Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
2.     Salmos 130:6  - A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã.
D.    Davi se lembrou dos momentos mais felizes, quando ele foi ao santuário, louvar ao Senhor – V. 2 - Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória.
1)    Mas mesmo em um deserto, Deus pode ser adorado.
2)    Mesmo quando nós passamos pelos desertos da vida, pois Deus não se limita aos espaços físicos - Atos 17:24 - O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. 
E.     Davi apresenta uma razão indiscutível por que buscava a presença do Senhor – A Graça de Deus é melhor do que a própria vida – V. 3 - Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.   
F.     Por isso, o prazer de Davi era buscar ao Senhor, não apenas nos momentos felizes, mas enquanto tivesse vida - V. 4 - Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.
II. Há Uma Grande Recompensa Para Quem Persiste Em Buscar A Presença de Deus – Ele Se Torna O Seu Deleite, A Sua Razão de Viver - Vs. 5-8:
A.    Observem o contraste que se apresenta aqui:
1)    A alma de Davi estava com sede - V. 1b. - A minha alma tem sede de ti.
2)    Agora está farta e saciada – V. 5 - Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva.
B.    O segredo da satisfação está em buscar de dia e de noite a presença do SenhorV. 6 - No meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite. 
C.     Verdadeiramente a presença de Deus era deveras prazerosa para Davi – Estando no sol escaldante de um deserto e em grande perigo, ele declara que o Senhor é a sua sombra e o seu amparo - Vs. 7-8 - Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso.  A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara.
Trans: Além de ser o deleite dos que o buscam, Deus também é aquele que dá a vitória sobre os inimigos...

III. Deus Concede Vitória Aos Que O Buscam E O Servem - Vs. 10-11:
A.    Davi confiava que os seus inimigos não iriam prevalecer contra ele:
1)    Eles seriam mortos à espada e se tornariam comida de animais – V. 10 - Cairão à espada, serão [uma] ração para as raposas
2)    Eles seriam lançados nas profundezas do infernoV. 9 - Porém os que me procuram a vida para a destruir abismar-se-ão nas profundezas da terra. 
B.    Vocês sabem qual foi o fim de Absalão? Ele ficou pendurado pelos cabelos nos galhos de um carvalho e ali mesmo, foi morto - 2 Samuel 18:9-10, 14 - Indo Absalão montado no seu mulo, encontrou-se com os homens de Davi; entrando o mulo debaixo dos ramos espessos de um carvalho, Absalão, preso nele pela cabeça, ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que ele montava, passou adiante. Vendo isto um homem, fez saber a Joabe e disse: Vi Absalão pendurado num carvalho. 14  Então, disse Joabe: Não devo perder tempo, assim, contigo. Tomou três dardos e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho.
C.     Como crentes nós também enfrentamos muitos inimigos:
1)    A força do pecado.
2)    As ilusões do mundo.
3)    E principalmente, a força e o poder de Satanás.
D.    Contudo, a promessa de Deus é que nós seremos vitoriosos:
1)    Zacarias 2:8 - Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Para obter ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.
2)    Romanos 8:33 - Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
3)    Romanos 8: 36-37 - Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
E.     Quanto a Satanás, Ele já está condenado e será, em ocasião oportuna, lançado no inferno - Apocalipse 20:10  - O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.   
F.     O testemunho final de Davi neste salmo éV. 11 - O rei, porém, se alegra em Deus; quem por ele jura gloriar-se-á, pois se tapará a boca dos que proferem mentira. 
Conclusão:
A.    Este salmo é especialmente aplicável aos momentos de sofrimento, tribulação, dor e perigo.
B.     Mas a grande lição é: Sejam quais forem as circunstâncias, nós devemos e precisamos buscar ao Senhor.
C.     Afinal de contas, nós somos carentes de Deus e Ele promete que jamais nos abandonará.
Pr. Hiramar Paiva, segunda feira, 7 de maio de 2012.

Um comentário:

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS