segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Poder Da Verdadeira Fé


O Poder Da Verdadeira Fé
Lucas 5:17-26.
Introdução:
A.  O assunto que eu quero expor hoje é: O Poder da Verdadeira Fé.
B.  A fé é um dos assuntos principais das Escrituras Sagradas e um elemento imprescindível ao verdadeiro cristianismo e à nossa relação com Deus - Hebreus 11:6a. - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.
C.   Fé - Todos dizem entender o seu significado, mas poucos sabem o que é.
D.   Fé – Todos dizem que a têm, mas de fato quem tem a fé que agrada a Deus?
E.   A base para este sermão será o relato da cura do paralítico de Carnarnaum – Relato também encontrado nos Evangelhos de Mateus e Marcos.
F.    Contudo, preferirei utilizar-me do relato de Lucas, pois mostra o fato do ponto de vista de um homem da ciência - Lucas era um médico.
G. O relato é o seguinte – Lucas 5:17-26:
1)    Jesus estava exercendo o seu ministério na cidade de Cafarnaum e muitos procuravam ouvi-lo:
1.    Fariseus.
2.    Doutores da lei.
3.    Muita gente simples, do povo.
4.    Também enfermos vinham ou eram trazidos para Jesus curar.
2)    Num certo dia, um paralítico foi trazido por quatro homens, na esperança que Jesus o curasse.
3)    Todavia, a casa o onde Jesus estava, tinha uma multidão tão grande, que os homens não puderam entrar.
4)    Mas aqueles homens estavam muito determinados, subiram ao telhado, destelharam a casa e colocaram o enfermo diante de Jesus.
5)    Jesus ficou muito impressionado com a fé daqueles homens, e não apenas perdoou os pecados do paralítico, mas também o curou.
6)    Todos os presentes ficaram maravilhados com esse grande milagre.
7)    Quanto ao paralítico, voltou para a sua casa, andando e glorificando a Deus.
H. Eu quero tirar uma frase do texto que li e usá-la com a idéia central do sermão – V. 20a. - Vendo-lhes a fé.
1)    A frase diz que Jesus viu a fé daqueles homens – Do paralítico e dos que o trouxeram no leito.
2)    A Bíblia nada fala sobre a identidade daqueles homens - diz apenas que eram quatro – Mc. 2:3.
3)    Não diz seus nomes e nem que profissões exerciam.
4)    Mas diz que eram homens de fé.
Trans:  Mas que importância tem a fé, e por que a Bíblia enfatiza isso? Qual o poder da verdadeira fé?
I. A Verdadeira Fé Produz Boas Obras – V. 18a.
A.  Havia em Cafarnaum um homem paralítico com muito desejoso de ser curado, mas quem estava disposto a ajudá-lo nesse intento?
B.  Difícil não é? Eu até posso imaginar o paralítico suplicando ajuda, contudo, provavelmente:
1)    Alguns estavam ocupados demais e não tinham tempo para ajudá-lo.
2)    Outros, talvez tenham dito que não tinham condições financeiras de ajudá-lo.
3)    E finalmente, outros podem ter dito: Bem, hoje eu até tenho tempo, e até  tenho condições financeiras, porém não tenho interesse em lhe ajudar, peça ajuda a outras pessoas.
C. Talvez o paralítico até chegou a imaginar que ninguém o ajudaria – Mas o V . 18a. diz - Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico.
D. O que esses homens tinham de especial e de diferente dos demais:
1)    Certamente, não eram pessoas desocupadas.
2)    Também não há indícios que tinham uma condição financeira privilegiada.
3)  Também não eram os mais importantes da cidade – Os mais importantes são aqueles mencionados no V. 17, mas não é dito que realizaram nenhuma boa ação  - V. 17a. - Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei.
E.  O diferencial nesses homens era a fé – Eles tinham a verdadeira fé - V. 20a. - Vendo-lhes a fé.
F.  E a fé verdadeira produz boas obras – Assim é bom pensarmos:
1)    Onde estão frutos da nossa fé ? - Mateus 7:20 - Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
2)  Qual foi a última vez que nós ajudamos alguém ? - 1 João 3:17  - Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?
3)  Tiago diz que a fé que não produz obras, é morta - Tiago 2: 14-19, 26 - Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.  26  - Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
II. A Verdadeira Fé Atrai O Homem A Jesus – V. 18 - Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.
A.  Aqueles homens tinham fé que o paralítico poderia ser curado, então foram em busca de Jesus – Pela fé eles foram atraídos a Jesus.
B.  Muita gente acredita que Maria, João Paulo II, Frei Damião, Padre Cícero, Madre Tereza de Calcutá e outros fazem milagres.
1)    Tais pessoas afirmam: O importante é ter fé, não importa em quem.
2)    E eu digo, o importante é ter a fé certa, na pessoa de Jesus Cristo.
C. Vocês duvidam? Então ouçam isso:
1)  Sobre a fé que nos traz bênçãos – João 14:1 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2)  Sobre a fé que faz o impossível se tornar possível – João 15:5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
3)  Sobre a fé que Salva:
1.    João 6:47  - Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
2.    João 7:38  - Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
3.    João 11:25  - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.
D. Aos que crêem em Jesus, Ele diz - Mc 9:23b.  - Tudo é possível ao que crê.
III. A Verdadeira Fé É O Segredo Para Vencer As Dificuldades -  VS: 18-19:
A.  Ao chegar à casa onde Jesus estava, os homens encontraram um grande problema - O lugar estava cheio e eles não tinham como entrar:
1)  O texto fala de uma multidão de pessoas – Vs. 18-19b. - Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.  E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão.
2)    E agora o que fazer, como agir?
B.  Muita gente junta, quase sempre é sinal de problema, porque surgem muitas opiniões:
1)    Há a opiniões dos pessimistas – “Não tem jeito, não tem como entrar é melhor desistir, vocês não vão conseguir”
2)    Há a opinião dos procrastinadores – Os que gostam de deixar tudo pra  depoisÉ melhor adiar, deixem para depois, venham noutro dia”.
3)    Há a opinião dos que torcem contra – “Ah, ah, eu sabia que isso não ia da certo, eu não disse, deu tudo errado”
4)    E ainda, o pior de todos, os incrédulos – “E melhor desistir, esse é um caso perdido, ora nem Jesus de Nazaré pode curá-lo”.
C. Agora, imaginem os homens que trouxeram o paralítico e o próprio paralítico ouvindo tais palavras – É de fazer qualquer um desistir.
D. Todavia, aqueles homens eram movidos pela fé, e a fé vence todos os obstáculos – Eles encontraram a solução – V. 19 - E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus.
1)    Subiram ao telhado, tiraram algumas telhas.
2)    E conseguiram colocar o paralítico dentre de casa, diante de Jesus.
E.  A verdadeira fé, não evita as dificuldades, mas nos dar forças para superá-las.
IV. A Verdadeira Fé Leva À Cura – Vs. 20, 24-25a.:
A.  Pela verdadeira fé na pessoa de Jesus, o paralítico obteve a cura espiritual - V. 20 - E, vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, os teus pecados te são perdoados.
1)    Antes de mais nada, Jesus perdoou-o e, consequentemente, salvou-o.
2)  Jesus agiu assim para mostrar que a saúde espiritual é muito mais importante do que a saúde física - Mateus 16:26 - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
3)    Lembremo-nos que a salvação é pela fé em Jesus - João 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
B.  Pela verdadeira fé o paralítico obteve a cura física – Vs. 24-25a. - Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.  E, levantando-se logo diante deles e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa.
1)    Notem que um fato maravilhoso aconteceu – O paralítico foi curado.
2)    Diante dos quatro homens e diante da multidão, o milagre foi feito.
3)    É importante dizer que Deus sempre pode curar, mas por razões que somente Ele conhece, muitas vezes, Ele não quer curar.
V. A Verdadeira Fé Tem O Poder De Transformar Um Pobre E Infeliz Homem, Em Alguém Cheio Gozo E De Alegria – V. 25 - E, levantando-se logo diante deles e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa glorificando a Deus.
A.  Lucas 15:24  -  Porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.
B.  Mateus 4:16  - O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.
C. 2 Coríntios 5:17  - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Conclusão: Romanos 1:17  - Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
Pr. Hiramar Paiva.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muitos hoje confundem fé com pensamento positivo. Outros acreditam ainda que a fé é um sentimento, e que este os livrará das dificuldades da vida. Dizem até que quem tem fé não chora, não tem tristeza, não sente dores. E essa confusão só tem afastado cada vez mais as pessoas de Deus. Por não entenderem que a fé nos faz passar por tudo isso e muito mais, porém com confiança no Senhor, sabendo que Ele nos conduzirá por todo o caminho, mesmo entre pedras, dores, escuridão, tempestades... Vivendo pela fé, nada nos impedirá uma vida abundante e frutífera, nem que Ele nos leve até o lugar que nos aguarda para o gozo da vida plena.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS