SERMÕES


Esboço Para Evangelismo Pessoal – Baseado no método EE – Com várias modificações.
A- Introdução:
1.  A vida secular do visitado - para ganhar a confiança e quebrar o gelo.
2.  Duas perguntas - "Posso lhe fazer duas perguntas?
a)  Se você morresse agora, teria certeza de ir para o céu?
b)  E se você morresse agora e fosse comparecer diante de Deus e Ele perguntasse: "Por que deve deixar você entrar no céu?" O que você responderia?  
Trans: Posso mostrar a você como ter certeza de ir para o céu?
B- O Evangelho:
1.  A Natureza do Homem:
a)  A Bíblia Sagrada mostra que todos os homens são pecadores - Rm. 3:10-12 - Como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus.  12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
b) Rm. 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Trans: E estes pecados trazem conseqüências terríveis ao homem...
2.  Os Resultados do Pecado:
a) - Separa o homem de Deus - Is. 59:2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
b) - A bíblia diz que o salário do pecado é a morte - Rm. 6:23a. - Porque o salário do pecado é a morte.
Trans: E qualquer esforço humano para ganhar a salvação, ou cancelar os efeito do pecado; sejam obras, religião, penitência; é totalmente em vão...
3.  A Incapacidade do homem de ganhar a sua própria salvação:
- As Obras não salvam – Ef. 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.
- Tito 3: 5-7 - Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6  que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7  a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

Trans: Sendo assim, nós precisamos apelar para o amor de Deus. A bíblia diz que Deus nos ama...
4. A Evidência do Amor de Deus:
- Rm. 5:8 - Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.
- 1º João 4:8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
- João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Trans: E Deus, porque nos ama, providenciou um caminho seguro para o céu: Jesus Cristo...
5. O Único Caminho para o céu:
a) - Jesus é o único caminho que leva o homem ao céu - João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
b) - Ele é o único mediador - 1º Tim. 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
Trans: Isto significa que só Jesus pode nos salvar...
6. A Única maneira de Ser Salvo:
- Rm. 10:9-10 - Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.                                                                                                                     10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
- Atos 16:31 - Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
Trans: Quando nos entregamos a Jesus Cristo  recebemos de graça,  a vida eterna...
7. A Certeza da Salvação:
a) - Jesus Cristo disse em João 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
b) - 1º João 5:12 - Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
c) - João 3:36 - Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
d) - João 10:28 - Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
C- Pergunta de Decisão: 
1. Você gostaria de aceitar Jesus Cristo como o seu Senhor e Salvador, agora?
2. O Tempo de Deus é agora:
 - Is. 55:6-7 - Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.
- 2 Coríntios 6:2  - Porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação.
- Heb. 3:15a. - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.
D- Em caso de decisão:
1.  Devemos apresentar versículos que garantem que os crêem em Jesus têm a vida eterna:
a)  João 6:47  - Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
b)  1 João 5:12  - Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
c)  1 João 5:13  - Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.
2.  Devemos incentivá-los a se unir à igreja - Hebreus 10:25 - Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Observação – Não é obrigatório ao evangelista utilizar um esboço com este, mas é imprescindível o estudo constante da Bíblia Sagrada. Este esboço pode e deve ser enriquecido.
Pr. Hiramar Paiva, quinta-feira, 1 de setembro de 2011.
 

 
CERTEZA DA SALVAÇÃO ETERNA (Ministrado aos irmãos de Lucrécia, em 16/05/11)
1)  No Velho Testamento:
1.  Salmos 23:6  - Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
2.  Jeremias 32:40  - Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.
2)  No Novo Testamento:
1.  João 3:16  - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2.  João 4: 13-14 - Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
3.  João 5:39  - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
4.  João 6:40  - De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
5.  João 6:54  - Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
6.  João 10: 28-29 - Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
7.  João 17:3  - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
8.  Romanos 6:23  - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
9.  2 Coríntios 5:1 - Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
10.      Gálatas 6:8  - Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
11.      1 Timóteo 6:12  - Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
12.      Tito 1:2  - Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos.
13.      Tito 3:7 - A fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
14.      Hebreus 5:9  - E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
15.      Hebreus 7:25  - Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
16.      Hebreus 9:12  - Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
17.      Hebreus 9:15 - Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
18.      1 João 2:25  - E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.
19.      1 João 5:13  - Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.
3)  Baseada na Bondade de Deus e não no  mérito humano – 1 Pedro  1:3-5 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.
Hiramar Paiva, segunda-feira, 16 de maio de 2011.

O INFERNO – OS VÁRIOS SIGNIFICADOS DA PALAVRA INFERNO
INTRODUÇÃO:
A.   HOJE VAMOS ANALISAR BIBLICAMENTE OS VÁRIOS SIGNIFICADOS DA PALAVRA INFERNO.
B.   A PALAVRA “INFERNO” APARECE NA BÍBLIA POR 30 VEZES, SENDO APENAS:
1)     10 VEZES EM TODO O VELHO TESTAMENTO.
2)    E 20 VEZES NO NOVO TESTAMENTO.
C.   PORÉM É NECESSÁRIO DIZER QUE NÃO FOI REGISTRADA A MESMA PALAVRA PARA INFERNO EM TODAS AS PASSAGENS.
D.   ALGUNS EXEMPLOS DESSES CASOS:
I. HADES NO HEBRAICO E SHEOL NO GREGO:
A.  HADES – ENCONTRADA NO VELHO TESTAMENTO:
1)  Deuteronômio 32:22 - Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno, consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes.
2)  Salmos 18:5 - Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam.
B.  SHEOL ENCONTRADA NO NOVO TESTAMENTO:
1)  Mateus 11:23  - Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
2)  Lucas 16:23 - No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
C. ALGUNS SIGNIFICADOS DE SHEOL OU HADES, COMO JÁ VIMOS:
1)    SEPULTURA.
2)    ENTERRADO.
3)    MUNDOS DOS MORTOS.
4)    VIDA ALÉM TÚMULO.
5)    LUGAR PARA ONDE VÃO OS DESCRENTES QUANDO MORREM E PERMANECEM  ATÉ O DIA DO JUÍZO FINAL.
II. TARTARO:
A.  LUGAR ONDE ESTÁ UMA PARTE DOS ANJOS QUE SE REBELARAM CONTRA DEUS.
B.  - APARECE SOMENTE UMA VEZ NA BÍBLIA E TRADUZIDA PARA INFERNO TAMBÉM EM2 Pedro 2:4  - Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.
III. ABYSSOS – TRADUZIDA PARA ABISMO:
A.   PRISÃO PARA DEMÔNIOS - LUCAS 8:27- 31 - E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que, desde muito tempo, estava possesso de demônios e não andava vestido nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo com alta voz: Que tenho eu contigo Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.  E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.
B.  LUGAR DE ONDE SAIRÃO CRIATURAS DEMÔNIACAS DURANTE A TRIBULAÇÃO – APOC. 9:1-5 - O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar. Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra, e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte.  Foi-lhes também dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém.
IV. KATÕTEROS:
A.  APARECE APENAS EM - Efésios 4:9  - Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?
B.  ALGUNS TEÓLOGOS RELACIONAM ESSE TERMO COM O HADES.

V. GEHENNA – PALAVRA GREGA ENCONTRADA NO NOVO TESTAMENTO:
A.  É O INFERNO ESCATOLÓGICO, PROPRIAMENTE DITO.
B.  CHAMADO LAGO DE FOGO E SEGUNDA MORTEAPOC. 20:14-15 - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
C. A ORIGEM DA PALAVRA GEHENNA:
1)    ESTA PALAVRA GREGA TEM SUA DERIVAÇÃO DE DUAS PALAVRAS:
1.     SENDO “GE” QUE SIGNIFICA UM ABISMO.
2.    E “HINNOM” SIGNIFICANDO ENTÃO UM LOCAL CONHECIDO COMO O VALE OU ABISMO DE HINNOM, SITUADO AO LADO SUL E LESTE DE JERUSALÉM.
2)    NO TEMPO DO ANTIGO TESTAMENTO ERA O LUGAR ONDE SACRIFICAVAM CRIANÇAS RECÉM NASCIDAS NO FOGO AO FALSO DEUS MOLOQUE:
1.    2 REIS 16:2-3  - Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, seu Deus, como Davi, seu pai. Porque andou no caminho dos reis de Israel e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios, que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel.
2.    2 Reis 21:6  - E queimou a seu filho como sacrifício, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e tratava com médiuns e feiticeiros; prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira.
3)    ALI TAMBÉM O ÍMPIO REI MANASSÉS QUEIMOU SEUS FILHOS  - 2 Crônicas 33:6  - Queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira.
4)    ESSE LUGAR ERA DE AFLIÇÃO MORTE E FOGO, UM LOCAL DE TORMENTO MUITO GRANDE.
5)    MAIS TARDE FOI CHAMADO DE “GEENA” O LUGAR ONDE EM JERUSALÉM JOGAVAM E QUEIMAVAM O LIXO, O DEPÓSITO DE LIXO COM MAU CHEIRO, FUMAÇA E ODORES DE PUTREFAÇÃO QUE SE ENCONTRA FORA DAS CIDADES.
6)    JESUS MENCIONOU TRATAR-SE DO LUGAR ONDE O FOGO NÃO SE APAGA E O VERME E BICHO NUNCA MORREM - MARCOS 9:43-44 - E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
D. ALGUNS EXEMPLOS DO SEU USO NA BÍBLIA SAGRADA:
1)  Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.
2)  Mateus 10:28 - Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
3)  Mateus 18:9 - Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.
4)  Marcos 9:43  - E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível.
5)  Tiago 3:6  - Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
Hiramar Paiva, sábado, 7 de maio de 2011.


Três Grandes Verdades Sobre a Salvação
Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. 

Introdução:
A-    Por que você ainda não aceitou Jesus Cristo como Senhor Salvador? Por que você ainda não é um crente em Jesus Cristo?
B-    Eu estou fazendo esta pergunta, especialmente a você que tem ouvido a mensagem do evangelho diversas vezes, que crê na palavra de Deus, e no seu íntimo, chega a admitir que um dia será um crente.
C-   Posso até imaginar a sua resposta: Cristo ainda não me chamou. Quando ele me chamar eu tomarei a decisão de segui-lo.
D-  Este versículo que li, desmente e derruba essa sua desculpa e fala-nos de Três grandes Verdades Sobre A Salvação...

Trans: Vemos em primeiro lugar...

I. UMA GRANDE NOTÍCIA - JESUS CRISTO JÁ ESTÁ LHE CHAMANDO – “Eis que estou à porta e bato”:
A.   Estas são as palavras de Jesus. Ele está dizendo: “Eis Que Estou à Porta e Bato”
1)    Eu estou à porta. Não na porta da sua casa. Ele está na porta do seu coração, da sua vida.
2)    Eu estou à porta e estou batendo - “Eis que estou a porta e bato”.
3)    Jesus Cristo está na porta do seu coração, batendo e dizendo: Abra a porta do seu coração e deixe-me entrar.
B.   Até hoje você disse que ainda não é crente porque Deus não o chamou ou que está esperando que ele o chame:
1)    A bíblia diz que Deus já está lhe chamado – “Eis que estou à porta e bato”
2)    Cada vez que vai um crente na sua casa, levar a mensagem do evangelho, é Deus quem está falando.
3)    Cada vez que você ouve a pregação do evangelho, é Deus quem está batendo.
C.   Você ainda não percebeu, porém faz muito tempo que Ele lhe chama.
D.   A bíblia sagrada esta recheada de convites:
1)  ATRAVÉS DO PROFETA ISAÍAS – Isaías 1:18-19 - Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.  Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
2)  MAIS UMA VEZ ISAÍAS DIZ - Isaías 55:6 - Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 
3)  ATRAVÉS DO FILHO, JESUS CRISTO - Marcos 1:15 - O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. 
4)  OUTRA VEZ, JESUS CRISTO DIZ – Mateus 11:28-30 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
5)  ATRAVÉS DO APÓSTOLO PEDRO - Atos 3:19  - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.
Ilus: Como vimos não há nenhuma desculpa que alguém possa usar para não ser crente em Jesus Cristo. Ele ama todos e chama todos, inclusive você.

Trans: Este versículo também nos fala de...

II. UMA GRANDE RESPONSABILIDADE – OUVIR A SUA VOZ E ABRIR A PORTA - “Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta”:
A.   Deus coloca sobre o homem uma grande responsabilidade: Ouvir a sua voz e abrir a porta.
1)    Precisamos ouvir – “Se alguém ouvir a minha voz”
2)    Precisamos abrir a porta – “E abrir a porta”
B.   Hoje há uma grande facilidade para se ouvir o Evangelho. Pelo menos em nosso país, dificilmente alguém poderá dizer que não teve a oportunidade de ouvir a mensagem da salvação.
C.   Porém, ouvir aqui não é apenas escutar, mas é obedecer, querer seguir a Cristo e fazer a sua vontade. Ouvir aqui significa fazer o que a Bíblia manda.
D.   Depois de ouvir, o homem precisa abrir a porta do seu coração – “E abrir a porta”.
1)    Notem que Jesus não chega colocando à porta a baixo. Ele chega e, amavelmente bate e diz: Eu quero entrar na sua vida. Quero mudar a sua vida. Perdoar os seus pecados. Eu quero lhe salvar. Abra a porta e deixe-me entrar.
2)    O problema é que o coração da maioria está trancado a sete chaves, como o cofre de um banco.
E.   Qual é a chave que está trancando a porta do seu coração e impedindo que Jesus Cristo entre?
1)    SERÁ QUE É A INCREDULIDADE? - Apocalipse 21:8 - Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, à parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. 
2)    SERÁ QUE É A VERGONHA? - Lucas 9:26 - Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos. 
3)    SERÁ QUE É O ORGULHO E O PRECONCEITO? - Mateus 16:24 - Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
4)    SERÁ QUE É O AMOR ÀS COISAS DO MUNDO - Mat. 16:26 - Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?
5)    SERÁ QUE É ILUSÃO, DE QUE AINDA É MUITO CEDO? - Hebreus 3:15 - Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
6)    OU SERÁ QUE É PORQUE VOCÊ REALMENTE NÃO O QUER - João 3:18 - Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 
7)    SERÁ QUE VOCÊ PENSA QUE EXISTEM OUTROS CAMINHOS PARA O CÉU - João 14:6 - Jesus nos diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
F.    Eu creio que se eu for à sua casa e bater à sua porta, você não vai impedir que eu entre.
G.  Muito pelo contrário, é provável que você me convide a entrar, ofereça uma cadeira para eu sentar e, como todo bom nordestino, ainda me ofereça uma xícara de café.
H.   Talvez você ainda não percebeu, que é tão gentil, prestativo e educado com as pessoas que batem à porta da sua casa, porém está negando que Jesus Cristo, que está batendo na porta do seu coração, entre na sua vida e dê salvação eterna.
I.    Por que será que você não deixa Jesus entrar na sua vida? Por que você prefere deixá-lo de fora? - João 3:36 - Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
J.     Será que você pensa que existem outros caminhos para o céu, além de Jesus Cristo? Em João 14:6 - Jesus nos diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
 
Trans: E finalmente o nosso texto fala de...

III. UMA GRANDE PROMESSA – SALVAÇÃO E COMUNHÃO - “Entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo”:
A.   A promessa de Cristo é maravilhosa: Entrar em nossa vida e manter comunhão e um relacionamento pessoal conosco.
1)  Primeiramente ele promete que vai perdoar os seus pecados, pois só assim, poderemos manter comunhão com o Pai – 1. João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
2)    Ele promete que vai habitar dentro do nosso coração, fará parte da nossa vida – João 14:23 - Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
3)  Ele prometa dar a vida eterna e livrar do juízo final – João 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
B.   Esta promessa é maravilhosa, pois o Filho de Deus está garantindo que estará sempre conosco:
1)    Foi a promessa que Ele fez aos seus discípulos – Mateus 28:20 - E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
2)    Deus estará conosco nos momentos difíceis da vida - Salmos 23:4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. 
3)  Ele promete que nós estaremos com Ele por toda a eternidade - Apocalipse 21:3 - Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 
  Conclusão:
A.  Querido amigo saiba que um dia todos estarão diante de Deus para prestar contas.
B.  Que desculpa você usará? Hoje nós aprendemos que nenhuma desculpa o livrará do inferno
C. Sendo assim, pare de bater com a porta na face de Jesus.
D. Já que Ele diz - Apoc. 3:20 - Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
E.  Abra o seu coração, deixo-o entrar e receba salvação eterna.

Pr. Hiramar Paiva.




A Superioridade, Virtudes e Eternidade do Amor
1. Cor. 13:1-13.
Introdução:
A.   Temos ouvido muita coisa sobre o amor. E poderíamos passar toda a nossa vida falando sobre este assunto que fascina tanta gente.
B.   A bíblia sagrada contém muitas histórias belas de amor: Jacó e Raquel, Boaz e Rute, Assuero e Éster.
C.   Existem muitos capítulos das Escrituras que retratam o amor.
D.   O versículo mais conhecido e belo das escrituras, é uma declaração de amor de Deus pela humanidade - João 3:16  - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
E.    Na verdade, a bíblia sagrada é uma verdadeira declaração do amor de Deus aos homens.
F.    Esta palavra é tão conhecida que todos sabem pronunciá-la até em inglês.
G.   Quem nunca disse, pelo menos uma vez: I Love You!
H.   Infelizmente, a prática é bem diferente. Os atos de amor são cada vez mais raros. Gentilezas, um por favor, desculpe-me, com licença.
I.       Somos na verdade, egoístas. Amamos sim. A nós mesmos. Os homens são cada vez mais frios e interesseiros.
J.      Mesmo na igreja, queremos ocupar posições que nos dêem destaque.
K.   Queremos os dons que nos dêem popularidade e nos rendam elogios.
Trans: No texto que foi lido, Paulo destaca três aspectos sobre o amor: A Superioridade do Amor, As Virtudes do Amor e A  Eternidade do Amor.

I- A Superioridade do Amor - Vs. 1-3:
A.   Existe um hino que nós costumamos cantar que diz: O amor é o bem maior. É jóia de valor para o coração...
B.   É esta a verdade que Paulo quer enfatizar aqui:
1.     O Amor é superior Ao Dom de línguas - V.1-  Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
a)     Havia na época dos apóstolos, o chamado Dom de línguas - Era a habilidade de falar um idioma desconhecido.
b)    Isto trazia grande destaque aos que o possuíam. Por isso todos queriam aquele dom. E buscavam e se descabelavam, como se aquela fosse a coisa mais importante do mundo.
c)      Paulo diz no V.1. - Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Ilus: Se você tentar explicar para uma criança de três anos o que é amor, acho difícil que ela compreenda. Abra os braços para ela. Sorria para ela. Ela irá sorrir também e se sentirá segura e protegida. Se entrar aqui um japonês e nos saudar com um boa noite, ninguém irá compreender. Será como o bronze que soa. Mas se der um sorriso. Todos vão entender que ele é amigo. O amor é a linguagem universal.

2.     O Amor é superior ao Dom de Profetizar - V.2a. - Ainda que eu tenha o dom de profetizar...
a)    Profetizar não é adivinhar o futuro - Deus mandava queimar na fogueira os adivinhadores. Deut. 18:10-12 -  Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.                       
b)    O trabalho do profeta era receber a mensagem de Deus e transmiti-la ao povo.
c)     Era uma grande honra. Receber a mensagem diretamente de Deus e levá-la ao povo era muita honra
d)    Mas o dom de profecia sem o amor, não valia nada

3.     O Amor é superior a todos o conhecimento - V.2b. - E conheça todos os mistérios e toda a ciência...
a)    Ainda que eu conheça todos os mistérios e toda a ciência - Nada serei.
b)    Grande parte do saber humano tem sido usado para a desgraça da própria humanidade.
Ilus: A invenção do avião, da dinamite, da bomba atômica, do revólver. Tudo isso demanda muita ciência. Muito conhecimento. O mundo estaria muito melhor sem eles.
Ilus: Paulo Afirma - 1. Cor. 8:1 - Porque o saber ensoberbece, mas o amor edifica.
c)     Mas a culpa não é das invenções - A culpa é do próprio homem e da sua falta de amor - E sem amor Paulo diz: Nada serei.

4.     O Amor é Superior à Grande Fé -V. 2c. - Ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
a)     Transportar montes. Este seria um poder muito grande.
b)    E Cristo disse que uma fé do tamanho de um grão de Mostarda, pode fazer isso.
c)     Eu poderia matar a fome do mundo inteiro. Ajudar todos os pobres, levar alegria a todos os lares.
d)    Quase que eu sou tentado a pedir esta fé  a Deus - Mas aí eu me lembrei de um homem, que segundo ouvi dizer, comprou uma moto por 40 mil reais.
Ilus: 40 mil reais daria para ajudar muita gente! Eu acho que se Deus me dessa aquela fé; a primeira coisa que eu faria era comprar uma grande lona e montar um circo e usar a minha fé para me ostentar
e)     Também a fé sem amor, não vale nada.

5.     O Amor é superior ao auto-sacrifício - V.3 -  E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
a)     Distribua todos os seus bens aos pobres.
b)    Depois entregue o seu corpo para ser queimado.
c)     Se não tiver amor tudo será perdido.
Ilus: Tem muita gente que está disposta a se sacrificar em nome da sua igreja ou da sua religião. Iria para o Aparecida do Norte - S. P. - Com uma cruz de madeira nas costas. Mas não é capaz de atravessar a rua para socorrer um pobre necessitado.
d)    Misericórdia quero e não sacrifício - Disse Jesus em Mat. 9:13.
Ilus: Eu não sei qual vantagem teria hoje o Dom de línguas, ou que aproveita saber toda a ciência, ou ainda ter aquela fé monstruosa; mas eu sei que o nosso povo precisa desesperadamente do nosso amor e da nossa compaixão.

II- As Virtudes do Amor - Vs. 4-8:
A.   O amor é paciente V. 4a. - A história de Jacó. Sabe esperar - V. 7
B.   É benigno V.4b - Existe uma certa despeita entre aquele que fazem parte de uma outra denominação; de passar por mim e desviar o caminho; de baixar ou virar a cabeça. São pessoas que dizem que amam a Deus. E Cristo disse em João 14:15 - Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
1)    Alguns mandamentos relacionados com o Amor:

a)    Amarás o teu próximo como a ti mesmo - Mat.22:39.
b)    Amais os vossos inimigos e orai por eles - Mat. 5:44.
c)     O Amor seja sem hipocrisia - Rom. 12:9.
d)    Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 1. João 3:1.
C.   O Amor não arde em ciúmes – V. 4c.
1)    Dizem que ter ciúme é prova de amor.
2)    Que o ciúme é o tempero de amor - Eu acho esse gosto muito estranho.
Ilus: Eu conheço um homem que é muito ciumento. Se ciúme é prova de amor, eu acho que ele ama muito, a esposa, porque  vive  batendo nela. Agora pergunta se ela é feliz com esse amor.
D.   Não se ufana, não se ensoberbece – V. 4d.
1)    Estas são, na verdade, manifestações de orgulho.
2)    O amor não é orgulhoso.
Ilus: Não é errado o pai ter uma admiração, um prazer pelo filho. O irmão ter prazer pela igreja
3)    O próprio Deus disse; de Cristo - Este é o meu filho amado em quem me comprazo. Mat. 3:17.
Ilus: Se eu amo a Deus, não posso ter orgulho religioso.
E.    O Amor se comporta bem - V.5:
       1) Três coisas que o amor não faz:
a)     Não se comporta mal – V. 5a. – “Não se conduz inconvenientemente” - O rapaz diz para a moça: Se você me ama; entregue-se a mim...
b)    O amor não é egoísta – V. 5b – “Não procura os seus próprios interesses”.
c)     Não se irrita – V. 5c. – “Não se exaspera”
d)     Não fica remoendo – V. 5d. – “Não se ressente do mal”.
F.    O amor é Justo - V.6.
1)    Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade - V. 6
2)    O amor é verdadeiro

III- A Eternidade do Amor - Vs.8. - O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
A.   O amor jamais acaba - Por isso o casamento deve ser único.
Ilus: Confundem o amor com a paixão. O casamento precisa ter os dois.
B.   Com o tempo a paixão vai diminuindo e deixando um vazio. O amor precisa ir crescendo e ocupando este espaço.
C.   A gente costuma amar uma pessoa até que ela não nos faça nenhum mal.
D.   De a Bíblia Sagrada acerca de Jesus Cristo - João 13:1 - Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
E.    Notem a diferença do amor para as demais coisas que Paulo mencionou o início deste capítulo:
1)    Profecias, línguas e conhecimento - 1 Coríntios 13:8 - O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará.
2)    Comparados com fé, esperança e amor - 1 Coríntios 13:13  - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. 

Conclusão:
A.   A maior carência do mundo atual é do amor. Você quer pedir um dom a Deus, peça o dom do amor.
B.   É uma desgraça que os homens se odeiam tanto, visto que o criador e sustentador do universo, Deus, é amor –1 João 4:8  Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
C.   O amor não é algo pra se sentir, é algo para se viver, para se praticar.
D.   O maior exemplo será sempre o do próprio Deus - Rom. 5:8 - Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

Pr. Hiramar Paiva.



OS TRÊS ADVENTOS DE JESUS
Isaías 9:6  - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
INTRODUÇÃO:
A.  A MINHA INTENÇÃO É FALAR SOBRE OS TRÊS ADVENTOS DE JESUS.
B.  A PALAVRA ADVENTO SIGNIFICA:
1)  VINDA.
2)  CHEGADA.
3)  APARECIMENTO.
C. A BÍBLIA FALA DE TRÊS ADVENTOS DE JESUS:
1)    O SEU NASCIMENTO, QUE FOI A PRIMEIRA VINDA.
2)    O ARREBATAMENTO DA IGREJA, QUE NÃO DEVE SER CONFUNDIDO COM A SEGUNDA VINDA.
3)    E A SEGUNDA VINDÁ, PROPRIAMENTE DITA.
TRANS: COMEÇAREMOS FALANDO SOBRE...  
I. O PRIMEIRO ADVENTO DE JESUS - João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
A.  O QUE FOI O PRIMERIO ADVENTO?
1)  FOI A ENCARNAÇÃO DO VERBO, QUE SENDO DEUS, FEZ-SE HOMEM E VEIO HABITAR ENTRE NÓS -  João 1:14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
2)  FOI O NASCIMENTO DO FILHO UNIGÊNITO DE DEUS NA FORMA E NA ESSÊNCIA DE UM HOMEM - Lucas 2:6-7 - Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
B.  COMO E ONDE FOI?
1)  JESUS NASCEU NUMA CIDADE CHAMADA BELÉM – Lucas 2:4-6 - José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias.
2)  ELE NASCEU DE UMA VIRGEM CHAMADA MARIA, MAIS ESPECIFICAMENTE NUMA ESTREBARIA E FOI DEITADO NUMA MANJEDOURA - Lucas 2:7 - E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
C. QUAL O OBJETIVO?
1)  JESUS VEIO A PRIMEIRA VEZ COM O OBJETIVO DE SE FAZER HOMEM E DÁ A SUA VIDA PARA NOS SALVAR DOS PECADOS - LUCAS 19:10 - Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
2)  E PAULO CONFIRMOU - 1 Cor. 15:3-4 - Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
D. QUANDO FOI?
1)  JESUS NASCEU, PROVAVELMENTE, ENTRE OS MESES DE MARÇO E ABRIL.
2)    JESUS NASCEU HÁ CERCA DE DOIS MIL ANOS.
II. O SEGUNDO ADVENTA OU A SEGUNDA APARIÇÃO DE JESUS CRISTO:
A.  O QUE SERÁ?
1)  SERÁ O ATO DE JESUS VIR ATÉ AS NUVENS PARA TIRAR A SUA IGREJA DESSE MUNDO E LEVÁ-LA PARA O CÉU.
2)  SERÁ O QUE A TEOLOGIA CHAMA: O ARREBATAMENTO DA IGREJA.
3)  O APÓSTOLO PAULO FALOU DESTE EVENTO EM  1 Tes. 4:16-17 -  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
B.  ONDE E COMO SERÁ:
1)  JESUS VIRÁ ATÉ AS NUVENS E “RAPTARÁ” A SUA IGREJA – 1 TES. 4: 16-17 - Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
2)  POR ISSO, O ARREBATAMENTO DA IGREJA NÃO DEVE SER CONFUNDIDO COM A SEGUNDA VINDA, POIS NO ARREBATAMENTO, JESUS NÃO VIRÁ A  TERRA, MAS SOMNETE ATÉ AS NUVENS.
3)  TUDO SERÁ DE REPENTE,  PAULO DIZ - 1 Cor 15:52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
4)  A HUMANIDAD NÃO PERCEBERÁ E NÃO SABERÁ O QUE ACONTECEU, POIS ESTARÁ OCUPADO DEMAIS COM AS COISAS DESSE MUNDO.
C. QUAL SERÁ O OBJETIVO DO ARREBATAMENTO DA IGREJA?
1)  CONSUMAR A NOSSA SALVAÇÃO E LEVAR-NOS PARA O CÉU – 1 Ts 4:17 - Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
2)  LIVRAR A IGREJA DO JUÍZO QUE SOBREVIRÁ SOBRE ESSE MUNDO: A TRIBULAÇÃO - 1 Ts 5:9 - Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo.
D. QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO?
1)    EU NÃO SEI, VOCÊS NÃO SABEM E NINGUÉM SABE.
2)  MAS PODE ACONTECER A QUALQUER MOMENTO.
3)  SOBRE ESSE FATO, O PRÓPRIO JESUS DISSE – Mateus 24:36 -Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.
4)  PAULO COMPAROU O ARREBATAMENTO À AÇÃO DE UM LADRÃO QUE AJE INESPERADAMENTE 1 Ts 5:4 - Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa.
5)  POR ISSO, JESUS NOS ADMOESTOU SOLENEMENTE - Mateus 24:42 - Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
III. O TERCEIRO ADVENTO DE JESUS:
A.  O QUE SERÁ?
1)  SERÁ A SEGUNDA VEZ QUE JESUS VIRÁ A ESSE MUNDO, DAÍ O TERMO, SEGUNDO VINDA.
2)    HÁ SÓ NO NOVO TESTAMENTO MAIS DE 300 REFERÊNCIAS À SEGUNDA VINDA DE JESUS.
B.  COMO SERÁ?
1)  ELE VIRÁ, DIFERENTEMENTE DA PRIMEIRA VINDA, COM PODER E GRANDE GLÓRIA – Mateus 24:30 - Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
2)  TODA A HUMANIDADE VERÁ:
1.    Mateus 24:27  - Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.
2.    Mateus 24:30  - Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
3.    Apocalipse 1:7a.-  Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá.
3)  ELE VIRÁ NA COMPANHIA DOS ANJOSMateus 25:31 - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória.
4)  TAMBÉM TRARÁ EM SUA COMPANHIA TODOS OS CRENTES:
1.    Zacarias 14:5b.  - Então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele.
2.    Judas 1:14 -  E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.
C. QUAL SERÁ O OBJETIVO?
1)    DERROTAR O ANTICRISTO.
2)    PRENDER SATANÁS POR MIL ANOS.
3)    INSTAURAR O SEU REINO MILENAR.
4)  E JULGAR – MATEUS 25: 31-33 - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda.
D. ONDE SERÁ:
1)    JESUS PORÁ OS PÉS NO MONTE DAS OLIVEIRAS.
2)  O MONTE SE PARTIRÁ EM DUAS PARTES E HAVERÁ UM VALE NO MEIO.
3)  OUÇAM ESSA PROFECIA DE ZACARIAS - Zacarias 14:4 - Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul.
E.  QUANDO SERÁ?
1)  NO FINAL DOS SETE ANOS DA TRIBULAÇÃO.
2)  ESCUTEM AS PALAVRAS DE JESUS - MATEUS 24:29-30 -  Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
CONCLUSÃO:
A.  ASSIM, EM CERTO SENTIDO, EXISTEM TRÊS ADVENTOS DE JESUS:
1)  SUA VINDA PARA O QUE ERA SEU, QUANDO SE FEZ HOMEM - João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
2)  SUA VINDA PARA OS QUE SÃO SEUS, NO ARREBATAMENTO - JO. 14:2-3 –  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
3)  E, FINALMENTE, SUA VINDA COM OS QUE SÃO SEUS – SERÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO - Judas 1:14 - E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.
B.  VOCÊ JÁ ESTÁ PREPARADO PARA OS DOIS ADVENTOS QUE AINDA NÃO SE CUMPRIRAM???
Hiramar Paiva, quinta-feira, 23 de dezembro de 2010.