CURIOSIDADES


    1. Você sabia que Jesus nasceu em Belém da Judéia uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C. Você sabia?

    2. Você sabia que o lugar onde Jesus foi crucificado chama-se Calvário ou Gólgota? Calvário é uma palavra derivada do latim e  Gólgota do aramaico. Ambas as palavras significam "a caveira" ou "o lugar da caveira". Você sabia?

    3. Você sabia que dos quatro evangelistas, apenas dois andaram com Jesus: Mateus e João? Marcos e Lucas não não andaram com Jesus. Você sabia?

    4. Saiba algumas informações sobre a Bíblia Sagrada: A tradução grega da palavra Bíblia (biblos plural) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Históricos - Atos. Cartas de Paulo - Romanos I e II, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse. As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraordinária! Você sabia?

    5. Você sabia que nenhum dos livros da Bíblia recebeu qualquer título na época em foram escritos. Os títulos dos livros vieram muitos anos depois que os livros já estavam circulando. Você sabia?
    6. Você sabia que a volta de Jesus é citada cerca de 1845 vezes na Bíblia Sagrada e que a único maneira de nos prepararmos  para nos encontrarmos com Ele é aceitando-O como nosso Senhor e Salvador e obedecendo ao Evangelho? Leia 2 Tes. 1:6-9 - Se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder. Você Sabia?
    7. Você sabia que a Bíblia Sagrada foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos e que Deus utilizou cerca de 40 escritores humanos, das mais variadas profissões: desde agricultores, pastores, pescadores, profetas, médicos, juízes e reis. Você Sabia?
    8. Você sabia que Abraão teve outros filhos além de Ismael e Isaque? Após a morte de Sara, Abraão se casou com uma mulher chamada Quetura e teve com ela seis filhos: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua. Você Sabia?
    9. Você sabia que é possível entendermos o significado das grandezas de pesos e medidas que aparecem na Bíblia Sagrada? Veja alguns: Estádio: 185 metro. Caminho de um sábado: 1,11 quilômetro. Talento: 34 quilos. Siclo: 11,5 gramas. Côvado: 50 centímetros (varia muito).  Ômer: 220 litros.  Efa: 22 litros. Você Sabia?
    10. Você sabia Alguns números na Bíblia aparecem tão freqüentemente que trazem consigo alguma simbologia. Aos números seguintes normalmente se atribuem os significados:
    • 3 – número da Trindade, é o número de Deus
    • 4 – número da natureza e da criação; 4 são os pontos cardeais.
    • 7 – o sagrado e a totalidade; são 7 dias da semana, o sétimo dia é de descanso, 7 dias da criação, além de aparecer várias vezes no apocalipse como julgamento de Deus; 7 também são as notas musicais e as cores do arco-íris.
    • 6 – o número da imperfeição, pois falta 1 para 7.
    • 10 – número completo; 10 são os mandamentos.
    • 12 – número do povo de Deus; são 12 tribos de Israel, 12 discípulos de Jesus.
    • 40 – representa um grande período, um arredondamento comum na Bíblia; foram 40 anos no deserto, 40 dias da tentação de Cristo, 40 anos de governo de Davi, 40 anos de governo de Salomão.
    • 1.000 – representa uma multidão.
    • 144.000 – multiplicação de 12 (tribos) por 12 (apóstolos) por 1.000 (multidão); é a totalidade da Igreja de Deus. Você Sabia?
    1. Você sabia que Judas Iscariotes, o homem que traiu Jesus era um dos doze discípulos? O preço da traição foi trinta moedas de prata ou o equivalente a vinte dólares, isto é, cerca de quarenta reais. Você Sabia?
    2. Você sabia que a palavra Bíblia vem do grego “BIBLOS”, que significa “livro”. É dividida em duas partes: Antigo Testamento, com 39 livros e Novo Testamento, com 27 livros. Você Sabia?
    3. Você sabia que a Bíblia Sagrada é mais que apenas um livro – podemos chamá-la de biblioteca. Isto acontece porque é um ajuntamento de livros. Os livros que compõe os testamentos são: Antigo Testamento: 1. Pentateuco, ou Livros da Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 2. Históricos: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. 3. Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. 4. Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. 5. Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Novo Testamento: 1. Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. 2. Histórico: Atos. 3. Epístolas Paulinas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom e Hebreus. 4. Epístolas Gerais: Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas. 5. Profético: Apocalipse. Você Sabia?
    4. Você sabia que Você sabia que os nomes dados aos livros da Bíblia Sagrada possuem significados muitos importantes? vejam alguns exemplos: Gênesis é o primeiro livro da bíblia seu significado que dizer origens. Êxodo É o segundo livro da bíblia nele tratam a saída dos filhos de Israel do Egito guiado por Moisés. Levítico É o terceiro livro da bíblia refere se a santidade ao culto divino. Números devido a muitos números e senso. Narra a peregrinação do povo de Israel, do Sinai até, as planícies de Moabe. Deuteronômio significa SEGUNDA LEI. Você Sabia?
    5. Você sabia que a Bíblia é o livro mais vendido do mundo? Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais; Você Sabia?
    6. Você sabia que a última cidade mencionada na Bíblia é a Cidade Santa?. Veja isso: Apocalipse 22:19 - E, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.  Você Sabia?
    7. Você sabia que a Bíblia Sagrada possuiu um total de 3.566.480 letras e 773.756 palavras. São 31.138 versículos e 1.189 capítulos? Você Sabia?
    8. Você sabia o período de escrita da Bíblia é de 1600 anos? Moisés foi o primeiro a quem Deus ordenou escrever. Ele disse: “Escreve isto para memória num livro” Êxodo 17:14. Foi no terceiro milénio pós-criação que Moisés começou a escrever a Bíblia, por volta do ano 2500, ou seja, 1500 a.C. João, foi o último autor, escrevendo o seu evangelho por volta do ano 96 d.C. Você Sabia?
    9. Você sabia que Jesus Cristo é o maior homem da história?  Vejam bem isso: Ele Não teve um empregado sequer, no entanto, chamaram-no Soberano. Ele não teve diploma algum, no entanto, chamaram-no mestre. Ele não tinha medicamento algum, no entanto chamaram-no Doutor.
    10. Ele não teve exército, no entanto, os reis temiam-no. Ele não ganhou batalha militar alguma, no entanto, conquistou o mundo. Ele não cometeu crime algum, no entanto, o crucificaram. Ele foi enterrado num túmulo, no entanto, vive até hoje. Tudo isso é verdade, pois além de ser homem, Jesus também é Deus. Você Sabia?
    11. Você sabia que a Bíblia Sagrada pode ser dividida segundo o conteúdo dos seus livros? Veja de que maneira os 66 livros da Bíblia podem ser divididos: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Histórico - Atos. Cartas de Paulo - Romanos I e II, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse. Você Sabia?
    12. Você sabia que até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos? Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos. Você Sabia?
    13. Você sabia que o peixe é um dos símbolos do Cristia­nismo? O peixe era alimento básico entre os ju­deu. Embora duas vezes tenha sido objeto de mi­lagre, e assim como o pão, tornou-se símbolo de Cristo, assim também o peixe pôde ser lembra­do como provisão de Deus. Uma vez que o pei­xe era um alimento essencial, a profissão de pes­cador era comum. O Senhor Jesus usou a figura do pescador e da pesca para exemplificar o discipulado e a abrangência do Reino de Deus. Os ministros de Deus são chamados pescado­res, porquanto procuram conquistar os homens para Cristo e para o reino (Mt 4:19; Mc 1:17; Lc 5:10). Como símbolo cristão, a palavra grega para peixe, ichthys, era dividida como segue: / (Je­sus); ch (Cristo); th (de Deus); y (Filho); s (Salva­dor). A frase grega, por inteiro, era: Ieosous Christós Theou hyiós, Soter, ou seja: Jesus Cris­to, Filho de Deus, Salvador. Você Sabia?
    14. Você sabia  que a Bíblia Sagrada sofre mais ataques do que qualquer outro livro? Veja isso:  O imperador romano Deocleciano (301-304 d.C.), pensou que tinha destruído a Bíblia por meio de uma terrível perseguição. Entretanto, sua grandiosa tumba vem sendo ironicamente usada como igreja há mais de mil anos! Voltaire, conhecido agnóstico francês, afirmou no século XVIII que no decorrer de cem anos a Bíblia seria um Livro esquecido. A Sociedade Bíblica de Genebra ocupa hoje a casa que foi dele e a Bíblia é o Livro mais vendido do mundo. Em 1981, a Academia Francesa de Ciência apresentou 51 "fatos" que supostamente refutavam a Bíblia, mas hoje não se considera verdadeiro nenhum desses fatos. Por que a Bíblia resiste e continuará resistindo a tantos ataques? Jesus disse "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" 
    15. (Marcos 13.31; ver também 1 Pedro 1.23-25). Você Sabia?
    16. Você sabia  que Jesus chamou doze discípulos que o seguiram no seu ministério aqui na terra? Foram eles:  Simão Pedro, André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Judas Tadeu, Simão (o Zelote) e Judas Iscariotes. Mateus 10:2-4. No lugar de Judas Iscariotes, Matias – Atos 2:16-26. Você Sabia?
    17. Você sabia que  a Bíblia possui 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento, além 31 mil versículos e 1.189 capítulos? Para sua leitura completa são necessárias 49 horas, ou seja, 38 horas para o Antigo Testamento e 11 para o Novo Testamento. Para ouví-la, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja ler a Bíblia em um ano, deve ler quatro capítulos por dia. A palavra senhor aparece 8 mil vezes e a volta de Jesus é citada 1845 vezes. Os escritos antigos não tinham pontuação, parágrafos, capítulos, versículos, divisões ou títulos. Você Sabia?
    18. Você sabia que  dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus? Foram eles: Mateus e João. Marcos e Lucas não foram discípulos de Jesus. Você Sabia?
    19. Você sabia que  Bíblia inteira foi escrita num período que abrange cerca de 1600 anos? A Bíblia é uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: desde agricultores, pastores, pescadores, profetas, médicos, juízes e reis. O que diferencia a Bíblia dos demais livros é que os seus autores a escreveram inspirados por Deus. Você Sabia?
    20. Você sabia o Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico? Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico. Você Sabia?
    21. Você sabia A Bíblia toda (66 livros) teve cerca de 40 escritores, por um período de 16 séculos aproximadamente, os quais não se conheceram; pertenciam a diversas classes, de continentes diferentes, muitas vezes sem ter conhecimento do que os outros haviam escrito? A perfeita unidade da Bíblia, quando a lemos, inspira-nos a glorificar a Deus porque em meio à alegria e tristezas, o produto final apresenta uma só mensagem e um salvador: JESUS! Você Sabia?
    22. Você sabia que os zelotes era uma seita de judeus criada por Judas, o galileu (At 5:37). Os zelotes se recusavam a pagar o tributo aos romanos, com base no fato de isto ser uma violação ao princípio de que Deus era o único rei de Israel. Rebelaram-se contra os romanos mas foram dispersos, tornando-se num grupo de foras-da-lei. Você Sabia?
    23. Você sabia que Metusalém é o homem que mais tempo viveu? Metulasém era filho de Enoque e pai de Lameque e viveu 969 anos (Gn 5.21-27). Você Sabia?
    24. Você sabia que Saduceus era o nome de um partido oposto à seita dos fariseus? Compunha-se de um número comparativamente reduzido de homens educados, ricos e de boa posição social. A julgar pela sua ortografia, a palavra saduceu deriva-se de Zadoque, que em grego se escrevia Sadouk. Dizem os rabinos que o partido tirou o nome de Zadok, seu fundador, que viveu pelo ano 300 A. C. Porém, compondo-se este partido de elementos da alta aristocracia sacerdotal, crê-se geralmente que o nome Zadoque se refere ao sacerdote de igual nome que oficiava no reinado de Davi, e em cuja família se perpetuou a linha sacerdotal até a confusão política na época dos Macabeus. Os descendentes deste Zadoque tinham o nome de zadoquitas ou saduceus. Você Sabia?
    25. Você sabia que Os judeus não consumiam muita carne? A carne era usada como alimento mais comumente nas cerimônias religiosas, banquetes e festas de casamento.
    26. Eles evitavam abater animais, preferindo utilizar mais o leite, a lã e criá-los para reprodução. Os animais mais consumidos eram: vaca, cabrito, cordeiro, frango, pombos, codornizes e gansos.
    27. Você sabia que existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas? Um dos números que mais aparecem na Bíblia é o 7. Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição. Você Sabia?
    28. Você sabia que o Salmo 118 se encontra exatamente no centro da Bíblia? Antes do Salmo 118, há 594 capítulos e depois do salmo 118, há 594 capítulos = 1188 capítulos. Exatamente o versículo do salmo 118:8, ele diz: É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.Você Sabia?
    29. Você sabia que o Salmo 119 é o "capítulo" mais longo da Bíblia Sagrada? O Salmo 119 é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico. Você Sabia?
    30. Você sabia que a Bíblia Sagrada foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro na história? O livro da Bíblia mais traduzido é o Evangelho de Marcos, talvez por ser o mais curto dos quatro Evangelhos e por trazer um relato cheio de ação a respeito da vida e dos ensinamentos de Jesus. Marcos está disponível em cerca de 900 línguas. Você Sabia?
    31. Você sabia que Eliseu, ao ser chamado por Elias, estava trabalhando na agricultura? Eliseu estava arando a terra com um arado e doze juntas de bois. Ao ouvir o convite do profeta de Deus, sacrificou os bois da duodécima junta e com os aparelhos dos bois cozeu o sacrifício, dividiu-o entre os circunstantes e depois seguiu Elias. (I Reis 20.19-21). Você Sabia?
    32. Você sabe quem foi João Ferreira de Almeida? João Ferreira de Almeida, que traduziu a Bíblia para o português, nasceu em Lisboa, de pais católicos romanos, em 1628. Passando com tenra idade para os países baixos, aceitou a fé da Igreja Reformada Holandesa, em 1642. Mudou-se para Batávia (hoje Djakarta, capital da Indonésia), onde tornou-se zeloso pregador do Evangelho. Casou-se em 1651 com a filha de um pastor. Foi ordenado ao santo ministério em 16 de outubro de 1656. Publicou o NT em português em 1681 e traduziu o AT até o livro de Ezequiel 48.21, quando então faleceu, em 1691. Você Sabia?
    33. Você sabia que O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma bênção. As palavras finais do Velho Testamento são as de Malaquias 4:6 - Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.  Já as palavras finais do Novo Testamento são as de Apocalipse 22:21 - A graça do Senhor Jesus seja com todos. Você Sabia?
    34. Você sabia que a primeira Bíblia em português foi impressa em 1748? A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325). Você Sabia?
    35. Você sabia que que "a jornada de um sábado" era a distância máxima que um judeu podia percorrer num dia de sábado? A distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. Você Sabia?
    36. Você sabia que a crucificação ou crucifixão era um método de execução tipicamente romano, primeiramente reservado a escravos? Crê-se que foi criado na Pérsia, sendo trazido no tempo de Alexandre para o Ocidente, sendo então copiado dos cartagineses pelos itálicos. Neste ato combinavam-se os elementos de vergonha e tortura, e por isso o processo de era olhado com profundo horror. Você Sabia?
    37. Você sabia que Tiago foi o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito? O livro de Tiago foi escrito entre os anos 45 e 48 d.C. Os Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) só foram escritos pelo menos 10 anos depois de Tiago. E o Evangelho de João só foi escrito quase 45 anos depois de Tiago.  Você Sabia?
    38. Você sabia que com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, que foram escritos no aramaico, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico? O idioma hebraico, da família das línguas semíticas é caracterizada pela predominância de consoantes. Você Sabia?
    39. Você sabia que apenas por volta do ano 285 antes de Cristo, o homem descobriu que a terra era redonda, mas muito antes disso, a Bíblia Sagrada já havia afirmado a redondeza do nosso planeta? O livro do profeta Isaías que foi escrito por volta do ano 800 antes de Cristo já falava que a terra é redonda - Isaías 40:22  Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos. Você Sabia?
    40. Você sabia que Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé? Tiago foi decapitado à espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era. Você Sabia?
    41. Você sabia que Corinto era uma importante cidade Grega nos tempos do Novo Testamento? Naquela época Corinto era uma cidade com cerca de 600 mil habitantes. Era uma metrópole com várias religiões. Ali havia adoração a todos os deuses. O principal culto praticado nesta região era a adoração à Afrodite (deusa do amor erótico - e daí vem a palavra afrodisíaco). Quando Paulo chegou ali, muitas pessoas que estavam cansadas do pecado entregaram suas vidas ao Senhor Jesus, e a partir disso, uma grande igreja começou a nascer naquela grande cidade. Você Sabia?
    42. Você sabia que Metusalém é o homem que teve a vida longa nessa terra? A Bíblia diz que Metusalém viveu 969 anos. O relato da sua história é bem mais curto do que os dias da sua vida. Esta escrita Gênesis 5:25-27 - Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque. Depois que gerou a Lameque, viveu Metusalém setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas.
      Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu. Você Sabia?
    43.  Você sabia que a palavra "Bíblia" não aparece na Bíblia? A palavra “Bíblia” vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Biblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma coleção de livros. Ela também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado”. Você Sabia?
    44. Você sabia que o Salmo 119 é o mais longo da Bíblia e é um acróstico? Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico. Você Sabia?
    45.  Você sabia que a Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé? Tiago foi decapitado à espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era. Você Sabia?
    46. Você sabia que a Bíblia Sagrada é uma obra de inspiração divina, mas que foram utilizados cerca de quarenta pessoas para registrar aquilo que Deus queria transmitir em sua Palavra? Assim, o Antigo Testamento é composto de obras de autores diversos, como Moisés que foi um príncipe e legislador, Josué um general; Davi e Salomão reis e poetas; estadista e profeta; Daniel primeiro-ministro; Zacarias e Jeremias sacerdotes e profetas; Amós homem do campo. Você Sabia?
    47. Você sabia que o período de escrita da Bíblia é de 1600 anos? Moisés foi o primeiro a quem Deus ordenou escrever. Ele disse: “Escreve isto para memória num livro” Êxodo 17:14. Foi no terceiro milénio pós-criação que Moisés começou a escrever a Bíblia, por volta do ano 2500, ou seja, 1500 a.C. João, foi o último autor, escrevendo o seu evangelho por volta do ano 96 d.C. Você Sabia?
    48. Você sabia que existem cinco livros na Bìblia Sagrada que possuem apenas um capítulo? Os livros da Bíblia que possuem apenas um capítulo são: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.  Você Sabia?
    49.  Você sabia que a menor Bíblia do mundo foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas? Esse fabuloso exemplar da Bíblia Sagrada mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente. Você Sabia?
    50.  Você sabia que os chamados "Manuscritos do Mar Morto" são uma importante evidência da veracidade da Bíblia Sagrada? Os Manuscritos do Mar Morto foram encontrados casualmente em uma gruta, nas encostas rochosas da região do Mar Morto, na região de Jericó, em março de 1947, por um pastor beduíno que buscava uma cabra perdida de seu rebanho. São jarros contendo manuscritos de inúmeros documentos dos Escritos Sagrados de uma seita judaica que existiu na época de Jesus, os Essênios. Várias outras grutas foram encontradas após este achado, com muitos outros documentos. Os Manuscritos ou Documentos do Mar Morto tiveram grande impacto na visão da Bíblia, pois fornecem espantosa confirmação da fidelidade dos textos massoréticos aos originais. O estudo da cerâmica dos jarros e a datação por carbono 14 estabelece que os documentos foram produzidos entre 168 a.C. e 233 d.C. Destacam-se, nestes documentos, textos do profeta Isaías, fragmentos de um texto do profeta Samuel, textos de profetas menores, parte do livro de Levítico e um targum (paráfrase) de Jó. Você Sabia?
    51.  Você sabia que o livro do profeta Isaías se assemelha a uma pequena Bíblia? Vejam isso: Contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro. Você Sabia?
    52.  Você sabia que O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia? O salmo 119 é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico. Você Sabia?
    53.  Você sabia que Abraão teve sete filhos, e não apenas dois? São eles: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:1-2,9. Você Sabia?
    54. Você sabia que pouco antes de ser preso, Jesus entrou em um estado de agonia tão intenso, que o seu suor se tornou em gotas de sangue? Esse fato aconteceu no jardim do no Getsemani e o único evangelista que o relatou foi justamente um médico, Lucas, O relato foi feito com a precisão de um clínico e está em Lucas 22:44, como segue:  E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. Você Sabia?
    55.  Você sabia que na Bíblia Sagrada, apenas três homens jejuaram 40 dias e 40 noites? Foram eles: Jesus (Mateus 4), Elias (I Reis 19:8) e Moisés (Deuteronômio 9:9). Você Sabia?
    56. Em relação à Bíblia Sagrada, você sabia que:
      * O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
      * O livro menor é II João.
      * O capítulo maior é Salmos 119.
      * O capítulo menor é salmos 117.
      * O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.
      * Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.
      * Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.
      * A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.
      * O verso maior é Ester 8:9.
      * O verso menor é Êxodo 20:13.
      * O verso central é Salmos 118:8.
      * O texto áureo da Bíblia: João 3:16.
      Você Sabia?
    57.  Você sabia que na concepção da religião judaica, a Torá é o livro mais importante que existe? A Torá ou o Pentateuco é o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia Sagrada, cujo autor humano é Moisés. São eles: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e o Deuteronômio. Outro livro muito importante para o judaísmo é o Talmude, que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários. Você Sabia?
    58.  Você sabia que o Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas? O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época. Você Sabia?
    59. Você sabe o significado das palavras Calvário e Gólgota? A primeira palavra é derivada do Latim e a segunda do Hebraico. Significam "a caveira" ou "o lugar da caveira", e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado [Mt 27:33; Lc 23:33]. Neste lugar havia um jardim e um sepulcro novo [Jo 19:41]. Você Sabia?
    60.  Você sabia que do momento quando Deus chamou Abraão e lhe fez as grandes promessas, inclusive que ele seria pai de uma grande nação, até o nascimento de Isaque, o filho da promessa, passaram-se vinte e cinco anos? Abraão tinha setenta e cinco anos e Sara sessenta e cinco, quando Deus os chamou. Quando Isaque nasceu, Abraão contava com a idade de cem anos e Sara, noventa. Você Sabia?
    61.  Você sabia que o tema da carta de Hebreus é a superioridade de Cristo?  Não é possível saber ao certo, quem é o autor dessa carta. O livro de Hebreus apresenta um maravilhoso paralelo entre a velha e a nova aliança, mostrando que tudo aquilo que pertence à nova aliança é superior à velha aliança. O conteúdo da carta de Hebreus indica que foi escrita para cristãos judeus. Você Sabia?
    62.  Você sabia que os estudiosos e críticos, ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentam dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo. Você Sabia?
    63. Você sabia que é possível narrar a história de Abraão em números? Veja isso: Setenta e cinco anos ele tinha, quando Deus o chamou de Ur dos Caldeus - Gn. 12:4; Noventa e nove anos ele tinha, quando Deus mudou o seu nome de Abrão, para Abraão -  Gn. 17:1, 5; Cem anos ele tinha, quando Isaque, o filho da promessa nasceu - Gn. 21:5; e cento e setenta e cinco anos ele tinha, quando morreu - Gn. 25:7. Você Sabia? 
    64. Você sabia que A palavra Igreja vem do vocábulo grego ekklesia, e significa, literalmente, "chamados para fora"? Assim a Igreja é uma assembléia de pessoas que foi chamada do mundo para servir a Deus, que tem como manual de vida, a Bíblia Sagrada, que tem com príncípio, o amor a Deus e ao próximo, que tem como esperança, a salvação eterna, por meio de Jesus Cristo.
    65. Você sabia que os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional? Você Sabia?
    66.  Você sabia o documento mais antigo que traz um trecho da Bíblia é um fragmento dos Rolos do mar Morto, encontrado próximo da costa do mar Morto em Israel? Escrita em torno de 225 a.C., a passagem é de um dos livros de Samuel que faz parte do Antigo Testamento. O texto mais antigo do Novo Testamento existente é um pedaço do Evangelho de João. Escrito em torno de 125 d.C., talvez apenas 30 anos depois da composição do Evangelho, o fragmento contém partes de João 18.31-33, incluindo a pergunta de Pilatos a Jesus: “Você é o rei dos judeus?”. Você Sabia? 
    67. Você sabia que a Bíblia Sagrada é uma maravilhosa biblioteca de livros? As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraordinária! Você sabia?
    68.  Você sabia que Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Ele foi decapitado à espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era. Você Sabia?
    69.  Você sabia que Lucas era médico e que ele escreveu dois livros no Novo Testamento? Lucas é o autor humano do Evangelho que leva o seu nome e do único livro histórico do Novo Testamento: o livro de Atos. Sabemos que ele era médico, pois o apóstolo Paulo o chama de o médico amado em Colossenses 4:14. Você Sabia? 
    70. Você sabia que na Bíblia Sagrada existem cinco livros que  possuem apenas 1 capítulo? São eles: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas. Você sabia?
    71. Você sabia que Rute, a moabita, era bisavó de Davi? Rute 4:13, 16, 17. Você sabia?
    72. Você sabia que Lameque é o primeiro bígamo citado na Bíblia? O nome de suas esposas eram eram: Ada e Zilá. Gênesis 4-19. 
    73. Você sabia que o Salmo 119 é o mais longo da Bíblia?  É um acróstico. Os seus 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico. Você sabia?
    74.  Você sabe m que ano nasceu Jesus Cristo? Jesus Cristo nasceu em Belém da Judéia, uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C., portanto, hoje nós estamos por volta do ano 2017 d.C, e não 2011. Você sabia? 
    75. Você sabia por que o profeta João Batista disse que não era digno de desatar as sandálias de Jesus? Porque essa função era de um escravo ou de um membro da família de condição inferior e João Batista era tão humilde que se considerava inferior a um escravo em relação a Jesus, Jo 1.27. Você sabia? 
    76. Você sabia que a epístola de Paulo à Igreja de Filipos foi escrita na prisão? Apesar disso, o tema dessa carta é alegria. Em Filipenses aparecem vinte e um termos que expressam alegria. Você sabia?  
    77. Você sabia que primeira Bíblia em português foi impressa em 1748? A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325). Você sabia? 
       Você sabia que a primeira citação afirmamdo que a terra é redonda se encontra no livro do profeta Isaias, que foi escrito por volta do século VIII a.C? Veja: Isaías 40:22 - Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar. Estas palavras confirmavam a idéia de Nicolau Copérnico, que depois foram provadas por Galileu Galilei, no século XVII, quando este aperfeiçoou o telescópio. Bastava que os estudiosos conhecessem as palavras da Bíblia Sagrada. Você sabia? 
    78. Você sabia que existem dois livros na Bíblia Sagrada nos quais não aparece a palavra DEUS? São os livros de Ester e Cantares. Você sabia? 
      16. Você sabia que a morte de cruz era um castigo romano e não judeu? Essa pena era aplicada para quem conspirasse contra o império romano. A morte de cruz era a sentença mais vil que alguém poderia receber; era tão abominável que a nenhum cidadão romano era aplicável, mas somente aos povos submetidos por Roma. Você sabia? 
      •  Você sabia que o Livro mais antigo da Bíblia pode não ser o Gênesis, mas o livro de Jó? Se é o mais antigo, pode ser que tenha sido escrito por Moisés, quando esteve no deserto, portanto décadas antes do Pentateuco. Você sabia?
      •  Você sabia que o Dilúvio não foi apenas uma grande chuva; mas foi a primeira chuva que veio sobre a terra, pois antes do dilúvio não chovia?  - Gênesis 2:6 / 7:4. Você sabia?
      • Você sabia que uma Bíblia de 641 páginas foi o primeiro livro impresso no mundo? O trabalho foi feito pelo alemão Johan Gutemberg. Ele inventou a técnica da impressão provavelmente em 1453, mas só completou seu primeiro livro em 1455. Você sabia? 
        •  Você sabia que a BÍBLIA vem do grego BIBLION, que significa livros? O plural de biblion é Bíblia, que significa, literalmente. livros. Além disso, é importante saber que:
  1. - O Autor da Bíblia é Deus.

    - O Intérprete da Bíblia é o Espírito Santo.

    - O assunto central da Bíblia é Jesus Cristo.

    - A Bíblia é o livro mais editado e vendido do mundo.

    - A Bíblia é o livro mais lido do mundo.

    - Número Total de livros da Bíblia: 66 livros
    2. Sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Você Sabia?Você sabe em que ano nasceu Jesus? Jesus nasceu em Belém da Judéia uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C. Você Sabia?




Curiosidades Bíblicas
Fonte: Curiosidades Bíblicas, 18/05/2010
A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros
No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens.
A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos.
É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.
O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.
O Novo Testamento foi escrito em grego.
O Codex Vaticanus é provavelmente o mais antigo exemplar da Bíblia em forma completa.
A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380.
Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.
Na biblioteca da Universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.
O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.
O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.
A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.
Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.
No livro de Ester e no livro de Cantares não se encontra a palavra Deus.
O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção.
O último livro da Bíblia a ser escrito foi III São João.
Há 3573 promessas na Bíblia.
O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.
Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.
Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: “Porque a Sua misericórdia dura para sempre.”
O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista.
Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.
João era o discípulo mais jovem dos doze.
Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.
Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.
Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque “as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai”. (Gen. 19:36-38)
42 mil pessoas perderam a sua vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)
Adão não teve sogra.
A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)
A primeira cirurgia foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. (Gên. 2:21,22)
Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)
A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)
O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.
Em Gate houve um homem de grande estatura, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20)
Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo.
Existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas. Um dos números que mais aparece na Bíblia é o 7. Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição.
Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.
O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios.
A operação matemática mais rendosa foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes para alimentar a mais de cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.
Talento era uma moeda grega que valia o equivalente a uns mil e quinhentos dólares.
Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.
Calcula-se que o presente que Naamã ofereceu a Eliseu, do qual Geazi finalmente se apropriou, equivalia a uns 48.000 dólares.
Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.
Em I Samuel 17:18, o queijo é mencionado pela primeira vez na Bíblia.
Em juízes 14:18 encontramos um dos exemplos mais antigos de enigma.
Dois reis dos Amorreus foram postos em fuga por vespões.
A última cidade mencionada na Bíblia é a cidade santa. (Apoc. 22:19)
Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia
Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118
O Versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:8
P: Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo ?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
P: Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
P: Qual o menor livro da Bíblia ?
R: II João (possui somente 13 versículos).
P: Qual o maior livro da Bíblia ?
R: Salmos (possui 150 capítulos).
P: Qual o menor capítulo da Bíblia ?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
P: Qual o maior capítulo da Bíblia ?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
P: Qual o menor versículo da Bíblia ?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).
P: Qual o maior versículo da Bíblia ?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).
P: Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente ?
R: 773.693 palavras.
P: Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente ?
R: 3.566.480 letras.
P: Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui ?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.
P: Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus ?
R: Ester e Cantares de Salomão.
A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
Que “o caminho de um sábado” era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.
O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.
No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
O nome “Bíblia” vem do grego “Biblos”, nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra “Bíblia” para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;
Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;
A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;
A palavra “Hebraico” vem de “Hebrom”, região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;
Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)
Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)
O tio e a tia de Jesus se tornaram “crentes” na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25)
O nome “cristão” só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)
A “Epístola da Alegria” , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)
O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)
A mensagem através de “out-doors” é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)
Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas – filho de Isaias. (Isaías 8:3-4)
Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)
Você sabia que a palavra “DEUS” aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?
Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.
O versículo central da Bíblia é o Salmo 118.8, o qual divide a mesma ao meio.
Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.
A expressão “Assim diz o Senhor” e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
Sobre os Livros Bíblicos: O Velho Testamento foi escrito em Hebraico, enquanto que o Novo Testamento foi originalmente escrito em Grego. Nenhum dos 66 livros da Bíblia recebeu qualquer título na época em foram escritos. Os títulos vieram muitos anos depois que os mesmos já estavam circulando.
Sobre os Livros Bíblicos – II: Os livros de Filemom, II João, III João, Judas e Obadias possuem apenas 1 capítulo cada um. Já os livros das Lamentações, Jonas e Naum terminam com um ponto de interrogação. Os livros de Cantares, Ester e Salomão inexistem a palavra “Deus”.
Sobre os Livros Bíblicos – III: Algumas passagem bíblicas destacam alguns problemas atuais como a conservação da natureza (Deuteronômio 20-19) e os problemas decorrentes do trânsito pesado e veloz, dos cruzamentos entre ruas e os faróis de carros (Naum 2:4). A Bíblia também relatava a invenção de máquinas muito antes da Revolução Industrial (II Crônicas 26:15).
Vale a pena ler de novo: Os Salmos 14 e 53 são idênticos entre si, sendo a única diferença entre eles é a forma em que as palavras foram distribuídas. No Salmo 14 as palavras foram divididas em 7 versículos, enquanto que no Salmo 53, em 6 versículos.
Ocorrência de algumas palavras na Bíblia: Na Bíblia, a palavra “imortal” é encontrada apenas 1 vez (I Timóteo 1-17), enquanto que “Cristão” está registrada somente em 3 ocasiões (Pedro 4:16 / Atos 11:26 / Atos 26:28). Já a frase “Não temais!” aparece 366 vezes ao longo da Bíblia.
Significado de algumas palavras na Bíblia: A palavra “Bíblia” vem do grego “Biblion”, que significa simplesmente “livros”. Já a palavra “Evangelho” significa “Boa Notícia”. Entretanto, os textos bíblicos esta palavra adquire um outro significado, referindo-se à história de Jesus (suas obras, morte e ressurreição) (Mc. 1.1). Finalmente, a palavra “Apocalipse” vem do grego “apocalipto”, que significa “tirar o véu” ou “revelação”.
Relações Bíblicas Condenáveis: Na Bíblia existem citações curiosas de relacionamentos humanos. Podemos citar que Anrão, pai de Moisés casou-se com sua própria tia (Êxodo 6-20). Já Lameque foi o primeiro bígamo a ser citado na Bíblia, sendo Ada e Zilá o nome de suas esposas (Gênesis 4-19). Já Joquebede, mãe de Moisés, recebeu um salário para criar o próprio filho. (Êxodo 2-8,9,10).
Mulherengo a toda prova: Baraque, um dos comandantes do exército de Israel só iria à batalha se uma mulher fosse com ele (Juízes 4-4, 6, 8, 9).
O mais velho e o mais belo homem bíblicos: O homem que viveu por mais tempo na face da Terra foi, Matusalém, que morreu com 969 anos de idade! (Gênesis 5: 25-27). Já Absalão era o nome de um homem israelita celebrado por sua beleza (II Samuel 14-25). Dono de uma vasta cabeleira, ele cortava seus cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam (II Samuel 14-25,26).
Estatura de Golias: A estatura do gigante Golias, vencido por Davi, era de seis côvados e um palmo, o que equivale a quase três metros de altura! (I Samuel 17:4).
Sobre o Rei Salomão: Deus apareceu duas vezes ao rei Salomão (I Reis 11-9). Isto fez com que ele compusesse ao todo 1005 cânticos de louvor a Deus e escrevesse 3000 provérbios! (I Reis 4:32).
Sobre o Dilúvio: Segundo a Bíblia, o dilúvio não foi apenas uma grande chuva, mas foi a primeira chuva que veio sobre a terra. (Gn 2:6 ; 7:4). Por causa da imensa quantidade de água despejada sobre a Terra, Noé passou 382 dias na arca com a sua família e os animais durante o dilúvio.(Gênesis 7:9-11 / 8:13-19).
O poder da oração versus medicina tradicional: O Rei Ezequias teve sua vida aumentada por 15 anos pelo poder da oração (II Reis 20-1, 2, 3, 4, 5, 6). Em contrapartida, dizem que o Rei Asa morreu porque buscou mais aos médicos do que a Deus.(II Crônicas 16:12).
O primeiro aposentado: O primeiro aposentado que relata a Bíblia foi o Rei Joaquim. (Jeremias 52: 33 e 34).
Nome dos Discípulos de Jesus: Os nome dos 12 discípulos de Jesus são (em ordem alfabética): André, Bartolomeu, Filipe, João, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Mateus, Simão (o Zelote), Simão Pedro, Tiago (filho de Alfeu), Tiago (filho de Zebedeu) e Tomé, (Mateus 10-2, 3, 4). Pedro e João, os apóstolos que mais faziam milagres, eram incultos e totalmente analfabetos (Atos 4:13). Mesmo assim, conquistaram a admiração de muitos pela intrepidez e autoridade que exerciam, mesmo sendo iletrados.
Para todo mundo ler: Na cruz em que Jesus foi crucificado, escreveu-se “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”, em três idiomas diferentes: Hebraico, Latim e Grego. (João 19-19, 20).
Sobre Maria Madalena: Maria Madalena foi a 1ª pessoa para a qual Jesus apareceu após a sua ressurreição. (Marcos 16-9).