quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Intimidade Com o Bom Pastor

Intimidade Com o Bom Pastor
Salmos 23
Introdução:
A.    A importância do salmo:
1)     Provavelmente, o Salmo 23 contenha as palavras mais conhecidas, mais amadas e mais lidas da Bíblia Sagrada.
2)  Dificilmente alguém dirá que nunca ouviu, pelo menos, as palavras iniciais deste Salmo - O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
B.     O autor do Salmo – O autor do Salmo 23 é Davi.
C.     A ocasião do Salmo:
1) Durante a sua meninice, Davi foi um dedicado e cuidadoso pastor de ovelhas na cidade de Belém.
2) Como pastor de ovelhas, ele teve que enfrentar alguns inimigos terríveis, como um urso e um leão.
3)  Provavelmente, Davi compôs este belo Salmo enquanto pastoreava as ovelhas de seu pai, Jessé.
D.    A linguagem do Salmo:
1)      Por retratar o relacionamento de Deus com o crente, como a relação de um pastor com as suas ovelhas, este salmo foi escrito de uma maneira muito bela e forte.
2)      Sua linguagem é mesmo tempo:
1.      Rica e bela.
2.      Fácil e vívida.
3.      Simples e profunda.
E.     O tema do Salmo é – A confiança da ovelha no pastor e os cuidados do pastor pela ovelha.
I. A Figura Central do Salmo é o Pastor – V. 1a. – O Senhor é o meu pastor...
A.     Este salmo apresenta uma novidade em relação aos demais Salmos que Davi escreveu – Ele se refere a Deus como Pastor – V. 1a. - O Senhor é o meu pastor...
1)      Normalmente, Davi usa termos que denotam certa distância de Deus, como:
1.      Rei.
2.      Libertador
2)      Noutros salmos, Davi usa termos impessoais como:
1.      Rocha.
2.      Escudo.
B.     Este, porém, transmite proximidade e intimidade com Deus.
C.     A ideia transmitida aqui é que Deus é o pastor e os crentes são as ovelhas – E como pastor, Deus está sempre ao lado do seu rebanho, sendo ele:
1)      Guia.
2)      Médico.
3)      E Protetor.
D.    A partir desse pensamento, de que Deus é o pastor, todo o salmo se desenrola de uma maneira maravilhosa.
E.     Os cuidados do pastor divino com as suas ovelhas são resumidos com as palavras - V. 1 – O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.
Trans: Podemos pensar este Salmo da seguinte: O Senhor é o meu Pastor, então não me faltará...
II. O Senhor é o meu pastor, portanto, então não me faltará descanso  – V. 2 - Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.
A.    A Palestina, onde Davi morava é uma região de clima muito parecido com o nosso:
1) Quente e tropical.
2) Onde predominam duas estações: O inverno, a estação das chuvas e o verão, o período da seca.
3) Nos primeiros dias de chuva, a vegetação nova, oferece um espetáculo maravilhoso, um esplendor verde, excelente para a pastagem dos rebanhos.
4) Porém, à medida que o verão chega, o verde desaparece, tornando a missão de encontrar alimento para as ovelhas, algo muito difícil.
5)      Isto obriga os pastores a seguirem em uma cansativa peregrinação em busca de pastos verdes.
B.     A nossa vida também é assim: Às vezes verde, às vezes, seca.
C.     Talvez, nestes dias agitados, a nossa vida esteja mais seca do que verde:
1)      Corpos cansados.
2)      Mentes cansadas.
3)      Corações cansados.
4)      Sistema nervoso cansado.
D.    Uma das causas disso é o estilo de vida moderno:
1)      Muita coisa pra fazer.
2)      Muitas informações para assimilar.
3)      Muita agitação.
4)      Muita violência.
5)      Muitas ambições.
6)      Muitas preocupações.
7)      Muita pressão.
E.     Isso causa inúmeros males à nossa saúde:
1)      Depressão.
2)      Síndrome do pânico.
3)      Infarto.
4)      Diabetes.
5)      Hipertensão arterial.
F.     Além disso, assim com as ovelhas, nós também somos muitos irrequietos, agitados, ansioso - Mas Davi diz - V. 2 - Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.
G.    Mas Jesus nos ensina que Ele possui em abundância, o alimento que suas ovelhas necessitam – João 10:9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
H.    Por isso,  nós precisamos tanto de Jesus João 4:14 - Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
III. O Senhor é o meu pastor, portanto, não me faltará restauração e nem um guia seguro – V. 3 - Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
A.    O quadro pintado aqui é de uma ovelha que sai em busca de um pasto que parece ver verde e suculento:
1)      E sem perceber, a ovelha vai se afastando do rebanho e do pastor.
2)      De repente, ela levanta a cabeça, e percebe que nem o pastor e nem o rebanho estão ali.
3)      A pobre ovelha está só, perdida e amedrontada.
B.     Mas surge o pastor com o cajado não mão -  Ele toma a ovelha em seus braços e a traz de volta para o rebanho – É a restauração.
C.     E quando a ovelha se faz rebelde e se afasta do rebanho? – O pastor faz uso da vara, com a qual, quebra uma das patinhas da ovelha - A partir dali, a ovelha não se afastará do pastor, porque sabe que precisará ser carregada por ele.
D.    De fato, a correção dói, mas a ovelha foi restaurada – Assim também Deus age, muitas vezes é necessário corrigir a ovelha, para guiá-la na vereda da justiça - Hebreus 12:6 - Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
E.     Muitas vezes, nós também nos sentimos um tanto perdidos:
1)      Não sabemos o que fazer da vida.
2)      Que decisão tomar.
3)      Que rumo seguir.
F.     Mas o bom pastor também nos guia - V. 3b. - Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
IV. O Senhor é o meu pastor, portanto, não me faltará coragem – V. 4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
A.  Alguns estudiosos falam de um vale profundo e íngreme que existe em Israel, onde a luz só consegue atingir a sua base quando o sol está em toda a sua força, ao meio dia.
B. É provável que Davi tenha conhecido e passado por este vale em suas peregrinações com as suas ovelhas.
C. O significado de vale na Bíblia:
1)      Vales são o extremo, o contrário de montes.
2)      Montes são lugares altos, falam de vitórias.
3)      Vales, porém, são o contrário, são lugares baixos, falam de derrota.
4)      Vales falam de dificuldades, tempos de sofrimentos, de angústias.
D.    Quando pensamos em ovelhas – O que elas mais necessitam é de coragem.
E.     Coragem não pra lutar, pois a ovelha é um animal incapaz de lutar.
1)      A ovelha é o animal terrestre mais indefeso que existe:
1.      Todos os animais terrestres têm um sistema de defesa: A cobra, o cachorro, o gato, o leão, o bode, a vaca.
2.      Mas a ovelha não possui um único sistema de defesa.
3.      Ela é totalmente vulnerável, não sabe e não pode lutar e nem se defender.
2)      Por isso, a ovelha poderia ter a coragem de um leão, mas continuaria inofensiva e indefesa do mesmo jeito.
F.     Assim, a coragem que a ovelha precisa ter, não é para lutar, mas para confiar no pastor.
G.    Saibam que para confiar no pastor é necessária muita coragem:
1)  Sabem com age uma ovelha que confia no seu pastor, quando está pastando e ouve o rugido de um leão?
2)  Levanta a cabeça para ter certeza que o pastor está por perto, depois abaixa a cabeça e continua pastando tranquilamente.
3)   Isso exige muita coragem.
H.  Porém esta é a promessa que Deus nos faz - Isaías 41:13  - Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
I.     É somente confiar que o Pastor nunca nos abandonará - V. 4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
V. O Senhor é o meu pastor, portanto, não me faltará suprimentoV. 5 - Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
A.    A ovelha é por si só, totalmente incapaz de encontrar o seu próprio alimento.
B.     Assim, uma das principais obrigações de um pastor, é alimentar o seu rebanho.
C.     É obrigação do pastor:
1)      Cuidar para que seu rebanho tenha pasto e água com abundância.
2)      Um pastor que não tem essa capacidade, ficará sem rebanho.
D.    É nessa situação que Deus surge como o pastor que dá suprimento às suas ovelhas - Mateus 6:26 - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
1)      Há alguns nomes de Deus mostram essa capacidade:
1.  El Shaddai – O Deus Todo-Poderoso que nutre.
2. Javé Jireh - O Senhor Proverá.
2)      Jesus, como o supremo pastor, supre todas as necessidades do seu rebanho - Filipenses 4:19 - E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
VI. O Senhor é o meu pastor, portanto, não me faltará bondade e misericórdia - V. 6 - Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
A.    Muitas vezes as ovelhas têm vidas miseráveis, como o filho pródigo, que abandonou a vida de conforto ao lado do pai e se transformou num mendigo.
B.     Até que um dia, arrependido, voltou para casa e foi amorosamente recebido pelo Pai -  Lucas 15:21-24 - E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.
C.     Essa é uma verdade que as ovelhas devem compreender – Através da pessoa de Jesus, a bondade e a misericórdia de Deus estarão sempre ao seu alcance.
D.    Isso resulta em bênção, no presente e por toda a eternidade - Notem a convicção de Davi - V. 6 - Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
E.     O Pastor tem essa capacidade de nos abençoar hoje e para todo o sempre -Salmos 48:14  - Que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte.
Pr. Hiramar Paiva, quita-feira, 14 de novembro de 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS