quinta-feira, 6 de junho de 2013

Carta À Igreja de Éfeso

Apoc. 2:1-7
Introdução:
A.   A cidade de Éfeso, localizada na Ásia Menor, era uma das maiores e mais importantes do seu tempo. Esta possuía uma população de cerca de 330 mil habitantes.
B.   Era uma cidade grande, com um grande potencial para o comércio.
C.   Era ao mesmo tempo, grande, importante e extremamente idólatra e dada à magia negra.
D.   Era conhecida como a "Guardiã dos Templos", pelo o fato de existirem ali, pelo menos 3 templos: Um para a deusa Diana e outros dois para cultuar os imperadores romanos.
E.   Nesta cidade, Paulo permaneceu por cerca de 2 anos e fundou uma igreja, por volta do ano 52 D.C.
F.    Ali chegando, Paulo pregou o evangelho e muitas pessoas se converteram, levando os seus livros de magia negra e queimando-os em praça pública, conforme está registrado em- Atos 19:18-20 – Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários.
G.   A igreja de Éfeso se tornou uma das mais importantes do seu tempo.

Trans:A primeira das sete cartas escritas às Igrejas da Ásia é endereçada a Igreja de Éfeso – Como vemos aqui em Apoc. 2:1-7:
I. A Quem Se Destina Esta Carta – O Destinatário – V.1a. - A o anjo da igreja em Éfeso escreve:
A.   Em geral era direcionada à igreja de Éfeso.
B.   Particularmente, ao pastor da igreja.
1)    O termo anjo vem do grego anggelos, e significa mensageiro.
2)    Muitas vezes, este termo refere-se aos anjos do céu, aqui, porém, o contexto indica se referir ao pastor da igreja.
C.   Há, porém, uma clara indicação de que a mensagem desta carta se dirige a todos os crentes e a todas as igrejas V. 11 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
II. Quem Enviou a Carta – O Remetente – V. 2b. - Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
A.     Jesus Cristo é o remetente desta carta:
1)   Ele anda no meio dos sete candeeiros - Apocalipse 1:13 - E, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. 
2)   Ele tem na mão direita sete estrelas- Apocalipse 1:16a. - Tinha na mão direita sete estrelas... 
3)   Jesus está lembrando que é:
1.    O Salvador, Juiz, Defensor, Sustentador da Igreja e dos pastores.
2.    Àquele que é o vigilante, àquele que sustenta a vida espiritual da igreja.
3.    Ele é o Supremo Pastor da Igreja.
B.     Jesus se apresenta como aquele que sabe e conhece -2:2a. – Conheço...
1)    A expressão “Eu conheço”, identifica-O com o próprio Deus.
2)    Como Davi o escreve no - Salmo. 139:1-3 - Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
Trans: Nos versículos 2 a 7, encontramos a mensagem que Deus tinha para a igreja de Éfeso...
III- Elogios Quanto À Sua Natureza – Vs. 2-3, 6:
A.   Enérgica, ativa e dinâmica:
1)   Na prática de obras - Deus diz daquela igreja - V.2a. - Conheço as tuas obras.
1.    Era uma igreja que trabalhava muito.
2.    Doava-se na prática de boas obras.
Ilus: Esta igreja entendia que o cristianismo precisa ser vivido no dia a dia de cada pessoa.  Jesus Cristo tinha uma séria queixa contra os religiosos do seu tempo – Mat. 15:8 - Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.
2)    No esforço - V.2b. "Assim o teu labor"
1.    Vocês conhecem aquelas pessoas que querem seguir a Cristo apenas para ganhar algo em troca? Saúde, dinheiro...
2.    Aquela igreja foi elogiada por causa do seu labor, trabalho.
3.    Nos dias atuais, o cristianismo está reduzido aos cultos e às reuniões da igreja.
4.    Jesus Cristo nunca disse que segui-LO seria uma tarefa fácil.
5.    Pelo contrário, Ele disse– Mat. 16:24 -  Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.
6.    Paulo, escrevendo ao jovem pastor Timóteo, diz: - 2 Tm. 4:5 - Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
3) Na paciência - V. 2c.  "A tua perseverança"
1.    A igreja de Éfeso estava sendo perseguida, enfrentado oposição e sua fé estava sendo provada.
2.    Todavia ela permanecia fiel a Cristo e a sua vocação.
·         Ilus: Irmãos, não se admirem se você individualmente enfrenta oposição. Ou se a igreja enfrenta oposição.
·         Em Frutuoso nós temos recebido muitas críticas. E daí? - Rom. 5:3-4 - E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
3.    E o V. 3, diz-nos - E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
B.   Ortodoxa:
1)    Sabem o que é uma igreja ortodoxa? - De acordo com a doutrina verdadeira e correta. Conforme os princípios da verdade.
2)    Notem como a igreja de Éfeso era ortodoxa:
1.    Provou os seus líderes - V.2c. - E que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos.
a)    A importância da liderança de uma igreja:
a.    Quem são eles? Pastor, diáconos, professores, evangelistas, auxiliares...
b.    Qual é tendência da igreja atual: ouvir o que lhe apraz, evitar assuntos como: pecado, juízo final, mensagens que desafiam a igreja trabalhar. Ela prefere ouvir mensagens curtas e rasas.
c.    Igreja com liderança fraca, será certamente, uma igreja fraca.
b)    Já naquele tempo havia problemas com falsos ensinadores, todavia aquela igreja provou seus líderes. E os achou mentirosos
c)    Notem bem a exortação de Paulo a Timóteo - 2. Tm. 4:1-5 - Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.  Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,  e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
2.    E odiou a sua DoutrinaV. 6 - Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
a)      O termo nicolaítas, ao que parece, é derivado de um homem chamado Nicolau de Antioquia, que encorajava a igreja a participar das festas idólatras dos pagãos e das prostituições.
b)      A igreja foi enérgica – Odiou tal coisa.
c)      E agiu bem – Deus diz: Eu também odeio – V. 6b.
Trans: A igreja de Éfeso é por isso elogiada. Mas havia algo de errado naquela igreja...

IV. Uma Severa Repreensão – A Igreja havia abandoando o primeiro amor - V.4 - Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 

A.   Quando pensamos em uma igreja quente, pensamos em pipoca pulando dentro da panela. Eu não consigo imaginar Cristo participando de um culto assim.
B.   Quando Jesus chegou a Nazaré, entrou numa sinagoga, pegou o livro de Isaías, leu uma porção. Lucas 4:20-21 - E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura que acabastes de ouvir.
C.   Notem que havia atenção em quem falava e silêncio para que todos entendessem.
D.   Em que sentido aquela igreja era fria?
1)    Faltou entusiasmo para com o Senhor:
1.    Entusiasmo, eu disse; não histeria, euforia, ou emocionalismo.
Ilus: A olimpíadas dos índios - Carregando uma torra de madeira no meio da mata.
2.    O Exemplo de Rute 1:15-17 - Pelo que disse Noêmi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada. Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.  Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.   
3.    Este é o entusiasmo que empurra a igreja para evangelizar
4.    Trabalhar, orar, lê a bíblia, visitar, ensinar a sua classe na E.B.D.
5.    Tudo isso não por obrigação, mas por prazer.
6.    O salmista diz: Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor.
2)    Faltou amor para com os irmãosV. 4 - Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.  .
1.    É possível uma igreja trabalhar, ser dinâmica, zelar pela sua doutrina; tudo isso sem amor?
2.    Esta é a diferença entre uma igreja fria e quente - 1 Cor. 13:1-3 - Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.  Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.  E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
Trans: O que fazer numa situação como essa?
V. A igreja de Éfeso é exortada a buscar a restauração – 2:5- Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 
A.   A Igreja precisava fazer um autoexame -V.5a. - Lembra-te de onde caístes.
·         1 Coríntios 11:28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.
B.   A igreja precisava de Arrependimento - V.5b. – E arrependa-se.
Ilus: O arrependimento é uma atitude essencialmente cristã.
C.   A igreja precisava buscar a restauração – V. 5c.  - Volta à prática das primeiras obras.
1)    A igreja deveria voltar a praticar:
1.      O primeiro amor.
2.      À generosidade.
3.      À simplicidade.
4.      À humildade.
5.      Aos sentimentos de fraternidade.
2)    E tudo isso com sinceridade de coração - Ouçamos a exortação do livro do profeta Joel – Joel 2:13 - Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
D.   Uma séria ameaçaV. 5d.- E, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
1)    Talvez Deus tiraria a sua bênção da Igreja, a sua autoridade, a sua unção, o seu poder.
2)    Talvez até aquela igreja deixasse de existir.

Conclusão:
A.   Irmãos, vamos redescobrir o verdadeiro cristianismo.
B.   Do amor, do serviço, da alegria. Do zelo e apego a sã doutrina
C.   Não esqueçam: O preço do Cristianismo foi muito alto - sangue inocente.
Pr. Hiramar Paiva, quinta-feira, 6 de junho de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS