O AUTOR

Eu sou Hiramar Paiva, nascido na cidade Martins,RN. Sou casado com Ritinha Paiva. Sou pastor da Igreja Batista Emanuel nas cidades de Frutuoso Gomes e Lucrécia, RN. Faço parte de uma família de oito irmãos. Amo os meus pais, amo os meus irmãos. Tenho a grande bênção de dizer que toda a minha família (pai, mãe, irmãos e irmãs) é evangélica. A minha esposa Ritinha é uma bênção na minha vida e trabalha incansavelmente ao meu lado, batalhando comigo para anunciar o nome de Jesus. Deus me convertei quando eu tinha entre nove  e dez anos. Senti o chamado de Deus para ser pastor, ainda quando era criança. Como pastor baseio o meu ministério em cinco pontos principais: Adoração, evangelização, aconselhamento, cuidado com as ovelhas e pregação e estudo constantes da Palavra de Deus. Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para entrar em contato comigo: prhiramar@outlook.com
Aceito a declaração de fé das Igrejas Batistas, como segue:
NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ
1. Das Escrituras Sagradas
Cremos que as Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, como originalmente escritas, foram plenária e verbalmente inspiradas pelo Espírito Santo, e por isso, expressam toda a revelação divina sem nenhum erro. Cremos, portanto, que a Bíblia é a suprema revelação de Deus para os homens, e a aceitamos como a única regra de fé e prática para a vida. 2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.19-21.          
2. Do Deus Verdadeiro
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, em um único Deus, o Criador dos céus e da terra, que se manifesta em três pessoas distintas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; iguais em poder e glória, executando ofícios distintos, porém harmoniosos, na grande obra da redenção humana. Êx 20.2,3; 1 Co 8.6.
3. Do Senhor Jesus Cristo
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Senhor Jesus Cristo foi concebido por obra do Espírito Santo – nasceu da (bendita) virgem Maria, de modo sobrenatural; é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Sendo “Deus manifestado na carne”, viveu aqui na terra entre os homens, com Sua vida perfeita, imaculada, isenta e livre do pecado. Sua morte na cruz do Calvário foi o perfeito sacrifício vicário, propiciatório e substitutivo por causa dos nossos pecados e para salvar-nos da perdição eterna. Sua morte não foi apenas a morte de um mártir, mas de uma vida oferecida voluntariamente por Deus, o Pai, em lugar do pecador, como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele foi sepultado, após haver morrido na cruz do Calvário, e, ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos. Subiu ao céu, e voltará a este mundo para estabelecer Seu Reino e assentar no Trono de Davi. Sua segunda vinda será pessoal e premilenial, conforme lemos em Is 7.14; Jo 1.1; 14.28; 1 Pe 2.22; 3.18; Mt 1.18-25; 28.6; At 15.16; 1 Ts 4.16.
4. Do Espírito Santo
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Espírito Santo é uma pessoa divina, possuindo todos os atributos de personalidade e deidade. É igual ao Pai e ao Filho, e da mesma natureza. Sua principal missão ao mundo incrédulo é de convencer do pecado, da justiça e do juízo. Sua obra entre os salvos, em favor deles, é selar, habitar, enchê-los com a Sua plenitude, capacitá-los com um ou mais dons, guiá-los e ensiná-los a andar nos caminhos da justiça e da santidade. Jo 14.16,17,26; Hb 9.14; Ef 1.13,14.
5.Do Homem
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o homem foi criado por Deus em inocência, porém, voluntariamente, transgrediu os preceitos divinos, e, decaindo da graça de Deus, perdeu o estado de santidade que o Criador lhe dera. Em conseqüência da queda, todos os homens (porque todos descendem deste primeiro casal – Adão e Eva) são pecadores, não por constrangimento mas por motivo de sua descendência dos cabeças da raça humana (e do pecado original), e devido, também, à sua livre escolha. Por isso, “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, e se acham sob a condenação e a ruína eterna, sem nenhuma desculpa ou defesa. Gn 1.27; Rm 3.23; 5.12-19; Is 53.6.
6. Da Salvação
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a salvação dos pecadores é inteiramente de graça através da obra medianeira do Filho de Deus, sem o auxílio de quaisquer méritos ou obras humanas; e que para recebê-la a única condição exigida do pecador é que ele se arrependa dos seus pecados e aceite Jesus Cristo, pela fé nEle e no Seu sacrifício na cruz do Calvário. Com esta aceitação de Cristo, o pecador nasce de novo, sendo regenerado pelo Espírito Santo e torna-se o recipiente da nova natureza – a natureza divina. Nesta grande bênção que o Evangelho de Cristo assegura ao pecador salvo, se inclui a justificação, acompanhada do perdão dos pecados, da imputação da justiça divina ao crente, exclusivamente pela fé no sangue remidor. Exercendo fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, o crente é completamente justificado e entra na possessão de uma salvação certa, segura e eterna. Ef 2.8,9; 2 Pe 1.4; Jo 3.3-6; 10.28, 29; At 13.39.
7. Da Igreja
A Igreja Invisível: cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Igreja invisível ou universal é o Corpo e a Noiva de Cristo, e que Ele é o cabeça e todos os crentes os membros; e que contra ela as portas do inferno não prevalecerão. 1 Co 12.12,13; Ef 1.22,23; Ef 4.15,16; 5.25-27,30,32; Mt 16.15-19.
A Igreja Visível: cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Igreja Visível, de Cristo, é a comunidade de crentes batizados e associados por um pacto, na fé e a comunhão mútua, segundo o Evangelho, com o propósito de observar as duas ordenanças, e tudo quanto Cristo mandou; e para ser governada pela lei de Cristo e exercer os dons, direitos e privilégios que lhe são peculiares à luz da Palavra de Deus. Os oficiais da igreja, segundo as Escrituras, são: Bispos ou Pastores e Diáconos, cujas qualificações, direitos e deveres estão claramente definidos nas Epístolas a Timóteo e a Tito. Mt 28.19,20; At 2.41,42; Tito 1.
8. Do Batismo
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Batismo é a imersão do crente, em água, demonstrando, assim, através de um emblema solene e belo, a fé do batizado no Salvador crucificado, sepultado e ressurreto, significando também, destarte, que o batizado morreu para o pecado e o mundo, e ressuscitou para a vida nova em Cristo, que é o pré-requisito para ser membro da Igreja Local. At 8.36-39; Rm 6.3-5.
9. Da Ceia do Senhor
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Ceia do Senhor é o símbolo do corpo de Cristo; e que é a comemoração da morte do Senhor Jesus Cristo, até que Ele venha; e que o crente, para recebê-la, deve antes examinar-se a si mesmo e, estando em condição, possa participar dignamente dela. 1 Co 10.16,17; 11.23-28.
10. Do Governo Civil
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Governo Civil é ordenando por Deus para os interesses e boa ordem da sociedade humana; que devemos orar pelos magistrados, honrá-los e obedecê-los, salvo naquilo que for contra os ensinos das Santas Escrituras. Cremos na separação completa e absoluta entre o governo e a igreja Local. Rm 13.1-7; 1 Pe 2.13, 14; 1 Tm 2.1-3.
11. Do Estado Eterno
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que todos quantos forem justificados, pela fé no nome de nosso Senhor Jesus Cristo, viverão na eternidade na presença de Deus, no pleno gozo das bem-aventuranças celestiais; e que aqueles que, pela sua impenitência e incredulidade, rejeitam a oferta da graça e da misericórdia de Deus em Cristo, viverão na eternidade uma vida de punição e sofrimento eterno. Sl 16.11; Mt 25.16; Jo 14.2.
12. De Satanás
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que existe um ser pessoal, chamado Satanás, “o Deus deste século”, “o príncipe do poder do ar”, cheio de toda sutileza e malícia, o qual procura, incessantemente, frustrar os propósitos de Deus e seduzir (fazer cair em tentação e no pecado) os filhos dos homens. Ef 2.2; Ap 12.9; 2 Co 4.4; 11.13-15.