IGREJA B. EMANUEL


Pequeno Histórico da Igreja Batista Emanuel, situada à Rua Francisco Frutuoso, 205, Frutuoso Gomes, RN.
No ano de 1992, o missionário Pedro Brooks e o auxiliar de pastor, Hiramar Paiva, foram procurados pelo irmão Humberto Carlos, para dá início nesta cidade, a um trabalho de evangelismo. Por insistência do mesmo, a cidade foi visitada pelo missionário Pedro Brooks e pelo então Pastor auxiliar da igreja Batista de Lagoa Nova, em Martins, Hiramar Paiva, no mês de setembro do mesmo ano. Chegando aqui, conheceram primeiramente Xavier e Jalmira, que gentilmente os receberam em sua casa. Na mesma ocasião conheceram também a irmã Penha, que deu fundamental apoio para que o ideal de uma Igreja Batista em Frutuoso Gomes, pudesse se tornar realidade. Ainda neste ano de 1992, alguns cultos foram realizados na cidade.
Em 1993, o Pr. William Fernandes e a sua esposa Marineide Oliveira vieram trabalhar na cidade de Umarizal e deram valiosa cooperação ao Pr. Hiramar no desafio de fundar nesta cidade uma Igreja Batista. Neste ano, 1993, os dois irmãos pastores realizavam cultos sempre nas noites de sábados. Para facilitar a frequência das pessoas que queriam ouvir a pregação do evangelho, um pequeno salão, localizado ao lado da praça principal da cidade, foi alugado. O salão era bem pequeno e bastante quente, porém estava sempre cheio de ouvintes.
Em 1994, a igreja Batista de Lagoa Nova, em Martins, decidiu reconhecer oficialmente a nova Congregação e designou Hiramar Paiva como responsável pela mesma. Ainda no ano de 1994, a missionária norte-americana, Dona França, fez a doação de uma oferta que foi usada para a compra de uma casa, onde hoje é o templo da igreja. Os trabalhos então passaram a ser realizados nesta mesma casa. No dia 08 de outubro de 1994, foram batizados os primeiros irmãos da congregação: Penha, Kenes, Geilson e Eliana.  Em 1995, a casa foi reformada e transformada no templo da Congregação. Os bancos da congregação também foram doados pela Missionária Dona França.
A construção do templo foi concluída no mês de junho de 1995. Com o término das obras, o Pr. Hiramar decidiu permanecer todo o final de semana na cidade, realizar escolas e cultos dominicais e dá início, com os primeiros irmãos da congregação, ao trabalho de Evangelismo de casa em casa. Este trabalho de evangelismo de casa em casa, é hoje umas das principais marcas desta Igreja. Por sugestão do Missionário Hiramar Paiva, o novo trabalho foi denominado Congregação Batista Emanuel. No mês de março de 1997, o pastor Hiramar recebeu a doação de uma moto e passou a ser auxiliado pelo Esdras Fernandes. Esdras passou então a fazer companhia ao irmão nas viagens e se tornou o tecladista da Congregação. O mês de março do ano de 1997 marcou o fim da parceira dos dois irmãos pastores, pois o Pr. William Fernandes, sentiu a necessidade de dedicar mais tempo ao seu ministério na cidade de Umarizal, à frente da Igreja Batista Filadélfia.
No ano de 1998, o Pr. Hiramar concluiu o curso de Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, o que possibilitou poder está ao lado da Congregação também nas noites de quarta-feira.
No dia 22 de abril do ano 2000, o Pr. Hiramar Paiva uniu-se em matrimônio com a senhorita Ritinha Dutra, e passou a residir em definitivo nesta cidade.
No dia 10 de junho do ano de 2001, a Congregação Batista Emanuel reuniu-se em sessão solene para organizar a Igreja Batista Emanuel. Na ocasião foram lidos e aprovados, o estatuto e regimento interno da mesma. Também foi aceito um pacto de compromisso com Deus e com a igreja. No dia 22 de junho de 2002, um concílio de pastores e demais irmãos reuniu-se, sob a presidência do Missionário Pedro Brooks, na sede da mesma, e, por unanimidade, aprovou e oficializou a organização da Igreja Batista Emanuel.
No ano de 2003, sentindo a necessidade de mais espaços para abrigar os seus membros e depois de um período de oração, a Igreja Batista Emanuel decidiu reformar e ampliar o seu templo. Com a graça de Deus, fé, trabalho e persistência dos seus membros e ajuda generosas de outros irmãos, dentre eles, Pr. Bill Branda e Pr. Pedro Brooks (in memoriam). As obras tiveram início no dia 20 de outubro de 2003 e foram concluídas no ano seguinte, no dia 16 de julho.
No mês de maio do ano de 2011, a igreja começou um trabalho na cidade vizinha de Lucrécia, realizando uma reunião de oração, planejamento e estudo bíblico na cozinha da casa César e Leila. Durante um ano meio os trabalhos da Igreja Batista Emanuel de Lucrécia foram realizados na casa de Leila e César. No mês de agosto de 2013 a nova igreja alugou um prédio que está sendo usado como seu templo. Com o apoio da igreja mãe e a bênção de Deus a nova igreja caminha bem, realizando trabalho de evangelização pessoal nas noites de terças-feiras e os cultos, nas noites de quinta-feira.
Ao longo destes anos, diversas pessoas deram a sua valiosa contribuição para que hoje tenhamos uma Igreja Batista forte e dinâmica na cidade de Frutuoso Gomes, pessoas a quem muito agradecemos.
Acima de tudo, porém queremos expressar a nossa gratidão ao Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Certamente todos nós que temos acompanhado o florescimento e crescimento desta Igreja, podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.
A Ele, a nossa gratidão e súplicas para que a Igreja Batista Emanuel, possa com fé e dedicação, continuar mantendo firme o seu compromisso de pregar e viver o verdadeiro Evangelho e ser um “farol” que anuncia o “IDE” de Jesus; até o dia do seu arrebatamento.
1 Ts 5:24 - Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. Amém.
                                


Frutuoso Gomes, 21/09/2013