sexta-feira, 24 de agosto de 2018


Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
2. Reis 20:1 - Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
Introdução:
A.    Quem foi Ezequias?
1)      Ezequias foi um grande rei, um dos maiores reis de Judá.
2)      Isso, mesmo sendo filho de Acaz, um rei mau e perverso.
3)      Ele assumiu o trono aos 25 anos de idade e conduziu o povo de volta para o culto a Deus (2Reis 18.1-5).
4)      Ao contrário do pai, Ezequias fez o que era reto perante o Senhor.
5)      A Bíblia diz que nunca houve em Judá um rei igual a ele (2Rs 18.5).
6)      Ezequias foi um grande líder do Antigo Testamento.
B.     A mensagem de Deus para o rei Ezequias:
1)      Ezequias foi contemporâneo do grande profeta Isaías.
2)      Um certo dia, o rei Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal - 2. Reis 20:1a. - Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente.
3)      Deus mandou Isaías levar uma séria mensagem ao rei Ezequias – 2. Reis 20:1b. - E o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
C.    Notem, que a mensagem de Deus ao rei Ezequias era composta de um sério aviso e de uma ordem solene:
1)      Um sério aviso – Ele morreria daquela enfermidade – V. 1d. - Porque morrerás, e não viverás.
2)      Uma ordem solene – Que ele pusesse a sua casa em ordem – V. 1c. - Põe em ordem a tua casa.
D.    Agora imagine se você recebesse erra ordem do Senhor - Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
E.     O que você faria? Como você agiria:
1)      Como você saberia o que há na sua casa que precisaria ser posto em ordem?
2)      Que decisões você tomaria?
3)      Em que mudaria, como?
1.      Homem/marido/pai.
2.      Mulher/esposa/mãe.
3.      Filho/irmão.
F.     Notem, que a mensagem de Deus ao rei exigia ação rápida e imediata - Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
Trans: Eu acredito que se isso acontecesse, haveria pelos menos três passos que precisariam ser dados...
I. O Primeiro Passo - Um exame da situação – Uma autoanálise para se averiguar o que estava errado e necessitava ser posto em ordem – 1. Cor. 11:28a. - Examine-se, pois, o homem a si mesmo.
A.    Esse passo é importante para detectar o que está errado – O que precisa ser posto em ordem, nas diversas áreas da nossa vida:
1)      Na vida pessoal – Como eu tenho agido:
1.      Diante da minha família, como:
a)      Homem/marido/pai.
b)     Mulher/esposa/mãe.
c)      Filho/irmão.
2.      Diante do meu próximo.
3.      Diante da igreja.
4.      E, principalmente, diante de Deus.
2)      Na vida familiar - Que tipo de:
1.      Homem/marido/pai.
2.      Mulher/esposa/mãe.
3.      Filho/irmão.
3)      Na vida profissional:
1.      Porque estou exercendo essa profissão?
2.      Que tipo de profissional sou eu?
3.      Como estou exercendo a minha profissão?
4.      Que lugar essa profissão ocupa na minha vida?
5.      Tenho exercido a minha profissão com zelo e responsabilidade?
4)      Na vida financeira:
1.      Que lugar o dinheiro ocupa na minha vida – O dinheiro é o meu escravo ou eu sou escravo do dinheiro?
2.      Por que razão eu quero ter dinheiro?
3.      Estou vivendo dentro do orçamento?
4.      Sou generoso ou sou mesquinho?
5.      Estou honrando os meus compromissos financeiros – Sou honesto? Sou bom pagador?
6.      Sou honesto com Deus?
a)      Dou os dízimos?
b)     Dou ofertas?
5)      E na vida espiritual?
1.      Já sou crente em Jesus Cristo?
2.      Já tenho a certeza que irei morar no céu?
3.      Sou um crente fiel ou infiel?
4.      Quanto tempo tenho dedicado a Deus?
a)      Lendo a Palavra de Deus?
b)     Orando?
c)      Na comunhão dos irmãos, na Igreja?
d)     Evangelizando?
B.     Tudo isso faz parte do exercício de por a casa em ordem:
1)      Uma análise da situação – Do que precisa ser mudado.
2)      Como Paulo ensina - 1. Cor. 11:28a. - Examine-se, pois, o homem a si mesmo.
C.    É importante frisar que Jesus nos proíbe julgar o próximo, mas nós devemos nos julgar a nós  mesmos – Paulo diz assim – 1. Cor. 11:30-31 – 30 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 31 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Trans: Feita a autoanálise, é momento de dar o segundo passo...
II. O Segundo Passo – Ter humildade e reconhecer os próprios erros e falhas – Jo. 8:7b. - Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
A.    Reconhecer os próprios erros é uma etapa fundamental para por a casa em ordem.
B.     Este pode ser um exercício doloroso, pois, por natureza somos soberbos e muitos competentes, mas em apontar os erros dos outros.
C.     Por isso, esse passo exigirá de nós uma atitude de humildade – Mas que só nos fará bem – Ao contrário do orgulho, que somente traz o mal – Pv. 16:8 - A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
D.    Não é vergonhoso reconhecer os próprios erros – Grandes homens de Deus fizeram isso – Exemplos:
1)      Jó – Apesar de toda a sua retidão, reconheceu que havia dito o que não devia – Jó 42:1-4, 6 – 1 Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. 4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
2)      Davi – Apesar de ser o homem segundo o coração de Deus, reconheceu que havia pecado seriamente contra o Senhor – Sal. 51:3-4 – 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
3)      Simão Pedro – Apesar de ter se tornado um dos principais líderes da igreja primeira, reconheceu a sua grande fraqueza, ao negar a Jesus – Lc. 22:62 - E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.
E.     O que esses homens têm em comum?
1)      Tiveram a humildade suficiente para reconhecer os próprios erros.
2)      Todos foram restaurados e se tornaram exemplos para nós.
F.     Eis um exercício que precisamos fazer sempre – Reconhecer os próprios erros e falhas - Lembremo-nos das palavras de Jesus – Mt. 7:3 - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Trans: Chegamos ao terceiro e decisivo passo, para por a casa em ordem...
III. O Terceiro Passo – É necessário agir, mudar a rota, corrigir os erros, por a casa em ordem  Sal. 84:5 - Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
A.     Os dois primeiros passos são muito importantes:
1)      Um exame da situação – Uma autoanálise.
2)      Ter humildade e reconhecer os próprios erros e falhas
B.     Todavia, podem perder a sua importância, se o terceiro passo não for dado - É necessário agir, corrigir os erros, por a casa em ordem.
C.    Isso é o que a Bíblia Sagrada chama de arrependimento e conversão.
D.    O Arrependimento e a conversão, envolvem:
1)      A confissão das falhas e erros – Sempre a Deus, mas também pode ter que ser ao próximo. 
2)      Arrependimento – Uma mudança de atitude – Virar as costas para o pecado, numa atitude de abandono.
3)      Conversão – Uma mudança radical de comportamento e de vida.
E.     Três pessoas que fizeram isso:
1)      Os israelitas que haviam casado com mulheres estrangeiras e as despediram – Esdras 10:1-5 – 1 E enquanto Esdras orava, e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro. 2 Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel. 3 Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme ao conselho do meu senhor, e dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a lei. 4 Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age. 5 Então Esdras se levantou, e ajuramentou os chefes dos sacerdotes e dos levitas, e a todo o Israel, de que fariam conforme a esta palavra; e eles juraram.
2)      Zaqueu, o publicano – Lc. 19:8 – 8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. 9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
3)      O Filho pródigo – Lc. 15:16-24 – 16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. 17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. 20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. 21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

Conclusão:
A.    Para encerrar, algumas considerações:
1)      No caso do rei Ezequias, ele se humilhou e orou e Deus lhe concedeu mais 15 anos de vida – 2. Reis 20:2-6.
2)      Nós sabemos que Deus não fala mais ao homem, como falou a Ezequias.
3)      Ao mesmo tempo, precisamos considerar dois fatos que são iminentes, isto é, podem acontecer a qualquer momento:
1.      A morte – Se você morresse hoje, poderia dizer que a sua casa está em ordem?
2.      E o Arrebatamento da Igreja – Se a Igreja for arrebatada hoje, você já está pronto, levando-se em conta que Jesus virá arrebatar os crentes? Você já aceitou Jesus como Senhor e Salvador?
B.     Ou acontecerá com você o que aconteceu com o Rico Insensato? – Lc. 12:16-21 – 16 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; 17 E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
C.    Por isso, ponha a sua casa em ordem!
Sermão pregado na Igreja Batista Emanuel de Frutuoso Gomes/RN, por ocasião do culto da família.
Pr. Hiramar Paiva, 11/08/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS