quinta-feira, 16 de agosto de 2018


Cinco Marcas de Um Lar Edificado Por Deus
Sal. 127:1 - Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.
Introdução:
A.   É muito normal termos um forte desejo pelo bem-estar e felicidade dos nossos lares e das nossas famílias.
B.   Uma grande notícia é que Deus também quer abençoar os nossos lares.
C.   Porém, observando o mundo a nossa volta, vemos um grande paradoxo:
1)    Um Deus fiel e poderoso que deseja abençoar os nossos lares.
2)    O nosso próprio desejo de ter um lar abençoado.
3)    E a situação triste e caótica da maioria das famílias.
D.   O que está acontecendo com as famílias, que não estão bem?
E.   É necessário, humildemente reconhecer que se as famílias não estão bem, a culpa não é de Deus.
F.    Nossas famílias somente poderão ser abençoadas se forem edificadas e abençoadas por Deus – Sem isso, todo o esforço nosso, em prol do bem da família, serão vão - Sal. 127:1 - Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.
G.   A questão é: Nossas famílias estão sendo edificadas por Deus?
Trans: Afinal de contas, como são as famílias edificada por Deus? Conheça algumas marcas de uma família assim...
I. Onde há a verdadeira sabedoria, a que vem de Deus, do alto – Pv. 24.3 - Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma.
A.   A sabedoria é a primeira característica de um lar edificado por Deus, pois havendo a verdadeira sabedoria, toda a família será guiada segundo a vontade do Senhor.
B.   Mas a Palavra de Deus faz uma distinção entre sabedoria divina e a sabedoria puramente humana – Tg. 3:13-15 - 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
C.   Quando Deus edifica a casa, tanto o homem, como a mulher e os filhos buscam a sabedoria para fazer aquilo que Lhe Deus.
D.   Notem a ênfase que a Bíblia dá à sabedoria:
1)    A figura do homem sábio e do homem imprudente que construíram suas casas - Mateus 7.24-27  - Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
2)    Agora notem o poder da mulher sábia – Pv. 14.1 – A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.
H.   Imagine, se a mulher sábia edifica a sua casa – Pense agora em um lar, onde, a além de ser sábia a mulher, é sábio também o esposo e os filhos.
1)    Imaginem a seguinte situação:
1.    Você está arrumando e limpando a sua a casa – E vem alguém atrás, sujando e desarrumando.
2.    Muitos lares são assim:
a)    O homem edifica algo e a mulher desfaz.
b)    A mulher edifica e o marido desfaz.
c)    Os pais edificam e os filhos desfazem.
2)    Sobre isso, Jesus ensinou um importante princípio – Mc. 3:25 - Se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.
I.     É necessário olhar na mesma direção e edificar a casa em uniãoEc. 4:12 - E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
J.    Mas, atenção, mesmo que você esteja lutando sozinho(a) pelo bem-estar do seu lar:
1)    Não pare.
2)    Não desista.
3)    Não desanime.

Trans: Segunda marca de um lar edificado por Deus...

II. Onde o reino de Deus é priorizado – Mt. 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
A.   Há muitas preocupações que podem angustiar as famílias:
1)    A obrigação de suprir as necessidades:
1.    Materiais.
2.    Físicas.
3.    Emocionais
4.    E espirituais.
2)    A preocupação com o futuro – O que o futuro nos reserva?
1.    Decepções?
2.    Perdas?
3.    Enfermidades?
4.    Morte de pessoas que amamos?
B.   Todas essas preocupações podem até serem legítimas, mas também podem nos deixar angustiados – Contudo, notem o que Jesus nos ensinou:
1)    A não ficarmos preocupados em relação às necessidades do dia a dia:
1.    Mt. 6:25 - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
2.    Mt. 6:31 - Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
2)    A não nos angustiarmos com o que possa acontecer no futuro - Mt. 6:34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
3)    A observarmos como há seres menos importantes do que nós, mas que são cuidados e sustentados por Deus:
1.    As aves – Mt. 6:26 - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
2.    Os lírios dos campos – Mt. 6:28-30 – 28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
C.   E, então, o que Jesus nos manda fazer? Priorizar o reino e a justiça de Deus - Mt. 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
D.   O que é o reino de Deus? E a justiça de Deus:
1)     Nesse contexto, é tudo aquilo que diz respeito a nossa vida espiritual:
1.    A oração.
2.    A palavra de Deus.
3.    A comunhão com os irmãos.
4.    A vontade de Deus.
5.    As atividades da igreja.
6.    O trabalho cristão – Como o evangelismo pessoal.
7.    A salvação.
8.    E a adoração a Deus.
2)     O que é nesse contexto, a justiça de Deus? Aquilo que, à luz da Palavra é reto e justo – Pv. 4:27 - Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
E.   Percebam, a promessa de Jesus - Mt. 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
F.    Isso significa, o suprimento das necessidades:
1)    Materiais.
2)    Físicas.
3)    Emocionais
4)    E, principalmente, espirituais.
G.   Isso significa um lar edificado por Deus.
Trans: O lar edificado por Deus é...

III. Onde a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada é a sua direção – Sal. 1:1-3 - 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
A.   Há muitas famílias que se baseiam em ideias e pensamentos humanos, carnais e diabólicos para direcionarem os seus destinos.
B.   Exemplos:
1)    No que a mídia dita – Televisão, revistas, redes sociais.
2)    No que a cultura dita – Novelas, filmes e teatro.
3)    No que as pessoas do mundo ditam – Moda, costumes e ideias.
C.   Mas, notem três coisas que pessoas e família edificadas e abençoadas por Deus não fazem - Sal. 1:1:
1)    Não seguem o conselho de pessoas ímpias – Sal. 1:3a. - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios.
2)    Não seguem o modelo de pessoas que vivem na prática do pecado –  Sal. 1:1b. - Nem se detém no caminho dos pecadores.
3)    E não se aproxima de pessoas que zombam de Deus e da sua Palavra – Sal. 1:1c. - Nem se assenta na roda dos escarnecedores.
D.   Observem agora, como as vidas de pessoas e famílias abençoadas por Deus são dirigidas pela Palavra de Deus – Sal. 1:2 - Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
1)     Eles têm prazer na Palavra - – Sal. 1:2 - Antes tem o seu prazer na lei do Senhor
1.     Em ler a Palavra.
2.     Em ouvir a Palavra.
3.     Em praticar a Palavra.
4.     Em falar da Palavra.
2)     A Palavra de Deus é a sua direção - Sal. 1:2b. - E na sua lei medita de dia e de noite.
E.   Notem agora como será abençoado um lar assim e uma pessoa assim – Sal. 1:3:
1)    Terá a firmeza e a segurança de uma árvore plantada junto a muitas águas – Sal. 1:3a. - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas.
2)    Terá a vida frutífera de uma árvore produtiva – Sal. 1:3b. - A qual dá o seu fruto no seu tempo.
3)    Terá a vitalidade de uma árvore verdejante – Sal. 1:3c. -  As suas folhas não cairão.
4)    Terá a bênção de um lar verdadeiramente edificado por Deus – Sal. 1:3d. - E tudo quanto fizer prosperará.
Trans: Em quarto lugar, um lar edificado por Deus é...

IV. Onde há dependência dos recursos divinos e não humanos – Sal. 127:1-2 – 1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
A.   O trabalho é importante, o esforço é importante, mas sem a bênção de Deus, tudo é vão.
B.   Ouça isso de novo - Sal. 127:1-2 – 1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
C.   É a bênção de Deus que traz a verdadeira prosperidade, mas há muitos que resolvem confiar:
1)    No dinheiro.
2)    No político.
3)    Ou em sua própria força e capacidade.
D.   Aprendam como nós somos dependentes de Deus:
1)    Sal. 20:7 - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.
2)    Sal. 33:17 - O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força.
3)    Sal. 37:5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
4)    Jo. 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
5)    1. Cor. 15:10 - Mas pela graça de Deus sou o que sou.
6)    1. Pe. 5:7 - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Trans: Em quinto e último lugar, um lar edificado por Deus, é...

V. Onde Jesus, O Salvador é a luz que ilumina os seus caminhos – João 8:12 - Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
A.   Isto significa que um lar edificado serve a Jesus Cristo e anda na sua luz.
B.   Em suma, o lar para ser edificado por Deus, precisa:
1)    Confessar a Jesus como Senhor e Salvador – Precisa ser crente – Rm. 10:9-10 – 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
2)    Obedecer aos mandamentos de Jesus:
1.    Jo. 14:15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.
2.    Jo. 15:14 - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
3)    Seguir o exemplo de Jesus:
1.    1. Pe. 2:21 - Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
2.    Ef. 5:1 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.
3.    1. Cor. 11:1 - Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
C.   Os que servem verdadeiramente a Jesus, recebem a sua vida abençoada e abundante – Jo. 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
D.   Reconheça que se você ainda não serve a Cristo, está em trevas e que somente Jesus é a solução – Mt. 4:16 - O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.

Conclusão:
A.   O salmista diz assim - Sal. 127:1 - Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.
B.   Essas palavras mostram duas verdades fundamentais:
1)    Deus quer abençoar os nossos lares.
2)    Somente os lares edificados por Deus são de fato abençoados.
C.   Mas como é o lar edificado por Deus? É aquele:
1)    Onde há a verdadeira sabedoria, a que vem de Deus, do alto.
2)    Onde o reino de Deus é priorizado.
3)    Onde a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada é a sua direção.
4)    Onde há dependência dos recursos divinos e não humanos.
5)    Onde Jesus, O Salvador é a luz que ilumina os seus caminhos.
(Sermão pregado por ocasião do culto da família, na Igreja Batista Emanuel de Lucrécia/RN. em 09/08/2018)
Pr. Hiramar Paiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS