segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os Desafios do Pós-modernismo

Parte II – A Centralidade das Escrituras Sagradas – Terceiro Sermão
A Bíblia Revela fatos científicos muito antes da própria ciência
Hebreus 11:1-3 - Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
Introdução:
A.    Há quem afirme que a Bíblia Sagrada é simplesmente um livro de lendas e histórias fantasiosas e que ela se opõe a toda forma de ciência e conhecimento sério.
B.     De fato, a Bíblia Sagrada é muito mais avançada do que a Ciência.
C.     Existem ricas e importantes informações científicas reveladas na Palavra de Deus que a ciência somente veio descobrir muito tempo depois.
D.    Não é exagero dizer que a Ciência está cerca de 3.500 anos atrasada em relação à Bíblia Sagrada.
E.     Eu quero apresentar alguns exemplos de revelações que a Bíblia Sagrada faz relacionada à Ciência e que os cientistas  vieram descobrir muito tempo depois.

I. A Forma Da Terra - A Terra É Quadrada Ou É Redonda?
A.    Durante milhares de anos, acreditou-se que a terra fosse quadrada como um dado.
1)      Os homens não sabiam que a terra era esférica ou redonda, como de fato é.
2)      Imaginava-se que a terra fosse quadrada, com suas faces planas.
3)      Essa crença era tão forte que os navegadores tinham um desejo enorme de empreender grandes viagens, mas tinham um medo ainda maior de chegar ao fim da terra e cair em um grande abismo.
B.     Apesar, de Aristóteles, grande filósofo grego que viveu quatro séculos antes de Cristo sugerir que talvez a terra fosse redonda, ninguém deu muita crença ao que ele disse.
C.     Assim, até o ano de 1519 imaginava-se que a terra fosse quadrada.
D.    Agora querem ouvir uma grande maravilha da Palavra de Deus – Muito antes da Ciência, a Bíblia Sagrada já dizia que a terra é redonda:
1)      Lemos no livro de Jó – (O livro de é o mais antigo da Bíblia Sagrada e ele há cerca de 3.500 anos) - Jó 37:12 - Então, elas, segundo o rumo que ele dá, se espalham para uma e outra direção, para fazerem tudo o que lhes ordena sobre a redondeza da terra.
2)      E no livro do profeta Isaías – Isaias viveu há cerca de 2.700 anos - Isaías 40:22 - Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;
E.     Vou contar uma historinha sobre Cristóvão Colombo – Você sabe quem foi ele?
1)      Foi um navegador Italiano, natural de Gênova.
2)      Foi o descobridor da América, em 1492.
3)      Cristóvão Colombo teve coragem de empreender uma grande viagem, na qual descobriu a América, inspirado na Bíblia Sagrada.
4)      Ele cria na Bíblia e conhecia o livro de Jó e de Isaías, por isso, sabia que a terra era redonda e que os seus três navios não corriam o risco de cair num suposto abismo.
F.      Somente em 1522, o navegador português, Fernão de Magalhães e seus marinheiros conseguiram dá uma volta em torna da terra e provar que ela de fato é redonda.

II. O Ciclo Hidrológico Ou O Ciclo Das Águas:
A.    Algumas perguntas básicas sobre a água e sobre a chuva:
1)      De onde vêm as águas das chuvas?
2)      Para onde vão as águas da chuva?
3)      Como é o processo das chuvas?
B.     Vamos procurar responder estas três perguntas:
1)      Como é o processo das chuvas?
1.      A água dos açudes, rios, lagos e oceanos evaporam – Isto é, passam do estado liquido para o gasoso – É a evaporação.
2.      A evaporação das águas forma as nuvens na atmosfera.
3.      Quando as nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas, passam do estado gasoso para o líquido – É a condensação.
4.      Isto acontece, pois a temperatura cai e o vapor de água se transforma de novo em líquido.
5.      Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos – É a precipitação.
6.      Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo hidrológico.
2)      O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra:
1.      É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática.
2.      E as condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.
C.     Uma ilustração que mostra como o ciclo das águas é importante:
1)    As águas das chuvas correm para os rios, os rios correm para o mar. Por que a água do mar não aumenta?
2)    Um exemplo:
1.    O maior rio dos Estados Unidos é o Mississipi – O rio Mississipi despeja aproximadamente 518 bilhões de galões de litros de água a cada 24 horas no Golfo do México. Para onde vai toda essa água?
2.    E esse é só um entre milhares de rios. A resposta está no ciclo hidrológico, tão bem explicado na Bíblia.
D.    O ciclo hidrológico foi explicado por Galileu apenas no ano de 1630.
E.     Acontece que, cerca de 2630 ante de Galileu, a bíblia sagrada já havia explicado o ciclo das águas – Vejam:
1)      Há cerca de 1.000 anos antes de Cristo, Salomão disse - Eclesiastes 1:7 - Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche; ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr.
2)      Bem antes disso, há cerca de 3.500 anos, o livro de Jó disse - Jó 26:8 - Prende as águas em densas nuvens, e as nuvens não se rasgam debaixo delas.

III. A Terra Suspensa No Espaço:
A.    O que mantém a terra suspensa?
B.     Algumas ideias malucas:
1)      Os antigos gregos criam que a terra era mantida suspensa nas costas e ombros de um homem bem forte chamado Atlas - Atlas, assim pensava-se, ficava em pé na água, mas ninguém jamais disse o que é que havia debaixo da água, sustentando-o.
2)      A mitologia hindu diz que a terra apoia-se nas costas de um elefante de pé em cima de uma tartaruga!
C.     A ciência moderna descobriu que nenhum homem ou animal está segurando a terra, mas que a terra está suspensa no espaço.
D.    Porém, essa descoberta só aconteceu no ano de 1687, quando Isaac Newton descobriu a lei da gravitação universal e provou que a terra “flutua” no espaço.
E.     Muito antes disso, a Bíblia já havia dito que a terra está suspensa:
1)      Há cerca de 3.500 anos, Jó disse - Jó 26:7 - Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada.
2)      Paulo disse Colossenses 1:17  - Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
3)      E o autor de Hebreus diz - Hebreus 1:3 a. - Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder.

IV. A Importância Do Sangue:
A.    O homem e a importância do sangue:
1)      Foi só no final do século XVIII que o homem aprendeu que o sangue leva oxigênio às células do corpo e retira o dióxido de carbono e outros elementos desnecessários e até ofensivos à vida.
2)      Assim, descobriu-se que o sangue é indispensável à vida.
3)      Contudo, nem sempre foi assim:
1.      George Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos, governou de 1789 a 1797.
2.      Quando ele adoeceu, os médicos utilizaram um tratamento que era muito normal naquele tempo – Drenar o sangue ou sangrar o paciente.
3.      Assim, os médicos drenaram um litro do sangue George Washington, e. ele que já estava com a saudade bastante debilitada morreu de insuficiência sanguínea.
B.     Porém, muito tempo antes, Deus já havia dito que o sangue é indispensável à vida:
1)      Em Gênesis Deus disse a Noé depois do dilúvio que a vida da carne está no sangue - Gênesis 9:4 - Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
2)      Em Levítico Deus reafirmou esta verdade - Levítico 17:11 - Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.
C.     Uma curiosidade sobre o sangue e a circuncisão:
1)      Deus ordenou, por volta no ano 1.900 a.C., que Abraão circuncidasse seus filhos no oitavo dia de vida deles - Gênesis 17:12a. - O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações.
2)      Por que no oitavo dia? Por que não antes disso?
1.      A ciência médica aprendeu nos últimos cinquenta anos que dois elementos indispensáveis à coagulação sanguínea, a vitamina K e a protrombina, não estão presentes em quantidades normais até o quinto, sexto ou sétimo dia de vida.
2.      Portanto, o primeiro dia seguro para circuncidar um menino é o oitavo dia, o dia que Deus ordenou que Abraão circuncidasse Isaque e todos os seus descendentes.
3.      Antes do oitavo dia de vida, o menino poderia morrer de hemorragia – Isto não é fantástico?
4.      A ciência médica sente orgulho da descoberta da vitamina K e da protrombina - Mas Deus havia ordenado que Abraão circuncidasse seus filhos, apenas no oitavo dia, isso, há quase 4 mil anos!

V. O Incontável Número De Estrelas:
A.    Quantas estrelas há no sistema solar?
1)      Antes da invenção do telescópio no século XVII, os cientistas achavam que sabiam quase o número exato de estrelas no universo.
2)      Ptolomeu afirmou que havia 1.056 estrelas.
3)      Kleper, mais tarde, contou 1.005 estrelas.
B.     O que a ciência diz hoje?
1)      Hoje, sabe-se que há mais de 100 bilhões de estrelas em nossa própria galáxia e há, provavelmente, inumeráveis outras galáxias como a nossa aí fora no espaço.
2)      A maioria dos astrônomos hoje concorda em que não é humanamente possível contar as estrelas.
C.     O que a Bíblia falou há muitos séculos atrás:
1)      Jeremias falou no ano 600 a.C. que não dá para contar as estrelas do céu - Jeremias 33:22 - Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim tornarei incontável a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim.
2)      Muito tempo antes de Jeremias, quando Deus quis que a Abraão entendesse que a sua posteridade seria incontável, comparou-a com a quantidade de estrelas - Gênesis 15:5 - Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.

VI. O Magma Que Está No Centro Da Terra: Jó 28:5
A.    Como é o centro da terra? O que existe lá?
B.     Veja isso: Um artigo da revista GALILEU – agosto/2007 – Pergunta o que há no centro da Terra? O artigo responde:
“O que acontece sob os nossos pés ainda é um mistério. Atualmente, os pesquisadores concordam que a Terra está dividida em quatro camadas: a crosta externa rochosa, um manto de rocha quente e viscosa, um núcleo externo líquido e um núcleo interno sólido de ferro. Porém essas informações são relativamente recentes. O conhecimento sobre o interior da Terra baseia-se nas vibrações dos terremotos (as ondas sísmicas), que podem ser detectadas na superfície”.
C.     Ora, este é um conhecimento básico das geociências que há um ardente lago de fogo debaixo da terra onde estamos.
D.    Mas isso só foi descoberto no século XX – As quatro camadas que compõem da qual fala a revista GALILEU só foram descobertas no século XX.
E.     Vejam isso:
1)      O Geofísico Andrij Mohorovicié (1857-1936) - Descobriu o manto em 1905 por meio de ondas sísmicas.
2)      O Geofísico Beno Gutenberg (1889-1960) - Descobriu o núcleo externo na terra em 1930
3)      O Geofísica Inge Lehmann (1888-1993) - Descobriu o núcleo interno da terra em 1936.
F.     Estes foram grandes cientistas, contudo, há 3.500 a bíblia sagrada já havia revelado o que existe no centro da terra - Jó 28:5 - Da terra procede o pão, mas embaixo é revolvida como por fogo.

VII. A Composição Do Corpo Humano Em Comparação Com O Barro:
A.    Em novembro de 1982 a revista Seleções Reader’s Digest, publicou na página 16, uma pesquisa da NASA, onde os cientistas declaram que os ingredientes para se fazer um ser humano se encontram no barro.
B.     Isto significa que se examinarmos os elementos que compõem o nosso corpo, descobriremos que todos eles estão presentes no barro.
C.     A ciência já descobriu que pelos menos 21 elementos químicos presentes no barro, também estão presentes no corpo humano, dentre eles: Cálcio, ferro, magnésio, oxigênio, carbono, nitrogênio, fósforo, sódio, potássio, cloro, hidrogênio, enxofre.
D.    Alguma novidade? Nenhuma! – De acordo com a Bíblia Deus formou o homem do pó da terra, do barro - Gênesis 2:7 - Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Conclusão:
A.    Ao apresentar estes fatos, eu não tenho a intenção de provar a existência de Deus e a veracidade das Bíblia Sagrada.
B.     Deus não necessita nem de uma coisa e nem e de outra.
C.     E eu, como servo de Deus, também não preciso – Creio piamente nas Bíblia Sagrada que diz - Hebreus 11:1-3 - Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
D.    Mas é bom mostrar que nós crentes não somos um bando de ignorantes e que a Bíblia não é um livro de lendas, como alguns dizem!
E.     Para falar a verdade, eu poderia passar o ano todo falando sobre estas verdades que Deus revelou muito antes da ciência.
F.     Mas, o fato é - Deus existe, a Bíblia Sagrada é a sua palavra, Ele é o criador de todas as coisas e pronto - Gênesis 1:1 - No princípio, criou Deus os céus e a terra.
G.    Mas tudo isso deve nos levar a pensar: Deus existe e a sua Palavra não mente jamais.
H.    Portanto, eu devo atentar para outras afirmações da Bíblia que também são verdadeiras – Exemplos:
1)      A existência do céu e do inferno.
2)      A existência da alma.
3)      O fato que Jesus morreu e ressuscitou para salvar humanidade dos seus pecados e da condenação eterna.
4)      A realidade do juízo final.
5)      O fato que Jesus arrebatará a sua Igreja.
6)      O fato que Jesus virá de novo para prestar contas com a humanidade.
I.       E você já crê nestas verdades e já vive por estas verdades?

Pr. Hiramar Paiva, 17 de fevereiro de 2014.

Um comentário:

  1. hola, paso visitando su blog, bendiciones.
    mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS