terça-feira, 12 de março de 2013

Estudos no Livro de Apocalipse - Saudação Inicial E Doxologia A Cristo (Palavras de glorificação), Tema do Livro E Palavras Que Identificam Jesus Com Deus



Apoc. 1:4-8.
Introdução:
A.      Encontramos nestes cinco versículos a saudação inicial do livro.
B.   Esta saudação dá ao livro um aspecto mais familiar, parecido com aquele encontrado nas epístolas.
I. João se dirige às sete Igrejas da Ásia menor –V. 4a.- João, às sete igrejas que se encontram na Ásia.
A.      As sete igrejas eram sete congregações históricas e reais existentes na província romana da Ásia Menor:
B.      São elas:
1)     Éfeso.
2)     Esmirna.
3)     Pérgamo.
4)     Tiatira.
5)     Sardes.
6)     Filadélfia.
7)     Laodicéia.
C.      O fato de serem encontradas aqui sete cartas dirigidas às sete Igrejas indica que o Apocalipse é dirigido à totalidade dos cristãos e das Igrejas, pois o número sete indica plenitude.
D.     Outra informação que merece atenção especial, todas as sete cartas terminam com as palavras: “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” – Esta é uma clara indicação que, de modo geral, as setes cartas se dirigem a todas as igrejas e as todos os cristãos, inclusive, claro, a nós.
E.      Alguns estudiosos interpretam que cada uma das sete igrejas representa sete períodos sucessivos da história da Igreja, mas nem todos os estudiosos concordam com essa visão.
II. Desejo de graça e paz – V. 4b. - Graça e paz a vós outros.
A.      Esta é uma saudação muito comum no Novo Testamento.
B.      Esta saudação é encontrada, principalmente, nas epístolas.
III. A Verdadeira Origem da Inspiração do Apocalipse: Divina: – V. 4c. - Da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono.
A.     Uma alusão à forma grega do nome de Deus – “Da parte daquele que é, que era e que há de vir”:
1)   Este nome é encontrado, por exemplo, em - Êxodo 3:14- Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.
2)     Este título denota a eternidade de Deus e a sua ação sobre a história, indicado que Deus é o Senhor da história.
B.     Há também aqui uma clara identificação com a pessoa de Jesus – “E que há de vir”
C.      A carta também vem da parte do Espírito Santo – “Da parte dos sete Espíritos que se acham diante do trono”.
1) Significa da parte do Espírito Santo em sua plenitude, já que o número sete representa plenitude.
2)     Vemos isso em:
1.   Apocalipse 3:1 - Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. 
2. Apocalipse 4:5- Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. 
3)    Essa identificação do Espírito Santo com o número sete aparece, por exemplo, no livro do profeta Zacarias:
1.  Zacarias 4:2- E me perguntou: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro. 
2. Zacarias 4:6- Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. 
IV. Três títulos relacionados a Jesus Cristo - V. 5a. - E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.
A.      Jesus é a testemunha fiel – “A Fiel Testemunha”.
1)     Jesus testificou fielmente de Deus, falou as suas palavras, executou as suas obras e cumpriu a sua vontade.
2)     Vejamos isso:
1.     João 5:30 - Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou. 
2.      João 7:16 - Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. 
3.  João 8:28 - Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. 
B.     Jesus é o primogênito dos mortos – “O Primogênito dos mortos”.
1)     Significa que Jesus não apenas ressuscitou dos mortos, mas que Ele mesmo venceu a morte.
2)    Também significa que Ele tirou as chaves da morte e agora as tem em seu poder - Apocalipse 1:18  - E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
3)    Isto mostra que Jesus não apenas está vivo, mas Ele é a própria vida e Ele pode conceder a vida eterna:
1. Quem mais poderia dizer que é a ressurreição e a vida?– João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. 
2.  Quem mais poderia dizer que pode dá a vida eterna - João 5:40 - Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. 
C.      Jesus é o soberano dos reis da terra – “E o Soberano dos reis da terra”.
1)   Jesus já é o Rei ungido, embora que o mundo não reconheça isso - Apocalipse 19:16 - Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
2)   Mas chegará o dia quando todos os reis o reconhecerão e o obedecerão –Salmos 2:1-6 - Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá. Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
3)     Não foi por acaso que João fez questão de chamar Jesus de o Rei dos reis:
1.  Havia naquele tempo uma tendência muito forte de deificar e adorar o imperador romano.
2.   Os imperadores estavam começando a usar o título de deus.
3.   Alguns deles, depois que morreram, foram declarados oficialmente divinos pelo senado romano – Foram eles:
a)     Júlio César.
b)     Augusto.
c)     Cláudio.
d)     Vespasiano.
e)     E Tito.
4. Cláudio, Vespasiano e Tito usaram o termo DIVUS em suas moedas que mandaram cunhar - DIVUS, em latim, que significa divino.
5.    Domiciano, o imperador do tempo de João, foi mais além, exigiu ser chamado de DOMINUS ET DEUS, que significa Senhor e Deus.
V. Palavras de glorificação a Cristo (doxologia) – 1:5b-6 - Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
A.     O amor de Jesus por nós – V. 5b. - Àquele que nos ama.
1)     O tempo dos verbos aqui são muito importantes, pois indicam que:
1.   O amor de Cristo é real.
2.   O amor de Cristo é permanente.
2)     Esta maravilhosa verdade é testificada nas páginas do Novo Testamento:
1.  João 13:1 - Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2.  João 15:9 - Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.
B.     O ato consumado da nossa redenção – V. 5c. - E, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.
1)    Notem mais uma vez o tempo dos verbos – V. 5c. - E, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.
2)     Esta é mais uma prova incontestável do amor de Deus.
3)   Deus é um Deus de amor que “derrama” o seu amor aos homens através do seu Filho, Jesus Cristo - Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
4)    O sangue de Cristo foi o preço pago para a redenção dos pecadores:
1.   Apocalipse 5:9 - E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação. 
2. Efésios 1:7 - No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça. 
C.      Os resultados da redenção de Jesus – V. 6a.- E nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai.
1)     Fomos feitos reinos de Deus – V. 6a. - E nos constituiu reino.
1.    Uma pergunta se faz necessária aqui:
a)     A Igreja é chamada de reino por que é um povo sujeito ao seu Rei?
b)     Ou por que exerce funções de rei?
2.      A resposta pode ser encontrada aqui mesmo no Apocalipse:
a) Apocalipse 20:6 - Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. 
b)    Apocalipse 22:5 - Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos. 
3.     Assim, aprendemos que somos chamados de reino por duas razões:
a)  Deus reina sobre nós.
b) Nós participaremos do reino messiânico de Jesus.
4.     Jesus prometeu aos seus discípulos que eles participariam do seu reino:
a) Mateus 5:2-5 - E ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
b)  Mateus 19:28 - Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
c)   Lucas 22:30 - Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel. 
2)    Fomos feitos sacerdotes de Deus – V. 6b. - Sacerdotes para o seu Deus e Pai.
1. Isso não significa que nós somos mediadores entre Deus e o restante dos homens.
2.  Significa antes, que nós não necessitamos de nenhum outro mediador, além de Jesus.
3.    Como sacerdotes, o que nós fazemos?
a)  Oferecemos os nossos corpos com sacrifício vivo e agradável a Deus - Romanos 12:1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
b)     Oferecemos sacrifício de louvor - Hebreus 13:15 - Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
c)   Oferecemos sacrifícios espirituais- 1 Pedro 2:5 - Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.   
D.     O Apocalipse é dedicado a Jesus Cristo – V. 6b. - A ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! 
1)     A Jesus pertencem a glória e o domínio, por toda a eternidade.
2)     Embora, a Jesus já pertencem a glória e o domínio, o mundo ainda não reconhece esse fato, mas no futuro, todos se dobrarão ao Filho.
3)    É importante dizer que isso acontecerá para a glória de Deus Pai –1. Cor. 15:27-28 - Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
VI. O Tema do livro - Apocalipse 1:7 - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! 
A.      O tema do livro é: A vitória de Cristo e de sua Igreja sobre Satanás e os seus seguidores.
B.      A vitória de Cristo acontecerá exatamente quando Ele vier e para a derrotar todos os seus inimigos.
C.      Este versículo é uma junção do que está escrito em duas profecias do Velho Testamento:
1)  Daniel 7:13 - Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.
2) Zacarias 12:10 - E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.  
D.     Notem as declarações que João faz aqui sobre a segunda vinda de Jesus –V. 7 - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! 
1) Será um acontecimento público e visível – V. 7a. - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá.
a)  Diferentemente do que acontecerá no arrebatamento da Igreja, todo mundo verá a segunda vinda de Jesus.
b)  Jesus disse -Mateus 24:27 - Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.
c)  No seu tempo de ministério terreno, nunca houve esse reconhecimento universal que Jesus era o Messias – No seu julgamento perante o sinédrio, o sumo sacerdote perguntou - Marcos 14:61 - Ele, porém, guardou silêncio e nada respondeu. Tornou a interrogá-lo o sumo sacerdote e lhe disse: És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? 
d)  Agora, notem a resposta de Jesus - Marcos 14:62 - Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu.
2) Jesus será visto pelos povos que o crucificaram: Judeus e gentios – V. 7b. - Até quantos o traspassaram.
3)   A vinda de Jesus será motivo de lamentação para o mundo, pois Ele virá para julgá-lo e não mais para salvá-lo – V. 7c. - E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! 
1. Jesus afirmou que um dos motivos da sua segunda vinda é exatamente para julgar.
2.  Vejamos - Mateus 25:31 - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória.
VII. Uma reafirmação do poder soberano de Deus - Apocalipse 1:8 - Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. 
A.      Antes de receber a primeira visão, João recebeu a confirmação do senhorio soberano de Deus.
B.      Notem a identificação de Jesus com Deus que é feita aqui:
1)    Deus é eterno, o começo e o fim de todas as coisas – V. 8a. - Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus.
2)    Ele não teve início e não terá fim – V. 8b. - Aquele que é, que era.
a) Salmos 90:2- Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
b) Daniel 2:20- Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder;   
3)    Ele é aquele que virá a este mundo – V. 8c. - E que há de vir, o Todo-Poderoso.
1.       E que há de vir – Esta é uma referência à segunda vinda de Jesus - Mateus 24:27 - Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.
2.       Jesus se identificado com Deus – João 10:30 - Eu e o Pai somos um. 
3.    Jesus se identificou com o Todo-poderoso - João 13:19 - Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS