terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Julgamento do Grande Trono Branco


Apoc. 20:11-15.
Introdução:
A- O julgamento final é uma realidade ensinada por quase todas as religiões conhecidas.
B- Desde a antiguidade, o homem crê na possibilidade do juízo final.
C- A Bíblia Sagrada alerta o homem para este dia, quando todos darão contas a Deus pelo que fizeram aqui na terra.
D- Ênfase bíblica:
a) - No Velho Testamento:
1.      Sal. 98:9a.- Porque vem julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e os povos com eqüidade.
2.      Ec. 12: 14 - Porque Deus há  de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está  encoberto, quer seja bom, quer seja mau..
b) - No Novo Testamento:
1.      Atos 17:31 - Porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
2.      Heb. 9:27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.
Trans: O texto que vamos considerar hoje trata do julgamento das pessoas que morreram ou que morrerem descrentes, isto é, sem crerem em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Este é o chamado "Julgamento do Grande Trono Branco”.

I- A Tribuna do Julgamento - V. 11a. "Vi um grande trono branco"
A- João fala de um grande trono...
1.      Mostrando a importância desse julgamento.
Ilus: O trono é grande, porque grande será este evento. Será um julgamento de proporções nunca vistas.
B- João também diz que o Trono é Branco...
1.  A cor branca representa a justiça.
2.      Este julgamento será feito dentro dos conformes da justiça de Deus.
3.      Bem diferente do que ocorre aqui na terra.
Ilus: Aqui no Brasil se uma pessoa que não tem antecedentes criminais cometer um homicídio e se se apresentar 72 hora depois com um advogado, poderá ficar em liberdade. Isso é justiça?
4. Sal. 119:142 - A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
5. Sal. 99:4 - És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça em Jacó.
6. O profeta Naum afirma: Deus jamais inocenta o Culpado.

II- A Pessoa do Juiz - V. 11b. "Aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram o céu e a terra"
A- O juiz é alguém de "Cuja presença fugiram o céu e a terra"
1. A realidade desde julgamento é realmente pavorosa.
2. Será algo indescritível.
3. Será uma cena assustadora.
4. Aqueles que comparecerem perante este julgamento assistirão a um espetáculo pavoroso.
B. É o próprio Deus que estará assentado no Grande Trono Branco.
C. Não como o Pai de Amor, mas como um implacável juiz.
Ilus: Quando pensamos em Deus, somente imaginamos o Deus cheio de misericórdia. Será?
1.      Naum 1:2-6 - O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. 3 O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira  alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. 4 Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e Carmelo, e a flor do Líbano murcha.  5 Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra fica devastada diante dele, sim, o mundo, e todos os que nele habitam.  6 Quem pode manter-se diante do seu furor? e quem pode subsistir diante do ardor da sua ira? a sua cólera se derramou como um fogo, e por ele as rochas são fendidas.  
2. Heb. 10:31 -  Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.   

III- Os Julgados - V.12a, 12c, 13a. - Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do tron... E os mortos foram julgados...  Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia.
 
A- Os julgados serão os que tiverem morrido sem Cristo; sem ter aceitado a pessoa de Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas.
1. Eles farão parte da Segunda ressurreição.
2. Ressuscitarão para o juízo final.
B. Cristo falou sobre isso - João 5: 28-29 – 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Ilus: A bíblia diz que bem aventurados os que participam da primeira ressurreição.
C. Todos os que morreram sem Cristo ressuscitarão para o juízo final:
1.  Grandes e pequenos - V.12a.  Em idade, estatura e status - do imperador ao gari da rua.
2.      Da criança ao adulto, do presidente ao agricultor.
3.      Ninguém escapará.
4.      Todos os mortos descrentes ressuscitarão. Todos estarão diante de Deus.

IV- As Bases do Julgamento - V.12b., 13. - Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
 
A- Todo julgamento é feito mediante provas e documentos.
B- São mencionados três livros:
1.      O Livro das obras - V.12b. - "Julgados segundo as sua obras, conforme o que se achava escrito nos livros".
Ilus: O julgamento será segundo as obras de cada um. V. 13c.
2.      O Livro que contém o nome de todos os salvos - V. 15a.
a)- No livro de - Heb. 12:23 - À universal assembleia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.
b)- E em Apoc. 21:27 - E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
3.      A Bíblia Sagrada  - Para provar a lisura do julgamento. E não permitir qualquer contestação. V.12c. - Talvez o livro da vida.
a)- Jesus Cristo advertiu, que a Bíblia Sagrada, que hoje contém a mensagem da salvação, um dia será instrumento de julgamento para todos aqueles que hoje o rejeitam - João 12:48 - Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. 
b)- Naquele dia o homem será colocado diante da verdade que ele não quis aceitar.  João 3:17-19 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.

V- O Veredicto Final - V.15 - E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. 
A- O Veredicto: Culpados
1.  Ninguém poderá questionar a decisão divina.
B- A Pena: A condenação eterna - V. 15 - E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. 
1.      Mat. 25:41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos
2.      Aqui estarão os pecadores relatados em Apoc. 21:8 - Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

Conclusão:
A- Meu querido amigo, àquele que estiver diante deste tribunal, receberá punição eterna.
B- Para sempre estará condenado ao inferno e de lá jamais sairá.
D- A certeza de que os mortos serão julgados revela uma verdade que muitos ignoram: A morte não é o fim – Nós temos uma alma que permanecerá viva após a morte do corpo - Hebreus 9:27 - E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, 
E- Há, porém uma saída: Jesus Cristo é a saída – Aquele que entrega a sua vida a Jesus Cristo está salvo e livre do julgamento final.
F- Todos os crentes em Jesus Cristo estão livres deste julgamento – Se você ainda não é um verdadeiro cristão, arrependa-se dos seus pecados, creia em Jesus e receba a salvação de Deus:
1. Rom. 8.1 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2. João 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. 

Pr. Hiramar Paiva, terça-feira, 30 de outubro de 2012.

Um comentário:

  1. Amém! Glória a Deus por Sua eterna misericórdia e graça infinita, pois nos livra do julgamento eterno sem nenhum merecimento nosso, através do sacrifício perfeito de Seu Filho Amado na cruz!
    Louvado seja Deus por Suas maravilhas!
    E que o Senhor continue usando esse blog para propagar Suas verdades eternas, a fim de que mais e mais pessoas venham compor essa grande e verdadeira família cristã, composta por salvos em Cristo Jesus!
    Fui muito edificada!
    Graça e paz, pastor!

    Cecília Nascimento.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS