segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Igreja Foi Criada Para Crescer

Atos 9:31  - A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número. 

Introdução:
A.  O livro de Atos é o relato de como um grupo de cerca de 120 pessoas crentes, transformou-se em uma multidão de pessoas, quase incontável.
B.   Existem no livro de Atos cinco versículos que usam o verbo crescer no pretérito imperfeito do indicativo – CRESCIA.
1) Atos 5:14 - E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor.
2)  Atos 6:7 - Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.
3) Atos 9:31 - A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.
4)      Atos 12:24 - Entretanto, a palavra do Senhor crescia e se multiplicava.
5)      Atos 19:20 - Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente.
C. Isto é, a Igreja de Jerusalém cresceu de uma maneira estupenda.
D.  E não apenas em número, mas também espiritualidade.
E.  De fato, a igreja que Cristo fundou é um organismo vivo – E uma característica dos organismos vivos, é exatamente o crescimento.
F.  Assim, nós devemos orar a Deus e nos esforçamos para que Igreja que Cristo fundou, continue crescendo cada vez mais.
I. Todavia o crescimento da Igreja não deve ser confundido com o inchaço:
A.    O que é crescimento?
1)      É o aumento saudável de volume, de grandeza, de extensão e de qualidade.
2)      Para um pai, ver o seu filho crescendo é algo muito salutar e desejável.
3)      Crescimento é sinal de uma vida saudável, de saúde.
4)      O crescimento dar-se através de fatores que trazem benefícios ao organismo. No caso de uma criança: O leite materno, vitaminas, cálcio, proteínas, etc.
B.     O que é inchaço?
1)  È o aumento do tamanho ou do volume, causado por algum tipo de anormalidade ou enfermidade.
2)      Inchaço ou inchação é sinal de doença.
3)      Um pai que ver o seu filho inchando, ficará, evidentemente, preocupado.
4)      O inchaço é a manifestação de que algo no organismo não está funcionando bem.
C.     Nós não queremos ver a Igreja inchando, nós queremos ver a Igreja crescendo.
D.    E quais são os sinais de que uma Igreja está inchando e não crescendo?
1)      Conivência com o erro ou frouxidão moral – “Não vamos disciplinar àquele irmão, se não, ele abandona a igreja e nós perderemos um membro”.
2)      Frouxidão doutrinária – “Não vamos falar de assuntos desagradáveis, tais como: Pecado, juízo final, ira de Deus, inferno; pois isso afastará as pessoas da igreja”.
3)      Modismo – “Vamos transformar a igreja em um lugar aonde as pessoas possam vim, para se divertirem; vamos dar ao povo, o que o povo quer – Muita música barulhenta, Rock, forró, samba, pagode, funk; e pouca pregação”.
4)      Libertinagem ao invés de liberdade - Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. 
5)      Ensinamentos que levem às pessoas a negligenciarem as suas obrigações de crentes: Por exemplo: A obrigação de trabalhar, de frequentar a igreja, de dar o dízimo, de evangelizar, etc.
6)      Falsas promessas de bênçãos materiais – “Venha para a minha igreja que você será curado, ficará rico e ainda arranjará um casamento”.
a)      Jesus Cristo prometeu outra coisa - João 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. 
b)      E até advertiu - Lucas 14:26  - Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 
II. O crescimento da Igreja deve ser equilibrado, isto é, quantidade com qualidade:
A.    É claro, que nós queremos ver a Igreja crescendo em quantidade:
1)      O livro de Atos registra detalhadamente o crescimento quantitativo da primeira Igreja.
2)      Vemos várias expressões numéricas que confirmam o aumento de pessoas naquela igreja:
1.   QUASE CENTO E VINTE - Atos 1:15 - Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembléia de umas cento e vinte pessoas) e disse: 
2.  QUASE TRÊS MIL - Atos 2:41 - Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. 
3.    QUASE CINCO MIL - Atos 4:4 - Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil. 
4.    MULTIDÃO - Atos 4:32 - Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. 
5.  DEZENAS DE MILHARES - Atos 21:20 - Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei; 
B.     Todavia, mais importante, do que a quantidade era a qualidade – Vejamos como era aquela Igreja:
1)      As pregações exigiam qualidade de vida agradável a Deus:
1.      Pedro pregou acerca do verdadeiro arrependimento e da verdadeira conversão - Atos 3:17 - E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades.
2.      As pregações de Paulo em Éfeso levaram o povo a abandonar a prática da magia - Atos 19:19  - Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários.  
2)      Os casos de pecado dentro da Igreja, eram repreendidos por Deus e pelos apóstolos – o exemplo de Ananias e Safira – Atos 5: 1-12.
3)      Os apóstolos repreendiam duramente os que fingiam ser crentes – O caso de Simão – Atos 8:13, 18-24.
C.     Deus revelou na sua palavra, qual deve ser o perfil da sua Igreja – Efésios 5:27  -Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 
D.    Por isso, Paulo criticou duramente os crentes de Corinto, pela sua tolerância com o pecado - 1 Coríntios 5:1 - Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. 
E.     E quais são algumas evidências do crescimento quantitativo?
1)      Maior intimidade com Deus, pela oração e estudo da Bíblia Sagrada.
2)      Maior compromisso com Deus – Demonstrado através de uma vida de dedicação e serviço.
3)  Exercício do amor fraternal – Demonstrado através de disposição de ajudar e perdoar o próximo.
4)     Vida de santidade – Demonstrada através de viver que procura imitar a pessoa de cristo.
F.     O ideal é quando há, tanto o crescimento quantitativo como o qualitativo são alcançados - Atos 9:31  - A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número. 
III. Quais são os fatores que levam uma Igreja a crescer:
A.     Participação efetiva de todos os membrosEfésios 4:15-16 - Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
1)      Diz o ditado popular que “a união faz a força”.
2)      Quando todos cooperam, participam, ajudam, trabalham, evangelizam; a igreja, certamente cresce.
3)      Quando cada crente cresce, a Igreja também cresce.
B.     Pregação sadia da palavra:
1)      Isaías 55:10-11 - Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
2)    Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. 
C.     Amor que contagia, até os de fora - 1 Ts 3:12 - E o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco.
1) Um dos maiores segredos da Igreja primitiva era exatamente o amor – Atos 4:32 - Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. 
2) O amor dos primeiros cristãos era algo contagiante – Atos 2:46-47 -Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
D.    Vidas consagradas a DeusColossenses 1:10 - A fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus.
E.     Trabalho de evangelizaçãoAtos 2: 40-41 - Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
F.     Oração persistenteZacarias 4:6 - E respondeu e me falou, dizendo: Esta [é] a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. 
G.    Conforto do Espírito Santo - Atos 9:31  - A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número. 
Conclusão:
A.  Como um organismo vivo, a Igreja foi criada para crescer, desenvolver-se, espalhar-se e se expandir.
B.   Todavia, nenhuma Igreja cresce como num passe de mágica.
C.   Igrejas crescem, pela bênção e graça de Deus e pela participação santa e ativa de todos os membros cada membro e pela pregação da Palavra.
Pr. Hiramar Paiva, segunda-feira, 24 de setembro de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS