segunda-feira, 16 de julho de 2012

Um Convite Para Se Louvar A Deus

Salmo 103
Introdução:
A.      O Salmo 103 foi escrito por Davi.
B.      As palavras deste Salmo mostram que Davi o escreveu nos seus anos de maturidade, quando tinha o senso aguçado o suficiente para reconhecer:
1)     Quão terrível é o pecado.
2)     Quão precioso é o perdão.
3)     E quão frágil é a existência humana.
C.      Neste Salmo Davi exalta o amor de Deus e nos convida a louvá-lo por causa da sua muita benignidade.
D.     Davi apresenta o assunto do louvor a Deus, nesta bela porção das Escrituras, da seguinte maneira:
1)     Em Primeiro Lugar – Deus é louvado Por Sua Misericórdia – Vs. 1-5:
2)     Em Segundo Lugar – Os atributos de Deus são exaltados -  Vs. 6-13.
3)     Em Terceiro Lugar – A fragilidade do homem é apresentada – Vs. 14-16:
4)     Em quarto Lugar – A eternidade de Deus é afirmada – Vs. 17-19:
5)     Em quinto Lugar – Todos são convocados a adorar o Senhor – Vs. 20-22:

Trans: Analisemos cada umas dessas divisões...

I. Em Primeiro Lugar – Deus É Louvado Por Sua Misericórdia Demonstrada A Seu Povo - Vs. 1-5:
A.   Notem bem a natureza deste louvor - V. 1:
1)   É um louvor pessoal – Louvar ao Senhor é um dever de todo homem – V. 1a. - Bendize, ó minha alma.
2)   É um louvor dirigido a Deus V. 1 - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.
3)   É um louvor que nasce na alma e envolve todo o serV. 1 - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 
B.   O louvor de Davi envolvia uma sincera gratidão por todas as bênçãos recebidas de DeusV. 2 - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
1)   A ingratidão a Deus é um grande erro, por isso, nunca devemos nos esquecer de todos os seus benefícios.
2)  Não devemos agir como o rei Ezequias, que ao receber uma embaixada da Babilônia, exaltou o seu coração e não atribuiu a Deus o seu sucesso - 2 Crônicas 32:25 - Mas não correspondeu Ezequias aos benefícios que lhe foram feitos; pois o seu coração se exaltou. Pelo que houve ira contra ele e contra Judá e Jerusalém.   
C.    Deus deve ser louvado por seus benefícios espirituais e materiais – V. 3:
1)  Deus nos concede bênçãos espirituais – Perdoa os nossos pecadosV. 3a. - Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades.
1.    Pelo perdão podemos ter intimidade com Deus.
2.    Pelo perdão somos feitos bem-aventurados.
3.    Pelo perdão somos salvos da condenação eterna.
2)  Deus nos concede bênçãos materiais – Ele cura as nossas enfermidadesV. 3b. - Quem sara todas as tuas enfermidades.
1.    Em muitos casos, sofremos nesta vida por causa das enfermidades que nos afligem.
2.    Mas temos a certeza que este corpo corruptível e mortal será vestido da imortalidade - 1 Coríntios 15:54 - E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 
D.   Deus deve ser louvado, pois muitas vezes Ele livra a nossa alma da morte e nos concede anos de regozijoV. 4 - Quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia.
1)   Ele pode nos livrar de uma enfermidade mortal.
2)   Ele pode nos livrar de um trágico acidente.
3)   Ele pode nos livrar das mãos do homem mau e cruel.
E.   Deus deve ser louvado porque Ele nos concede em ditosa velhice,  ânimo de um jovem – V. 5 - Quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
1)  O exemplo de MoisésDeuteronômio 34:7 - Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor. 
2)   A ilustração das águias, que aos 40 anos passam por um processe de renovação.

II. Em Segundo Lugar – A Exaltação dos Atributos de Deus - Vs.6-13:
A.     A justiça de Deus – Ele julga a causa dos oprimidos – V. 6 - O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos.
B.     O poder de Deus – Demonstrado ao seu povo - V. 7 - Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel.
C.      A misericórdia de Deus – Vs. 8-13:
1)     A misericórdia faz parte do caráter de Deus -V. 8 - O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.
2)     A misericórdia de Deus é demostrada no seu trato com a humanidade – Vs. 9-13:
1.      Ele não nos trata segundo o nosso merecimento – Vs. 9-10 - Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.
2.      Ele está pronto a perdoar as nossas iniquidades – Vs. 11-12 -  Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
3.      Ele trata aqueles que o temem, com a filhos – V. 13 - Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.

III. A Fragilidade do Homem É Apresentada – Vs. 14-16:
A.      Os Atributos de Deus se tornam ainda mais evidentes, quando comparados à fragilidade humana.
B.     A nossa estrutura física é tão somente pó - V. 14 - Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.
·         Depois que Adão pecou, Deus lhe disse - Gênesis 3:19b. - Porque tu és pó e ao pó tornarás. 
C.      Os nossos dias aqui na terra são poucos e limitados V. 15 - Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce.
·         Sobre a brevidade da vida humana, Moisés disse - Salmos 90:10  - Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. 
D.     Somos como a flor do campo, que logo murcha e é levada pelo vento V. 16 – Pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.
Ilus: De acordo com dados do Censo de 2010, a expectativa de vidas dos brasileiros é de 73,5 anos.

IV. A Eternidade de Deus É Afirmada - Vs. 17-19:
A.     Para sempre é a misericórdia do Senhor e a sua justiça sobre os que lhe são fiéis – V. 17-18 - Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem.
B.     O seu domínio não terá fimV. 19 - Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo.

V. Todas As Criaturas do Universo São Convocadas A Adorar O Senhor – Vs. 20-22.
A.     Todos os seus anjos são convocados a adorá-lo - V. 20-21 - Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.
B.     Homens e demais seres são convocados a adorá-lo V. 22 - Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR.

Conclusão:
A.      É maravilhoso saber que o louvor de um coração sincero é agradável a Deus.
B.      Devemos adorar ao Senhor porque Ele é Deus poderoso e misericordioso.
C.      A nossa fragilidade é tão grande que carecemos desesperadamente dos cuidados, da misericórdia e da salvação de Deus.
Pr. Hiramar Paiva, segunda-feira, 16 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS