terça-feira, 24 de julho de 2012

A Revelação de Deus Apresentada de Duas Formas: Pela Criação e Pela Lei de Deus

Salmos 19
– Primeira Parte – A Revelação de Deus Através da Criação – Vs.1-6

Introdução:
A.   Hoje nós começaremos a meditar num Salmo que, no quesito beleza, dificilmente é sobrepujado por qualquer outro: O Salmo 19.
B.   Na Bíblia Sagrada, aparece no cabeçalho deste Salmo, o seguinte:
1)     Salmo de Davi.
2)     Para o cantor-mor.
C.   Este cabeçalho indica dois fatos importantes sobre este belo poema:
1)    Foi escrito por Davi.
2)    Davi o escreveu e o entregou ao mestre encarregado da música no santuário, para que fosse cantado pelo povo, que se reunia com o propósito de adorar a Deus.
D.   Este salmo pode ser divido em três partes:
1)    A revelação de Deus através da criação – Vs. 1-6.
2)    A revelação de Deus através da sua Lei – Vs. 7-11.
3)    Oração de Davi suplicando a graça de Deus – Vs. 12-14.
Trans: Meditemos agora na primeira divisão desse Salmo...

I. A Revelação de Deus Através da Criação – Vs. 1-6:
A.   Os céus fazem uma proclamação da glória de Deus – V. 1a. - Os céus proclamam a glória de Deus.
1)    Os céus aqui são uma referência aos astros celestes e que podem ser vistos a olho nu:
1.     O sol.
2.     A lua.
3.     As estrelas.
4.     Alguns planetas.
5.     E algumas galáxias.
2)    Davi afirma com razão que quando olhamos para o céu, vemos uma grande proclamação da insondável glória de Deus.
3)    É importante dizer que Davi escreveu este salmo por volta do ano mil antes de Cristo, num tempo, claro, quando não havia os conhecimentos da astronomia que existem hoje e muito menos, a possibilidade de apontar poderosíssimos telescópios para o céu e ver a imensidão do universo.
4)    Consequentemente, aquilo que se imaginava serem os astros celestes, era tão somente o que podia ser visto a olho nu.
5)    Mesmo assim, ao olhar para o céu, Davi ficou simplesmente maravilhado e viu o poder criador e a glória de um Deus que é tremendo em força e majestade.
6)    Hoje com os avanços tecnológicos e os estudos da astronomia, nós deveríamos ficar mais maravilhados do que Davi.
7)    Vejam alguns dados que revelam a maravilhosa criação de Deus:
1.     O nossa planeta faz parte de uma galáxia chamada de via láctea.
2.     Uma galáxia é um grande ajuntamento de estrelas, plantas e de poeira estrelar.
3.     Estima-se que a nossa galáxia, a via láctea, possui entre 200 e 400 bilhões de estrelas.
4.     Notem o tamanho da nossa galáxia, A Via Láctea:
a)     Cem mil anos-luz de diâmetro – Isto é, um raio de luz viajando a uma incrível velocidade de 300 mil km/s, demoraria cerca de 100 mil anos para cruzá-la.
b)    E uma altura de trinta mil anos-luz – Isto significa que o mesmo raio de luz demoraria cerca de 30 mil anos luz para percorrer a sua altura.
5.     Apesar desse tamanho simplesmente imenso, a nossa galáxia é considerada uma anã, se comparada com outras galáxias.
6.     Alguns exemplos:
a)     A galáxia Andrômeda – Tem o dobro da Via Láctea.
b)    A galáxia Markarian 348 – Tem uma dimensão 13 vezes maior que a nossa galáxia.
c)     A galáxia Abel 2029 – Tem de 60 a 80 vezes o tamanho da nossa galáxia.
8)    Eu estou citando aqui apenas três galáxias que, se comparadas ao universo, não passam de pequenas partículas do obra e criação de Deus.
9)    E tudo isso foi criado por um único ser: Deus – Por isso, Davi diz - V. 1a. - Os céus proclamam a glória de Deus.
B.   O firmamento anuncia o poder criador das mãos de Deus – V. 1b. - E o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 
1)    É importante nós sabermos o que é o firmamento:
1.     Firmamento é o nome dado à abóbada celeste; essa imensidão azul que nós vemos quando olhamos para o céu.
2.     O firmamento é essa atmosfera, que durante o dia é bem azul e que nós chamamos de céu. 
2)    Davi diz - V. 1b. - E o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 
1.     Olhe para o firmamento: O azul do céu, para a lua, para as estrelas e medite no sol, que pelo movimento da terra, nasce a cada manhã e se põe a cada entardecer.
2.     Faça isso, e verá tanta beleza e compreenderá que tudo isso não veio a existir do acaso.
3.     Contemple o céu azul e você verá a assinatura de Deus.
3)    Quando nos pomos diante de uma invenção, podemos contemplar a competência daqueles que a planejou e a construiu – Olhe para a criação, pois ela é um testemunho vivo do grande poder e da infindável competência criativa de Deus.
4)    Agora notem o que diz o profeta Isaías sobre Deus e a sua criação – Isaías 40:26 - Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. 
C.   A beleza da criação de Deus é tão grande, que todos os dias nós somos premiados com dois belíssimos espetáculos: O Nascer e o por do solV. 2 - Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
1)    Mesmo os que não em Deus não deixam de admirar esses dois grandes espetáculos da criação divina:
1.     O nascer do sol – No amanhecer.
2.     E o por do sol – No anoitecer
2)    Tais cenas são como dois discursos que assistimos todos dias, anunciando a poder e a perfeição de DeusV. 2 - Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
D.   Olhar para toda a criação divina, é como ouvir a sua voz por a terra -  Vs. 3-4a. - Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. 
1)    Quando olhamos para cima, não ouvimos nada –  V. 3:
1.     Não há linguagem.
2.     Nem há palavras.
3.     E deles não se ouve nenhum som.
2)    Todavia, através deles, voz de Deus é ouvida em toda a parteV. 4a. - No entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. 
E.   Uma belíssima figura que mostra a glória especial do sol – Vs. 4b.-6 - Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.
1)    A figura apresentada aqui é de um noivo que sai dos seus aposentos e vai alegremente ao encontro de sua noiva.
2)    Notem como essa figura é esplêndida:
1.     O movimento do sol indo do nascente ao poente é comparado ao noivo que sai dos seus aposentos e vai alegremente encontrar-se com a sua noiva – Vs. 4b-6a. - Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso.
2.     Aqui também é enfatizada a capacidade que o sol tem de espalhar o seu calor por toda a terra – V. 6b. - E nada refoge ao seu calor.
a)     Nós podemos até reclamar do calor, mas se não fosse o calor que vem do sol, não haveria vida sobre a face da terra.
b)    Para que haja vida na terra, Deus criou o sol.
c)     Você sabe o que é o sol?
a.     O Sol é a estrela central do Sistema Solar.
b.     É a estrela mais próxima da terra.
c.      O sol é o responsável pelas estações do ano, produzidas de acordo com sua iluminação.
d.     Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, asteroides, cometas e satélites giram em torno do sol.
e.      O sol possui um volume 1 300 000 vezes maior que o da terra.
f.       A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros.
g.     A luz do sol demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. 
h.     Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras.
i.        A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C.
k.     A energia do Sol também é responsável pelos fenômenos meteorológicos e o clima na Terra.
l.       O Sol realiza dois movimentos:
                                                                                  i.            E o de rotação, que é em volta de seu próprio eixo e dura cerca de 28 dias.
                                                                               ii.            E o de translação, que é feito em volta da Via Láctea, e demora, segundo os astrônomos, 200 milhões de anos para completar esse movimento.
3)    .Incrível, não é? Mas o sol é apenas uma estrela de quinta grandeza ou de quinta magnitude – O sol é, digamos assim, uma estrela “pequena”.
4)    Ainda existem as estrelas de quarta, terceira, segunda e primeira grandezas.
5)     Há uma estrela chamada Antares – Antares tem uma luminosidade 10.000 a 14.000 vezes maior que o Sol.
6)    E saber que Deus criou tudo isso e apenas com o poder da sua palavra – Como diz o relato bíblico:
1.     Gn. 1: 14-18 - Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.  E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.  Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
2.     Hebreus 11:3 - Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. 
Conclusão:
A.   Pensando na grandiosidade de Deus e na pequenez do homem, vemos em destaque o grande amor de Deus:
1)    Quem é o homem:
1.     Pequeno em tamanho e força – Isaías 40:17 - Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo. 
2.     Imerecido de caráter - Romanos 3:18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos. 
2)    Quem é Deus:
1.     Grande em força e poder – Salmos 68:35 - Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao povo. Bendito seja Deus! 
2.     Seu caráter é: Santo, santo, santo - Isaías 6:3 - E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 

B.   Mesmo assim, por causa do seu tão grande amor, Deus nos considera tão importantes, a ponto de entregar o seu próprio Filho para ser o nosso Senhor e Salvador - Ezequiel 18:32 - Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei. 
C.   Na próxima vez que você olhar para o céu não se esqueça: Tudo isso foi criador por um Deus de poder, força e criatividade ilimitados; e que este mesmo Deus, também nos criou para que nós o sirvamos e o adoremos.
Obs:  Na próxima semana publicarei o segundo sermão baseado no Salmo 19, se Deus quiser!
Pr. Hiramar Paiva, terça-feira, 24 de julho de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS